Tempo de leitura: < 1 minuto
Azevedo tem contas rejeitadas pela quarta vez.
Azevedo tem contas rejeitadas pela quarta vez.

Às vésperas do julgamento das contas de 2011 pela Câmara de Vereadores de Itabuna, o ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM) sofreu nova derrota no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A corte julgou as contas de 2012 de Azevedo e opinou pela rejeição devido a várias irregularidades.

O ex-prefeito foi multado em R$ 104.939,03 e terá de ressarcir os cofres públicos em R$ 6.085.122,12 por causa de despesas não comprovadas. Assim como 2012, as contas de 2009, 2010 e 2011 de Azevedo também foram rejeitadas pelo TCM.

O tribunal detectou, pela quarta vez, gasto de pessoal acima do limite de 54% das receitas líquidas municipais e despesas sem comprovação. O prefeito teve as contas rejeitadas devido à emissão de cheques sem fundos.

O ex-prefeito também aplicou abaixo do exigido em educação e em saúde. Na educação, foram aplicados apenas 22,67% da receita resultante de impostos e de transferências, quando a legislação determina o mínimo de 25%. Já na saúde, 11,91%, percentual bem menor que os 15% exigidos.

O tribunal também apontou orçamento fictício construído pelo governo para 2012. A expectativa de arrecadação era superior a R$ 450 milhões, mas arrecadou apenas R$ 262.433.403,08. As irregularidades cometidas por Azevedo também vão afetar a gestão do prefeito Claudevane Leite (PRB). O município terá de devolver R$ 554.563,99 à conta do Fundeb, devido a irregularidades na aplicação de recursos no período do ex-prefeito.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Concursados aprovados em 2012 exibem faixa e pressionam por convocação.
Concursados aprovados em 2012 exibem faixa e pressionam por convocação.

Candidatos aprovados no concurso público da Polícia Militar do ano passado queixam-se do governo baiano. Até agora, sustentam, nenhum dos mais de 14 mil habilitados foram convocados para trabalhar. O concurso foi realizado com a promessa de 2 mil vagas para policiais e bombeiros.

Somente na região de Ilhéus e Itabuna, a expectativa era de convocação de 200 concursados. O certame foi realizado para atender a uma das exigências do plano de segurança brasileiro para a Copa do Mundo de Futebol. A Bahia abrigará uma das sedes da competição. Em todo o estado, a expectativa era convocar 3,4 mil dos 14 mil habilitados no concurso. Por enquanto, só esperança.

Tempo de leitura: 2 minutos
Gideon é um dos vendedores de hot dog que dão conselhos a Félix (Reprodução).
Gideon é um dos vendedores de hot dog que dão conselhos a Félix (Reprodução).

O Fantástico do último domingo trouxe vários vendedores de cachorro quente (“dogueiros”) pelo Brasil dando conselhos para o personagem Félix, personagem de Amor à vida (Rede Globo) interpretado pelo ator Mateus Solano. O personagem perdeu a presidência de um hospital da família e caiu em desgraça financeira, tornando-se ambulante. E um dos conselheiros do personagem cheio de trejeitos foi o funcionário dos Correios e dogueiro nas horas vagas Gideon Viana.

Na matéria, Gideon diz que um dos diferenciais é o “grito de ordem”.

– Para alegria do povo, hot doooguê de novo. E o povo responde: hot dog, tô indô.

Félix na fase dogueiro em Amor à vida (Reprodução).
Félix na fase dogueiro em Amor à vida (Reprodução).

Gideon percorre as ruas da região do São Caetano (Sarinha e Jardim Primavera) com o seu carrinho e é personagem famoso das ruas de um dos bairros mais populosos de Itabuna. Gideon, que foi candidato a vereador nas eleições passadas, acabou identificado como sendo dogueiro em Salvador na revista semanal global.

Confira o vídeo clicando aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Professores fazem nova paralisação nesta quarta, 11 (Foto Adusc).
Professores fazem nova paralisação nesta quarta, 11 (Foto Adusc).

Do Correio

Mais de 60 mil estudantes não terão aula amanhã nas quatro universidades estaduais do estado. O motivo é a paralisação dos 2.679 professores das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uesf), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste da Bahia (Uesb).

A categoria reivindica o aumento dos recursos estaduais destinados às universidades no próximo ano. A Secretaria estadual da Educação (SEC) afirmou que serão destinados R$ 903,4 milhões para as quatro instituições em 2014. “O valor representa um crescimento superior a 133% entre 2006 e 2013”, informou a SEC, em nota.

O recurso destinados às universidades estaduais é  definido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. Elaborada pelo governador, ela precisa ser aprovada na Assembleia Legislativa — a votação deve ocorrer este mês. A Associação de Docentes da Universidade de Feira de Santana informou que o valor representa um corte de “R$ 10 milhões para investimentos e custeio”.

