Armandinho faz show em Ilhéus, nesta sexta-feira (31), às 19h30min
Tempo de leitura: < 1 minuto

O canto e compositor Armandinho se apresenta na próxima sexta-feira (31), às 19h30min, na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no Centro Histórico de Ilhéus. Aberto ao público, o show faz parte da programação deste ano da Festa Literária de Ilhéus (FLI), que ocorreu em julho, mas foi adiado para este mês devido à chuva que atingiu a cidade na data original, no dia 31 de julho.

Filho de Osmar Macedo (1923-1997), um dos inventores do moderno Carnaval de Salvador, Armando Costa Macedo, de 72 anos, é um dos maiores guitarristas de todos os tempos e levou adiante o legado do pai como expoente e aperfeiçoador da guitarra baiana.

Junto com Moraes Moreira (1947-2020), em 1985, compôs Chame Gente, hino do Carnaval baiano. Também reinterpretou, com a guitarra baiana, grandes clássicos, como o Bolero de Ravel. Recebeu, em 2023, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dinheiro foi apreendido com gerente de hotel em Porto Seguro || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia prendeu em flagrante, neste sábado (25), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, um homem de 36 anos, gerente de um hotel na região central da cidade. Ele é suspeito de desviar R$ 211 mil pertencentes ao estabelecimento comercial onde trabalhava.

A ação foi deflagrada após denúncia que apontava a transferências via PIX para contas de titularidade do próprio então funcionário, que se aproveitava da função de confiança exercida no setor financeiro do hotel, segundo informou a polícia.

Os policiais localizaram o suspeito em uma das dependências internas do estabelecimento, no momento em que fazia uma transação bancária com uma hóspede, que reforçou as suspeitas de desvio de valores. Questionado pelos agentes, o gerente admitiu ter solicitado a terceiros a realização de depósitos em suas contas pessoais.

Com o suspeito, os policiais encontraram R$ 2 mil, quantia que, segundo o conduzido, havia sido transferida via PIX pela hóspede e posteriormente sacada. Durante o interrogatório, ele confessou ter desviado, ao longo de determinado período, cerca de R$ 211 mil, conforme informou a polícia. O valor exato e o período dos desvios seguem em apuração.

O acusado foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado mediante abuso de confiança. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil dá continuidade às investigações para rastrear o destino dos valores e identificar possíveis coautores ou beneficiários do esquema criminoso.

Deslizamento de terra deixa um morto em Porto Seguro || Foto Defesa Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

As chuvas que atingiram o extremo-sul da Bahia nos últimos dias deixaram dezenas de pessoas desabrigadas em Porto Seguro. Na madrugada deste sábado (25), uma encosta desceu, no distrito de Arraial d’Ajuda, e destruiu várias casas na parte de baixo da Rua São Pedro, deixando desabrigados e causando a morte de um homem de 60 anos.

A vítima foi identificada como Elias Muniz dos Santos, que ficou debaixo dos escombros. Ele chegou a ser socorrido por vizinhos, levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arraial d’Ajuda, mas não resistiu aos ferimentos. Dezenas de pessoas ficaram sem casa no distrito.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Porto Seguro confirmou, neste sábado, que as chuvas deixaram 35 pessoas desabrigadas e 11 desalojadas. São famílias que foram retiradas de área de risco e levadas para lugares seguros, segundo a Defesa Civil.

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas horas, choveu 105 milímetros, o equivalente a 105 litros de água por metro quadrado. O alto volume de água causou alamentos em diferentes regiões de Porto Seguro. A frente fria deve seguir castigando o município do extremo-sul neste final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve ocorre pancada de chuva até segunda-feira (27).

Sol volta a predominar na maioria das regiões da Bahia || Foto Matheus Lemos/Sema|Inema
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de uma semana marcada por chuvas intensas em várias regiões da Bahia, o tempo começa a mudar. A frente fria que trouxe o mau tempo já começa a se afastar em direção ao oceano, conforme a meteorologista Mary Diniz, da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP). Com isso, a tendência para os próximos dias é de menos chuva e mais sol em boa parte do estado.

No sábado (25), o fluxo de umidade vindo do oceano, junto com a atuação de um cavado nos baixos níveis da atmosfera, ainda mantém o tempo instável no litoral. A previsão é de chuvas intercaladas com períodos de sol ao longo da faixa litorânea. Já nas demais regiões, o tempo deve continuar firme, com pouca nebulosidade e baixos índices de umidade, o que aumenta o risco de focos de calor.

