Farmácia é interditada no Centro de Ilhéus || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Pharmaco, que interditou três farmácias localizadas em Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados da PC-BA, os estabelecimentos comercializam produtos controlados sem autorização e mantinham medicamentos vencidos em estoque.

Ao todo, os policiais fiscalizaram cinco farmácias e apreenderam 4.798 produtos, a exemplo de medicamentos e substâncias em desacordo com a legislação vigente.

Operação apreendeu quase cinco mil produtos em cinco farmácias || Foto PC-BA

Além das medidas de fiscalização e apreensão, as equipes também orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos sobre os procedimentos necessários para regularização junto à Polícia Civil e aos órgãos competentes, reforçando a importância da conformidade sanitária e da segurança do consumidor.

A Operação Pharmaco também mobilizou equipes do Departamento de Polícia Técnica; Vigilância Sanitária Estadual; Procuradoria de Defesa do Consumidor de Ilhéus; e Conselho Regional de Farmácia.

Os irmãos Fabrício e Henrico Santos, que se enfrentaram no último Baiano de Karatê || Foto Cida Santos
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

O karatê sempre esteve na vida de Fabrício e Henrico Costa dos Santos, de 17 e 15 anos. Quando nasceram, o pai deles, Fabrício Xavier dos Santos, 43, já era adepto do Kyokushin, um dos estilos da arte marcial. Há nove anos, os irmãos se matricularam no Kyokushin Itabuna, no Centro, dos senseis Haroldo Moreira e Igor Veloso. E não pararam.

Moradores do bairro Nova Ferradas, estudam de manhã no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Nas noites de terça e quinta e aos sábados, têm aulas de karatê. O ritmo é mais puxado quando a formação cotidiana na luta se soma ao treinamento para as competições, explica Fabrício Costa ao PIMENTA. Mas a dupla tem dado conta do recado.

Fabrício acabou de conquistar o Campeonato Baiano de Karatê, na categoria juvenil, disputado no último dia 27, em Salvador. Já havia levado o título de lutador revelação do evento, em 2024.

Henrico segue o mesmo caminho. Campeão baiano no ano passado, na categoria infantojuvenil, ficou com o segundo lugar neste ano, no juvenil, derrotado pelo irmão na final. “É muita emoção. Torcia para os dois”, assegura Maria Aparecida Tavares Costa, 39, mãe dos caratecas.

Após duelo, Fabrício e Henrico dividem pódio do Baiano 2025, em Salvador || Foto Cida Santos

SONHOS SEM PATROCÍNIO 

Até o momento, os irmãos não têm patrocínio. A família banca as despesas nas competições. No Baiano, os quatro viajaram de carro próprio para a capital do estado, custeando também a hospedagem. “Em Itabuna, ninguém patrocina, ninguém valoriza o esporte de luta”, lamentou Fabrício Costa.

Atualmente, a dupla treina por uma vaga no Campeonato Brasileiro de Karatê 2026. O título nacional é um dos sonhos dos irmãos, que já conquistaram a faixa azul, a quinta das oito faixas do Kyokushin. “Eu quero ter mais resistência e aperfeiçoar meus golpes”, afirma Henrico, que chega a fazer 500 repetições abdominais em uma sessão de treino.

Lutar no Ultimate Fighting Championship (UFC), organização de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla em inglês), é outro sonho no horizonte de Fabrício. Questionado sobre as referências no mundo da luta, respondeu que admira os também caratecas Glaube Feitosa e Francisco Filho, consagrados com o título honorífico de shihan, atribuído aos grandes mestres das artes marciais.

Proliferação de mosquitos tira sossego de moradores de Ilhéus || Foto Genilton Vieira/Fiocruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de diversos bairros de Ilhéus notaram aumento significativo da presença de muriçocas, especialmente aos finais de tarde e durante a noite. A infestação se agravou nos últimos dois meses, de norte a sul da cidade.

