Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitura abandonou a rua Epitácio Pessoa no São Pedro.

A prefeitura de Itabuna parece ter esquecido da rua Epitácio Pessoa, no São Pedro. O estado de abandono tem levado taxistas a não aceitar corrida para aquele trecho do bairro. As ruas esburacadas e a rede de esgoto estourada formam um cenário dantesco. Nem a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) nem a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) dão as caras por lá. O bairro parece não ter lá muita sorte. A única obra tocada pelo município, a pavimentção Pedro Jorge, está parada há quase quatro meses.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Consultec fará nova prova para os candidatos às vagas de professor de física ou química no processo seletivo do governo baiano. A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Educação após parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). No domingo, 500 candidatos acabaram não fazendo as provas devido a atraso de mais de duas horas no colégio Polivalente, em Salvador. A data do exame será 11 de fevereiro.
Os candidatos ao cargo de professor de física em 28 cidades-polo farão novas provas, dentre eles Itabuna e Teixeira de Freitas. Outros candidatos às vagas de Química em 27 cidade também farão novo exame. O edital com a convocação e a data da nova prova será divulgado nesta quarta (1º) no Diário Oficial do Estado. As cidades apontadas são aquelas para as quais os candidatos em Salvador assinalaram como opção de vaga. Clique no “leia mais” e confira a relação de cidades-polo onde ocorrerão novas provas.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição online do jornal A Região traz uma denúncia grave de moradores do bairro Pontalzinho, onde a polícia descobriu ontem um laboratório para refino de drogas pesadas. Moradores afirmam que a praça do Trabalho virou “bordel” e abriga vários laboratórios de drogas: – Engana-se quem pensa que por ser o centro da Itabuna estamos livres deste tipo de crime.
A praça do Trabalho é assim retratada: -Não passa de um bordel a céu aberto, com prostituição, tráfico de drogas, assaltos, som sempre alto, um ambiente propício para quem gosta do que não presta. A droga está por toda parte.
O “dono” do laboratório descoberto ontem conseguiu fugir. De acordo com investigações da polícia, o homem que escapou das garras da polícia é braço direito de Wesley Sales de Camargo, 29, preso em dezembro passado. Wesley usava um lava a jato como fachada para produzir e comercializar drogas na Beira-Rio, centro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Polícia usa microfone para tentar acalmar os ânimos entre sindicalistas.

A tentativa de membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de criar um sindicato regional exclusivo para servidores municipais da área da Saúde acabou em guerra, hoje, em Itabuna. Homens e viaturas da Polícia Militar foram acionadas para acalmar os ânimos entre os membros do SindservSaúde e representantes da CTB e Força Sindical.
Os defensores da criação do sindicato regional de servidores municipais da área da saúde marcaram assembleia para as 13h na sede do Sindicato dos Servidores Federais (Sintsef), na rua Floriano Peixoto.
A CTB e a Força Sindical se uniram para “melar” a assembleia. Sindicalistas das duas centrais acamparam antes da assembleia na porta do Sintsef. Parte deles invadiu a sede da entidade. A polícia militar foi acionada e conseguiu evitar o pior.
Servidora municipal, Maria das Graças Souza defende a criação do SindservSaúde e afirma que foi ameaçada durante a guerra entre membros das três centrais sindicais.
Membros da CTB e da Força Sindical dizem que a criação do SindservSaúde tem apenas objetivos políticos. Já os defensores do sindicato afirmam que os sindicatos de servidores municipais, como o Sindserv Itabuna, atendem a várias categorias dentro da área pública e não conseguem se ajustar às demandas específicas dos profissionais em saúde.
A votação estava marcada para as 13h. Os sindicalistas “invasores” acabaram realizando votação sem a presença dos idealizadores da nova entidade. E, coincidência!, o Sindserv Saúde foi rejeitado pela maioria da assembleia.
Atualizado às 23h50min

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) retirou do ar o resultado do vestibular 2012, publicado ao meio-dia de hoje, e apenas informa a portaria com a data para confirmação de matrícula.
Há pouco, o diretor da Gerência de Seleção e Orientação (Geseor) da Uesc, José Reis, explicou que o resultado foi tirado do ar porque o arquivo estava muito pesado. “A empresa escaneou os resultados e nos enviou, mas os arquivos pesavam dez megabytes (10 MB). O site (da Uesc) não aguentou”, disse José Reis ao PIMENTA.
De acordo com o diretor da Geseor, o resultado voltará ao ar ainda nesta tarde. Ele retificou a data para matrícula dos aprovados no vestibular e que têm ingresso previsto para o primeiro semestre. A data será de 6 a 8 de fevereiro. Para aqueles com entrada no segundo período letivo, a matrícula será de 11 a 15 de junho.
Confira o resultado do vestibular 2012 clicando aqui

