Tempo de leitura: < 1 minuto

Lixão próximo à escola gera problema para educadores e alunos (Foto Divulgação).
Lixão próximo à escola gera problema para educadores e alunos (Foto Divulgação).

A falta de coleta e recolhimento de entulhos acabou gerando um “lixão” ao lado da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães, na Mangabinha. Segundo o diretor da unidade, Robson Sousa, a comunidade escolar já não suporta mais “a quantidade de moscas e o mau cheiro” no entorno.
O lixão tem atraído urubus e ratos para o terreno vizinho à escola. A situação não é nova. O absurdo já vem se arrastando desde o governo passado. O entulho não é recolhido há quase 30 dias.
A comunidade também não colabora. Robson afirma que os educadores vêm realizadno campanhas para conscientizar a comunidade a depositar o lixo em local adequado. O espaço utilizado como “lixão” pelos moradores é a região para onde está prevista a construção de quadra poliesportiva.
Quanto ao recolhimento dos entulhos e coleta de lixo, Robson Sousa disse ter entrado em contato com o responsável pela limpeza pública, mas recebeu informação de que o tratar usado no serviço está com “pneu furado”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Forró do Karoá lança Xote do Bom, amanhã, na House Music, em Itabuna (Foto Divulgação).
Forró do Karoá lança Xote do Bom, amanhã, 6, na House Music (Foto Divulgação).

No início dos anos 2000, o Forró do Karoá estourou regionalmente com uma mistura autêntica de xote e baião. Refrões como “Vem amor/ vem comigo/ vem dançar// vem amor/ é o Forró do Karoá” arrebanhavam público (cativo) no sul da Bahia. Após uma parada de sete anos, a banda retornou em 2012 com a mesma pegada. Amanhã, Vidal, Paulinho e Zelitinho celebram o retorno com o lançamento de um novo CD, Xote do bom, o terceiro da banda itabunense que difunde o autêntico som nordestino.
O show será neste sábado, 6, às 22 horas, na House Music Bar, na Avenida J.S.Pinheiro. Xote… é o nome da música que “puxa” o terceiro CD do trio do Forró do Karoá. Serão 12 canções, entre novas e regravações, como O livre-atirador e a pegadora, de Gilberto Gil.
COMPARTILHAMENTO GRATUITO DE CD
Todas as música de Xote do bom estão disponíveis para serem baixadas pela internet no Sendspace ou no site Palco MP3. “Este ano, decidimos não comercializar o CD, acreditando na força que as redes sociais têm para compartilhamento”, diz Vidal.
Vidal deixa claro o compromisso da banda em manter o nível de qualidade dos trabalhos. “Trabalhamos a sensualidade do forró, mas com a sutileza de quem faz arte e com a delicadeza própria da música de bom gosto”.
SERVIÇO
Quem: Forró do Karoá
Onde: House Music Bar
Quando: Sábado, 6, às 22h

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cavalgada terá leilão e shows no Parque de Exposições Antônio Setenta.
Cavalgada terá leilão e shows no Parque de Exposições Antônio Setenta.

Um leilão de bovinos e equinos, às 19 horas desta sexta, abre a II Cavalgada Rancho do Pimpo, no Parque de Exposições Antônio Setenta, em Itabuna. Serão três dias de evento que também terá função social. Alimentos arrecadados vão ser doados a entidades assistenciais do município.
No sábado, a partir das 15 horas, haverá provas de marcha e shows com Xamego a Mais e Renatinho dos Teclados, no parque de exposições.
A cavalgada será no domingo, às 11h, saindo do Jardim do Ó, centro, com encerramento no parque, onde haverá shows com Netinho do Forró, Xamego a Mais e Rian Giroto e Henrique, além de locução de Jó França e Rivamar Mesquita. Informações pelos telefones (73) 8171.6266 (Pimpo) e (73) 9981.1309 (Pablo).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Serviço de manutenção que está sendo feito na estação central de tratamento pode afetar, nesta sexta, 5, o abastecimento de água em Ilhéus, segundo a Embasa. O trabalho começou nas primeiras horas de hoje e deverá ser concluído até a meia-noite.
Devido à manutenção, localidades como centro, Malhado, Cidade Nova, Conquista, Alto do Pacheco, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Salobrinho e altos do Basílio, Esperança e Coqueiro podem ser afetadas, segundo a empresa.
A previsão é de que o abastecimento seja regularizado em até 24 horas após os serviços. Quem possui boa reservação de água, pouco sentirá os efeitos da manutenção na ETA, segundo nota da empresa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vovô era dos grandes nomes da capoeira baiana (Foto GR Webnode).
O baixinho “Vovô” era dos grandes nomes da capoeira baiana (Foto GR Webnode).

