Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane prometeu contratar novos agentes (Foto Gabriel Oliveira).
Vane prometeu contratar novos agentes (Foto Gabriel Oliveira).

A dengue volta a preocupar as autoridades em saúde em Itabuna. Levantamento revela que o município é o segundo no estado em casos da doença (60), perdendo apenas para Salvador (144). Na sexta (7), a Prefeitura divulgou que o índice de infestação predial atingiu 23,68%.
Apesar disso, o prefeito Claudevane Leite não cumpriu a promessa feita em novembro de contratar mais agentes de combate à dengue. Até o ano passado, o município possuía 147 agentes.
A previsão era contratar, pelo menos, mais 110 agentes para fazer frente ao rompimento de contratos de selecionados em processos anteriores e, também, para reduzir o déficit de profissionais de campo. Como os casos de dengue clássica avançam – e houve registro de dengue hemorrágica em janeiro, resta saber qual a explicação do prefeito e equipe para ter desistido do processo seletivo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Produtos apreendidos em vistoria hoje pela manhã (Foto Divulgação).
Produtos apreendidos em vistoria hoje pela manhã (Foto Divulgação).

Fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna apreenderam 16 quilos de alimentos estragados ou de procedência duvidosa e 35 unidades de carne para hambúrguer na Pastelaria Oriente, na Praça Adami, ao lado do Banco Santander.
Foram cinco quilos de massa para pastel e salgados e oito quilos de carne moída já vencidos e três quilos de mussarela sem selo de identificação, além da carne de hambúrguer. A apreensão ocorreu nesta manhã de quinta-feira (6) durante vistoria de rotina. Os produtos foram apreendidos e incinerados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lepo, lepo, do Psirico, é candidata a música mais tocada do carnaval baiano, mas acaba de ganhar uma resposta que já foi vista mais de 110 mil vezes no Youtube em menos de 12h. A criação de Amanda Valverde, de Brasília, bombou nas redes sociais e agradou, principalmente, o público feminino. A jovem havia conquistado fãs com uma versão resposta para Foi daquele jeito.
A letra-resposta para Lepo, lepo revela uma fêmea traída que dá a volta por cima e manda o “finado” procurar a “louca” com que ele foi flagrado. E, na sequência, despeja: “E hoje eu tenho carro // eu tenho teto // e já não ouço mais o seu lero lero //Mereço mais que “lepo lepo”. Confira o vídeo:

Tempo de leitura: < 1 minuto

Carro colidiu na lateral do Ônix e virou na sequência (Fotos Pimenta).
Carro colidiu na lateral do Ônix e virou na sequência (Fotos Pimenta).

Dois carros colidiram na Avenida Fernando Cordier (Beira-Rio), no centro de Itabuna, por volta das 19h30min desta terça (4). Um dos veículos virou e foi parar a menos de dois metros do Pretexto Bar, localizado na esquina da Fernando Cordier com a Rua Sóstenes de Miranda. A colisão lateral envolveu um Fiat Siena (NZC-8560) e um GM Ônix (DUR-5670). Ambos seguiam em direção à Praça Otávio Mangabeira (Camacã).
Um dos ocupantes do Ônix disse que o veículo entraria na Sóstenes de Miranda, quando o motorista percebeu a aproximação rápida do Fiat Siena e desfez a manobra para tentar evitar a colisão. “O carro bateu na lateral e subiu no pneu [do Ônix] em seguida”, afirmou.  O trânsito ficou parcialmente interditado no sentido centro-Jardim do Ó por aproximadamente 30 minutos.
A colisão assustou clientes do Marco Sam e do Pretexto Bar, dentre eles o ex-vereador Roberto de Souza e o vereador Ruy Machado, que conversam em um dos bares na esquina da Fernando Cordier com a Sóstenes de Miranda, o Marco Sam.
Após a colisão entre o Siena e o Ônix, um motociclista e a carona ficaram machucados ao seguirem pela Beira-Rio, enquanto um curioso parava o carro e abria a porta para ver o acidente.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Personagens Félix (Matheus Solan) e Niko (Thiago Fragoso) terminaram novela juntos.
Personagens Félix (Matheus Solan) e Niko (Thiago Fragoso) terminaram novela juntos.

O primeiro beijo gay em uma novela da Rede Globo (Amor à vida) levou o deputado estadual Pastor Isidório (PSB) a apresentar, na Assembleia Legislativa baiana, moção de repúdio à emissora dos Marinho.
No último capítulo da novela, na sexta (31), os personagens Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Matheus Solano) selam a união gay com um beijo na boca. O deputado considerou a cena inapropriada para o horário em que foi exibida (faixa das 21h).
O parlamentar alega, ainda, que a Globo vem promovendo campanha contra conceitos éticos, morais e religiosos ao exigir cenas “tão fortes de sexo, beijos entre homossexuais, traições conjugais, homicídios e tentativas de homicídios, assédio moral, humilhação, dentre outras”.
Para o deputado, o que a emissora vem fazendo é “atentado violento ao pudor”. Segundo Isidório, a ação judicial terá a finalidade de promover “reparação e o respeito à família tradicional”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Professora aparece em cena de sexo com aluno (Reprodução).
Professora aparece em cena de sexo com aluno (Reprodução).

