Gestão estadual anuncia antecipação de feriado e salários || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Comemorado oficialmente no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público Estadual deste ano será antecipado para a próxima segunda-feira (27), conforme anunciou o Governo da Bahia. O objetivo da medida é emendar o dia extra de descanso ao final de semana.

A gestão estadual também anunciou o pagamento antecipado do salário deste mês. No caso dos trabalhadores que recebem a remuneração por meio de conta corrente do Banco do Brasil, as quantias estarão disponíveis a partir do sábado (25). Os servidores que fizeram portabilidade e recebem por outros bancos terão os pagamentos disponibilizados na segunda-feira (27).

Pela tabela oficial, os recursos seriam liberados originalmente apenas no dia 30 de outubro, para inativos e pensionistas, e no dia 31, para servidores ativos.

PRÊMIO BOAS PRÁTICAS

Com a alteração no calendário, a cerimônia de encerramento do Prêmio Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público – inicialmente programada para o dia 23 – irá ocorrer no dia 28 de outubro. Nesta segunda edição, o concurso promovido pelo governo estadual vai distribuir este ano R$ 115 mil em prêmios, divididos entre os dez primeiros colocados.

O objetivo da iniciativa é reconhecer projetos ou ações desenvolvidos por servidores que promovam a melhoria do serviço público, a produtividade, a eficiência, a economicidade e um ambiente de trabalho decente (conceito da Organização Internacional do Trabalho – OIT), informou o Governo do Estado.

Grupo de trabalho é responsável por avaliar viabilidade de concurso || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus criou grupo de trabalho responsável por estudar a viabilidade de concurso para o preenchimento de vagas permanentes. A comissão é formada por representantes da Casa Civil, Gabinete do Prefeito, Procuradoria-Geral do Município e secretarias municipais de Gestão e de Fazenda e Orçamento.

O grupo deve fazer levantamento atualizado das necessidades de pessoal e analisar o impacto financeiro de eventuais contratações, assim como sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, com o Plano Plurianual e com a Lei Orçamentária Anual que será elaborada para o ano que vem. Caso o certame seja mesmo feito em 2026, será o primeiro concurso da Prefeitura em 10 anos, já que o último ocorreu em 2016.

Publicado no último dia 16, o decreto que instituiu o grupo informa que a Prefeitura levou em consideração Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, pela gestão passada, com o Ministério Público do Estado da Bahia. Também recorda que a execução de concurso foi tema de reunião recente entre representantes da 18ª Promotoria de Justiça e o prefeito Valderico Junior (UB).

O decreto prevê que a comissão poderá convidar, quando necessário, representantes de outros órgãos públicos, entidades de controle e especialistas em gestão pública, orçamento ou concursos, que possam contribuir para o aprimoramento dos trabalhos. Acesse a íntegra aqui.

Joelma conseguiu tapar o nariz e sair da cova na qual foi enterrada || Imagem TV Record Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Delegacia de Homicídios de Itabuna investiga a denúncia de agressão contra uma mulher de 45 anos que alega ter sido espancada e enterrada viva pelo ex-namorado, um homem de 40 anos. Com hematomas no pescoço e em outras partes do corpo, ela está internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, na mesma cidade.

Registrado na noite de domingo (19), o caso veio a público nesta segunda-feira (20), por meio do radialista Ray Nascimento, da Rádio Difusora de Itabuna, que entrevistou a vítima, identificada como Joelma Vieira Santos, de 45 anos, moradora da avenida Itajuípe, no bairro Santo Antônio.

Ao radialista, Joelma contou que foi agredida fisicamente pelo homem e, depois, enterrada numa cova rasa, nas proximidades do Hospital de Base. A vítima afirma que protegeu o nariz para conseguir respirar e sair sozinha debaixo da terra.

Procurada pelo PIMENTA, a Polícia Civil informou que faz diligências para localizar o acusado. O caso é investigado como tentativa de feminicídio. Atualizada às 12h10min.

Flicacau abre inscrições gratuitas para a Casa dos Autores || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau) vai abrir inscrições para escritores, quadrinistas, cordelistas e ilustradores interessados em lançar ou apresentar suas obras na Casa dos Autores Baianos, um dos espaços do evento que vai movimentar o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, de 27 a 29 de novembro.

