Tempo de leitura: < 1 minuto

Babalu foi assassinado durante "baba" (Foto A Região).

O traficante Marival da Silva Júnior, o Babalu, foi assassinado nesta quarta-feira (25) no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. De acordo com informações da polícia, Babalu foi espancado até a morte durante o banho de sol desta manhã, apurou o repórter Fábio Roberto.
Babalu se envolveu numa suposta discussão com demais internos e foi espancado até a morte. O corpo do traficante será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Itabuna.
O criminoso foi preso na semana passada em Serra Grande. Ele era tido como um dos maiores traficantes de Itabuna e comandava a venda de drogas na região do Fonseca e Novo Fonseca.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lagosta será encaminhada ao escritório do Ibama.

Quatrocentos e vinte quilos de lagosta foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no trecho da BR0-101 em Camacan, no sul da Bahia, nesta madrugada de quarta (25). A carga estava sendo transportada numa picape Fiat Strada como se fosse “peixe”.
Durante abordagem de patrulheiros rodoviários, o motorista, nervoso, apresentou a nota fiscal de carga de peixe, mas a surpresa veio quando vistoriado o produto. Não era peixe nem camarão, mas lagosta.
O motorista, que não teve o nome divulgado, disse que a lagosta foi adquirida em Alcobaça, no extremo-sul do estado e seria levada para Salvador. A carga renderia até R$ 16.800,00 ao dono.
Como a captura de lagosta ocorreu em período de defeso e não tinha nota, a carga foi apreendida e, conforme a PRF, encaminhada para o escritório do Ibama em Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Clébia: desaparecida há 25 dias.

A estudante de Administração, Clébia Lisboa, está desaparecida há quase um mês e até agora a polícia não tem novidades no caso. As investigações são conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Itabuna.
Foram tomados cerca de dez depoimentos de parentes, amigos e do ex-namorado de Clébia, Sílvio Paulo Maciel, mas até agora nenhuma informação sobre o paradeiro da estudante e ex-funcionária da sucursal do jornal A Tarde em Itabuna.Ela desapareceu no dia 30 de dezembro.
As principais suspeitas recaem sobre o ex-namorado de Clébia, mas a polícia deixa claro que até ali não havia razão para, pelo menos, pedir a preventiva do estudante de Direito. Sílvio nega ter qualquer participação no sumiço da estudante.
O pai da estudante, Crispiniano Lisboa, disse não acreditar mais que vá encontrar a filha com vida. E acusou o ex-namorado de Clébia.”Para mim, ele está enterrado nisso até o pescoço”.
Informações sobre o paradeiro da estudante podem ser repassadas à polícia nos telefones 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil). O telefone de contato do pai da estudante é o (73) 9953-5223 (Crispiniano).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dados preliminares apontam que Itabuna gerou em 2011 o menor número de empregos com carteira assinada dos últimos dez anos.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a economia itabunense gerou apenas 755 novos empregos no ano passado. Resultado semelhante só foi alcançado em 2003 (772 novos empregos).
No outro extremo, o município registrou recorde de novos empregos em 2008, com 1.932 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os números consolidados serão conhecidos até amanhã.

