Tempo de leitura: < 1 minuto
Repórter e técnicos ao pé de um jequitibá.

O trabalho de preservação do jequitibá no sul da Bahia foi mostrado no programa Globo Rural, da Rede Globo. Equipe de reportagem da emissora de televisão visitou fazendas em Ipiaú e Ubatã, onde a Ceplac e o Instituto Cabruca fizeram cadastro das árvores, etapa inicial de georreferenciamento das plantas nativas da região.

O trabalho busca preservar espécies nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção. “Além da sua importância para a lavoura, porque consegue compensar a falta de chuva, [o jequitibá] recicla nutrientes e contribui com matéria orgânica, as árvores da cabruca podem agregar valor à produção quando se observa a roça como um espaço produtivo”, afirma Durval Libânio, do Instituto Cabruca.

Os idealizadores do projeto também buscam tornar o trabalho referência para a tentativa de tornar o jequitibá patrimônio natural, cultura e paisagístico do sul da Bahia. Nessa linha, a Ceplac, órgão federal da agropecuária, já desenvolve na região cacaueira sul-baiana o projeto Conservação Produtiva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os mais de 300 funcionários do Hospital São José decidiram retornar ao trabalho nesta terça, 21, após a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus se comprometer a pagar o restante do salário de julho até a próxima sexta-feira, 24.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, afirma que o fim da greve foi possível pelo comprometimento do município em adiantar pagamento de serviços prestados ao SUS pelo hospital. O procedimento não é comum, mas atende a apelo dos trabalhadores.

Santana afirmou que a manutenção da greve também poderia comprometer as finanças do hospital ainda mais. “O faturamento poderia cair drasticamente”, disse em entrevista ao PIMENTA. A paralisação durou uma semana e só 30% dos funcionários estavam trabalhando. O percentual é o mínimo exigido pela legislação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A fabricante do achocolatado Toddynho firmou acordo de R$ 420 mil com o Ministério Público do Rio Grande do Sul após ter comercializado o produto com misturada parecida com água sanitária.

Do valor, R$ 390 mil serão de indenização ao Fundo da Infância e da Juventude do Estado e R$ 30 mil serão revertidos para instituição que atue na área educacional.

A comercialização do Toddynho chegou a ser suspensa no Rio Grande do Sul após, pelo menos, 39 consumidores se queixarem de queimaduras ou irritação após beber o produto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A TARDE

Candidatos de nível médio com interesse em trabalhar em órgãos ambientais podem aproveitar as oportunidades abertas em dois concursos para órgãos federais. Há vagas em diferentes cidades do país. As seleções são para técnico administrativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da  Agência Nacional de Águas (ANA).

O primeiro está  oferecendo 300 vagas em 19 estados do Brasil e mais o Distrito Federal. Todas elas são para técnico administrativo com remuneração de R$ 2.580,72. Para a  Bahia, estão sendo disponibilizadas 16 vagas deste total. As inscrições devem ser feitas no site da Cespe (www.cespe.unb.br), até o dia 13 de setembro.

Já a ANA está promovendo concurso para suprir  45 vagas, que também exigem nível médio. A remuneração é de R$ 4.760,18. Quem está organizando o concurso é o Cetro Concursos Públicos e as inscrições devem ser feitas no site da empresa até o dia 19 de setembro no site www.cetroconcursos.org.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um traficante de drogas tentou engolir 30 pedras de crack durante uma abordagem realizada por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Iaçu, no norte baiano. Nitevaldo da Silva Nascimento, de 39 anos, foi abordado pelos agentes com o entorpecente ainda dentro da boca. Ele tentou engolir para escapar do flagrante, mas não conseguiu.

A carga foi apreendida e dois adolescentes que estavam com o traficante foram encaminhados ao Ministério Público. O acusado havia deixado a cadeia há oito meses, depois de cumprir uma pena de nove anos por tráfico de entorpecentes. Ele voltará para a cadeia e responderá pelo mesmo crime cometido anteriormente. Informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: 2 minutos
A turística Ilhéus fecha o mês de julho à frente de Itabuna em empregos (Foto José Nazal).

