Audiência será nesta sexta (31), às 9h, na sede do Legislativo ilheense || Foto CMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com potencial para modificar as relações de emprego nas três esferas da Administração Pública, a Proposta de Emenda à Constituição nº 38/2025, chamada de PEC da Reforma Administrativa, será tema de audiência pública, nesta sexta-feira (31), às 9h, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Aprovada pelo plenário da Câmara, a iniciativa é dos vereadores Enilda Mendonça (PT) e Maurício Galvão (PSB). Segundo os parlamentares, a PEC enfrenta oposição de servidores públicos, porque ameaçaria direitos conquistados. “A reforma, na prática, imporia uma lógica neoliberal ao serviço público, facilitando o desmonte e a privatização de serviços”, diz trecho da justificativa apresentada pelos vereadores.

A atividade poderá ser acompanhada no plenário da Casa, localizada na Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro, ou pelo canal TV Câmara de Ilhéus no YouTube.

Investigadores do MP e policiais cumprem 21 mandados em três estados || Foto MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Força-tarefa interestadual deflagrou, nesta quarta-feira (29), a segunda fase da Operação Fauna Protegida, que combate o tráfico de animais silvestres, especialmente aves. Liderada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Na Bahia, os investigadores cumpriram mandados nos municípios de Monte Santo e Valente; no Rio de Janeiro, em Magé, Guapimirim, Rio das Ostras, Cabo Frio e Casimiro de Abreu; e em Minas Gerais, nas cidades de Almenara e Divisópolis.

De acordo com o MP-BA, a organização criminosa é liderada por homem preso em setembro deste ano, durante a primeira fase da operação. O grupo criminoso é especializado na captura, transporte, receptação e comercialização ilegal de animais silvestres, principalmente aves de canto, com estrutura complexa e ramificada a partir de núcleos bem definidos de fornecedores, transportadores, financiadores e receptadores, operando em larga escala e com divisão de tarefas.

As investigações revelaram que os animais eram encomendados por espécie e quantidade, capturados em áreas rurais da Bahia e de Minas Gerais, mantidos em cativeiros precários e transportados para receptadores localizados principalmente no estado do Rio de Janeiro.

A ação conta com apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), além da 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), 7ª CIPM e dos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do MPRJ.

Recuperação de popularidade de Lula e crescimento do petista na Bahia preocupam ACM Neto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

As mais recentes pesquisas que revelam recuperação da popularidade de Lula no país e retomada entre os baianos aos níveis dos primeiros governos do petista acenderam luz de alerta na pré-campanha de ACM Neto, que sonha em governar a Bahia. É o que publica a coluna MetroPolítica, do site Metro1, do mesmo grupo da Rádio Metrópole, de Salvador.

A coluna assinada por Jairo Costa, ex-Correio24h, informa que o nível de alerta tem a ver com “o súbito crescimento da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia”. Que acrescenta: “Até agosto, as sondagens que encomendamos mostravam Lula em viés de baixa na Bahia e nos demais estados do Nordeste também. Mas de setembro para cá e, sobretudo, em outubro, a maré virou a favor dele. É fato que Lula hoje está muito perto de atingir os mesmos níveis de aprovação que tinha entre os baianos ao longo dos seus dois primeiros mandatos”.

A recuperação do presidente, reforça a coluna, é vista como complicador para Neto, tradicionalmente um antipetista e que já até ameaçou em dar surra em Lula. “Não quer dizer que vai definir a parada a favor do governador (Jerônimo Rodrigues, do PT), mas que terá peso, terá, e não será pequeno”, confidenciou um aliado de primeira hora do pré-candidato do União Brasil à coluna do site Metro1, do Grupo Metrópole.

GÁS DO POVO E ISENÇÃO DO IR

O Efeito Lula nas eleições baianas é conhecido. A fonte do União Brasil lembra como o presidente ajudou a assegurar a vitória de Jerônimo Rodrigues, mesmo o petista sendo desconhecido de grande parte do eleitorado baiano. Fatores ainda como Gás do Povo e a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil, avalia a fonte, teriam impacto de dar ainda mais caldo à popularidade e às intenções de voto no presidente da República.