Tempo de leitura: 9 minutos

O início de 2012 é de corrida por concursos públicos. São pelo menos 126 deles com inscrições abertas e salários que podem chegar a R$ 23.826,57.
Além das 46,2 mil vagas, existem também os concursos para formação de cadastro de reserva em instituições como Banco do Brasil e conselhos regionais . Clique no Leia mais e confira vagas selecionadas pelo portal G1.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano ampliou em Itabuna as vagas para cursos técnicos com a transformação do Colégio Estadual Lourdes Veloso, no São Caetano, em Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep). A escola vai oferecer vagas para Técnico em Desenho de Construção Civil, Técnico em Comércio e Técnico em Comunicação visual.
De acordo com a diretora do Cetep, Crystina Bonin, os cursos têm duração de quatro anos e podem se matricular pessoas que já concluíram o ensino fundamental (8ª série). Será oferecido no período noturno o curso modular de Técnico em Comércio, na modalidade Proeja Médio e com duração de dois anos e meio.
O interessado deve apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. O período de matrículas vai até 27 de janeiro e existem vagas para os turnos da manhã e tarde. O telefone do Cetep é o (73) 3613-7875. Além do Lourdes Veloso, outra escola transformada em centro de educação profissional em Itabuna foi o Polivalente, onde já são oferecidas vagas em áreas como enfermagem, nutrição e segurança do trabalho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) quer que a Vulcabras/Azaleia do Nordeste indenize em R$ 14 milhões os municípios afetados pelo fechamento de unidades industriais da empresa no centro-sul baiano. Na avaliação da procuradora Rosângela Lacerda, esta seria uma das formas da indústria diminuir os impactos causados aos municípios pela desativação das unidades e impacto causado nessas economias.
– Ainda não recebemos a comunicação oficial sobre o acordo firmado, mas a oferta de três cestas básicas e um par de tênis nos parece muito pouco para uma empresa que está deixando a economia de seis municípios completamente arrasada com o anúncio do fechamento das unidades – disse a procuradora.
Ela disse que a medida tem a finalidade de “salvaguardar o direito dos trabalhadores e da sociedade”. Os trabalhadores atingidos são das localidades de Iguaí, Ibicuí, Itati, Potiraguá, Itarantim e Maiquinique. Dois mil trabalhadores foram afetados pela decisão da multinacional brasileira que optou por transferir para a China parte da sua produção.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Euvaldo Lodi está selecionando estudantes de Pedagogia para estágio remunerado. São 30 vagas distribuídas pelos turnos da manhã e da tarde para estagiar em escolas e creches locais. O estudante pode se inscrever até amanhã (20), 18h, na sede do IEL, na avenida J.S. Pinheiro, 1.328-B, fundo da Cristal Veículos, em Itabuna.
O candidato deve apresentar documentos pessoais e o comprovante de matrícula no curso de Pedagogia. O contrato é de um ano, renovável por igual período. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3613-5805.

Tempo de leitura: 2 minutos

O bombeiro André Azevedo e o bebê Pedro Henrique já protegido (Foto Osvaldo Viana).

Bombeiros estão entre as profissões mais respeitadas do mundo. E não é só por, como se diz, apagar fogo. Hoje, uma guarnição do Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionada para auxiliar o trabalho de parto na rua Geraldo Ribeiro, no Gogó da Ema, em Itabuna.
O relógio marcava 8h30min quando o telefone 193 tocou. Vizinhos de Adriana Oliveira Santos pediam auxílio ao Corpo de Bombeiros para conduzir a jovem à maternidade. O neném estava para nascer. “Foi uma situação inusitada. Chegamos para fazer a condução, mas o menino já havia sido expulso [nascido]”, conta o bombeiro André Azevedo.
Pedro Henrique acabou nascendo quando a mãe, sentindo dores, tentou levantar. Os bombeiros viram que tinham uma missão além do simples transportar para a maternidade.
O bebê estava ainda na posição em que veio ao mundo, de cabeça para baixo, amparado por uma vizinha. “Então, colocamos o bebê na linha da mãe, fizemos o corte do cordão umbilical e a limpeza e embalamos Pedro Henrique, para deixá-lo aquecido”, conta o bombeiro André Azevedo.
O profissional recorreu aos seus conhecimentos em saúde. Ele é educador físico e professor das disciplinas Habilidades em Saúde e Primeiros-Socorros nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física na Unime de Itabuna.
Ações como esta ocorrem com muito pouca frequência. Segundo André Azevedo, a última vez em que  o Corpo de Bombeiros local auxiliou em um parto de emergência tem mais de dois anos.
Pedro Henrique nasceu saudável, mas o risco naquele momento, conta o bombeiro, era de que pessoas sem orientação viessem a cortar o cordão umbilical. O risco aí, frisa, é de infecção por algum descuido de higiene ou também no transporte até uma maternidade. O bebê e a mãe estão internados na maternidade Ester Gomes. Os dois estão bem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wesley Andrade (Foto Arquivo Pessoal/Pimenta).