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acaba de divulgar o resultado do Vestibular 2012. Os 800 alunos aprovados para ingresso no primeiro semestre terão de 6 a 8 de fevereiro para comparecer ao colegiado do curso e confirmar a matrícula. Já para aqueles alunos aprovados para entrada no segundo semestre do ano, a matrícula será de 11 a 15 de junho.
Site da Uesc instável – Logo após a divulgação do resultado do vestibular, o site da Uesc começou a apresentar grande instabilidade e os estudantes reclamam que não conseguem ter acesso ao resultado do exame 2012. Abaixo, o PIMENTA disponibiliza um link próprio com a lista completa da primeira chamada. Basta clicar e esperar carregar o documento para conferir os resultados para todos os 33 cursos de graduação da universidade.
Confira o resultado do vestibular 2012 clicando aqui

Tempo de leitura: 2 minutos

Clébia: desaparecida há um mês.

Após 30 dias do desaparecimento da estudante universitária Clébia Lisboa, a polícia ainda não tem “nada de concreto nem pistas” sobre o paradeiro da ex-funcionária da sucursal do jornal A Tarde. Clébia residia no bairro Pontalzinho, em Itabuna, e desapareceu  em 30 de dezembro, quando deixou a casa da avó do ex-namorado Sílvio Maciel para comprar verdura.
O desaparecimento comoveu o sul da Bahia e gerou, na internet, uma corrente de apelos e pedidos de informações do paradeiro da jovem.
O PIMENTA conversou nesta manhã com um agente da 1ª Delegacia de Polícia, onde estão concentradas as investigações do Caso Clébia. De acordo com ele, a polícia colheu depoimentos e desenvolveu uma operação, há 12 dias.
A ação não resultou em avanço nas investigações. “Não houve coleta de provas suficientes para, por exemplo, solicitar prisão preventiva”, afirma o agente da Polícia Civil que pediu para não ser identificado. A delegada Sione Porto, que cuida do caso, não foi encontrada para comentar o caso.
A polícia começou a investigar o desaparecimento da estudante cerca de 10 dias após o desaparecimento de Clébia. Cerca de dez depoimentos foram tomadas, dentre eles o de amigas da vítima, do pai, Crispiniano Lisboa, e do ex-namorado, Sílvio Maciel.
O pai de Clébia não acredita que ainda a encontre viva. Numa entrevista a este blog, Crispiniano apontou Sílvio Maciel como suspeito. O ex-namorado da vítima nega participação no desaparecimento. Quem tiver informações sobre o caso, pode ligar para o 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Militar).

Tempo de leitura: 2 minutos

Uesc tem horário especial para atender aprovados no Sisu (Foto Jonildo Glória).

Os aprovados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm hoje e amanhã (30 e 31) para matrícula nas universidades para as quais se inscreveram. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), são 371 convocados para os curso de graduação.
O horário de atendimento na Uesc será das 8h às 12h e das 13h às 16h no colegiado do curso para o qual foi inscrito. A instituição abriu metade das vagas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e se inscreveu no Sisu.
Quem não foi convocado nas duas primeiras chamadas ainda pode concorrer a vagas remanescentes, bastando acessar o Boletim de Acompanhamento e clicar no botão de confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do Sisu. O endereço do site é o http://sisu.mec.gov.br/. O prazo para manifestar interesse vai até o dia 1º de fevereiro.
RESULTADO DO VESTIBULAR 
A Uesc pode divulgar ainda hoje o resultado do vestibular 2012. Pelo menos essa foi a promessa da Aocp ao final das provas do exame, no dia 10 de janeiro.
Trata-se do último vestibular da instituição. A partir de 2013, todas as vagas da graduação na Uesc serão preenchidas somente com alunos que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A universidade não fará mais vestibular a partir de 2013, quando todas as vagas dos cursos de graduação serão preenchidas via Enem/Sisu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou ontem à noite o 12º assassinato do ano. Érico Pereira de Jesus, 20, foi assassinado no bairro Nova Itabuna, por volta das 20h, quando retornava para casa. Um homem não identificado disparou cinco tiros que atingiram a vítima no cabeça, braço e tórax. De acordo com o site Notícias da Cidade, Érico já havia sido preso por porte ilegal de arma. Nesta madrugada, a polícia prendeu quatro homens suspeitos de participação no crime.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Protesto fechou entrada da faculdade em 2010 (Foto Pimenta/Arquivo).