Uesc publica edital de concurso para professor
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) publicou edital para realização de concurso público que visa preencher 29 vagas em cargos de professor auxiliar e assistente para atuação em diferentes disciplinas. A inscrição poderá ser feita no período de 17 de novembro a 19 de dezembro no site da universidade.

A taxa de inscrição é de R$ 220,00. As pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) têm até o dia 21 de novembro para solicitar a isenção da taxa. Também tem direito ao benefício o doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O concurso público constará de etapas de prova escrita, prova didática (aula pública), plano de trabalho e prova de títulos. O concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período, contado da data de publicação do resultado final homologado pela universidade. Acesse o edital aqui.

Artistas se apresentam no Colégio da Polícia Militar, em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O projeto Eu sou daqui: Diálogos sobre Música, Identidade e Território circulou, ao longo deste mês de outubro, por escolas estaduais de Itabuna, apresentando as trajetórias de mulheres que atuam na cena artística do sul da Bahia. A cantora, pesquisadora e arte-educadora Bia Reis conduziu os bate-papos com os estudantes e se apresentou ao lado das artistas que participam do projeto. Todas têm em comum carreiras marcadas por resistência, potência criativa e diversidade.

No Colégio da Polícia Militar, o papo foi com a participação de Lúcia Ramos. No Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, os estudantes dialogaram com Brisa Aziz. Já Kércia Vicente contou sua história no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Itabuna.

A circulação pelas escolas termina na próxima terça-feira (4), no Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, às 10h, e no Colégio Estadual Valdelice Soares Pinheiro, às 19h30min. As artistas Laiô e Duda Reis participam dos últimos encontros.

RECONHECIMENTO

Estudantes conheceram mulheres que se destacam na cena artística do sul da Bahia || Foto Divulgação

Idealizado por Laiô, cantora, compositora e produtora cultural, o projeto consiste em rodas de conversa e apresentações musicais, promovendo interação de estudantes e artistas, tendo como fio condutor a relação entre  identidade e território. Um grande show celebrará a conclusão das atividades, reunindo as artistas que participaram. Data e local serão divulgados em breve.

Para a cantora e compositora Bia Reis, o projeto é um gesto de reconhecimento, pertencimento e afirmação das múltiplas narrativas femininas do sul da Bahia, por meio da visibilidade à produção artística de mulheres.

“A iniciativa promove o fortalecimento da cena cultural local e contribui para a construção de uma memória coletiva que respeita e celebra a diversidade. Ao inserir essas vozes dentro do espaço escolar, o projeto atua como um dispositivo de transformação social e resistência, reafirmando a importância de olhar para o sul da Bahia como um polo vivo de criação, diversidade e potência artística”, declarou.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº Nº 004/2025 da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania da Política Nacional Aldir Blanc em Itabuna- BA, com apoio da Prefeitura de Itabuna, via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal. O público pode obter mais informações no Instagram (@eusoudaqui).

Além de Itabuna, foram contempladas entidades de Arataca, Jussari, Buerarema etc. || Foto GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), divulgou lista de associações e comunidades rurais que serão contempladas com a doação de tratores e outras máquinas, como retroescavadeiras. O PIMENTA apresenta, abaixo, levantamento das entidades beneficiadas no Território de Identidade Litoral Sul.

No sul da Bahia, a Associação dos Produtores das Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Itabuna vai receber uma retroescavadeira. E um microtrator será doado à Cooperativa de Desenvolvimento Territorial, da mesma cidade.

Já a Associação de Assistência a Produção e ao Desenvolvimento Sustentável Município, também itabunense, ganhará um trator agrícola com implementos, três forrageiras, três microtratores e um resfriador de leite com capacidade de mil litros.

No município de Jussari, a Prefeitura garantiu um trator, enquanto a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Agricultores Familiares do Município vai ganhar um mircrotrator.