Ao longo desta semana, o PIMENTA colheu relatos de moradores do Jardim Savoia, Malhado, Pacheco, Tapera, Conquista, Cidade Nova, Centro, Pontal, São Francisco, Nelson Costa e Hernani Sá, todos confirmando a perturbação associada à proliferação dos pequenos – e numerosos – hematófagos, nome dado às espécies que se alimentam de sangue de outros animais.

“Aqui não é só à noite, não. É o dia todo. Agora mesmo, estava sentado sem ventilador e não aguentei. Se vacilar, as muriçocas comem o cara vivo”, disse ao site um morador do Nelson Costa, nesta quarta-feira (8). “Olhando no meu braço hoje, fiquei assustada”, relatou moradora da Conquista, se referindo à quantidade anormal de mosquitos.

O QUE DIZ A PREFEITURA

O PIMENTA questionou à Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) sobre o fenômeno. Conforme a Pasta, não foram encontrados focos do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e zika. “Apenas de muriçoca, e esse tipo de mosquito não é de responsabilidade da Secretaria de Saúde”, acrescentou.

Também procurada, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus afirmou que obteve informação sobre o aumento da presença de mosquitos apenas na região do canal do Malhado. De acordo com a Sucom, naquele bairro, o problema está associado ao período em que o canal ficou sem limpeza devido à transição de empresas que prestam esse serviço.

TRT condena família que explorava criança || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia reconheceu que uma mulher, levada ainda criança do interior do estado para Salvador, não era “filha de criação” de um casal, mas atuava como empregada doméstica desde criança. Ela não teve as mesmas oportunidades que os demais moradores da casa. Às vezes era apresentada como filha, outras como empregada, segundo o TRT-BA. Por isso, a Justiça determinou o pagamento de indenização de R$ 50 mil. Cabe recurso.

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, em 2000, uma menina de seis anos, moradora de Lamarão, no interior do estado, foi levada para Salvador para morar com um casal. Inicialmente, foi para auxiliar o patrão, que havia sofrido um acidente. Com o tempo, passou a viver de forma definitiva na casa e, em 2003, o casal obteve sua guarda. A partir daí, ela passou a trabalhar para a família.

MENINA ACORDAVA ÀS 4H DA MADRUGADA

A menina fazia tarefas domésticas, sendo ensinada por empregadas que já trabalhavam no local. Precisava acordar às 4h para preparar o café da manhã da família antes de a patroa sair para o trabalho. Em alguns anos estudava pela manhã, em outros à tarde, e o período de aula era seu único momento de “descanso” entre os afazeres, que iam até a noite.

Aos 15 anos, quando nasceu o neto dos patrões, a jovem foi obrigada a deixar os estudos temporariamente para cuidar do bebê. Só aos 24 anos conseguiu concluir o ensino médio por meio de supletivo. Segundo ela, também era destratada. Em 2020, ao questionar sua situação, foi expulsa de casa.

Os patrões alegaram que conheciam a menina desde cedo, pois visitavam Lamarão com frequência, e que a mãe dela a entregou alegando que a família passava fome. Disseram que a receberam apenas com a roupa do corpo e uma sandália nos pés.

Segundo eles, a jovem era tratada como filha: não precisava acordar cedo para fazer café, frequentava a escola, brincava e chegou a fazer um curso técnico de enfermagem pago por eles. Disseram ainda que o comportamento dela mudou em 2018, quando começou a namorar um vizinho.

NUNCA FOI TRATADA COMO FILHA

Para a juíza Viviane Martins, da 12ª Vara do Trabalho de Salvador, é necessário analisar fatores socioeconômicos, históricos e culturais na aplicação do direito, em uma perspectiva antidiscriminatória.

Segundo ela, as testemunhas comprovaram que a mulher nunca foi tratada como filha ou irmã. Ela explica que de acordo com o que dito por uma testemunha a mulher passou a ser vista como um peso para a família pela sua presença sem a realização das atividades domésticas. O “irmão”, segundo seu próprio relato, “tomou as rédeas” e decidiu expulsá-la, sem se preocupar com seu destino. Outra testemunha, amiga da dona da casa há mais de 15 anos, nem se lembrava do nome da jovem.