Alunos da Unime Itabuna afirmam que a faculdade quebrou acordo assinado em setembro de 2010 e não mais renovará matrícula pela linha de crédito educativo do Instituto Educar.
O acordo foi assinado entre instituição e alunos em 2010, quando o corpo discente fechou a entrada do pavilhão 2 da Unime Itabuna e a avenida J.S.Pinheiro exigindo o retorno de descontos e linhas de crédito (relembre).
A direção da faculdade decidiu então que, a partir daquela data, a linha de crédito valeria apenas para os alunos já matriculados. “Estão descumprindo o acordo. Vão prejudicar dezenas de estudantes”, diz uma aluna.
A Unime Itabuna oferece aos alunos outras opções de crédito educativo: o Fies (federal) e o Pra valer, do Itaú. “Se eu mudar agora para outra linha de crédito educativo, quando terminar o curso eu terei de pagar dois financiamentos ao mesmo tempo”, reclama aluna do curso de pedagogia também afetada pela medida.
Os alunos prometem novos protestos caso a faculdade corte o crédito educativo pelo Instituto Educar. “As condições de financiamento para mim são melhores do que pelo Fies. Pelo Educar, não há juros, mas apenas correção”, explica.
O PIMENTA entrou em contato com a Unime Itabuna. A direção da faculdade promete se pronunciar nesta segunda-feira (30) quanto ao rompimento de acordo com os alunos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Rodrigo Farias, 26, faleceu ontem, no Hospital Calixto Midlej Filho. Ele foi internado na sexta (27) no Hospital São Lucas. Devido a complicações, foi transferido para o Calixto Midlej, onde morreu após uma infecção generalizada.
Rodrigo era nutricionista e professor do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), antigo Colégio Polivalente, e do curso técnico em enfermagem do Manoel Novaes.
Familiares e amigos prestam as últimas homenagens a Rodrigo no Velório Santo Antônio. O enterro está previsto para as 16h deste domingo.
Atualizado às 11h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rômulo Guimarães Passos, 17, foi executado nesta tarde no bairro Santo Antônio, em Itabuna. O adolescente estava na travessa Guanabara quando homens efetuaram os disparos de dentro de um Fiat Pálio vermelho. 
A polícia ainda não conseguiu prender os envolvidos na execução. Não há informações se o adolescente era usuário ou traficante de drogas. Rômulo era aluno do colégio Josué Brandão e fazia pouco tempo que havia retornado para Itabuna, segundo o site Radar Notícias.
Com o assassinato do jovem, Itabuna atinge em janeiro a triste marca de 11 homicídios. O município registrou aumento de 6,8% no número de mortes violentas em 2011 quando comparado a 2010 (confira aqui). No segundo semestre do ano passado, a cidade registrou 90 assassinatos. De janeiro a junho do ano passado, foram 67.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que o número de casos de dengue em Itabuna aumentou 206% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre o dia primeiro e hoje foram registrados 95 casos suspeitos, enquanto em 2011 foram 31.
As informações repassadas diariamente pela Secretaria de Saúde de Itabuna para a Vigilância Epidemiológica do Estado revelam que os bairros com maior número de casos foram Santo Antônio, Fátima e o centro que, juntos, fizeram 32 notificações.
Leia mais n´A Região

Tempo de leitura: < 1 minuto

Núbia: referência.

A médica ilheense, Núbia Mendonça foi eleita a mulher mais influente na categoria “Medicina e Saúde” pela revista Forbes Brasil. Referência no combate ao câncer infantil, Núbia é consultora da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital São Rafael e  diretora de relações institucionais do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), que disponibiliza hospedagem, tratamento complementar, alimentação, transporte, exames e medicação para crianças e adolescentes.
“Dura, longa e difícil é a luta destas crianças, que passam por obstáculos como a falta de informações, recursos e acesso às instituições”, diz a médica, que  colhe os resultados de 43 anos de medicina, dos quais, 35 dedicados a oncologia pediátrica.
”Procuramos dar todo apoio necessário para que elas não abandonem o tratamento, e graças a isto chegamos a índices superiores a 70% de cura”, afirma.
Leia mais no Blog do Thame

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fontes da polícia afirmam que a ordem para matar o traficante Marival da Silva Júnior, o Babalu, hoje, no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, partiu do conjunto penal da cidade vizinha, Itabuna. No presídio itabunense, internos não encontram dificuldades para circular com telefones celulares.
Babalu comandava o tráfico na região do Fonseca, bairro dos mais pobres de Itabuna. O bandido era temido e foi preso diversas vezes, acusado de tráfico e homicídios. Ele foi espancado até a morte durante um banho de sol no presídio ilheense hoje pela manhã. Babalu estava no Ariston Cardoso desde o último final de semana, após ser preso em Serra Grande, balneário de Uruçuca.
Logo após a notícia da morte do traficante, as polícias civil e militar realizaram uma grande operação no Morro do Macaco, situado no Fonseca. Durante a operação, foram presas mais de 20 pessoas. Parte delas já foi ouvida.