– DIFERENÇA É MAIOR QUANDO CONSIDERADOS ÚLTIMOS 12 MESES

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que Ilhéus inverteu sequência histórica e gerou mais empregos do que Itabuna nos sete primeiros meses deste ano, embora a diferença seja pequena: 288 a 281.

A diferença aumenta quando considerados os últimos 12 meses. A economia da Terra de Gabriela abriu 948 vagas ante as 733 de Itabuna no mesmo período.

A ultrapassagem em 2012 pode ser atribuída aos resultados obtidos pelos dois municípios em julho, quando Itabuna cortou 58 postos de trabalho e Ilhéus seguiu tendência nacional ao abrir 69 novas vagas.

Comércio, serviços e indústria foram os setores que mais colaboraram para o fraco desempenho de Itabuna. Juntos, eliminaram 116 postos de trabalho.

Com abertura de 65 novas vagas, a construção civil ajudou a reduzir o estrago dos setores que fecharam o mês passado no vermelho.

ILHÉUS

Os números de julho da economia ilheense demonstram recuperação no setor agropecuário, que abriu 49 novos empregos, seguido da construção civil, com 47 novas postos de trabalho.

Comércio e serviços apresentaram resultados negativos. Cortes de 19 e 15 vagas, respectivamente. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, comércio e serviços foram os setores com desempenho superior aos demais: 374 e 269 novos postos com carteira assinada.

Os números do Ministério do Trabalho e Emprego também revelam que a Bahia abriu 2.209 vagas em julho. Nos primeiros sete meses, foram 35.656 novos empregos. O Estado alcançou 42.319 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Colisão entre ônibus e carro de passeio (à dir.) congestionou trânsito (Foto Pimenta).

Um acidente entre Fiat Pálio e ônibus da Rota Transportes na rótula de acesso ao Terminal Rodoviário Francisco Ferreira, em Itabuna, por volta das 16h, causou grande engarrafamento e atrapalhou a vida de quem trafegava pelas avenidas Inácio Tosta Filho e Amélia Amado.

A rótula de acesso à rodoviária ficou obstruída por mais de 30 minutos. O Fiat Pálio foi prensado pelo ônibus, mas os ocupantes do carro de passeio saíram ilesos.

Acidente provocou confusão no trânsito na região da rodoviária (Foto Pimenta).
Tempo de leitura: < 1 minuto
Liderança dos agricultores faz pronunciamento no aeroporto (Foto Cena Bahiana).

O protesto de agricultores dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, iniciado no dia 10 de agosto, continua até hoje (15) no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, onde os manifestantes se revezam num plantão que mobiliza 100 pessoas a cada dia.

As lideranças dizem que a ocupação prosseguirá  até que a principal reivindicação do grupo seja atendida, com a reintegração de posse das fazendas invadidas por índios (e supostos índios, como acusam os agricultores) da tribo Tupinambá.

O conflito se acentuou a partir do decreto da Funai, que reconheceu 47 mil hectares  na região como território tradicionalmente ocupado  pelos índios. A definição, questionada judicialmente, atinge uma área dominada por pequenas propriedades rurais, assentamentos de agricultura familiar, além de pousadas, resorts e casas de veraneio. Enquanto a justiça não toma uma posição, dezenas de propriedades vêm sendo atacadas.

Leia mais no Cena Bahiana

Tempo de leitura: < 1 minuto

O gestor da unidade itabunense da Coelba, Carlos Morais, afirmou que o desligamento de energia elétrica na Avenida Juracy Magalhães, no último dia 9, foi necessário para a realização de manutenção e melhoramento na rede. Durante todo o dia da última quinta, consumidores residenciais e comerciais reclamaram da falta de aviso por parte da concessionária de energia elétrica (confira aqui).

Segundo Morais, o desligamento foi “em caráter emergencial” e “informado aos consumidores na véspera, por meio de comunicados em [emissoras] de rádio”. A rede atende, também, grandes empresas instaladas ao longo da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), a exemplo dos supermercados Atacadão e Makro.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Comando de greve calcula que a adesão ao movimento é de 90% dos funcionários.