No domingo (26), o sol volta a aparecer em praticamente todo o estado. Apenas nos litorais sul e baixo-sul devem ter chuvas rápidas e isoladas, alternadas com períodos de sol. Nas demais áreas, o tempo segue estável e seco, com predomínio de sol durante todo o dia.

Segundo Mary Diniz, as chuvas que ainda devem ocorrer nos próximos dias serão mais fracas e passageiras, causadas principalmente pela umidade marítima que avança sobre o litoral, incluindo Salvador e a Região Metropolitana. “A tendência é de diminuição da frequência e do volume de chuva, com momentos de sol mais constantes”, explicou.

Na segunda-feira (27), feriado antecipado do Dia do Servidor Público, o tempo deve seguir firme e ensolarado em todo o estado. No início da manhã, há possibilidade de chuvas rápidas em pontos da faixa litorânea, mas o sol deve predominar ao longo do dia. No interior, o tempo permanece seco e quente, com baixos índices de umidade relativa do ar.

Alessandro Matheus preso minutos após a morte de Bárbara Reis, nesta sexta (24), em Ilhéus || Fotomontagem Blog do Gusmão
Tempo de leitura: 2 minutos

O vereador Paulo Carqueija (PSD) informou que Alessandro Matheus Souza de Oliveira, de 40 anos, preso em flagrante pelo feminicídio de Bárbara Reis Santos Lima, de 33 anos, nesta sexta-feira (24), em Ilhéus, será exonerado do cargo de confiança que ocupa no Legislativo ilheense por indicação do parlamentar.

“Toda equipe do gabinete e o vereador Paulo Carqueija receberam com profunda consternação a notícia do crime cometido por um de seus assessores, fato que nos causa imenso pesar e repúdio”, declarou a assessoria do parlamentar, em nota. “Não toleramos nenhum crime, muito menos um covarde crime de feminicídio”, acrescentou.

De acordo com o gabinete de Carqueija, até então, não havia indício ou relato de comportamento violento de Alessandro Matheus, especialmente de natureza doméstica, no ambiente de trabalho ou em sua convivência com os colegas da Câmara.

Ex-presidente da Câmara, Paulo Carqueija afirma que assessor será demitido || Foto Reprodução

“Manifestamos plena confiança nas autoridades policiais e judiciais, que farão a apuração rigorosa dos fatos e a devida aplicação da justiça. Neste momento, expressamos nossa solidariedade e respeito à memória da vítima e à sua família, desejando força para atravessar essa dor imensurável”, concluiu.

Ex-companheira de Alessandro Matheus, Bárbara Reis foi morta a golpes de faca, por volta das 11h desta sexta-feira (24), em frente à unidade de saúde, na Conquista. O suspeito, que tem um filho com a vítima, foi preso minutos depois do crime, no mesmo bairro, por equipe da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Mulher tenta dar vazão à água acumulada na rua São Jorge, no Nossa Senhora da Vitória || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

As chuvas desta semana causaram alagamento e extravasamento de esgoto nas ruas 15 de Agosto e São Jorge, no Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus. A água suja também invadiu casas, afirma ao PIMENTA o vigilante Uilhes Sousa, morador da rua 15 de Agosto, que teve parte da residência inundada pela sujeira.

Segundo Uilhes, há pouco tempo, a Prefeitura fez serviço com máquina na rua 15 de Agosto, mas o problema voltou. “Com muito carro passando agora e esse tempo de chuva, o barro virou lama. Era para ter jogado brita também, mas não fizeram isso”.

“Quando chove, alaga a rua São Jorge inteira e vem até a entrada da rua 15 de Agosto. Sem contar que as valetas estão entupidas e isso provoca o retorno do esgoto para dentro das casas”, acrescentou.

Além do problema dentro de casa, Uilhes Sousa conta que seus dois filhos têm dificuldades para chegar ao Centro Educativo Fé e Alegria, onde estudam, pois necessitam passar pela rua São Jorge, que está alagada desde o início da semana. “Está difícil de passar até de carro”, constata.

Carro atravessa alagamento na rua São Jorge || Foto Redes Sociais

O QUE DIZEM A PREFEITURA E A EMBASA

Ao PIMENTA, a Embasa, concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário, afirmou que, naquela área, há uma nascente e um córrego atrás das residências. “Durante períodos de chuva, ocorre o transbordamento das águas superficiais, que acabam infiltrando-se na rede de esgoto, ocasionando o extravasamento. Ressalta-se que essa situação não está relacionada a falhas na rede operada pela Embasa”, concluiu a empresa, em nota.

Também procurada, a Prefeitura de Ilhéus ainda não deu retorno. Quando a gestão municipal se manifestar, as informações serão acrescentadas ao texto. Atualizado às 18h20min para acréscimo de informações.