O empresário Wesley Andrade, da produtora de vídeo Câmera Hum, de Itabuna, faleceu no início da noite desta quarta-feira (18) após sofrer acidente automobilístico no município de Maraú, localizado no sul da Bahia.
Wesley dirigia um VW Fox que colidiu com outro veículo na estrada para Saquaíra. O empresário faleceu momentos depois da colisão. A esposa, Gorete Teixeira Andrade, e as filhas Juliana e Lissa foram encaminhadas para o Hospital de Base de Itabuna.
Gorete Andrade encontra-se em estado grave. As duas meninas sofreram leves escoriações. (Atualizado às 23h55min)
Às 11h05min (19/01) – O corpo do publicitário Wesley Andrade foi levado para Ilhéus e será encaminhado, até o início da tarde, para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). Segundo a polícia, Wesley colidiu com um Fiat Siena que era dirigido pelo cunhado dele, de prenome Everaldo, irmão de Gorete. Com fratura exposta, mas consciente, Everaldo está internado no Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação divulgou há pouco mais uma parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni). Até o meio-dia desta terça (17), o ministério registrou 733.932 candidatos na disputa por bolsas e 1.402.253 inscrições, já que cada um pode concorrer a vagas em até dois cursos.
O Prouni oferecerá 195.030 bolsas neste primeiro semestre, das quais 98.728 integrais e as 96.302, parciais (50% da mensalidade). São 1.321 instituições de ensino superior particulares que oferecem vagas neste período. De acordo com o MEC, a Bahia é até aqui o terceiro estado em número de inscrições (96.781), superado apenas por São Paulo (280.412) e Minas Gerais (165.259).
CRITÉRIOS
O candidato a vaga no Prouni precisa ter feito o Enem 2011 e registrado pontuação de, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas e, pelo menos, nota mínima em redação, além de comprovar que está cursando ou cursou o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular. As inscrições são feitas somente pela internet no endereço http://prounialuno.mec.gov.br/

Tempo de leitura: < 1 minuto

O coordenador do Samu 192 de Itabuna, Reinaldo Ferreira, disse ao PIMENTA que iniciou procedimentos administrativos para investigar a denúncia de descaso no atendimento à jovem Josiene Gallo Castro, 31 anos. A vendedora passou mal ontem pela manhã e o noivo, Flávio Henrique Matos, solicitou atendimento, o que não passou de instruções médicas para aliviar as dores da jovem. Flávio diz ter ligado novamente para o Samu 192, mas não mais conseguiu ter resposta.
O coordenador informou que vai investigar se as duas ambulâncias básicas estavam atendendo a alguma “ocorrência” nos momentos em que o noivo de Josiene acionou o serviço médico de urgência. Quanto ao fato de Flávio não ter sido atendido na segunda ligação, o coordenador informou que o Samu 192 enfrenta problemas nas chamadas devido a deficiências da operadora Oi.
Reinaldo também afirmou que o atendimento é feito por duas unidades básicas e uma avançada (UTI), além de possuir outras duas unidades usadas como reserva técnica.

Tempo de leitura: 2 minutos

Josi faleceu após mais de 40 minutos de espera (Álbum Familiar/Reprodução Pimenta).

A família de Josiane Gallo Castro, 31, denuncia descaso do Samu 192 no atendimento à vendedora nesta segunda-feira (16) em Itabuna. Josiane passou mal dez dias após cirurgia para extrair mioma e morreu a caminho do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).
A vendedora desmaiou quando estava no banheiro e após ter acordado bem, segundo o noivo, Flávio Henrique Nascimento Matos, que foi surpreendido pelos gritos de Josiane. Ele foi ao banheiro, recolheu a noiva e a colocou num sofá. Conforme contou ao PIMENTA, no mesmo instante, ligou para o Samu 192. O médico regulador informou que não havia ambulância para atendimento, pois as duas em operação estavam na rua.
Flávio diz ter pedido instruções ao profissional para fazer algo que aliviasse as dores da noiva. Os movimentos recomendados pelo médico provocavam mais dores em Josiane. Quando tentou falar novamente com o Samu, ninguém atendia. “A revolta é grande. Pior de tudo é que a gente tentou ligar de novo para o Samu e não conseguiu. Isso é horrível, ridículo. Como foi com minha noiva pode ser com outra família”, disse em entrevista ao blog.
Atendimento negligenciado pelo Samu, restou a Flávio recorrer a um parente militar, e este acionou o Corpo de Bombeiros. Josiane foi socorrida em casa 40 minutos depois, mas morreu antes de chegar no Hospital de Base, onde havia feito a cirurgia.
No domingo, ela havia retornado ao hospital para retirar os pontos da procedimento  cirúrgico e estava bem. “Do nada, ela teve essa crise. Aparentemente sofreu parada cardíaca”, afirmou a este blog. Parentes e amigos prestam homenagem a Josiane no velório Santa Fé, ao lado do cemitério Campo Santo, em Itabuna. O enterro está marcado para as 16h desta terça (17). Josiane trabalhava na loja de informática Baytec, no centro.