Amanhã, às 10h, os professores farão uma aula pública em frente à Assembleia Legislativa e, depois, às 11h, vão participar de uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Casa com o tema autonomia financeira e a vinculação de 7% da receita líquida de impostos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Imagens mostram destruição após temporal (Foto Marco Antônio/G1).
Imagens mostram destruição após temporal (Foto Marco Antônio/G1).

A chuva que cai intensamente no município de Lajedinho, na região da Chapada Diamantina, provocou rastro de destruição e 11 mortes até agora, informa o Portal G1. Pelo menos seis pessoas estão desaparecidas, segundo a Polícia Militar. Duzentas famílias estão desabrigadas ou desalojadas. O nível da água chegou a dois metros de altura.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm no sábado (7). O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada.

Segundo a Defesa Civil, as buscas por pessoas desaparecidas continuam na manhã desta segunda-feira (9). De acordo com dados do IBGE, Lajedinho possui cerca de 4.079 habitantes.

Na lista dos mortos, segundo informou Paulo Sérgio Luz, coordenador da Defesa Civil, estão Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família; Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos e Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos. Quatro pessoas ainda não tinham sido identificadas. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de Lajedinho. Informações do G1.

Tempo de leitura: 2 minutos
Torcedores entram em confronto em estádio em Joinville em jogo de ontem (Foto Geraldo Bubniak/Fox Sports).
Torcedores em confronto em estádio em Joinville (Foto Geraldo Bubniak/Fox Sports).

O Ministério do Esporte divulgou nota condenando os atos de violência entre torcedores do Vasco e do Atlético Paranaense nesse domingo (8), durante jogo da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em Joinville (SC).

Na nota, o ministério diz que os “responsáveis devem ser identificados e punidos, cumprindo-se o Estatuto do Torcedor, que prevê penas de reclusão e de banimento dos estádios aos torcedores que cometerem atos de violência”.

O ministério informou ainda que irá entrar em contato com “o Conselho Nacional do Ministério Público para um entendimento comum sobre a presença da Polícia Militar no interior dos estádios de futebol”.

Em notícia publicada em seu site oficial, o Vasco menciona que não havia policiamento dentro do estádio. Em comunicado, o Ministério Público de Santa Catarina informou que não fez nenhuma recomendação ou ação para impedir a Polícia Militar de atuar no interior do estádio em Joinville.

Com a briga, alguns torcedores ficaram feridos e precisaram ser hospitalizados, outros foram detidos. Imagens de televisão mostram os torcedores se confrontando com extrema violência, trocando chutes e socos, o que levou à paralisação da partida por mais de uma hora.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também manifestou repúdio às agressões entre os torcedores. Segundo nota da entidade, o presidente da CBF, José Maria Marin, “assegurou que vai concentrar todos os esforços, com a ajuda de todos os segmentos competentes, na discussão de propostas e projetos que consigam abolir definitivamente esses episódios de selvageria dos nossos estádios”.

Em seu site oficial, o Atlético Paranaense publicou nota informando que “a diretoria administrativa e o conselho deliberativo do clube tomarão todas as providências para identificar os envolvidos e puni-los, caso tenham ligações com a instituição, ou denunciar às autoridades competentes qualquer um que tenha tido participação nos lamentáveis incidentes”. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos

dengueO percentual de casas que possuem focos de larvas do Aedes Aegypti em dezembro é, na média, o maior da história de Itabuna. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados há pouco. Das residências visitadas pelos agentes, 27,5% possuem larvas do mosquito da dengue.

Em janeiro, o percentual já era altíssimo: 27,1%. Os percentuais foram aferidos no Levantamento de Índices Rápidos de Aedes Aegypti (LIRAa).

O resultado de hoje põe a cidade ainda mais em alerta para este verão 2013/2014. Pela classificação do Ministério da Saúde, o percentual registrado agora indica possibilidade de surto epidêmico da dengue em Itabuna.

Os percentuais apurados neste ano são bem superiores ao último registro de 2012: 18,4%, em novembro, quando a cidade tornou-se, pela quarta vez, campeã nacional em infestação por larvas do mosquito da dengue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável pouco menos de 1%. Itabuna está na faixa dos municípios que correm sério risco de surto epidêmico de dengue.

Os dados divulgados nesta sexta (6) revelam que o trabalho de controle e de combate à dengue no município não registrou avanços. O secretário de Saúde, Plínio Adry, reconhece que o índice está elevado, mas afirma que houve redução de 65% no número de casos.