Bárbara Reis foi morta a golpes de faca, hoje (24), na Conquista || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher, identificada como Bárbara Reis Santos Lima, de 33 anos, foi morta a golpes de faca, na manhã desta sexta-feira (24), na Conquista, em Ilhéus. A Polícia Militar prendeu o principal suspeito do crime em flagrante, no mesmo bairro, minutos após o assassinato. O homem é ex-companheiro da vítima.

Segundo as primeiras informações, o homem não aceitava o fim do relacionamento com Bárbara, e o ex-casal teve uma discussão na rua da casa da mãe da vítima.

Crianças presenciaram o crime, que ocorreu próximo a um posto de saúde. A mulher foi atingida por diversos golpes de faca e morreu ainda no local. Detido por equipe da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, o suspeito seria funcionário de órgão público.

Bárbara Reis deixou um filho, fruto do relacionamento com o ex-companheiro. O caso será investigado como feminicídio.

VEREADOR ANUNCIA DEMISSÃO DE ASSESSOR PRESO POR FEMINICÍDIO EM ILHÉUS

Aula pública na Praça Olinto Leone marca início de ação de defesa do patrimônio histórico de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Estadual Santa Cruz(Uesc), a Academia de Letras de Itabuna (Alita), o Centro Cultural Teosópolis (CCT) e a Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL) iniciaram, nesta quinta-feira (23), série de atividades voltadas à preservação dos bens culturais e históricos de Itabuna.

A programação teve início com uma aula pública ao ar livre e uma exposição fotográfica com o tema Patrimônio Cultural de Itabuna – Bens Imóveis, na Praça Olinto Leone, marco histórico da cidade, em frente ao local onde foi demolido o Palácio Comendador Firmino Alves, um dos fundadores de Itabuna.

A ação marca um ano da demolição do prédio, ocorrida em 19 de outubro de 2024, de forma clandestina, fato que gerou forte reação da comunidade local e regional. O prédio possuía grande valor simbólico por ter sido o espaço onde ocorreram as discussões para a emancipação política de Itabuna.

A aula pública foi ministrada pela historiadora Janete Ruiz de Macedo, do Centro de Documentação da Uesc (Cedoc-Uesc), pelo poeta e educador Cláudio Zumaêta, pelo professor Rafael Gama e pela escritora e vice-presidente da Alita, Lourdes Berthol, com o jornalista Paulo Lima atuando como facilitador.

O evento reuniu mais de 120 estudantes de escolas públicas e particulares, como o Ciebetec e a Ação Fraternal de Itabuna (AFI) e Uesc, além de membros da comunidade.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A programação prossegue nesta sexta-feira (24), às 9h30min, com audiência pública sobre o tema Patrimônio Histórico de Itabuna: histórias que atravessam gerações, no plenário Raymundo Lima, na Câmara de Vereadores de Itabuna.

Proposta pelo vereador Clodovil Soares (PL), a audiência contará com a participação de diversas entidades, dentre as quais, Rotary Club de Itabuna, Rotary Club de Itabuna Sul, Lions Club de Itabuna, Lions Clube Grapiúna, Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna, Loja Maçônica Areópago Itabunense, Loja Maçônica 28 de Julho e Academia de Medicina de Itabuna (Amei). Da audiência também participarão representantes das universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB), além da Faculdade Unex.

Antônio Cajueiro tem aposentadoria cancelada por ser dado como morto || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: 2 minutos

Um morador de Camacã, no sul da Bahia, tem travado uma batalha nos últimos anos para evitar a falta de comida na mesa. Antônio Cajueiro, de 74 anos, teve a aposentadoria cancelada porque um cartório de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, emitiu uma certidão de óbito em seu nome. O idoso apareceu como morto no banco de dados de órgãos como Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela segunda vez.

Seu Antônio teve que comprovar que estava vivo, pela primeira vez, em 2019 quando requereu e teve o pedido de aposentadoria negado pelo INSS. Ele ingressou na justiça e venceu a primeira batalha. Mas em abril de 2023 teve o benefício suspenso porque novamente apareceu no sistema dos órgãos federais como morto.

Documentos mostram que a declaração de óbito foi feita, no dia 6 de agosto 2002, por Antônia Berto Cajueiro, ex-esposa de seu Antônio Cajueiro. A mulher informou no cartório que o ex-marido teria falecido 18 de julho de 2002. “Não sabemos quais documentos ela apresentou no Cartório de Teixeira de Freitas para declarar esse óbito, e como foi aceito, pois ele (Antônio) está vivo”, observou o advogado Eduardo Mattos à TV Santa Cruz.