Tempo de leitura: 3 minutos

Clébia está desaparecida há 16 dias.

O funcionário público federal Crispiniano Lisboa tem a triste convicção de que sua filha, Clébia Lisboa, está morta. A estudante de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e ex-funcionária da sucursal do jornal A Tarde em Itabuna desapareceu há 16 dias e o pai acredita que o namorado dela, Sílvio Paulo Maciel, é responsável pelo que tenha ocorrido com a jovem.
Clébia passaria o Réveillon com amigas em Ilhéus, mas sumiu no dia 30 de dezembro, após sair de casa para comprar verduras. Amigas dizem que ela começaria em um novo emprego na primeira semana de janeiro.
Crispiniano recebeu informações de que Sílvio Paulo batia em Clébia. “Colegas de faculdade dizem que ele batia nela e até teria lhe dado uma surra”. O pai da jovem desaparecida foi avisado pelo próprio Sílvio Paulo sobre o desaparecimento, mas apenas sete dias depois. “Ele ligou por pressão das colegas dela. Para mim, ele está enterrado nisso até o pescoço”, afirma.
O pai de Clébia também observa que o carro que Sílvio Paulo utilizava está em nome da estudante. Segundo colegas, ela utilizou o dinheiro da rescisão do jornal A Tarde para pagar a entrada no financiamento do veículo. Depois, Sílvio Paulo teria exigido que Clébia passasse o carro para o nome dele, o que era motivo de muitas brigas.
À polícia e à nossa reportagem, Sílvio Paulo disse que não era namorado de Clébia e tinha com ela apenas uma relação casual (reveja aqui). Também afirmou que está rezando para que ela apareça. Confira a entrevista.
PIMENTASenhor Crispiniano, há alguma novidade em relação ao caso?
Crispiniano Lisboa – Nenhuma novidade. Já dei queixa, concedi entrevistas e até agora nada. Clébia está desaparecida há 16 dias, o celular dela continua na caixa de mensagem. Esse rapaz que é suspeito… Acho que ele está enterrado nisso até o pescoço.
Por que o senhor acha isso?
Ele telefonou para mim depois de sete dias que ela havia desaparecido. Colegas de faculdade dizem que ele batia nela e até teria lhe dado uma surra. Clébia telefonou para uma ex-mulher minha em Portugal dizendo que ele tinha dado uma surra nela. Minha ex-mulher ficou horrorizada e disse para eu tomar conta da minha filha, tirar de lá por que senão esse rapaz iria matá-la. Ela ficou de mandar um documento, que deve estar chegando nessa semana, para que eu leve à delegada Sione Porto, que investiga o caso.
A sua filha era agredida pelo Sílvio há muito tempo?
Era, mas escondia isso de mim. Não telefonava para mim para não me deixar preocupado. Esse foi o relato dela para colegas. Inclusive, comentou isso com a minha ex-mulher que mora em Portugal. Ela ligou pra mim quando soube do desaparecimento.
O senhor já conhecia o namorado da sua filha?
Eu só o vi uma vez. Estava em Teixeira de Freitas, onde trabalho, sou servidor federal. Chegaram umas 16h20min e ela apressada para poder ir a Prado, para a casa da mãe dela. Mas eles não ficaram lá. Foram para [a praia de] Guaratiba. Não retornaram para Teixeira. Ela vivia para ele. Não era viver para ela. Ele [Sílvio] tem carro financiado em nome dela, tem dívidas pagas por ela.
É a primeira vez que ela desaparece?
É sim, é a primeira vez. Ela cursa Administração e sempre ligava para pedir dinheiro para pagar faculdade, pagar aluguel de um quartinho na casa da avó [do Sílvio]. Clébia sempre se preocupou comigo.
No depoimento à polícia, o que o senhor disse?
Falei tudo que aconteceu e disse que achava que ele era suspeito. A delegada falou para ele: “o senhor sabe que o senhor é suspeito?”. Ele baixou a cabeça.
Leia Mais