A lista continua com a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Rio Aliança, em Arataca, que irá receber um trator agrícola com implementos. Na mesma cidade, a CAR vai doar um trator agrícola e três microtratores para a Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica. Ainda em Arataca, a Associação de Moradores do Assentamento Terra à Vista assegurou um trator agrícola.

A Associação dos Pequenos Produtores do Ribeirão do Ronca, em Buerarema, vai ganhar um trator agrícola. Equipamento do mesmo tipo será entregue à Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências, em Ibicaraí. A relação de municípios contemplados no Território Litoral Sul termina com um microtrator e um trator agrícola para a Cooperativa Agrícola de Pau Brasil.

A lista completa de entidades beneficiadas está disponível na edição de 23 de outubro do Diário Oficial do Estado. A data de entrega dos equipamentos não foi divulgada.

O empresário Marco Lessa e o secretário Maurício Tavares, nesta terça (28), em Paris || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Turismo de Ilhéus enviou equipe ao Salon du Chocolat 2025, que teve início nesta terça-feira (28) e segue até domingo (2), em Paris. O titular da Pasta municipal, Maurício Tavares, integra a comitiva ilheense. O Brasil é o país homenageado desta edição do evento, considerado o maior do setor.

Com tradição centenária na produção de cacau e reconhecimento internacional de seus chocolates, Ilhéus se apresenta no evento como destino que une turismo rural, náutico, histórico-cultural, gastronômico e de negócios. A presença do município no Salon du Chocolat reforça sua posição como referência internacional no setor e amplia as oportunidades de promoção turística da Bahia e do Brasil, avalia gestão local.

Ilhéus integra o espaço Origem Brasil, dedicado à divulgação de produtos brasileiros. Segundo a Prefeitura, a iniciativa faz parte da estratégia de promoção e fortalecimento da imagem institucional do destino no exterior.

A Secretaria Municipal de Turismo explica o evento favorece a promoção do destino e o trade turístico de Ilhéus junto a compradores, imprensa e consumidores globais. Também valorizar o turismo de origem, gastronômico e cultural; e permite a observação de tendências do mercado internacional de chocolate; além de fortalecer o posicionamento da cidade em países emissores de turistas para a Bahia, como França, Portugal, Argentina e Uruguai.

O turismo rural tem papel de destaque nessa estratégia, com experiências imersivas que aproximam o visitante da cultura do cacau e da biodiversidade local. Ilhéus se apresenta como um território que alia tradição e inovação, unindo campo, cidade e saberes regionais em uma jornada que valoriza o patrimônio natural e cultural do sul da Bahia.

Valério Bomfim faleceu ontem (27), em Salvador, aos 51 anos || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do agente de trânsito Valério Bomfim Ribeiro é velado no SAF, bairro da Conquista, em Ilhéus, desde às 7h desta terça-feira (28). O sepultamento está marcado para amanhã (29), às 12h30min, no Reviver Cemitério Parque, em frente à entrada do Teotônio Vilela. O servidor da Prefeitura de Ilhéus faleceu ontem (27), no Instituto Couto Maia, em Salvador, aos 51 anos, vítima de infecção generalizada.

A morte do trabalhador gerou consternação em Ilhéus e deixou lacuna na luta sindical da categoria que representava. Com mais de 20 anos dedicados ao serviço público, Valério Bomfim era presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, diretor de Organização da UGT Bahia, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Trânsito e secretário nacional de Políticas para os Agentes de Trânsito da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística.

A Prefeitura de Ilhéus emitiu nota de pesar pelo falecimento do servidor e prestou solidariedades aos familiares, amigos e colegas de trabalho. Segundo a gestão municipal, Valério Bomfim deixa legado de luta, liderança e compromisso com a categoria dos agentes de trânsito e com o serviço público.

Kergivan Mateus pode ter sido vítima de latrocínio || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia apura as circunstâncias da morte de um oficial de justiça registrada em Ibicaraí, no sul do estado. Kergivan Ambrozio de Oliveira Mateus, de 65 anos, foi encontrado sem vida dentro da própria casa, na Rua Bandeirantes, no Centro, com ferimentos provocados por arma branca.