Podem participar autores residentes em qualquer parte do Brasil. Serão preenchidas 30 vagas. O Edital de Chamamento reserva 10% delas para pessoas com deficiência, outros 10% para negros e 5% para indígenas.

As inscrições deverão ser feitas de 22 de outubro até 3 de novembro, no site da Flicacau 2025. O resultado está previsto para o dia 16 de novembro. A participação é gratuita.

Para se inscrever, é necessário encaminhar a Ficha de Inscrição preenchida (disponível no Anexo 1 do Edital), acompanhada de portfólio-biografia, capa do livro em alta definição, foto do(a) autor(a), além dos anexos de 2 a 7 preenchidos (no que couber a cada proponente). O material deverá ser enviado por e-mail (editalflicacau2025@gmail.com).

O lançamento coletivo está marcado para o dia 28 de novembro, uma sexta-feira, com 15 obras no turno matutino e outras 15 à tarde. Cada autor(a) terá cinco minutos para apresentar seu trabalho. Ao final das apresentações, haverá sessão de autógrafos.

O edital não prevê cachês nem custeio de deslocamento, estadia e alimentação dos participantes.

A Flicacau tem patrocínio do Governo do Estado. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada Pa Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna. A produção do evento é da Seneh Comunicação & Projetos.

Fenopo, da Faculdade de Ilhéus, atrai grande público a cada edição || Foto Faculdade de Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Com entrada franca, a 18ª Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus começará nesta quarta-feira (22), às 19h. A promessa é de evento com ampla infraestrutura, incluindo estandes para expositores e palco para shows musicais. Haverá palestras, minicursos e oficinas, feira das profissões e mutirão de serviços em saúde e cidadania.

O workshop Juventudes Criativa – ‘A prática fora da caixa’, com o administrador João Carlos Telles, será o principal destaque da noite de abertaura. João Carlos é mestre em planejamento e gestão ambiental e cultural e professor na área de negócios, empreendedorismo e inovação. Nas três noites da Fenopo 2025, haverá shows musicais – Amparo Júnior (dia 22), Via de Acesso (23) e Sammbe Vip (24).

PALESTRAS

Na quinta-feira (23), às 19h, os professores Elifaz Anunciação e Adive Cardoso Júnior vão falar sobre Negócios que Transformam: Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento Social. Elifaz tambem é contabilista e empresário. Adive é professor de Direito Tributário.

MUTIRÃO

A programação da sexta-feira (24) começa mais cedo. Durante o dia, haverá Mutirão de Saúde e Cidadania da Faculdade de Ilhéus, com atendimentos gratuitos e diversos serviços comunitários, além da Feira das Profissões, voltada à participação de estudantes de escolas públicas e privadas.

O Mutirão será promovido pelos colegiados dos cursos, incluindo atendimentos odontológicos, psicológicos, fisioterápicos, assistência jurídica, estética e cosmética, além dos serviços médicos, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhéus.

Já às 19h, a administradora Paula Ennes Ramos abordará o tema Pessoas Movem Negócios: O Papel da Cultura Organizacional no Crescimento das Empresas. Paula é especialista em desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas e cultura organizacional.

ATÉ SÁBADO

Último dia da Fenopo, o sábado (25) terá palestra de Luciane Cruz Lopes, das 8h às 10h. Ela abordará o tema Empreender em Saúde com Responsabilidade Social. Luciane é professora titular do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba.

Segundo o professor Flávio de Melo, coordenador-geral do evento, a Fenopo da Faculdade de Ilhéus busca fomentar o empreendedorismo entre os discentes e na comunidade em geral. O evento conta com a participação dos estudantes e professores de todos os cursos de graduação da Faculdade de Ilhéus e da Faculdade Madre Thaís.

A programação completa está disponível no site da faculdade. Inscrições em palestras, minicursos e oficinas podem ser feitas pelo link: https://siga.faculdadedeilheus.com.br/Fenopo/Account/Register.

Últimos dias para inscrição no vestibular da Uesb || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem pretende ingressar em um dos cursos ofertados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) precisa ficar atento para o prazo de inscrições no vestibular 2026. O candidato tem quinta-feira (23) para se inscrever pela internet.

