Tempo de leitura: < 1minutoQuebra-molas fora de especificações irrita motoristas (Foto do leitor).
A construtora responsável pelas obras do novo fórum do judiciário em Itabuna resolveu, por conta própria, erguer um quebra-molas em frente ao prédio. Pior, a “obra” está totalmente fora das especificações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tanto em altura como largura. E, claro, traz irritações a motoristas de ambulâncias, ônibus e carros de passeio que circulam pela via de acesso à Maternidade da Mãe Pobre. Para completar, ainda está próximo a uma curva.
Tempo de leitura: < 1minutoCarro em que estava Everaldo ficou com a frente destruída (Foto Blog do Thame).
O presidente do Partido dos Trabalhadores Bahia, Everaldo Anunciação, ficou ferido num acidente ocorrido na rodovia BA-001, trecho Taperoá-Valença, no baixo sul do estado. A L200 vermelha em que Everaldo viajava colidiu com uma VW Saveiro prata.
De acordo com a Policia Rodoviária Estadual, a L200 trafegava sentido Taperoá-Valença, quando a Saveiro que estava sentido Valença-Taperoá, tentou ultrapassar cinco veículos, colidindo com o carro de Everaldo. Além dele, duas outras pessoas estavam na L200, mas sofreram apenas escoriações leves.
Na Saveiro, havia duas pessoas, sendo que o carona teve fraturas na perna esquerda e precisou ser atendido no Pronto Socorro de Valença. Informações do Blog do Thame.
Tempo de leitura: < 1minutoAcidente na Ilhéus-Itabuna deixou um morto e quatro feridos (Foto Blog do Tom).
Duas pessoas morreram em acidentes ocorridos ontem em rodovias federais no sul da Bahia. No trecho Ilhéus-Itabuna da BR-415, o motorista do Ford Fiesta (NZN-4829) perdeu o controle do veículo ao ser ultrapassado e capotou ao cair em uma ribanceira próximo ao Bairro Salobrinho, em Ilhéus.
Gérson Leite Nunes morreu no acidente ocorrido por volta das 11h. O motorista Jébson Leite e mais três passageiros ficaram feridos.
Outra morte foi registrada próximo ao entroncamento de Camacan da BR-101. Um Chevrolet Astra (MOI-4543) seguia para Pau-Brasil – BA quando derrapou na pista, invadiu a contramão e colidiu lateralmente contra uma carreta, deixando um passageiro morto. Com informações do Blog do Tom.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou hoje (20) a eliminação de 1.522 candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 por tentativa de fraude. “Só em Minas Gerais, foram 396”, disse o ministro, após participar do lançamento da Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele garantiu, porém, que não houve fraude na organização do exame deste ano.
Segundo Mercadante, o Ministério da Educação (MEC) trabalha antes, durante e depois do Enem, para evitar qualquer tipo de irregularidade, como a que foi investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Ele disse que o MEC e a Polícia Federal, que agora está com o caso, formaram uma parceria muito construtiva, trabalhando até no dia do exame, para ter o flagrante.
De acordo com investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, a quadrilha suspeita de ter fraudado as provas do Enem deste ano é também acusada de fraude de vestibulares de medicina. Conforme as apurações, os criminosos agiram em Barbacena, região central do estado, vendendo gabaritos a candidatos por preços que variavam de R$ 70 mil a R$ 100 mil. Os resultados repassados aos candidatos eram do caderno amarelo de questões do exame.
Tempo de leitura: < 1minuto“Rei do Brega” morre, aos 69 anos, vítima de câncer (Foto Divulgação).
O cantor e compositor Reginaldo Rossi morreu na madrugada desta sexta-feira, 20, aos 69 anos. Ele estava internado desde o dia 27 de novembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife (PE), para tratamento de um câncer no pulmão.
O cantor chegou a ter uma melhora na última terça-feira, 17, mas apresentou um quadro de fadiga muscular e precisou ser entubado novamente, onde voltou a respirar com ajuda de aparelhos na quinta, de acordo com o boletim médico.
O músico também voltou a ficar dependente de ventilação mecânica e a usar medicamentos para manter a pressão arterial. Ele ainda estava fazendo hemodiálise, pois estava sem diurese (produção de urina feita pelos rins). Informações d´A Tarde.