Latrocínio é uma das hipóteses investigadas, pois um veículo de propriedade da vítima não foi localizado, segundo informou a Polícia Civil ao PIMENTA. O Departamento de Polícia Técnica vai emitir laudo para determinar a causa da morte.

Investigadores fazem diligências para tentar esclarecer os fatos e apurar responsabilidades.

Evento será no Campus do IF Baiano, de 10 a 15 de novembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca promoverá, de 10 a 15 de novembro, a Semana do Fazendeiro 2025, um dos maiores eventos voltados ao fortalecimento do campo e da agricultura familiar no município. As atividades serão no Campus do IF Baiano – Uruçuca.

Com o tema Aprender, Produzir e Crescer Juntos, a programação inclui palestras técnicas, oficinas, exposições, feira da agricultura familiar, apresentações culturais e rodas de conversa com produtores e especialistas. Segundo a gestão municipal, o objetivo estimular a inovação no campo, valorizar o produtor rural e ampliar o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias do agronegócio.

Durante toda a semana, o público poderá conferir demonstrações de práticas sustentáveis, degustações de produtos locais, além de ações voltadas à qualificação e à geração de renda para pequenos e médios produtores.

De acordo com os organizadores, a Semana do Fazendeiro será um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, que reforça o papel do campo como motor do desenvolvimento regional. IF Baiano, Sebrae e Sindicato dos Produtores Rurais são parceiros do evento.

Parede do Ilhéus Hotel desmoronou no último sábado (25) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desabamento de uma parede do Ilhéus Hotel voltou a acender sinal de alerta sobre a conservação do patrimônio arquitetônico da cidade do sul da Bahia. Inaugurado na década de 30 do século passado, é um dos prédios históricos da Terra da Gabriela.

O incidente, que ocorreu na noite de sábado (25), não deixou feridos, mas um poste da rede elétrica foi atingido por pedaços de concreto, o que causou um curto-circuito e interrompeu, temporariamente, o fornecimento de energia para a localidade.

Procurada pelo PIMENTA, a Neoenergia Coelba rechaçou rumores de que suposta explosão de transformador da rede elétrica teria danificado o prédio histórico. Segundo a concessionária, o poste em questão não tinha transformador e foi atingido pelos destroços da estrutura do prédio.

“A distribuidora destaca que é falsa a informação de que a situação teria sido provocada pela explosão de um transformador, pois nenhum equipamento explodiu na localidade. Profissionais da distribuidora estiveram no local no mesmo dia e regularizaram o fornecimento de energia para o imóvel”, acrescentou a a empresa, em nota.

Numa publicação recente nas redes sociais, a jornalista Ticiana Villas Boas Batista elogiou o restaurante Bataclan, que faz parte do Centro Histórico de Ilhéus, mas lamentou a falta de outros espaços culturais que preservem a história e a cultura do município (relembre).

Apresentações do Festival começam na segunda-feira (3) || Foto Bruno Morais/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

De 3 a 9 de novembro, a 13ª edição do Festival de Dança Itacaré levará para o palco do Centro Cultural do quilombo urbano Porto de Trás mais uma edição, desta vez, com espetáculos de artistas de Guadalupe, Costa do Marfim, França e Mali, como parte da Temporada França-Brasil, e de países como Portugal, Alemanha, Zimbábue e da América Latina.

Ainda, artistas nacionais do Maranhão, Paraná, Bahia, Piauí, Distrito Federal e Rio de Janeiro apresentam espetáculos e performances ao longo da semana, todos com entrada gratuita. A classificação é livre para a maioria das atividades.

A abertura oficial será na próxima segunda-feira (3), às 19h, no Centro Cultural Porto de Trás, e terá a presença de autoridades e parceiros, seguida do espetáculo resultante do intercâmbio de artistas internacionais e de Itacaré, no escopo da Temporada França – Brasil 2025.