São ofertadas cerca de mil vagas para entrada no primeiro e no segundo período letivo de 2026. Com provas programadas para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, os candidatos poderão optar por uma das 47 opções de cursos presenciais de graduação da Uesb, distribuídos em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Para se inscrever, basta preencher todo o formulário de inscrição disponível aqui. Ao finalizar, é necessário emitir o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00, e realizar o pagamento. Todos os detalhes podem ser conferidos no item 6.3 do Edital. Acesse a página do vestibular no final do texto.

RESERVA DE VAGAS

O candidato deve escolher a modalidade de concorrência que deseja. A divisão das vagas é feita em duas metades: uma para a modalidade “Ampla Concorrência” e outra para a “Reserva de Vagas”. Esta última é voltada para estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou equivalente em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal).

No que diz respeito às vagas reservadas para alunos de escola pública, 70% são destinadas a candidatos que se autodeclaram negros (pretos e pardos), ficando os 30% restantes para os demais candidatos. Os candidatos que forem aprovados nas vagas reservadas para negros serão submetidos à avaliação da Comissão de Heteroidentificação no ato da matrícula.

Mais informações podem ser acessadas no site do vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br e candidato@avalia.org.br ou pelos telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757. Acesse aqui a página do vestibular.

Cidade acumulou 61 milímetros de chuvas em poucas horas, segundo a Prefeitura || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defesa Civil de Ilhéus emitiu alerta à população sobre o volume de chuvas previsto para os próximos dias. De domingo (19) até a madrugada desta segunda-feira (20), o município registrou 61 milímetros, o equivalente a 61 litros de água por metro quadrado. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a estimativa atualizada é de 120 milímetros no acumulado até quarta-feira (22).

O órgão reforça a orientação para que os moradores fiquem atentos a sinais de deslizamentos de terra, rachaduras em imóveis, inclinação de postes ou árvores e outras situações de risco, especialmente em áreas mais vulneráveis. Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil de Ilhéus pelo número (73) 97400-7521, a Defesa Civil Nacional, pelo 199, ou o Corpo de Bombeiros, número 193.

Com o objetivo de mitigar riscos e reduzir impactos, a gestão municipal intensificou ações preventivas previstas no Plano de Contingência da Defesa Civil, como limpeza de encostas, desobstrução de bueiros, supressão de árvores e a preparação de abrigos provisórios para acolhimento de famílias, caso seja necessário.

Capitão Azevedo tem cinco dias úteis para regularizar prestação de contas de convênio || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo) foi notificado, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para regularizar prestação de contas de convênio da Prefeitura de Itabuna com o Governo Federal. Feita por meio de edital, a notificação está na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União.

O Convênio nº 116/2010 teve como objeto a transferência de R$ 2.515.841,17 no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. O Portal da Transparência, do Governo Federal, informa que o município executou R$ 2.364.513,70 do total recebido, restando R$ 151.327,47.

O ex-gestor tem prazo de cinco dias úteis para sanar as pendências. Caso contrário, a prestação de contas do referido convênio será reprovada, e o Ministério irá instaurar tomada de contas especial.

A notificação por edital é recurso usado quando o órgão público não consegue notificar a pessoa por outros meios, a exemplo de correspondência via Correios. No caso do ex-prefeito, a tentativa por meio de diligência com aviso de recebimento não obteve sucesso. Até o momento, Capitão Azevedo não se manifestou sobre a pendência apontada pelo Ministério.

Sindicato itabunense está entre entidades que tiveram registros cancelados || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União traz despacho do Ministério do Trabalho e Emprego que formaliza o cancelamento de registros de sindicatos do sul da Bahia e de outras regiões do estado. De acordo com a Pasta, as entidades perderam o prazo para a atualização sindical no Sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

Tiveram os registros cancelados os sindicatos dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios de Ilhéus, Maraú e Caravelas; dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios Derivados e Afins de Itabuna (Sindileite); dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão e Televisão no Município de Ilhéus; e dos Arrumadores e Trabalhadores no Comércio Armazenador de Canavieiras.

A lista tem, ainda, os sindicatos dos Trabalhadores de Hotéis, Restaurantes, Pizzarias e Similares do Município de Una; dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista; dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Superior das Regiões Centro-Sul e Sul do Estado da Bahia; e dos Empregados no Comércio Atacadista, Varejista e de Serviços de Canavieiras, Una, Belmonte, Itapebi e Itagimirim.

