Tempo de leitura: 2 minutos
Parte da fachada do prédio histórico destruído neste domingo.
Parte da fachada do prédio histórico destruído neste domingo (Fotos José Carlos Barreto).
Operários caminham pela Ruffo Galvão após prédio ser destruído.
Operários caminham pela Ruffo Galvão após demolição.

Um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Itabuna, o casarão do engenheiro e ex-deputado estadual Gutemberg Amazonas, falecido em 2009, foi completamente demolido neste domingo, 30. O prédio situado na praça Manoel Leal, centro, chamava a atenção pela imponência.

Nos últimos três anos, o município sul-baiano tem perdido suas principais referências arquitetônicas, a exemplo da primeira sede do Banco do Brasil, também na mesma praça, e o prédio do Colégio Divina Providência, na Rua São Vicente de Paulo.

Confira fotos de José Carlos Barreto, que, com tristeza, flagrou as cenas de destruição de parte da história de Itabuna. Uma empresa da área de construção civil pretende transformar o local em estacionamento privativo.

casarão gutemberg amazonas3
Parte da fachada do prédio histórico destruído neste domingo (Rosa Penza).

20 respostas

  1. Infelizmente Itabuna é uma cidade que não ta nem aí para seus patrimonios históricos. Por acaso já se esqueceram do Cine Itabuna que virou uma igreja? ou do Teatro Amélia Amado que virou uma serralheria? ou até mesmo de uma obra que nunca termina que o teatro do colégio AFI onde quase todos os anos há campanhas de revitalização e nunca que se acaba, até parece uma obra da prefeitura de Itabuna “Canal Lava Pés” até quando isso vai continuar acontecendo?

  2. – Sabe Guimarães, em Itabuna
    (de dentro para fora, e pré-didática).
    Em Itabuna, a pedra não sabe lecionar,
    e se lecionasse, não ensinaria nada;
    lá não se aprende a pedra; lá a pedra,
    uma pedra de nascença, entranha a alma.

    -Pois é João: “Itabuna é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus, mesmo, se vier, que venha armado”

  3. Itabuna cidade de criminoso!
    Todo dia passo pelo local e ficava namorando esta arquitetura! Mais um crime contra um patrimônio da humanidade. Assim foi o Barracão da estrada de ferro de Mutuns! A Casa do Coronel Tertuliano! A antiga desportiva de Itabuna! Na rua Aires de Almeida,onde fica a Maçonaria,todo dia passo e fico namorando algumas arquiteturas que os meus olhos enchem de alegrias,mais até quando?
    Será que não basta Itabuna ser uma cidade de delinquente e violenta?

  4. Mais uma vez é praticada uma maracutaia com a participação dessa quadrilha que está, até hoje, à frente da prefeitura. Só fez diminuir Itabuna.
    Uma vergonha!

  5. Está tudo sendo tombado (jogado ao chão). Esta cidade não preserva a sua História e nem o seu patrimônio. Em terra de cegos quem tem um olho é rei.

  6. Tecido social e cultural esgaçado por pessoas quem vem de suas terras para destruirem a Memoria de um povo que ta letárgico diante dos valores culturias .
    Que Deus desperte sabedoria e que a Associacao de Moradores e Comerciantes do Centro Historico de ITABUNA -AMO ITABUNA seja um marco nessa nova etapa .

  7. Itabuna precisa de homens investidores, como os atuais proprietários do velho casarão, será construido um valioso edificio na area nobre da cidade. Meus parabens ilustres investidores. Quem precisa de Historia é o Brasil, que nem sabemos da sua verdaddeira origem. (Indio, Portugues e Negro) nós samos um 1/3 de tudo isso aí !!!!!!!

  8. -Os prefeitos que passou por aqui, inclusive o recente, não cuidaram do presente, quanto mais do passado. Na realidade eles se preocupam mesmo é em aumentar o seu patrimonio, para que seus herdeiros continuem vivendo muito bem no futuro.
    -Espero que o Vane venha para ser diferente, mais pela sua postura de omissão e conivencia na camara, duvido muito.

  9. É uma propriedade privada , não existia nenhum processo de tombamento que impedia sua demolição, a arquitetura não era nada especial, Itabuna precisa urgentemente regularizar o uso do solo , aqui é o único lugar do mundo que tem vaga reservada para juízes em plena rua onde todos pagam seus impostos, em frente outra vaga reservada para advogados com OAB, isto ninguém reclama, somos governados por cegos, donos de lojas usam calçadas para expor suas mercadorias, lojas de carros usados usam a calçada na Inácio Tosta, outros usam a calçada para ampliar a oferta de mesas para seus bares, alguém reclama? claro que não, somos um povo ignorante, não sabemos cobrar o cumprimento da lei..

  10. No anoitecer do governo, parece maracutaia. Não tem dinheiro para nada, mas tem para cometer uma barbaridade dessas. Aquela arquitetura tão bonita, em cidade evoluída, seria preservada e transformada em biblioteca com sala de teatro, mas em Itabuna não se faz nada pela preservação do patrimônio. Já disse um político que essas coisas “é coisa de fresco”.

  11. A casa estava em ruínas, trata-se de uma propriedade particular, desembaraçada e sem algum embargo que impedisse a reforma ou até mesmo a demolição da mesma.
    O comentário de Walmir Rosário beira o riso, haja vista que o mesmo foi funcionário da prefeitura durante um bom tempo. Já a Rosa Penzza, está com uma peseudo- associação, que diz ela preservará e revitalizará o patrimônio histórico de nossa cidade. (balela)
    Bem,.. me preocupo com as pessoas que habitam os passeios do nosso centro da cidade, consumem drogas, passam fome..o resto é só cimento, ostentação.
    Vejam só caros leitores, há uma crítica sobre local pra estacionar, moradia, serviços em geral..quando enfim há um investimento neste sentindo, há esses “comentaristas” É tanta hipocrisia que uma casa histórica num bairro periférico pode ser demolida sem mais delongas, mas no centro da cidade , nossa! Deixa quieto, deixa de bobeira e deixa de bobagem. Para presevar a memória pode-se investir em educação e cloro comer pimenta.

  12. Eu por exemplo tenho vaga memória deste político, ele fez alguma coisa por esta cidade ou fez no estado do seu sobre nome não merecia ter o nome preservado por uma única casa.

  13. Muitos estao fazendo comentarios sobre patrimônio histórico.deveriam se juntar os q estao preocupados compatrimonio historico e comprar a casa e deixar pra relíquia. Vcs acham q uma pessoa iria pagar $$$$$ ali pra deixar aquele museu velho e acabado? Mim poupe os comentarios idiotas.

  14. O patrimônio de um povo é sua gente, sua história, seus livros, monumentos, casas e casarões. O código de postura do município deve regulamentar estes patrimônio que servirá de estudos algum dia. Vamos exigir mais dos nossos governantes, ações que busquem conservar o tradicional, sem perder espaços para o que é atual. Se não conservamos os patrimônios da cidade, praças e jardins, casas, igrejas, predios antigos, óu mais, só vamos encontrar respostas nos mausoléus dos campo santo. Viva a Arte!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *