A primeira escola de cursos Instituto da Construção no Norte e Nordeste será inaugurada hoje, às 19h, em Itabuna. A escola vai oferecer especialização nas áreas de pedreiro assentador e revestidor, pedreiro azulejista, instalador de gesso acartonado, instalador eletricista residencial, instalador hidráulico e pintor de obras.
De acordo com Jaime Cordeiro, do IC em Itabuna, um dos cursos mais esperados, o de mestre de obras, será oferecido em breve. O instituto criado pelo mesmo fundador da franquia do “Pereirão”, a Doutor Resolve, David Pinto, conta com 40 unidades no país e espera chegar a 120 até o final de 2012.
Jaime vê na franquia solução para o déficit da mão de obra no sul da Bahia ao oferecer cursos profissionalizantes de alta qualidade na área da construção civil. “Os cursos têm base em matérias com aulas práticas e teóricas, divididas em módulos independentes”, sustenta. A unidade itabunense do instituto funcionará na Travessa Independência, 85, no Alto Mirante, em Itabuna.
Seleções e concursos públicos com inscrições nesta segunda-feira, 1º, oferecem total de 31,8 mil vagas e salários que alcançam R$ 22.911,73, casos do Ministério Público de Contas do Pará e no Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Na Bahia, concursos como o da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba) oferece 61 vagas e salário de R$ 2.204,59 para candidatos com nível médio ou superior de escolaridade.
Ainda no estado, as prefeitura de Ibotirama, Medeiros Neto e Valença oferecem vagas para todos os níveis de escolaridade e salários que variam de R$ 622,00 a R$ 6 mil. Confira vagas e editais no Leia Mais
Após a paralisação da sexta, 28, os professores da rede estadual voltam a cruzar os braços na próxima quarta, 3. De acordo com o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, o governo baiano não retomou as negociações. Ao Correio, Rui afirmou que enquanto as duas partes não se sentarem para negociar o que ficou acordado em julho, as paralisações programadas vão continuar.
Os professores fizeram em 2012 a mais longa greve do funcionalismo estadual baiano. Com 115 dias de greve, os educadores retornaram ao trabalho sob a promessa de reajustes que variam de 22% a 26%, mas parcelados. Além do reajuste de 6,5% de abril, a categoria terá aumentos em novembro e em abril do próximo ano.
Um corpo em avançado estado de de composição foi encontrado na manhã deste domingo, 30, por moradores de Maraú, no sul da Bahia. De acordo com a polícia, o corpo pode ser de um dos ocupantes do bimotor Sêneca EMB-810, que desapareceu no dia 24 de setembro após decolar do aeroporto de Ilhéus. Agentes da Delegacia do Turista de Ilhéus informaram que o corpo foi encaminhado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) onde passará por exames de identificação.
Nada foi encontrado junto ao corpo e não foi possível identificar nem se era homem ou mulher. No dia 26 de setembro, destroços da aeronave e o corpo do piloto foram encontrados em uma praia a 17 km do litoral norte de Ilhéus, por volta das 7h. Também foram encontrados documentos de navegação do avião e uma bolsa. Esses documentos divergiriam dos apresentados à Agência Nacional de Aviação, e por isso o dono do bimotor foi intimado a prestar depoimento. Informações do site R7.
Um jovem de 25 anos foi atingido por um tiro após ser roubado por dois bandidos na Travessa Catucicaba, Bairro Conceição, em Itabuna, hoje, por volta das 19h30min. Os criminosos tomaram o telefone celular do rapaz e deflagraram o tiro. O disparo atingiu a região da nuca e ocorreu assim que o jovem tentou se desvencilhar da dupla. Os assaltantes fugiram em direção à Beira-Rio.
A vítima foi socorrida e levada a um hospital. Após exames médicos, detectou-se que a bala está alojada na cabeça. Amanhã, o jovem passará por avaliação de neurocirurgião. Há pouco, a mãe da vítima se dirigiu ao Complexo Policial de Itabuna.
Tempo de leitura: 2minutosDutra morreu vítima de infarto (Foto Teixeira News).
A comunicação social da Bahia amanheceu de luto neste domingo, 30, com a triste notícia da morte do técnico em rádio e televisão Geraldo Cerqueira Dutra, 45 anos, encontrado morto em um quarto de hotel em Vitória da Conquista, sudoeste do estado.
Geraldo Dutra era natural de Itabuna, mas morava há mais de 10 anos em Teixeira de Freitas, onde era integrante dos quadros de funcionários da TV Sul Bahia. Ele estava em Vitória da Conquista fazendo um trabalho numa emissora de rádio e o seu último contato com o pessoal da TV Sul Bahia foi às 13h50min da última sexta-feira, 28, quando almoçava no Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista.