Confira aqui o despacho e a lista completa de sindicatos afetados.

Atirador, de capacete, matou dono de pizzaria || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A polícia do sul da Bahia ainda tenta identificar o criminoso que assassinou, na noite de sábado (18), um comerciante em Canavieiras. Carlos André da Silva Júnior, de 35 anos, foi atingido por, pelo menos, três tiros por volta das 21h de anteontem, quando estava no interior de uma pizzaria, no centro da cidade. A vítima era proprietária do estabelecimento.

Toda a ação do criminoso foi registrada por câmera de segurança da pizzaria. Usando capacete para dificultar a identificação, o atirador entrou no estabelecimento e pediu para olhar o cardápio. Ele conversa, normalmente, com Carlos André e, em seguida, o distrai, para fazer os disparos.

Criminoso fez disparo na cabeça da vítima

O criminoso ainda dispara contra a vítima quando ela já estava caída, no chão. Os clientes e funcionários se assustam com ação do criminoso, que ainda aponta a arma em direção um grupo sentado à mesa quase na saída do estabelecimento. Um homem que estava na porta se assusta e sai correndo, seguido do atirador.

Carlos André foi socorrido e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não resistiu. A vítima foi atingida na cabeça e no tórax. O corpo dele foi liberado na manhã desta segunda (20) do Departamento de Polícia Técnica e será velado em Canavieiras. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado.

De acordo com a polícia, Carlos André da Silva Júnior não tinha envolvimento com a criminalidade. Amigos afirmaram ao PIMENTA que o rapaz era trabalhador e não fazem ideia do que teria motivado a ação do criminoso. A polícia busca imagens de câmeras de segurança da cidade para saber para onde e como o atirador fugiu. Atualizado às 14h20min para correção de informação.

Corpo de Antônio foi localizado próximo ao antigo moinho, nesta segunda (20) || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta segunda-feira (20), o corpo de um homem foi localizado às margens da foz do rio Almada, próximo ao antigo moinho da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), na Cidade Nova, em Ilhéus.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que familiares identificaram o homem como Antônio Roberto Santos, de 61 anos. A suspeita é de morte por afogamento. Mais conhecido como Palha, ele trabalhava em uma fábrica de gelo perto do local onde foi encontrado morto.

Eric Ettinger, Jaime Nascimento, Francisco Valdece, Sílvio Porto e Renato Costa em noite de homenagens
Tempo de leitura: 2 minutos

A caminhada profissional dos médicos Silvio Porto e Jaime César do Nascimento Oliveira foi tema de uma revista lançada pela Santa Casa de Misericórida de Itabuna e Unex para prestigiar dois dos grandes nomes da Medicina no sul da Bahia. A homenagem aos dois profissionais marcou o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

O pediatra Jaime César Oliveira, também teve uma sala na Unex batizada com o seu nome. Com 51 anos de atuação profissional, Jaime falou dos avanços tecnológicos que têm impactado no aprendizado das novas gerações e no diagnóstico e tratamento médico.

DA MEDICINA À POESIA

Sílvio Porto citou a Bahia como celeiro de grandes nomes da Medicina e afirmou que se sentia honrado com a homenagem recebida. Ele fez uma viagem no tempo para lembrar da importância da Santa Casa de Itabuna para a Medicina no estado, não somente na oferta de atendimento ao usuário, com pioneirismo em diferentes especialidades, mas também como centro de ensino e pesquisa.

A noite também foi para homenagear o escritor itabunense Cyro de Matos. Para Cyro, a fundação e história da Santa Casa se confundem com a emancipação política e administrativa de Itabuna, em 1910. Fundada em 1917, a instituição médico-hospitalar foi o único serviço com oferta de leitos para internação e tratamento de pacientes.

ÍCONES

Provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece considerou todos os médicos homenageados por meio dos doutores Sílvio Porto e Jaime Oliveira. “São dois profissionais com muitos serviços prestados à sociedade. Hoje é dia de festa para homenageá-los. Isso nos deixa muito felizes e orgulhosos. Também estamos felizes por recebermos a comunidade médica”.