Um dos tios do adolescente que aparece em vídeo com a professora Mônica Souza Santos, de 30 anos, afirmou que o rapaz “está traumatizado” com a repercussão do caso. Leandro Silva disse ao Correio que a família não comentará o caso.
Na semana passada, Mônica, que é estudante de Direito, trabalhava como contratada do município de Palmas de Monte Alto e dava banca no município. O vídeo, segundo ela, foi gravado há um mês, quando orientou o estudante a ter cuidado com a gravação. A professora responderá à acusação de estupro de vulnerável.
Segundo o tio, o adolescente de 13 anos estuda em Guanambi, terra natal da professora flagrada no vídeo com as cenas de sexo oral (confira aqui). O advogado de Mônica, Custódio Lacerda, disse considerar “precipitado” dizer que o caso se configure “estupro de vulnerável”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Primeiros 500 estudantes são beneficiados com passe livre.
Primeiros 500 estudantes são beneficiados com passe livre.

Cerca de 500 estudantes foram os primeiros beneficiados com o passe livre no sistema de transporte público de Teixeira de Freitas. Ontem (3) eles receberam as carteiras. O benefício vale para estudantes das redes municipal, estadual e federal e universitários do Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que tenham registro no CadÚnico.
O cadastro pode ser feito na sede da Secretaria de Assistência Social de Teixeira de Freitas, na Avenida Getúlio Vargas. A adoção do passe livre no município do extremo-sul baiano ficou definida no semestre passado, após as manifestações de rua promovidas em junho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma professora que dava aula de reforço escolar a um aluno de 13 anos em Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, aparece em vídeo fazendo sexo oral no estudante. O caso é investigado pelo Conselho Tutelar, Polícia Civil e Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A professora tem 30 anos, é formada em Educação Física e estuda Direito e foi identificada como Mônica Souza dos Santos. Com a repercussão do vídeo, decidiu retornar para a cidade natal, Guanambi, onde se apresentou à polícia hoje (3). De acordo com o depoimento na 22ª Coordenadoria de Polícia, o vídeo foi gravado há cerca de um mês. O caso começou a ser investigado na semana passada.
A professora pode responder por estupro de vulnerável. Na gravação, ela aparece pedindo ao aluno para que tenha cuidado com a gravação, feita em um telefone celular. As imagens trazem a profissional masturbando o estudante. A gravação é interrompida quando ele pede para iniciar a penetração.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma paciente com câncer de colo do útero e trombose tem contado com a ajuda de amigos para tomar medicamento de uso diário. A medicação custa, por mês, R$ 2.100,00, conforme a paciente. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não tem fornecido o remédio, Clexane. Cada caixa custa em torno de R$ 70,00.
Iracema acionou à Sétima Dires (Sesab) em 24 de setembro do ano passado e, como não conseguiu o medicamento, recorreu ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) em 12 de novembro. A paciente até agora não obteve resposta nem da Sesab nem do MP-BA. “Se não fossem os amigos e parentes, não sei como iria ser”. Ela não pode mais trabalhar porque a perna incha quando ela se movimenta. Contatos para auxílio a Iracema podem ser feitos pelos telefones (73) 8801-2962 ou 3613-8648.
Confira matéria do Balanço Geral (TV Cabrália).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Netinho se emociona em programa de TV (Reprodução).
Netinho se emociona em programa de TV (Reprodução).

O cantor Netinho apareceu publicamente pela primeira vez após um longo período de recuperação na Bahia. Ainda bastante magro e com a voz diferente – mais fina do que os fãs estavam acostumados-,  ele falou sobre os sete meses em que ficou hospitalizado e alertou sobre os riscos à saúde gerados pelo uso de anabolizantes no programa do Faustão deste domingo (2).
“Antes de contar [sobre uso de anabolizantes e erro médico], quero dizer que eu sou um ser humano como qualquer outro. Eu não culpo ninguém e assumo todas as consequências”, disse Netinho ao ser questionado por Faustão sobre o uso dos anabolizantes.
O cantor, que disse ter começado a malhar “para ter resistência, força e fôlego”, falou que as receitas emitidas pelo médico de São Paulo, que teve o nome preservado pelo artista, continuam guardadas com ele, mas disse que “não era ingênuo” e “já tinha ouvido falar” no uso dos anabolizantes nas academias que frequentou.
O cantor explicou que parou de tomar as substâncias em 2011 e alertou os telespectadores: “parem de tomar, não vai fazer bem nenhum a você”, disse, recebendo os aplausos da plateia do programa dominical. Leia mais no Correio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Trio roubou carro e, sem querer, enviou foto para email da vítima (Foto Radar).
Trio roubou carro e, sem querer, enviou foto para email da vítima (Foto Radar).

