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Veículo está há 93 dias na oficina à espera de solução.
Veículo está há 93 dias na oficina à espera de solução.

Um cliente da concessionária Topvel (GM) em Itabuna está há 90 dias à espera do conserto de um Corsa Classic. José Mariano Macêdo comprou o carro zero no dia 19 de dezembro do ano passado, retirando-o da loja dez dias depois. A via-crúcis do cliente começou no dia 1º de janeiro, quando o veículo sofreu colisão na parte traseira.
Segundo Mariano, o carro está desde o dia 2 de janeiro na loja, para a troca do assoalho traseiro. “Para espanto de todos, não existia o assoalho no estoque da Topvel ou da fábrica da própria GM”, indigna-se. A espera dura mais de 90 dias.
Para aumentar os prejuízos, Mariano diz que a concessionária o deixou sem veículo reserva, sob o argumento de que o seu Corsa Classic está “imobilizado” em outra concessionária, a Brione-Fiat. “Mas quem autorizou o veículo para o conserto na Brione foi a própria Topvel e tenho documentos e emails que comprovam isso”, ressalta.
Mariano lamenta que o atraso de 3 meses ocorra mesmo se tratando de carro com linha de montagem nacional e modelo popular. O cliente sente-se lesado porque, argumenta, “o veículo encontra-se em estado lastimável, abandonado em um pátio de oficina, a mercê do tempo e da sorte, esperando por atitude razoável da GM e da Topvel”.
TOPVEL RESPONDE
Fabrício Lima, gerente de oficina da Topvel, diz que a responsabilidade pelo envio da peça é do fabricante. “Realmente, já tem bom tempo [que o carro está na oficina], mas a questão é da Chevrolet”, afirmou.
A montadora, segundo Fabrício, providenciou a peça, no início do mês, quando descobriu que a mesma apresentava avaria, e cancelou o envio. O novo prazo para encaminhar a peça é de 15 dias, segundo o gerente. O serviço de funilaria será feito pela Brione, pois a Topvel presta serviços apenas mecânicos, conforme explicação da gerência.
Quanto ao veículo reserva, Fabrício afirma que a montadora suspendeu a locação porque o caso se tratava de acidente. “O cliente só tem direito a carro reserva quando ocorre pane elétrica ou defeito de mecânica. No caso dele, foi acidente de estrada, causado pelo cliente”, observou.

7 respostas

  1. O meu ja tem 60 dias numa oficina autorizada da Bb seguros um absurdo nao haver pecas para carros modelo básico, da ultima vez levei a Brione e tive sérios problemas também! Pequenas Causas em todos eles!!! Inclusive na Chevrolet, seguradoea e concessionária!

  2. Acho engraçado que depois os “importados” levam a fama das peças!!
    Eu que não compro porcaria de FIAT, GM, FORD OU VW.
    Te dão um BASICÃO e vc ainda passa por uma dessas!!!
    Porcaria!!!

  3. Tive um Corsa Hatch,2008/09,e posso te dizer: nunca mais compro um carro GM em minha vida,por conta do PÉSSIMO ATENDIMENTO DA Topvel em Vitória da Conquista,sem falar da “empurroterapia” e dos problemas sem solução….Chevrolet,meu amigo,nunca mais.

  4. O Cidadão precisa exercitar os seus DIREITOS! justiça neles e divulgação dessa ocorrência em todas as redes sociais. Quem sabe assim eles aprendem a respeitar os clientes!

  5. O Brasileiro tem que aprender a desenvolver o poder de boicote e há muito tempo que essas montadoras ditas nacionais (que na verdade não são) só fabricam carroças e cobram um absurdo em seus veículos. Um Gol custar 34 mil para a cada dois anos vim uma geração nova e não oferecer alguns itens que teriam que ser de série é lamentável(air bag nem pensar). O governo é conivente com essa falta de respeito das quatros marcas GM, Fiat, Ford e VW, pois sempre foi benevolente com elas, por exemplo permitir que um carro como o Celta ou um Ford Ka vá para as ruas é um absurdo, uma vez que não oferecem a minima segurança. Está na hora de experimentarmos “novas marcas” com a Hyundai, Peugeot, Toyota…

  6. Não existe lei no Brasil que obrigue as montadoras a fornecerem as peças de um veículo, mesmo que ele ainda esteja sendo fabricado. O veículo dessa reportagem pelo que vemos não está em estado lastimável, está dentro da oficina em local coberto. Livre dos efeitos do tempo. Infelizmente as oficinas ficam a mercê das montadoras no que tange o fornecimento de peças.

  7. GOSTARIA QUE O AMIGO, FIZESSE A GENTILEZA DE SE DESLOCAR ATÉ A OFICINA BRIONE PARA VER COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS EM QUE ESTADO SE ENCONTRA ESTE VEÍCULO, QUE INFELIZMENTE, PELA FOTO QUE FOI POSTADA REALMENTE NÃO TEM COMO VER. MAS SUGIRO QUE SE DESLOQUE ATÉ A REFERIDA CONCESSIONÁRIA PARA CONFIRMAR O QUE ESTÁ SENDO DITO E SE VC GOSTARIA DE ESTAR NESSA SITUAÇÃO, VENDO UM CARRO SEU COM 200 KM RODADOS NESSA SITUAÇÃO, POR CONTA DO DESCASO DE UMA MONTADORA QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM SEUS CLIENTES.

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