Leia Mais

Ricardo Cardoso de Almeida é apontado como líder da quadrilha e ligado ao Comando Vermelho || Imagens PC-BA e Globo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia desencadeou a Operação Alligator, que prendeu um homem de 61 anos apontado como líder de grupo especializado no crime de extorsão mediante sequestro, responsável por pelo menos três ações deste tipo na região de Ubaitaba, no sul da Bahia. Ricardo Cardoso de Almeida foi detido nesta segunda-feira (6), na cidade do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Civil fluminense.

A operação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais e pela 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus), em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia baiana, a investigação revelou que o grupo mantinha as vítimas em cativeiro e exigia quantias em dinheiro para a libertação. O crime mais recente foi registrado em 23 de setembro deste ano, tendo como vítima uma mulher de 55 anos.

As equipes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos endereços no Rio de Janeiro. O homem de 61 anos foi capturado em cumprimento a uma ordem de detenção da justiça e já utilizava tornozeleira eletrônica. Ele possui ficha criminal que inclui registros por invasões a residências, roubo de carga, tráfico e associação para o tráfico de drogas, receptação, desobediência e lesão corporal culposa causada por atropelamento.

As apurações da Polícia Civil indicaram que os criminosos planejavam novos sequestros para as próximas semanas. Graças à ação integrada, a estrutura da organização criminosa foi desarticulada, impedindo a continuidade das ações. O preso permanece custodiado e à disposição da Justiça.

Bahia ocupa quarta posição no infame ranking do trabalho escravo || Foto Wellyngton Souza/Sesp-MT
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou o cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, conhecido como Lista Suja do trabalho escravo. A lista passou a contar com 159 nomes, sendo 101 de pessoas físicas e 58 de pessoas jurídicas. De acordo com a Pasta, houve aumento de 20% em comparação à lista anterior.

Entre 2020 e 2025, 1.530 trabalhadores foram resgatados desse tipo de situação. Os estados com o maior número de infrações foram Minas Gerais (33), São Paulo (19), Mato Grosso do Sul (13) e Bahia (12).

As atividades econômicas com o maior número de empregadores na lista são: criação de bovinos para corte (20 casos), serviços domésticos (15),cultivo de café (9) e a construção civil (8).

“Do total, 16% das inclusões estão relacionadas a atividades econômicas do meio urbano”, informa o ministério.

A Lista Suja é publicada semestralmente e tem como “objetivo dar transparência aos resultados das ações fiscais de combate ao trabalho escravo”.

DENÚNCIA

A denúncia de trabalho análogo à escravidão pode ser feita pelo Sistema Ipê, plataforma exclusiva para o recebimento. A denúncia pode ser  de forma sigilosa. Informações d’Agência Brasil.

Deputado Binho Galinha está preso desde sexta-feira (3) || Foto Agência Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa da Bahia afirmou que precisa ter acesso à íntegra da decisão judicial e aos autos do processo que determinaram a prisão do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida (PRD), Binho Galinha, para que possa adotar providências em relação ao destino do parlamentar na Casa.

“A Alba informa que recebeu a notificação judicial, mas sem ter acesso à decisão e aos autos do processo, o que levou a Casa Legislativa a solicitar oficialmente a documentação ao Poder Judiciário, e ainda aguarda resposta”, anunciou o Legislativo baiano, nesta segunda-feira (6), em nota.

Ainda conforme a Assembleia, nenhum órgão da Casa, seja o Conselho de Ética ou o Plenário, pode deliberar sem o exame prévio desses documentos. “Assim que os documentos estiverem acessíveis à Alba, a tramitação interna poderá ter seguimento”, acrescentou.

ACUSAÇÕES

O deputado é suspeito de comandar milícia com atuação em Feira de Santana e cidades vizinhas. Acusado em duas ações penais decorrentes da Operação El Patrón, ele voltou a ser alvo de investida da Polícia Federal e do Ministério Público da Bahia, na semana passada, no âmbito da Operação Estado Anômico, que também prendeu a esposa de Binho, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho dele, João Guilherme Escolano.