Na estreia, será apresentado o espetáculo Ideia de Festa (Une Idée De Fête), de Abdoulaye Trésor Konaté e Verusya Correia. A obra propõe um diálogo entre duas manifestações afrodescendentes: o Bicho Caçador, do quilombo urbano do Porto de Trás, e o Zaouli, do povo Gouro, na Costa do Marfim.

OUTROS ESPETÁCULOS

A programação também inclui os espetáculos Le Sacre du Sucre, da Cie Trilogie Lénablou (Gladalupe/FR); e Corpos, da Cia La Mangrove (Guadalupe/FR); Territmia, de Projetos Simos; e (In)visível, de Marisa Porto.

As peças nacionais são Ai, ai, ai, de Marcelo Evelin/Demolition Incorporada (Teresina/PI); Quarto Lilás, com Erivelto Viana e Princesa Ricardo Marinelli (São Luís/MA e Curitiba/PR); Falhas, Folhas e Falos, do Coletivo Serra Grande (Uruçuca/BA), com Sara Parisi, Luis Alonso Aude e Antônio Vergne; e Danúbio, de Jonathan Andrade (Brasília/DF).

As performances selecionadas para esta edição são We who do not belong, de Soko Jena (Bochum, DE); e Cazumbaria, de Juliana Manhães (Guapimirim/RJ).

OFICINAS

O evento vai promover também atividades formativas, como as oficinas-espetáculo Movediço, de Jai Bispo (Salvador/BA); Vital, de Dani Lima e Babi Fontana (Rio de Janeiro/RJ); a masterclass da Temporada França-Brasil Corpos, da Cia La Mangrove (Guadalupe/FR); a exibição do documentário Aqui, de Luciano Botelho (Ipatinga/MG); e o encontro Abre-Alas: Festivais em Aquilombamento – Conversa com Martin Domecq”, com Gabriel Cândido, Soraya Martins, Thiago Pirajira e Verusya Correia.

O Festival de Dança Itacaré- ANO XIII é uma produção da Casa Ver Arte, com apoio da Prefeitura de Itacaré, e é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Valério Bomfim faleceu hoje (27), em Salvador || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O agente de trânsito Valério Bomfim Ribeiro, servidor da Prefeitura de Ilhéus, faleceu nesta segunda-feira (27), em Salvador, aos 51 anos, vítima de infecção generalizada. Ele estava internado no Instituto Couto Maia, hospital de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. A informação foi confirmada ao PIMENTA pelo fotógrafo Clodoaldo Ribeiro, padrasto de Valério.

Segundo Clodoaldo Ribeiro, a família aguarda a emissão do atestado de óbito para dar entrada no procedimento de traslado do corpo da capital baiana para Ilhéus, onde ocorrerão velório e sepultamento.

Liderança sindical dos agentes de trânsito, Valério Bomfim exerceu papel importante na organização da categoria em Ilhéus e na Bahia. Sempre esteve à frente de lutas pelos direitos econômicos dos agentes e por melhores condições de trabalho.

Mariana Ribeiro faleceu neste domingo (26), aos 24 anos || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma jovem faleceu nesta segunda-feira (27), em Ilhéus, após dar à luz a filha no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio. Mariana Ribeiro, de 24 anos, teria sido vítima de complicações pós-parto, incluindo embolia pulmonar.

Estudante de Odontologia, Mariana nasceu em Gandu, no baixo-sul do estado, e tornou-se conhecida em Ilhéus atuando em ações de comunicação social da Prefeitura, em 2024, ainda na gestão do ex-prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), que se manifestou sobre a morte repentina da jovem.

Numa rede social, Marão disse que recebeu a notícia do falecimento de Mariana Ribeiro com imensa tristeza: “Uma grande e querida amiga, cheia de luz e ternura, que nos deixou de forma tão precoce”. “Difícil aceitar que alguém tão cheia de vida e amor partiu tão cedo”, acrescentou.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

HOSPITAL SE MANIFESTA

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio emitiu nota em que lamenta o falecimento de Mariana Souza Ribeiro. Segundo a unidade, a paciente passou por uma cesariana no último sábado (25), sem registro de intercorrência, e se recuperava ao lado do bebê, no Alojamento Conjunto do hospital. “Nas primeiras horas de hoje a paciente teve complicações no pós-parto e veio a óbito”.