A polícia prendeu um trio de assaltantes que roubou um Hyundai HB20, ontem à tarde, em Itabuna. Dois dos assaltantes já foram identificados: Andressa Oliveira Santana e Anderson Andrade Santos.
O trio foi preso ao roubar o veículo e tirar fotos com um celular da vítima. As imagens foram parar no email da vítima, que entregou as imagens à polícia.
Os criminosos estavam em uma casa na Rua São Luiz, no Zizo, ainda com o veículo, 17 pedras de crack e um revólver. O crime teve a participação de um quarto criminoso, que conseguiu fugir. Com informações do Radar Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uesc convoca mais de 800 candidatos em nova chamada.
Uesc convoca mais de 800 candidatos em nova chamada.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) preencheu pouco menos da metade das vagas oferecidas nos cursos de graduação na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A instituição de ensino superior oferece 1.676 vagas pelo Sisu. Apenas 824 foram confirmadas na primeira chamada, seja por falta de interesse em cursar faculdade ou por apresentar documentação incompleta no ato de confirmação da vaga.
O curso de Medicina Veterinária preencheu apenas 13 das 60 vagas da primeira chamada. Enfermagem vem em seguida: 42 inscritos no Prouni estão sendo convocados já que apenas 18, das 60 vagas, foram preenchidas.
Agora, na segunda chamada, a Uesc está convocando 852 candidatos, que têm de sexta (31) até a próxima terça (4 de fevereiro) para confirmar a inscrição no colegiado do curso para o qual foi aprovado.
Participam do Sisu candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não zeraram a prova de redação. Os nomes dos aprovados podem ser conferidos aqui, bastando digitar o nome Uesc e selecionar campus, curso e turno.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação divulgou a lista dos candidatos aprovados em segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado pode ser conferido no site http://sisu.mec.gov.br/
O estudante deve ficar atento ao prazo de matrícula na instituição para a qual foi aprovado, que começa na sexta (31) e vai até a terça da próxima semana (4 de fevereiro).
Quem não conseguiu aprovação nas duas primeiras chamadas, deve confirmar participação na Lista de Espera, no site do programa. O prazo de confirmação começa hoje (27) e termina no dia 7 de fevereiro.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) utiliza o Sisu como método seletivo para acesso às 1.676 vagas dos cursos de graduação. Confira lista no site.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quase uma tonelada de produtos vencidos ou deteriorados foi apreendida no Mercadinho.
Quase uma tonelada de produtos vencidos ou deteriorados foi apreendida no Mercadinho.

Com validade expirada, cerveja não iria descer "redondo"...
Com validade expirada, cerveja não iria descer “redondo”…

Um estabelecimento que funciona como mercado e distribuidora de bebidas foi interditado pela Vigilância Sanitária nesta quinta-feira (23), no Bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna.
Mais de uma tonelada de alimentos foi apreendida na operação por estar com prazo de validade vencido ou deteriorado pelas péssimas condições de armazenagem.
Dentre as mercadorias apreendidas, farinha de trigo, queijo ralado, biscoito, macarrão, mortadela, iogurte e canjiquinha. Até mesmo bebidas estavam com prazo de validade expirado, a exemplo de cervejas e refrigerantes.
O supermercado deverá melhorar as condições de exposição dos produtos e renovar o estoque para continuar funcionando.
Produtos impróprios para consumo humano eram vendidos no mercadinho.
Produtos impróprios para consumo humano estavam à venda no mercadinho.

DISQUE VIGILÂNCIA
O consumidor pode acionar a Vigilância Sanitária em casos de comércio que esteja vendendo produtos estragados ou com prazo de validade vencida. O telefone para denúncia em Itabuna é o 73-3617.9169.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

ronco insôniaDa Agência Brasil
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quinta-feira, 23, no Diário Oficial da União, suspende a importação, distribuição, comércio e o uso, em todo o território nacional, do produto Anel para Ronco.
De acordo com o texto, o produto, vendido por meio de propaganda no site www.deixarderoncar.com.br (que já está fora do ar) para o tratamento de ronco, insônia e sono agitado, não tem registro ou cadastro na agência.
Também fica suspenso qualquer tipo de propaganda ou publicidade do produto realizadas em todos os meios de comunicação.