Segundo o Ministério Público da Bahia, a operação investiga a atuação de uma organização criminosa com estrutura complexa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.

Mesmo sob medidas cautelares, conforme as investigações, o parlamentar manteve a liderança do grupo, utilizando empresas de fachada e laranjas para movimentar recursos. A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro

Márcio Bodão tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A juíza Wilma Alves Santos Vivas, da 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus, acatou denúncia de fraude à cota de gênero contra o Avante, anulou os votos obtidos pelo partido nas Eleições 2024 e determinou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da legenda. Na prática, a decisão cassa o mandato do vereador Márcio Brandão, Bodão, e os diplomas dos suplentes Fabrício Nascimento e Luciano Luna.

O Ministério Público se manifestou pela procedência da ação. Na denúncia, Ninovaldo Jesus de Andrade acusou o Avante de registrar a candidatura a vereadora de Maria Rita Santos Teixeira, Mary Santos, apenas para cumprir o percentual mínimo de 30% da cota de gênero. Alega que a candidata não fez campanha efetiva, obteve somente sete votos e usou modelo padronizado de prestação de contas eleitorais.

Também apresentou áudios em que a investigada afirma ter feito acordo para ser candidata, sugerindo que, em contrapartida, teria obtido vantagem para “acabar de construir” uma casa. Na decisão publicada nesta segunda-feira (6), a juíza reproduziu a declaração de Mary Santos:

“O Avante precisou de mulheres candidatas. Fiz um acordo. Coloquei meu nome, mas já deixei bem claro que não vou fazer campanha, que não tenho nenhum interesse de ser candidata, que é só para compor legenda mesmo, porque senão ia diminuir o número de candidatos de homens. Aceitei, mas também foi uma coisa válida, porque vou acabar de construir minha casa”.

A declaração de Mary Santos citada na decisão judicial

Além de anular os votos de toda a chapa proporcional do Avante, a magistrada declarou Mary Santos inelegível por oito anos e determinou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário das eleições à Câmara de Ilhéus.

Até o momento, o Avante, Márcio Bodão, Mary Santos e os suplentes do partido não se manifestaram sobre o posicionamento da Justiça Eleitoral. Cabe recurso da decisão. Com Ilhéus24h.

Investigado foi detido na Cidade Nova, nesta segunda-feira (6) || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis cumpriram, nesta segunda-feira (6), na Cidade Nova, em Ilhéus, mandado de prisão preventiva contra um homem de 54 anos suspeito de descumprir medidas de proteção à ex-companheira.

De acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), mesmo intimado judicialmente para se afastar da mulher, o investigado permaneceu na residência onde morava com a vítima, passou a segui-la até o local de trabalho e não compareceu ao Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas para instalação da tornozeleira eletrônica.

Durante o cumprimento do mandado de prisão, os investigadores apreenderam um celular, que foi encaminhado para a perícia. O homem permanece custodiado à disposição da Justiça.

Crise no Hospital de Base leva a 150 demissões e fechamento de enfermaria e CTI || Foto PMI/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O clima é de apreensão no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, nesta noite de segunda-feira (6). 150 profissionais não concursados estão demitidos em um plano que, até onde se sabe, seria de contenção após a unidade enfrentar dificuldades até para pagar os funcionários em outubro.

As demissões alcançam várias áreas da unidade hospitalar e devem atingir – principalmente – os setores administrativo e de manutenção. Conforme apurado pelo PIMENTA, o plano também impactará o atendimento aos usuários do SUS no hospital municipal, pois a Enfermaria A e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) 3 serão temporariamente fechados por falta de material.

O PIMENTA tentou contato com o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), João Omar, por telefone, mas não obteve retorno. As ligações caíam na caixa de mensagem.

O supervisor administrativo-financeiro do Hospital de Base, Marcelo Pessoa, foi contatado, porém não comentou o assunto. Segundo ele, qualquer informação sobre o Hblem somente poderia ser fornecida pela presidência da instituição.