O contramestre Antônio Neviton dos Santos, do Grupo Raça, faleceu às 2 horas desta sexta-feira, em Itabuna, levando tristeza não só a quem era da capoeira, mas ligado a projetos sociais e ao esporte. A morte foi provocada por um infarto.
O corpo de Vovô está sendo velado no SAF, próximo ao Grapiúna Tênis Clube, na Avenida Juca Leão. O enterro está marcado para as 16 horas, no cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois contabilistas baianos foram presos sob a suspeita de participar de um esquema de fraude nas declarações do imposto de renda de pessoas físicas, em Salvador. As prisões ocorreram na manhã desta quinta-feira (4) durante a “Operação Teçá” (olhos atentos), da Polícia Federal, em parceria com a Receita e o Ministério Público Federal. Os nomes e idades dos suspeitos não foram revelados. Eles foram, inicialmente, autuados por fraude, e estão na sede da Polícia Federal, à disposição da Justiça.
Em coletiva realizada no final da manhã desta quinta, o superintendente da Receita Federal, 5ª Seção Fiscal, que abrange os estados da Bahia e Sergipe, Romeu Queiroz, disse que as investigações começaram após serem constatadas, só do exercício de 2012, quase duas mil declarações fraudadas enviadas de um mesmo computador, que fica em um escritório, no bairro do Comércio, na capital baiana. Informações do G1.

Tempo de leitura: 2 minutos

Veículo está há 93 dias na oficina à espera de solução.
Veículo está há 93 dias na oficina à espera de solução.

Um cliente da concessionária Topvel (GM) em Itabuna está há 90 dias à espera do conserto de um Corsa Classic. José Mariano Macêdo comprou o carro zero no dia 19 de dezembro do ano passado, retirando-o da loja dez dias depois. A via-crúcis do cliente começou no dia 1º de janeiro, quando o veículo sofreu colisão na parte traseira.
Segundo Mariano, o carro está desde o dia 2 de janeiro na loja, para a troca do assoalho traseiro. “Para espanto de todos, não existia o assoalho no estoque da Topvel ou da fábrica da própria GM”, indigna-se. A espera dura mais de 90 dias.
Para aumentar os prejuízos, Mariano diz que a concessionária o deixou sem veículo reserva, sob o argumento de que o seu Corsa Classic está “imobilizado” em outra concessionária, a Brione-Fiat. “Mas quem autorizou o veículo para o conserto na Brione foi a própria Topvel e tenho documentos e emails que comprovam isso”, ressalta.
Mariano lamenta que o atraso de 3 meses ocorra mesmo se tratando de carro com linha de montagem nacional e modelo popular. O cliente sente-se lesado porque, argumenta, “o veículo encontra-se em estado lastimável, abandonado em um pátio de oficina, a mercê do tempo e da sorte, esperando por atitude razoável da GM e da Topvel”.
TOPVEL RESPONDE
Fabrício Lima, gerente de oficina da Topvel, diz que a responsabilidade pelo envio da peça é do fabricante. “Realmente, já tem bom tempo [que o carro está na oficina], mas a questão é da Chevrolet”, afirmou.
A montadora, segundo Fabrício, providenciou a peça, no início do mês, quando descobriu que a mesma apresentava avaria, e cancelou o envio. O novo prazo para encaminhar a peça é de 15 dias, segundo o gerente. O serviço de funilaria será feito pela Brione, pois a Topvel presta serviços apenas mecânicos, conforme explicação da gerência.
Quanto ao veículo reserva, Fabrício afirma que a montadora suspendeu a locação porque o caso se tratava de acidente. “O cliente só tem direito a carro reserva quando ocorre pane elétrica ou defeito de mecânica. No caso dele, foi acidente de estrada, causado pelo cliente”, observou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Decisão do TRT também indeniza funcionária que acumulou funções de caixa e empatador.
Decisão do TRT proíbe acumular funções de caixa e empacotador (Foto TRT5).

Uma decisão da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5), em Salvador, estabelece que funcionário de supermercado que usa fardamento com marcas e produtos vendidos no local de trabalho tem direito a indenização pelo uso da sua imagem para fins comerciais. A ação foi movida por uma funcionária do Bompreço na Bahia.
A ação teve como relatora a desembargadora Luíza Lomba. Para a magistrada, “a utilização de camisetas promocionais em um supermercado, onde transitam milhares de pessoas diariamente, gera o direito à indenização porque caracteriza ‘propaganda, com objetivos comerciais, veiculada através do corpo do empregado que nada está a ganhar por isso’ e ‘sem a sua expressa autorização’”.
Ainda segundo a magistrada, “o fato de a imagem do trabalhador nessa condição ficar fora da grande mídia e a inexistência de provas quanto a dano material ou moral pelo uso da propaganda indevida não afastam o direito à indenização”. A ex-funcionária do Bompreço não teve o nome divulgado. Ela vai ser indenizada em R$ 3 mil. A decisão ainda cabe recurso.
CAIXA NÃO É EMPACOTADOR
O tribunal também puniu a rede de supermercados por obrigar a funcionária, que trabalhava como caixa, a também acumular a função de empacotadora. O valor total da condenação atingiu R$ 136 mil, pois envolvia outros direitos trabalhistas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Líder do MST era ameaçado desde 2010.
Líder do MST era ameaçado desde 2010.