Antônio Cajueiro relatou que não tem contato com a ex-mulher e filhos há mais de 30 anos. Disse também não fazer ideia do que aconteceu para ex-esposa registrar sua morte em cartório. Já o Cartório de Registro Civil informou, por meio de nota, que acatou decisão judicial e cancelou o atestado de óbito em nome do idoso.

O cancelamento do registro de morte não impediu que, em setembro deste ano, o idoso mais uma vez ficasse impedido de receber a aposentadoria. “Mais uma vez cancelamento do benefício foi motivado por causa do óbito. Então, em termos genérico, ele faleceu duas vezes. Só que a pessoa está viva. Comprovamos isso via judicial. Agora, tivemos que vir à Receita Federal (em Itabuna) para comprovar isso junto ao órgão administrativo”, disse. Redação com informações da TV Santa Cruz.

Itabuna deve ter uma sexta-feira chuvosa || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva e ventos no sul, baixo-sul, recôncavo, sudoeste, extremo-sul da Bahia nos próximos dois dias. Em Itabuna, o volume acumulado de chuva já é superior a 120 milímetros (equivalente 120 litros de água por metro quadrado) nos últimos dias, mas sem registro de ocorrência grave. O tempo no município sul-baiano deve seguir fechado até sábado (25).

Ainda no sul da Bahia, o mau tempo seguirá também nos municípios de Arataca, Almadina Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Dário Meira, Floresta Azul, Firmino Alves, Mascote, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus e Itacaré. Além de Ipiaú, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, Uruçuca Ubaitaba e Ubatã.

No extremo-sul, o tempo deve seguir chuvoso nos municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itapebi, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado e Teixeira de Fritas. No baixo-sul, os municípios com previsão de chuva e ventos fortes são Camamu, Nilo Peçanha, Taperoá, Teolândia e Valença.

Cleiton troca o Flamengo por time alemão || Gilvan de Souza/CRF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com poucos jogos pela equipe profissional do Flamengo, o zagueiro Cleiton Santana dos Santos, de 22 anos, atuará pelo Wolfsburg, da Alemanha, a partir do próximo ano. Nascido em 2003 no município de Taperoá, no baixo-sul da Bahia, o defensor foi descoberto em 2020 pelo departamento de captação do rubro-negro carioca. Na época, o jogador atuou e se destacou pelo Canaã na Copa São Paulo de Futebol.

O Flamengo adquiriu 60% do passe de Cleiton, em 2021, junto ao Canaã, time de um projeto social do interior baiano. O atleta vinha se destacando na base do time do Rio de Janeiro, mas não chegou a um acordo para renovação de contrato. Por isso, a partir de janeiro chegará no Wolfsburg sem custos.

O zagueiro Cleiton atua no no profissional do Flamengo desde 2024 e, nesta temporada, fez sete partidas pela equipe, sendo cinco no Campeonato Carioca e dois no Campeonato Brasileiro. Um desses jogos foi contra o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, pela 27ª rodada do Brasileirão, no dia 5 deste mês, quando o Rubro-Negro teve o zagueiro Danilo expulso, aos 12 minutos do primeiro tempo. O Bahia venceu a partida pelo placar de 1 a 0.

Melissa Said foi presa nesta quinta-feira (23), em Salvador || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta quinta-feira (23), a influenciadora Melissa Said em uma casa no bairro de Itapuã, em Salvador. Principal alvo da Operação Erva Afetiva, era considerada foragida da Justiça desde ontem (22). Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), cumpriram o mandado de prisão contra a suspeita de tráfico de drogas e apologia ao uso de maconha.

A influenciadora foi encaminhada à sede do Denarc, onde passará por interrogatório. A operação foi iniciada ontem (22), com o objetivo de desarticular grupo suspeito de tráfico de drogas, que, segundo a Polícia, contava com a participação de Melissa. Ao todo, os policiais cumpriram dez mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Salvador e cinco em São Paulo, além de cinco mandados de prisão.

Dois homens foram capturados em Lauro de Freitas e dois no estado de São Paulo, em cumprimento a ordens judiciais de prisão temporária. Um deles também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Melissa Said, que tem mais de 300 mil seguidores em uma rede social, é apontada como articuladora do grupo. As investigações, iniciadas em 2024, indicam que ela incentivava o transporte e o consumo de drogas, orientando seus seguidores sobre como despistar a atuação policial durante viagens e deslocamentos, conforme a Polícia.