AMPLIAÇÃO E INVESTIMENTO DE R$ 75 MILHÕES

O Hospital de Base emprega quase mil funcionários. Recentemente, a unidade passou por ampliação, quando ganhou um anexo com novo centro cirúrgico, centro de bioimagem e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), num investimento de R$ 75 milhões do Governo da Bahia.

Van danificada após colisão na BA-001, em Ilhéus || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acidente de trânsito envolveu carro de passeio, van e motocicleta, no final da tarde desta segunda-feira (6), na BA-001, próximo ao clube do Baneb, Cururupe, litoral sul de Ilhéus. O motorista do carro, que apresentava sinais de embriaguez, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Motorista (de amarelo) é detido em flagrante pela PM || Imagem Redes Sociais

Com o impacto da batida, uma das rodas se desprendeu do carro, que foi parar na vegetação às margens da rodovia. As pessoas que estavam na moto e, pelo menos, uma das passageiras da van ficaram feridas, conforme relato de testemunha.

O aparente estado de alcoolemia do motorista do automóvel gerou revolta no local, onde testemunhas reivindicavam à Polícia que o condutor fosse algemado.

A colisão teria ocorrido quando viatura da Polícia Militar perseguia uma pessoa, segundo informações preliminares. Não foi esclarecido se a perseguição era a uma das pessoas que estava em um dos veículos envolvidos no acidente.

José Basílio tem 114 anos e mora em Serra Grande, distrito de Uruçuca || Foto PMU
Tempo de leitura: 2 minutos

Um morador de Serra Grande, distrito turístico de Uruçuca, quer entrar para o Guinness World Records como o homem mais velho do mundo. Aos 114 anos, José Basílio do Nascimento nasceu no dia 2 de janeiro de 1911, em Maceió (AL), e vive há décadas no município do sul da Bahia, onde constituiu família.

Neste domingo (5), José Basílio se reuniu com familiares em Serra Grande para celebrar a vida centenária. Pai de 12 filhos, é casado há 60 anos com Maria Ferreira. “Quando mais novo, tomava umas pingas, mas sempre manteve uma vida simples e saudável”, diz Manoel Basílio, de 55 anos, filho de José, referindo-se aos hábitos cultivados e transmitidos pelo pai.

“Sempre morou na zona rural, comendo produtos naturais. É o meu exemplo de vida. Desde criança, ele me incentivava a estudar, incentivava todos nós. Estudávamos aqui em Serra Grande, caminhando dois quilômetros para ir [à escola] e dois para voltar. Pra mim, ele é um exemplo de vida”, acrescentou o filho orgulhoso.

José Basílio e família durante a celebração deste domingo (5) || Foto PMU

Quem também se orgulha de José é o neto Emmanuel Basílio, de 15 anos. “Meu avô é uma pessoa muito importante, não só pra mim, mas para toda a família e para Serra Grande. Ele representa um dos últimos remanescentes da época dele, um homem trabalhador, de fé, que ajudou a construir esta localidade. Vejo nele um exemplo de esforço, obediência e ligação com Deus. Valores que quero seguir”.

A celebração contou com a presença da prefeita Magnólia Barreto (UB). “Seu José é um patrimônio vivo da nossa história. Um homem que carrega no olhar a sabedoria do tempo e a força do trabalho”, afirmou a gestora.

DISPUTA BRASILEIRA

A Prefeitura de Uruçuca auxilia a família de José Basílio a reivindicar o recorde do patriarca ao Guinness World Records. O processo de registro já teve início, com a reunião da papelada necessária. Caso o reconhecimento seja obtido, José Basílio será considerado oficialmente o homem mais velho do mundo.

Hoje o título é do cearense João Marinho Neto. Filho de Maranguape, ele nasceu em outubro de 1912 e completou 113 anos neste domingo (5), com direito à comemoração no lar de idosos onde reside, na cidade de Apuiarés (CE). No caso de João, a idade já foi certificada pelo Guinness. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a inglesa Ethel Caterham, de 116 anos.