Fábio dos Santos Silva, líder do MST no sudoeste da Bahia, foi executado com 15 tiros nesta terça, 2, em Iguaí. O crime foi cometido por pistoleiros que seguiam em uma moto e interceptaram o carro onde estavam o líder dos trabalhadores sem-terra, a esposa e uma criança.
Fábio vinha sendo ameaçado desde 2010 e chegou a ser preso, arbitrariamente naquele ano (reveja aqui). O líder do MST foi assassinado, brutalmente, na frente da esposa dele e de uma criança, conforme relatos do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Familiares aguardam a liberação do corpo de Fábio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rogério foi preso hoje pela manhã, após vários meses foragido (Foto Oziel Aragão/P. Sul da Bahia).
Rogério foi preso hoje pela manhã, após vários meses foragido (Foto Oziel Aragão/P. Sul da Bahia).

Rogério foi preso meses depois de tentar matar a própria esposa.
Rogério com a esposa ao fundo (Album familiar).

A polícia civil prendeu hoje, em Itabuna, Rogério Gomes Araújo, acusado de tentar matar a própria esposa, Ingrid Kaiuschia Araújo, 31, em um posto de combustível no Jardim do Ó, centro da cidade. A polícia cumpriu mandado de prisão contra Rogério, foragido há vários meses.
Rogério perseguiu a esposa e passou com um carro por cima da vítima, que teve fraturas múltiplas e ficou internada no Hospital de Base de Itabuna por dois meses.
Ingrid estava em uma moto Honda Biz e havia parado no posto, após dar carona a uma amiga. Apesar da tentativa de homicídio, Ingrid, segundo parentes, voltou a conviver com o algoz. Com informações do Portal Sul da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gilson Costa, dirigente do Sindicato dos Comerciários.
Gilson Costa, dirigente do Sindicato dos Comerciários.

Patrões e empregados terão nova rodada de negociações para definir percentual de reajuste e piso salarial para trabalhadores em supermercados em Itabuna. A nova rodada está marcada para amanhã, 2, às 17h. Os trabalhadores pedem reajuste de 8,5% para quem recebe entre R$ 734,00 e R$ 1.371,00 de salário. Os representantes dos supermercados oferecem 6,5%.
Além do percentual de reajuste e manutenção de direitos, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Gilson Costa, diz que a pauta inclui compensação por jornada de trabalho, adicional para dia de feriado trabalhado e R$ 75,00 de cesta básica no perído de junho a dezembro.
Segundo ele, a pauta é a mais enxuta dos últimos anos. As negociações também são conduzidas pelo delegado em Itabuna do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SindSuper), Jorge de Castro Mesquita Dantas. Vereador e diretor do Sindicato dos Comerciários, Jairo Araújo participa da mesa de negociações.

Tempo de leitura: 6 minutos

concursosLevantamento da Folha Dirigida indica, pelo menos, 37, 4 mil vagas em concursos com inscrições em aberto nesta semana. A maior remuneração é a do certame do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo. O salário pode chegar a R$ 21.766,15.
Das vagas, 23.046 são para quem possui nível superior, 10.078 vagas para nível médio,  2.281 para nível técnico e 2.070 de nível fundamental. Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Confira todas as vagas no link “leia mais”, abaixo.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wilmaci: ganho real e Plano de Cargos e Saláriios.
Wilmaci: ganho real e Plano de Cargos e Saláriios.

Os servidores municipais de Itabuna protocolam nesta segunda, 1º, a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2013. As principais reivindicações são reajuste com ganho real, implantação do Plano de Cargos e Salários, plano de saúde e tíquete-alimentação.
Wilmaci Oliveira, diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), considera absurdo “que os servidores até hoje não possuam Plano de Cargos e Salários nem plano de saúde”.
A campanha salarial será lançada às 9 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves. O slogan da campanha é provocativo: “A mudança começa pela valorização do servidor”. Mudança foi a palavra mais evocada pelos novos gestores na campanha eleitoral.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marçal morreu em acidente e a esposa, Ieda, ficou levemente ferida (Reprodução Itororó Já).
Marçal morreu em acidente e a esposa, Ieda, ficou levemente ferida (Reprodução Itororó Já).

O empresário Possidônio João Marçal, 65 anos, morreu neste domingo à noite, dia 31, em acidente na BA-263, próximo a Rio do Meio, distrito de Itororó. A esposa, a bancária Maria Ieda Cardoso Oliveira, 51, sofreu ferimentos leves. O acidente ocorreu por volta das 19h30min.
O casal viajava no VW Polo, preto, placa NYP-6596, e retornava de Minas Gerais para Itabuna. Segundo o Itororó Já, Marçal tentou frear o veículo ao avistar animal na pista. O VW Polo caiu em uma ribanceira e o corpo do motorista foi atirado para fora do veículo.
Maria Ieda conseguiu quebrar  vidro e sair do carro ainda no princípio do incêndio. O Polo foi destruído pelo fogo. Ela foi levada para o Hospital e Maternidade de Itororó.