Ele chegaria em Teixeira de Freitas antes do meio-dia deste sábado (29) para honrar um compromisso com a TV e para isso ele deixaria o hotel em Vitória da Conquista por volta das 5h. O hotel sabia que ele deixaria o estabelecimento nas primeiras horas da manhã de sábado e, só no final da noite, os funcionários do estabelecimento de hospedagem estranharam o silêncio do hóspede, até porque, ele não atendia ao telefone do quarto. Foi quando os funcionários resolveram arrombar a porta do apartamento e se surpreenderam ao encontrá-lo morto.
Geraldo Dutra atualidade era considerado o técnico em rádio e televisão mais conceituado do estado da Bahia e vivia viajando o país dando manutenção e instalando emissoras de Rádio e TV. A mais recente emissora de rádio que implantou na região extremo sul, foi a Rádio Terramar FM de Itamaraju, na sua fase de aumento de potência. Informações do site Teixeira News.
A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) promoverá neste sábado, 29, mais uma edição do Dia da Responsabilidade Social. A partir das 9h e até as 13h, o cidadão terá acesso a 65 diferentes opções de serviços, oficinas e atendimentos em saúde, educação ambiental e empreendedorismo. Haverá também oferta de assistência jurídica gratuita no evento.
De acordo com o diretor da FTC de Itabuna, Cristiano Lôbo, o Dia de Responsabilidade Social já prestou 18 mil atendimentos desde a primeira edição, em 2007. Clique no leia mais e confira a relação de serviços gratuitos oferecidos no Dia de Responsabilidade Social.
Documentário retrata descaso da Construtora Casa Própria na destinação da lama de esgoto retirada do Canal Lava-pés, na Avenida Amélia Amado, em Itabuna. Imagens revelam onde a lama estava sendo lançada com a anuência da fiscalização de resíduos sólidos da prefeitura. A fedentina narrada em vídeo era coberta com mais lixo e entulho retirados das ruas do município.
Os funcionários do Banco do Brasil e Banco do Nordeste (BN) na região de Itabuna decidiram em assembleias, ocorridas ontem à tarde e nesta manhã, retornar ao trabalho depois de mais de uma semana de greve. Os bancários dependiam de propostas específicas feitas pelas diretorias dos dois bancos públicos. Todas as agências bancárias em Itabuna abrem nesta sexta pós-acordo. O BB possui duas agências no município e o BN tem uma.
No caso do Banco do Nordeste, os funcionários retornaram após analisar a proposta do banco de piso de R$ 1.892,00 para contratados como analistas bancários (remuneração mínima) e compromisso do banco em distribuir até 9% do lucro líquido a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Neste caso, a PLR será de 90% dos salários mais fixo de R$ 1.540,00, conforme comunicado do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região. O BN possui duas agências na área do sindicato, sendo uma em Itabuna e outra em Camacan.
Os funcionários do Banco do Brasil e Banco do Nordeste na área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Itabuna decidiram manter a greve iniciada na semana passada. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do sindicato em Itabuna, há pouco.
Os funcionários do BB mantiveram greve por 26 votos, 15 contrários e duas abstenções. Já os funcionários da Caixa Econômica, decidiram retornar ao trabalho por 24 votos. Dez dos trabalhadores votaram pela continuidade e quatro se abstiveram. Como são bancos públicos, as três instituições têm propostas específicas, diferentemente dos bancos privados.
Tempo de leitura: < 1minutoGreve em Itabuna fechou 100% das agências bancárias (Foto Pimenta).
Reunidos em assembleia na noite desta quarta, 26, os bancários das instituições privadas decidiram acabar com a greve que começou na terça-feira da semana passada (18).
Os empregados dos bancos particulares aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê reajuste salarial de 7,5%, aumento de 8,5% do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação. Determina também aumento de 10% para a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa também fizeram assembleias. Os empregados do BB concordaram com a proposta do banco e também voltam ao trabalho nesta quinta-feira. O pessoal da Caixa, no entanto, decidiu rediscutir a proposta em nova assembleia prevista para hoje. Informações da Agência Brasil.
Tempo de leitura: 3minutosA visão lá de cima… é bonita. Que tal descer e conferir “de perto”?
Lixo, desorganização, urubus, cachorros e gente misturados no que seria o maior centro de abastecimento da região.
O nome é pomposo: Centro Comercial de Itabuna. A foto do Google também é de orgulhar o grapiúna mais desatento. Porém, a realidade é chocante e o cheiro, insuportável.
Mesmo assim, pela localização privilegiada, o Centro Comercial de Itabuna atrai milhares de pessoas de toda a região sul-baiana para suas compras ou negociar mercadorias a fim de abastecer outros pequenos centros, como Itajuípe, Buerarema, Itapé, Salobrinho e as demais feiras livres de Itabuna.
O que não dá para entender é que, mesmo com a importância do Centro Comercial, o poder público ignora a central de abastecimento. É tanta sujeira que fica difícil imaginar que a Vigilância Sanitária faça alguma visita “de cortesia” ao local.