Ladrão tentou furtar fios de cobre de ar-condicionado da Santa Casa || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Itabuna voltou a ser alvo de ação criminosa, neste domingo (5), quando um ladrão danificou fios de cobre do sistema de ar-condicionado do anexo do Hospital Manoel Novaes para furtar o material. A equipe de segurança da unidade flagrou o crime e conteve o larápio, mas ele conseguiu fugir antes da chegada da polícia.

Apesar da destruição da fiação do ar-condicionado, a equipe de manutenção da Santa Casa de Itabuna agiu rápido e, ainda durante o domingo, conseguiu fazer os reparos para que os pacientes não tivessem comprometido o tratamento. Com isso, o atendimento na Unidade de Quimioterapia, no anexo do Hospital Manoel Novaes, ocorre normalmente nesta segunda-feira (6).

A Provedoria da Santa Casa tem reforçado a segurança e adotado outras medidas preventivas para evitar a repetição das ocorrências de furtos, não somente na Radioterapia, mas também em outras unidades. Um boletim de ocorrência foi registrado e espera-se as medidas das forças de segurança, segundo afirmou a instituição, em nota.

FORÇA-TAREFA EM ILHÉUS

Na última sexta-feira (3), o PIMENTA noticiou que ferros-velhos de Ilhéus são alvo de operação preventiva que tem o objetivo de desencorajar a recepção de produtos de furto, a exemplo de fios de cobre. Formada pelas polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal e fiscais de posturas, a força-tarefa visitou estabelecimentos do ramo (relembre).

Bandido manteve vítimas sob a mira de pistola por quase três horas || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O criminoso que mantinha mulher e criança reféns libertou as vítimas e se entregou à Polícia Militar, após quase três horas de negociação, nesta segunda-feira (6), no condomínio Morada do Porto, em Ilhéus.

Identificado como Hebert Pereira da Silva, mais conhecido como Nego, o bandido fugiu de abordagem da PM e invadiu a casa das vítimas, que foram mantidas reféns das 10h até as 12h50min. Cercado pelos policiais, ele obrigou a mulher, identificada como Kauana Santana, a transmitir a ação ao vivo pelo Instagram.

Na negociação, os policiais militares tiveram a ajuda de advogados e de uma tia de Herbert Pereira,  que estava cumprindo pena por outros crimes em regime semiaberto. Ele deve passar por audiência de custódia na próxima quarta-feira (8). Atualizado às 21h11 para acréscimo de informações.

Homem mantém mulher e criança sob a mira de pistola || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após fugir de abordagem da Polícia Militar, um homem invadiu apartamento e fez mulher e criança reféns, na manhã desta segunda-feira (6), no condomínio Morada do Porto, em Ilhéus. Ele mantém as duas sob a mira de uma pistola enquanto ameaça matá-las, caso os policiais invadam o imóvel.

O homem obrigou a moradora do condomínio a fazer uma live (transmissão ao vivo) pelo Instagram. Nas imagens, que circulam nas redes sociais, ele tenta convencer os policiais a não invadir o apartamento. “Estão desacreditando, porra! Eu estou mandando descer”, gritou, dirigindo-se aos PMs.

Na sequência, falando à mulher, tenta tranquilizá-la. “Não vou fazer, não. Pode ficar tranquila”. Em outro trecho da transmissão ao vivo, o homem atirou duas vezes para cima, segundo ele, para demonstrar que sua arma não é de brinquedo.

Os policiais tentaram convencê-lo a libertar a criança, que tem pouco mais de um ano de idade, mas ele negou. Até o fechamento deste texto, o homem ainda matinha as duas vítimas como reféns.

Atualizado às 11h49min para correção – Ao contrário do informado anteriormente, mulher e criança não têm parentesco com o criminoso. Apelidado de Nego, ele já tem passagens pela polícia.

CRIMINOSO SE ENTREGA À POLÍCIA E LIBERTA MULHER E CRIANÇA FEITAS REFÉNS EM ILHÉUS