A noite de homenagens, na última quinta-feira (15), reuniu médicos das mais diferentes especialidades e épocas, além de professores, estudantes de medicina e outros convidados. Dentre os convidados estavam a presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Rita Virgínia Ribeiro; o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes; o vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão; e a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes.

Ônibus e caminhão colidiram na Ponta da Pedra, nesta segunda-feira (20)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus da empresa Viametro e um caminhão colidiram nesta segunda-feira (20), na localidade conhecida como Ponta da Pedra, próximo à avenida Princesa Isabel, na região central de Ilhéus. O acidente ocorreu por volta das 8h30min, em uma curva embaixo da Ponte Lomanto Júnior.

Ao PIMENTA, a Autarquia Municipal de Trânsito informou que o acidente não deixou pessoa ferida. De acordo com o órgão, o caminhão teve pane mecânica e ficou parado na curva. Quando o ônibus passava pela via, que é estreita, encostou no outro veículo, mas o impacto foi pequeno.

Ex-secretária de Barra da Estiva e a mãe estão entre os mortos || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Subiu para 17 o número de passageiros baianos mortos no acidente com ônibus na Serra dos Ventos, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no estado e Pernambuco. Dentre os mortos estão a ex-secretária de Administração do município de Barra da Estiva, Sirlândia de Souza Machado, e a mãe dela, Marlene Medeiros de Souza (foto). Outros passageiros mortos já identificados são Maria Fernandes Brito, de 46 anos, e Flávio José da Silva, 45 anos.

O ônibus contratado pelas vítimas, que tinha como destino Brumado, no sudoeste Bahia, transportava 40 passageiros, número superior ao que constava na lista da empresa contratada para o fretamento. De acordo com a secretaria de Saúde de Pernambuco, 17 pessoas estão internadas no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Um dos motoristas informou que “faltou freio”

O delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, disse que agora o foco principal é na identificação dos corpos, para que possam ser entregues às famílias. As vítimas são moradores de municípios do sudoeste da Bahia, principalmente Brumado. Elas viajavam à cidade de Santa Cruz do Capibaribe para renovar o estoque de confecções para o Natal.

O acidente aconteceu por volta das 20h, quando o ônibus invadiu a pista contrária, colidiu contra rochas na lateral da estrada e, em seguida, bateu em um barranco de areia antes de tombar na BR-423. As causas ainda estão sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O motorista sofreu apenas ferimentos leves e passou por teste do bafômetro, que apresentou resultado negativo para consumo de álcool, conforme informou a PRF em nota.

A PRF também informou que há indícios de que alguns passageiros não utilizavam o cinto de segurança no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a gravidade das mortes e ferimentos. As equipes de resgate e perícia seguem atuando no local para apurar as causas do acidente e identificar todas as vítimas. Com Agência Brasil.

ACIDENTE COM ÔNIBUS MATA 15 COMERCIANTES DO INTERIOR DA BAHIA E DEIXA OUTROS 17 FERIDOS

Jerônimo mobiliza Sesab, DPT e bombeiros para socorro e identificação das vítimas || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou o grave acidente que ocorreu com um ônibus na BR-423, em Pernambuco, na noite desta sexta-feira (17). Ao tomar conhecimento da tragédia, o governador mobilizou a Secretaria da Saúde da Bahia, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica para os trabalhos de socorro e também de identificação das vítimas.

Também manifestou profundo pesar pela perda de vidas, pelos feridos e solidarizou-se com as famílias das vítimas. Determinou todo o apoio necessário e a atuação conjunta do Governo da Bahia com as prefeituras atingidas pelo trágico episódio.

TRAGÉDIA

O acidente matou, pelo menos, 15 comerciantes de Brumado, município do sudoeste da Bahia. Outros 17 ficaram feridos na tragédia que ocorreu na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, em Pernambuco.

O ônibus em que eles viajaram para fazer compras em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, tombou na noite desta sexta-feira (17), quando retornava para Brumado.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas são 11 mulheres e quatro homens, mas ainda não foram identificadas. Eles saíram de Brumado para fazer compras de confecções visando renovar o estoque para o Natal. Os corpos das vítimas devem ser sepultados entre domingo (19) e segunda-feira (20).