Maioria dos boxes está abandonada no centro comercial (Fotos Marcos Maurício/Pimenta).
Os comerciantes reclamam da administração do condomínio, gananciosa na hora de cobrar o “pedágio”. Em troca, abandona os comerciantes na lama com mercadorias expostas no chão, misturados com lixo, pombos, urubus e outros bichos.
Não existem setores específicos para comercializar no local, a exemplo do Mercado da Farinha que se encontra abandonado. Apenas dois ou três comerciantes insistem apenas para manter a freguesia.
O Mercado de Carne está fechado há mais de quatro anos e carnes de procedência duvidosa são vendidas em barracas de madeira e expostas ao tempo como se ali fosse um mercado medieval.
Mercado de Carnes esvaziado e carne exposta sem refrigeração.
A maioria dos boxes está abandonada e depredada, servindo de abrigo para usuários de crack e outros como “motel” para as meninas que ali fazem programa. Não existe estacionamento e a desorganização das barracas faz com que os corajosos clientes sejam obrigados a pisar na lama, pular mendigos e bêbados.
Teto da “Sombrinha” apresenta ferrugem e ameaça desabar (Marcos Maurício/Pimenta).
Na área central (na verdade, o único local construído para servir de “feira”) a Sombrinha, como é conhecida, está com a estrutura comprometida e pode cair a qualquer momento. Por isso, os feirantes já – involuntariamente, evacuaram o local.
Alguns comerciantes de flores ainda resistem por não encontrar local adequado e com sombra para abrigar seus produtos.
Produtos comercializados no chão (Foto Marcos Maurício).
O caos é estabelecido no sábado quando os feirantes da zona rural chegam com seus produtos e são abordados pela fiscalização e após o pagamento do “pedágio” são abandonados no meio da sujeira.
Para piorar, o prefeito Capitão Azevedo transferiu os camelôs que estavam numa “gambiarra” em cima do canal da Amélia Amado e os alojou em um puxadinho no Centro Comercial, obrigando a maioria a mudar suas atividades e montar pequenos bares para tentar sobreviver.
Feirantes ainda têm que disputar espaço com a tradicional “Feira do Rolo”, que é o comercio de trocas, estilo escambo, mas que sempre acaba em briga, além da famosa “feira do rato” que tem como protagonistas usuários de crack e pequenos meliantes que vendem os resultados dos seus “trabalhos”.
Um detalhe interessante é que candidatos a prefeito e vereador fazem questão de promover o corpo a corpo no Centro Comercial todos os sábados. Talvez, no meio de tanta sujeira, alguns se sintam em casa.
Animais, veículo e carnes: o que está à venda?
O corpo do piloto do bimotor Sêneca EBM-810 foi encontrado no início desta manhã de quarta, 26, a 17 quilômetros da praia, na região conhecida como Joia do Atlântico, informa o G1. O corpo foi localizado entre destroços da aeronave.
As buscas continuam para localizar os corpos de Carita Ramos, 61 anos, e José Nilton Ramos, 58. O bimotor levava o corpo de Carita para Goiás. Ela morreu afogada na praia de Coroa Vermelha, no sábado. O corpo da turista era trasladado para Brasília, mas fez pouso em Ilhéus devido às condições do tempo. José Nilton era esposo de Carita.
Um homem invadiu o setor financeiro da Faculdade Madre Thaís, na Avenida Itabuna, em Ilhéus, e levou quantia ainda não calculada em dinheiro. O assalto ocorreu por volta das 21h. De acordo com as primeiras informações, o assaltante teve a ajuda de comparsa, numa moto, para fugir do local tranquilamente e sem levantar suspeitas de alunos e professores. Ninguém ficou ferido na ação dos bandidos. Houve início de tumulto com a chegada de policiais militares acionados pela instituição logo após o roubo.
Tempo de leitura: < 1minutoRogério fugiu desde a noite do crime (Álbum familiar).
A polícia civil deverá solicitar à Justiça a prisão preventiva de Rogério Gomes Araújo. Ele sumiu na noite do último sábado, 22, quando atropelou, propositalmente, a esposa Ingrid Katiuschia Dantas Araújo. O crime ocorreu em um posto de combustível no Jardim do Ó, no centro de Itabuna, conforme testemunhas.
A vítima está internada em estado grave no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Ingrid estava em uma moto Honda Bizz e deixava a amiga no posto quando foi atropelada. Rogério estava em um VW Gol. A amiga de Ingrid, Adriana dos Reis, também foi atingida.
Familiares de Ingrid prestaram queixa contra Rogério, que não atende a ligações e sumiu desde o momento do acidente. Foto do acusado do crime foi divulgada nas redes sociais, como o Facebook, por Carlos Anyck, primo da vítima.
A Delegacia Especializada de Atenção à Mulher (Deam) investiga o atropelamento proposital. Informações preliminares davam conta de que Rogério estava escondido na região norte de Ilhéus.