Ainda de acordo com a corporação, a suspeita utilizava seu alcance na internet para comercializar maconha, com fornecedores identificados na Bahia e em São Paulo. As apurações apontam que ela comprava a droga e repassava a alguns seguidores. Numa ocasião, no período natalino, a investigada distribuiu “kits” com cigarros de maconha nas ruas, em ato de autopromoção, segundo os investigadores.

Valderico assinou ordens de serviço nesta quarta-feira (22) || Foto Nadson Souza
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) assinou as ordens de serviço para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Euler Ázaro, localizada no bairro Teotônio Vilela, e da UBS do Iguape, em Ilhéus. As obras já iniciaram e fazem parte do conjunto de ações do governo municipal para melhoria da estrutura física e da qualidade do atendimento na rede de atenção primária à saúde.

A unidade do Teotônio Vilela, que atende em média 7 mil pessoas por mês, será completamente requalificada para oferecer um espaço mais adequado, acolhedor e funcional à população e aos servidores. De acordo com a secretária de Saúde, Sonilda Mello, esse é um momento significativo para a gestão.

“Encontramos essas unidades sucateadas, e agora elas passarão por reformas para melhor acolher a população e devolver a autoestima dos profissionais que estão diariamente no atendimento. É mais um compromisso do prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon em garantir um atendimento digno e de qualidade, como o povo de Ilhéus merece. Mesmo com as dificuldades, seguimos avançando e planejando novas reformas para 2026”, afirmou a gestora, nesta quarta-feira (22), durante a solenidade de assinatura das ordens de serviço.

Valderico Junior enfatizou o compromisso da gestão em manter investimentos essenciais, mesmo diante do cenário financeiro desafiador. “Temos enfrentado um ano difícil, com muitos bloqueios de recursos, mas seguimos fazendo economia onde é preciso e investindo onde realmente importa. As reformas das UBS’s do Teotônio Vilela e do Iguape representam cuidado e responsabilidade com a população”, disse.

Rui Costa e Jerônimo participam do congresso Municipalismo em Foco, em Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmaram presença no congresso Municipalismo em Foco, neste sábado (25) e domingo (26), em Itacaré. Promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), o evento deve reunir mais de 50 prefeitos e parlamentares.

Ao PIMENTA, a Secretaria de Comunicação da Bahia detalhou que Jerônimo participará da abertura do evento, no sábado (25), às 10h, no Resende Imperial Hotel & Spa. O ministro Rui Costa é esperado no mesmo horário.

Também participarão os senadores Jaques Wagner (PT), líder do Governo Lula no Senado, Otto Alencar e Ângelo Coronel, os dois últimos filiados ao PSD, além da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos (PSD), e do líder do Governo Jerônimo na Alba, Rosemberg Pinto (PT).

Elder Fontes, presidente da Amurc e prefeito de Itaju do Colônia, com o governador baiano || Foto Divulgação

Para o presidente da Amurc e prefeito de Itaju do Colônia, Elder Fontes (PSD), o congresso reafirma a importância da união entre os gestores municipais. “Vamos debater juntos e precisamos permanecer unidos para deliberar sobre temas comuns à nossa região e defender pautas que impactam diretamente os nossos municípios”, disse. Atualizado às 17h18min.

Evento começa nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26), no Shopping Jequitibá || Foto CAR/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, recebe, desta sexta-feira (24) a domingo (26), o terceiro Encontro Cacau 500@ + Sustentável. Promovido pelo Instituto Chocolate e Consulmat, o evento tem o objetivo de difundir novas tecnologias e práticas de manejo que aumentem a produtividade do cacau. Além dos anfitriões baianos, confirmaram presença grupos do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Roraima.

O Encontro terá dois espaços, a Feira da Agricultura Familiar e a Feira do Agronegócio, com 60 expositores no estacionamento do Shopping Jequitibá, além da área para palestras e workshops, no primeiro piso. Cerca de 600 pessoas já se inscreveram para as atividades.

Uma das atrações será o influenciador  Isnael Agrônomo de Vera, que vai dar dicas para a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com a presidente do Instituto Chocolate, Ana Karina de Jesus, o evento é um marco na evolução da cacauicultura nacional, reunindo quem faz, pesquisa, financia e consome o cacau brasileiro.

“A proposta é clara: combinar alta produtividade, responsabilidade ambiental e valorização do produtor rural, preparando o setor para os desafios e oportunidades até 2050”, acrescentou.

Durante o encontro, também serão abordados temas como irrigação para alta produtividade; perspectivas da cacauicultura brasileira até o ano de 2050; manejo de bioinsumos na cultura do cacau; produção de chocolates no IFBaiano Uruçuca; e alta produtividade e lucratividade na lavoura cacaueira.