“O HMIJS manifesta seu profundo pesar sobre o ocorrido e reitera que todas as medidas e protocolos médicos adotados durante o acompanhamento, cirurgia e nas tentativas de reanimação foram rigorosamente corretas e seguidas conforme as melhores práticas e diretrizes de saúde”, concluiu a instituição. Atualizado às 18h25min.

Entes federativos deverão seguir modelo federal de transparência || Foto Victor Piemonte/STF
Tempo de leitura: 2 minutos

Decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), exige que os estados, o Distrito Federal e os municípios implementem o modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares consolidado a partir de determinações da Corte. Caberá aos tribunais de contas e aos Ministérios Públicos estaduais a adoção de providências para assegurar que a execução das emendas, no âmbito dos entes federativos, siga esse parâmetro a partir do orçamento de 2026.

A decisão foi tomada na quinta-feira (23) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854, na qual o STF declarou a inconstitucionalidade do chamado “orçamento secreto” e determinou a adoção de medidas para garantir a transparência e a rastreabilidade dos recursos federais provenientes de emendas parlamentares. Muitas das medidas foram consolidadas com a edição da Lei Complementar 210/2024.

“PROFUNDA OPACIDADE”

A decisão do relator se deu em resposta à petição da Associação Contas Abertas, da Transparência Brasil e da Transparência Internacional – Brasil, admitidas no processo como interessadas. Elas sustentam que, apesar dos avanços nos mecanismos de controle das emendas federais, as emendas estaduais, distritais e municipais “padecem de profunda opacidade”.

Como exemplo, citam que 14 estados não informam o beneficiário da emenda nos seus portais de transparência, enquanto outros 17 não informam a localidade do gasto. Além disso, 12 estados não detalham o histórico de execução e seis não informam o objeto da emenda. Acrescentam, ainda, que o estudo Índice de Transparência e Governança Pública Municipal, que avaliou 329 prefeituras em 11 estados, divulgado neste mês, aponta que 37% delas não divulgam nenhuma informação sobre emendas recebidas.

MORALIDADE ADMINISTRATIVA

Para Dino, essa situação impõe ao STF o enfrentamento do tema no âmbito da ADPF 854, reafirmando sua função de uniformizar os padrões de legitimidade e moralidade na execução orçamentária, a fim de erradicar distorções “que minam a confiança pública e comprometem a efetividade dos direitos fundamentais”.

Segundo o relator, não faz sentido que o dever de identificar a origem e os beneficiários finais dos recursos públicos se limite ao plano federal, permitindo que os vícios persistam nos níveis estadual, distrital e municipal. Ele explicou que a interpretação dada pelo STF às normas constitucionais sobre o processo legislativo orçamentário e a execução das emendas no plano federal deve ser respeitada obrigatoriamente pelos demais entes federativos.

Na decisão, o ministro determina ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desenvolvam programas de apoio a estados e municípios. As ações incluirão a elaboração de manuais, treinamentos e compartilhamento de soluções tecnológicas, para que apliquem o modelo vigente em nível federal.

Outra determinação foi a de que a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares de deputados estaduais, distritais e vereadores relativas ao exercício de 2026 somente poderá começar depois que governos e prefeituras comprovem perante os respectivos tribunais de contas que estão cumprindo as regras constitucionais de transparência e rastreabilidade.

Outro ponto destacado pelo ministro foi a criação de contas específicas para o pagamento das chamadas “emendas Pix”, eliminando as antigas “contas de passagem” usadas para transferências de recursos fundo a fundo, que dificultavam a identificação do destino das verbas.

Dino também reforçou a importância de uma campanha publicitária por bancos, Agência Brasil e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), inclusive em canais comerciais, para divulgar os portais de transparência.

Leia a íntegra da decisão.