Tempo de leitura: < 1minutoMega-Sena paga aproximadamente R$ 44 milhões hoje.
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (19) prêmio principal estimado em R$ 44 milhões, após acumular na última terça (17). A loteria terá outro concurso no sábado (21).
A aposta para o concurso de hoje pode ser feita até as 18h na Bahia (19h no horário de Brasília). A fezinha mínima custa R$ 2,00, quando o apostador pode marcar seis dezenas na cartela.
ANO NOVO
A “mega bolada” será sorteada na véspera do Ano Novo. A Caixa Econômica trabalha com previsão de sortear R$ 200 milhões no dia 31. As apostas para este concurso especial já podem ser feitas.
Tempo de leitura: < 1minutoFiuza é segunda vítima de teste para tropa de elite (Foto Erick Tedy/Facebook).
O soldado Luciano Fiuza de Santana, 29 anos, faleceu nesta noite de quarta (18) no Hospital do Aeroporto. Luciano está entre os policiais que passaram mal, após corrida de dez quilômetros em teste de aptidão para integrar tropa de elite da Polícia Militar.
O soldado era lotado no 12º Batalhão da PM (Camaçari). A vítima já apresentava quadro clínico considerado gravíssimo ao ser internado. Luciano foi o segundo policial morto em decorrência dos testes. Ontem, faleceu o policial Manoel dos Reis Freitas Júnior (reveja aqui).
Outros dois policiais apresentaram complicações. Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, 30 anos, da Cipe do Cerrado, encontra-se em estado grave, mas, segundo a junta médica da PM, apresenta quadro estável. Paulo David Capinam da Silva Pedro, 26, da 81ª Companhia (Itinga), recebeu alta nesta quarta.
O comando-geral da corporação informou que Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para investigar as causas da morte e como foram aplicados os Testes de Habilidades Específicas (THE).
Tempo de leitura: < 1minutoColisão na BR-101 e provocou morte de um casal (Foto Ubatã Notícias).
Um grave acidente na BR-101, próximo a Itamarati, distrito de Ibirapitanga, acabou em tragédia na tarde desta terça-feira (17). João Leonardo Vancine (60) e Maria de Almeida Moreira, idade não revelada, morreram após colisão entre o veículo Siena (OUH-8755) em que eles viajavam colidir frontalmente contra um caminhão Mercedes Benz (KDL 4277), licença de Anápolis.
Segundo informações de testemunhas, o condutor do Siena tentou realizar uma ultrapassagem num trecho de curva e o veículo acabou colidindo com o caminhão, que seguia em sentido contrário. Com a colisão, João e Maria morreram na hora.
O motorista do caminhão evadiu do local após o acidente. A Polícia Militar realizou a segurança do local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A rodovia ficou interditada por cerca de 40 minutos. Informações de Ueslei Souza, site Ubatã Notícias.
O segundo seminário do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras do Litoral Sul (Agir) será realizado na próxima quinta (19), a partir das 9h, no Auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Além de apresentar as atividades desenvolvidas em 2013, o seminário apresentará planejamento para 2014 e as ações estratégicas para a gestão pública no próximo ano.
Paulo Gabriel Ferreira, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), abrirá a programação do seminário com palestra sobre “Sustentabilidade nos municípios, com foco nas receitas próprias e o fortalecimento dos processos de gestão”. O superintendente regional da Caixa, Marcus Vinícius Nascimento, fará apresentação de linhas de fomento da instituição financeira.
À tarde, haverá palestra com Eduardo Fonseca Stranz. Ele falará das “Lutas municipalistas”. Na sequência, a prefeita de Coaraci, Josefina Castro, abordará o tema “Gestão municipal: Contas públicas”. A programação será encerrada com a palestra “Limites e possibilidades do TCM”, com um representante da inspetoria regional e analista de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios na Bahia.
OBJETIVOS DO AGIR
O programa realizou em um ano capacitações e oficinas gratuitas para gestões públicas da área de abrangência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). O objetivo do programa desenvolvido pela Amurc e Uesc é qualificar e aperfeiçoar gestores municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local.
Tempo de leitura: < 1minutoAgência alerta para volta de chuvas intensas em Itabuna (Foto Daniel Thame).
Do Climatempo
A Zona de Convergência do Atlântico Sul vai manter a formação de nuvens pesadas nos próximos dias sobre o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais. A chuva vai acontecer com frequência e em alguns momentos terá forte intensidade, podendo vir acompanhada até mesmo de raios. Nos próximos cinco dias, os volumes de chuva podem superar os 200 milímetros nesta região.
No final de novembro, a chuva volumosa que caiu sobre a região cacaueira da Bahia provocou muitos problemas. Esta situação deve se repetir nos próximos dias. A Climatempo alerta que há grande risco para alagamentos e até mesmo enchentes.
Um motorista faz zigue-zague com picape Ford Courier (JOP-8904) em Jequié, no sudoeste da Bahia, e acaba atropelando um ciclista. Tudo foi filmado por um internauta, que encaminhou o vídeo para o site Notícias Automotiva. Confira o vídeo de 2min45s.
Funcionários terceirizados da Secretaria Estadual de Educação (SEC) fizeram protesto contra atraso no pagamento de salários do antigo contrato com a World Service. A manifestação na Direc 7, em Itabuna, reuniu pessoal de apoio e professores.
A diretora da Direc 7, Rita Dantas, afirmou que os contratos dos terceirizados pela Pech Service estão em dia e a maioria dos prestadores de serviço contratado via World Service foi paga.
De acordo com a dirigente, os salários e rescisões em atraso referentes ao período em que a terceirização era pela World Service devem ser quitados no início da próxima semana. Pelo menos, esse foi o acordo selado com a empresa. A situação atingia cerca de 370 funcionários terceirizados.
DEMISSÕES E NOVO PROTESTO NA DIREC
Após a manifestação de ontem, os diretores de escola receberam ordem para passar a lista e conferir quem faltou ao trabalho para participar do protesto na Direc 7. A ordem é demitir quem participou da atividade, ontem. Os manifestantes cobram dois meses de salário, 13º, férias e rescisão. As vítimas aguardarão até a próxima terça. Se a promessa de quitação de todas as pendências não ocorrer, outra manifestação será feita, com interdição da Beira-Rio e dos acessos à Direc.
Uma churrascaria que funciona no Posto Atalaia, às margens da BR-101, na região do São Lourenço e Vila Paloma, foi interditada pela Vigilância Sanitária. De acordo com o órgão da Secretaria de Saúde de Itabuna, o estabelecimento armazenava alimentos irregularmente e foram encontrados 53 quilos de carne bovina imprópria para consumo humano.
Durante a “batida”, os fiscais da vigilância também apreenderam dez litros de leite e 12 copos de açaí. O estabelecimento seria reincidente e sofreu, segundo o comando da vigilância, várias notificações em dois anos, principalmente quando a freezers avariados e com ferrugem, utilizados para armazenar produtos alimentícios.
Tempo de leitura: 2minutosProdutores fizeram barricada na pista (Foto Andrei Sansil/Ilheus24h).Há mais de três meses, carros foram incendiados em protestos (Foto Gilvan Martins).
Produtores acabam de interditar a BR-101, no trevo de acesso a Buerarema, no sul da Bahia, em protesto contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Cerca de mil pessoas participam da manifestação na rodovia federal. Os produtores cobram do ministro a promessa de instalação das três bases de segurança na área do conflito com índios e autodeclarados tupinambás.
Os produtores negociaram com as forças de segurança em Buerarema por uma interdição de duas horas, mas o protesto não tem hora para acabar. “Internamente, decidiu-se por uma interdição que force o governo a cumprir o prometido”, disse produtor ouvido pelo PIMENTA há pouco. Não há registro de confronto no local.
Desde o início do ano, 63 propriedades rurais foram ocupadas por índios e pessoas que se declaram tupinambás. Há menos de dois meses um grupo de 15 produtores e trabalhadores rurais foi tomado como refém na região entre Una e Buerarema, sendo liberado após confronto e chegada de homens da Força Nacional de Segurança e Polícia Federal.