A redução, como já afirmado neste blog, se deve muito mais a fatores como resistência imunológica adquirida pela população ao longo de quase 20 anos de surtos de dengue, e à subnotificação. Casos deixam de ser notificados ou porque o paciente não procura a rede pública de saúde ou porque a unidade de saúde do bairro não funciona, o que foi uma queixa geral no município durante quase todo o ano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Louise Lobato | Correio da Bahia

Um homem condenado por violentar sexualmente 42 mulheres morreu durante uma rebelião de presos na delegacia de Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. De acordo com a titular da delegacia de Irecê, que atua como substituta na delegacia da idade, o rapaz já tinha fugido da detenção e sido recapturado há cerca de 15 dias. “Ele também era foragido das delegacias de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães”, conta Lúcia Jansen.

A rebelião começou por volta das 13h da terça-feira (3), quando os detentos começaram a reclamar da comida. “Eles estavam bastante agitados ontem por conta da situação em Várzea Nova. Estávamos só com quatro policiais aqui, o restante estava ajudando lá. Eu acredito que eles queriam fugir, mas aqui não tem como, só pela porta da frente”, conta a delegada. “Depois de reclamarem da comida, eles atearam fogo nos colchões das celas, e conseguiram tirar as grades delas”. A detenção conta com quatro celas, com capacidades para quatro presos em cada.

Uma briga irrompeu entre os detentos, e durante a confusão, Ednaldo Souza Bispo, 27 anos, foi agredido pelos outros presos. Mais conhecido como ‘Peixe Frito’, Ednaldo foi condenado por estuprar 42 mulheres em diversos municípios baianos – caso mais recente em que ele se envolveu foi registrado na cidade de Irecê, em setembro de 2013. “Ele tinha diversos problemas com a polícia desde muito jovem”, relata Lúcia Jansen. “Primeiro ele se envolveu com as drogas, e depois passou a cometer estupros”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cinquenta profissionais são demitidos de hospital ilheense.
Cinquenta profissionais são demitidos de hospital ilheense.

Enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas do Centro de Terapia Intensivo (CTI) do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, que prestam serviço para a Fundação José Silveira, através de contrato com o governo da Bahia, foram demitidos hoje à tarde. Eles cumprirão aviso prévio e uma outra fundação deverá ser contratada pelo governo para promover uma nova seleção pública.

A medida pegou de surpresa a própria direção do hospital, que foi oficialmente comunicada por volta das 4 horas. Com as demissões, as cirurgias de emergência serão mantidas e a expectativa é quanto às novas contratações. Somente no Hospital Regional, aproximadamente 50 profissionais estão na lista. O Jornal Bahia Online apurou que nem mesmo o diretor geral Júlio Guzman ficou sabendo com antecedência da medida.

Por volta das 22 horas, a reportagem do JBO ligou para o plantão médico do hospital e falou com o próprio diretor Júlio Guzman, que confirmou todas as informações. Leia matéria na íntegra

Tempo de leitura: < 1 minuto
Greve entrou no segundo dia e expectativa é de que chegue ao fim na quinta (Foto Divulgação).
Greve entrou no segundo dia e expectativa é de que chegue ao fim na quinta (Foto Divulgação).

Cerca de setenta funcionários do Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras, entraram nesta terça (3) no segundo dia de greve. Eles cobram revisão dos salários. A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) diz que os salários foram nivelados por baixo e todos ganham salário mínimo, desde recepcionista a profissional de enfermagem.

A greve ocorre após quatro meses de negociações com o prefeito Almir Melo, segundo Raimundo Santana, presidente do Sintesi. O sindicalista afirma que os funcionários ainda não tiveram resposta concreta do governo municipal. A expectativa é de que a paralisação chegue ao fim na próxima quinta (5), quando os dois lados sentam-se à mesa.

O prefeito culpa as gestões anteriores pela defasagem salarial dos funcionários do Régis Pacheco. Almir Melo diz que o achatamento ocorreu nos últimos dez anos. O gestor ainda acusa os funcionários de terem deflagrado greve sem comunicação prévia, o que, para ele, torna o movimento “abusivo” e “ilegal”.

Santana, do Sintesi, afirma que o município e o Ministério Público Estadual foram comunicados, previamente, da paralisação com antecedência de 15 dias.

Tempo de leitura: 3 minutos

Thais Araújo | Agência Brasil

pessoa com deficiênciaVinte e cinco anos depois de promulgada a Constituição Federal, que assegura a todos os brasileiros, sem qualquer discriminação, o direito ao desenvolvimento e à autonomia, e cinco anos após o Brasil ter ratificado a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda é preciso implementar políticas mais incisivas para garantir os direitos dessa parcela da população.