Os funcionários do Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, deflagaram greve nesta terça-feira, 14. O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, afirma que a adesão ao movimento é de 90%. Os trabalhadores cruzaram os braços após reivindicar pagamento de salários atrasados.

Durante a greve, 30% dos trabalhadores ficarão na ativa para atendimento aos pacientes internados e casos de urgência e emergência, conforme estipula a legislação. A direção da Santa Casa de Misericórdia ainda não se pronunciou. A greve também afeta o atendimento na única maternidade pública de Ilhéus.

O dirigente do Sintesi afirma que a greve foi o único recurso para levar a provedoria da Santa Casa a negociar o pagamento de salários atrasados. Raimundo Santana afirma que a instituição vem descumprindo acordos feitos até na Justiça do Trabalho. O PIMENTA não conseguiu manter contato com a direção do Hospital São José.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Falso dentista preso em Floresta Azul (Reprodução TV Santa Cruz/Pimenta).

A polícia prendeu um homem que se passava por dentista em Floresta Azul, no sul da Bahia, nesta segunda-feira, 13. Apesar de ter consultório odontológico completo, Antônio Oliveira Nascimento afirmou à polícia que não exercia a profissão de dentista.

Os policiais apreenderam um revólver, um par de algemas e um carro roubado, na residência de Antônio Oliveira. O falso dentista responderá a processo por exercício ilegal da profissão, porte ilegal de arma e receptação.
Tempo de leitura: < 1 minuto
“Nunga” é acusado de quase 10 homicídios.

Um bandido morreu em confronto com a polícia civil na rua Beira-Rio, bairro Nova Itabuna, hoje pela manhã. Emerson Teixeira da Silva, o Nunga, era procurado pelo assassinato de, pelo menos, dez pessoas no sul da Bahia, segundo o Alerta Total, da TV Cabrália.

De acordo com a polícia, Nunga é apontado como suspeito de ter baleado um jovem em Itabuna. O criminoso matou uma mulher a facadas, em Barrolândia, e deixou a arma crava na genitália da vítima. Era considerado o terror do extremo-sul baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto


A imagem acima é da área de estacionamento do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. De acordo com funcionários, a invasão de animais de grande porte se tornou comum no único hospital público do município e referência regional.

Os animais aproveitam resíduos lançados em lixeiras espalhadas nas áreas de estacionamento e também fazem “visita” constante ao depósito onde também é jogado resíduo hospitalar (foto abaixo).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A greve dos funcionários da fabricante de pneus Bridgestone completou 44 dias neste domingo, 12, e já se tornou a mais longa do setor industrial no País, informa a agência A Tarde. Quebrou recorde da paralisação registrada no ABC paulista em 1979, quando metalúrgicos cruzaram os braços sob o comando do então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva.

A paralisação dos borracheiros baianos começou com a exigência de reajuste e melhores condições de trabalho. Hoje, o embate está relacionado ao desconto dos dias parados. Segundo a agência de notícias, a Bridgestone suspendeu o pagamento dos salários e quer descontar o período não trabalhado.

Simone Hosaka, diretora de Recursos Humanos da Bridgestone, afirma que a multinacional aguarda proposta do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Borracha de Camaçari (Sindborracha) para o parcelamento do desconto ou formas de compensação dos dias parados.

O presidente da entidade, Clodoaldo Gomes, alega que a fabricante não está disposta a negociar. A Bridgestone tem como principal cliente na Bahia a fábrica da Ford, também instalada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Funcionários do Hospital São José decidem entrar em greve.

Os funcionários do Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira, 14. A decisão foi tomada durante assembleia realizada ontem, 10, e se deve aos constantes atrasos de salário.

De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, as conversas com a provedoria da Santa Casa não tiveram evolução, o que levou os trabalhadores a deflagrar a greve na próxima terça.

Santana disse que o sindicato buscou até mesmo a mediação da Delegacia Regional do Trabalho, mas não houve resultado. Uma ação obrigou a Santa Casa ilheense a celebrar acordo para quitação de salários. “Entretanto, a instituição não tem honrado as decisões”, afirma.