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje (3), especialistas ligados à área reconhecem, no entanto, que entre os avanços observados nos últimos anos está o lançamento, em 2011, do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. O objetivo do plano é melhorar o acesso desses cidadãos a direitos básicos, como educação, transporte, mercado de trabalho, qualificação profissional, moradia e saúde.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que existem no Brasil aproximadamente 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população.

A presidenta do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), Teresa Amaral, defende, por exemplo, a implementação de mais ações preventivas por parte do Estado, voltadas à maior segurança no trânsito. Ela destacou que mais da metade dos deficientes físicos com lesão medular ou traumatismo craniano atendidos pela instituição estão nessa condição em razão de acidentes em ruas e estradas brasileiras. O IBDD atende a cerca de 5 mil pessoas por ano com variados tipos de deficiência, oferecendo orientação e assistência na defesa dos seus direitos.

“As políticas públicas ainda são muito desconectadas da realidade das pessoas com deficiência. Há tentativas, nas três esferas de governo, de se avançar no tema, mas são incipientes, porque ainda não há no Brasil uma cultura da política pública efetivamente trabalhada para as dificuldades da vida diária. O Brasil tem a melhor legislação das Américas nessa área, mas ainda não respeitada e, portanto, não há efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”, disse.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

educaçaoO Ministério da Educação (MEC) divulgou as médias obtidas pelas escolas brasileiras na edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dos desempenhos divulgados pelo MEC entre as escolas de Ilhéus e Itabuna, a que obteve melhor resultado foi o Galileu, de Itabuna, com média 611,27.

O Colégio e Curso Galileu é da rede privada, assim como o Colégio Divina Providência, que ficou em segundo, com nota média 576,01. O Sistema cravou 568,99, seguido de perto pela Coopedi Jorge Amado (563,85).

Compare com os resultados de 2011

O Colégio da Polícia Militar obteve 545,07, sendo o melhor na rede pública. Na sequência, vem o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que registrou média 499,52. Ambos obtiveram rendimentos melhores que os de 2011, contrariando os dados nacionais.

Para chegar à média, o PIMENTA somou as notas obtidas pelas escolas nas provas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.

ILHÉUS
Dentre os cinco colégios ilheenses listados pelo MEC, o que obteve melhor rendimento foi o Colégio Fênix, com 579,80. Já o Colégio Modelo, da rede pública, aparece com 487,29.

Curiosamente, o colégio Vitória, de Ilhéus, não aparece na lista, embora tenha sido o melhor do sul da Bahia por duas vezes nos últimos três anos.

Outra instituição que ficou fora foi o Instituto Nossa Senhora da Piedade, que apresentou melhor resultado no Enem 2011. O blog não conseguiu contato com as instituições.

OS MELHORES DO PAÍS E DA BAHIA
A instituição com melhor rendimento no exame em todo o país foi o Colégio Bernoulli, de Minas GeraIs, com média 722,15. Na Bahia, pela quarta vez, o Helyos, de Feira de Santana, liderou, com 695,55, sendo o sétimo melhor em nível nacional. Clique no “leia mais” abaixo e confira o desempenho de cada instituição.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Correio da Bahia

Kátia teve habeas corpus negado.
Kátia teve urgência de habeas corpus negada.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou nesta segunda-feira (25) a liminar que pedia urgência no julgamento do habeas corpus da médica Kátia Vargas, acusada de matar os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes com seu carro em Ondina no início de outubro.

Segundo Daniel Keller, advogado da família das vítimas, a decisão de negar a urgência para o pedido de liberdade da médica foi do ministro Moura Ribeiro, da 5ª Turma do STJ. Agora, todos os ministros da Turma vão julgar o mérito do habeas corpus e decidir se Vargas poderá responder em liberdade – não há previsão de que isso aconteça. “Em um caso comum isso leva uns 30 dias, geralmente”, explica Keller.

Keller diz que os familiares de Emanuel e Emanuelle receberam “muito bem” a notícia da decisão do ministro. “Nosso objetivo desde o início é que ela seja mantida presa até o julgamento”, explica.

Kátia está presa no Conjunto Penal Feminino desde o dia 17 de outubro. A reportagem não consegui contato com a defesa da médica, para saber qual o próximo passo que pretende tomar.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dois carros são roubados em dois dias no campus da Uesc.
Dois carros são roubados em dois dias no campus da Uesc.

Dois carros foram furtados na quarta e quinta-feiras (20 e 21) na Universidade Estadual de Santa Cruz. O furto da quarta ocorreu após um vigilante estacionar o veículo próximo à torre administrativa da universidade.

No outro dia, um carro foi surrupiado ao cair da tarde, informa o Ilhéus24h. De acordo com o site, a polícia investiga os dois casos e acredita que haja ligação entre eles.