Tempo de leitura: < 1 minuto

Após um relativo período de tranquilidade, a TV Cabrália/Record News, de Itabuna (BA), voltou a assombrar o mercado com novas demissões. Na última semana, foram sete. Dentre os demitidos estão a repórter e apresentadora Viviane Carvalho e a gerente de jornalismo, Delza Schaun, além do técnico Aloísio Alves, que tinha quase duas décadas de casa. A emissora teria justificado a medida como necessária para enxugar a folha. Os funcionários que ficaram estão apreensivos com os cortes dos últimos dias. A emissora é cabeça de rede na Record News.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo da aposentada Floripes Alves dos Santos, mãe do jornalista e assessor de comunicação da Secretaria de Agricultura da Bahia, Josalto Alves, será enterrado nesta segunda, às 16 horas, no cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador. Floripes tinha 95 e faleceu nesta madrugada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Teresa de Lisieux, na capital baiana.

Tempo de leitura: 2 minutos

Sala de aula: Divina obteve melhor nota do Enem 2010 em Itabuna.

A crise que abateu a ordem dos Vicentinos na década passada ameaçava uma das principais referências em educação na Bahia. O prédio histórico na rua São Vicente de Paulo, centro de Itabuna, não resistiu às dívidas da ordem nem à sede do capitalismo, mas a referência educacional permaneceu de pé.
Mais do que ficar/estar de pé, hoje a primeira escola particular da história local é também a primeira a ser, por duas vezes consecutivas, o estabelecimento de ensino de melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Itabuna.
A reação diante da crise começou há cerca de cinco anos, quando um grupo de professores se uniu, convenceu os Vicentinos e assumiu a direção do Colégio Divina Providência. Se o endereço não é mais o mesmo – a escola ocupa parte de um prédio na avenida do Cinquentenário, a liderança no Enem, por duas vezes consecutivas, dá sinais sobre a preocupação com a qualidade educacional.
E a receita para a liderança e o aumento consistente das notas médias no Enem é revelada por uma das diretoras da escola, Glória Sodré:
A gestão da escola é compartilhada pelos educadores Silvana Sellmann, Cláudio Santana e Glória Sodré (Foto Pimenta).

– A gente não acredita, no Divina, em preparação em um ano para o Enem. Na verdade, o Enem requer ferramentas que devem ser desenvolvidas desde o maternal até o terceiro ano  [do Ensino Médio] e o Divina vem fazendo isso ao longo do tempo.
O Enem, enfatiza Glória, mexe com o pensamento cognitivo. “Quando a gente fala em pensamento cognitivo fala no tempo suficiente para que esse aluno seja trabalhado”.
A pedagoga diz que o foco da escola, desde o início, é o trabalho com leitura, produção de texto e desenvolvimento do pensamento lógico matemático. “A leitura é a ferramenta que faz com que o aluno leia, entenda e interprete o mundo à sua volta”.
Segundo ela, o Divina não possui uma preparação especial para o Enem. “A gente faz aula de revisão no final, mas como consequência, resultado desse trabalho que é feito durante todo o percurso, trajetória escolar do aluno [desde o maternal]”.
O colégio obteve a melhor média de Itabuna no Enem e a segunda na região, sendo superado apenas pelo Vitória, de Ilhéus, como revelamos aqui na última segunda-feira (12). O Divina teve nota média 653,76 e participação de 84,6% dos alunos do Ensino Médio, obtendo 590,85 nas provas objetivas e 716,67 em Redação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Itabuna gerou apenas oito novos empregos com carteira assinada em agosto. Setores importantes na geração de emprego na cidade apresentaram resultados decepcionantes.
A construção civil abriu apenas sete novos postos de trabalho. O comércio cortou 19 postos de trabalho e o setor de serviços eliminou 12 vagas. Áreas como agropecuária e indústria inverteram tendência e saíram do vermelho em agosto. O saldo de novos empregos nos oito primeiros meses de 2011 em Itabuna é baixo: apenas 331 novas vagas. Nos últimos 12 meses, o saldo é de 1.124.
Ilhéus contratou mais que Itabuna no mês passado. Gerou 49 novos empregos puxado pelo setor de industrial, que abriu 87 novas vagas, e o comércio, 23. Duas áreas de peso cortaram vagas: serviços (-24) e construção civil (-19). Outro número negativo veio da agropecuária, que eliminou18 vagas. A cidade abriu 208 novas vagas em 2011 e 879 em 12 meses.

BAHIA

Os números no estado revelam que a Bahia criou 7.143 empregos com carteira assinada em agosto, puxado pelos municípios de Salvador  (4.118), Feira de Santana (751) e Juazeiro (245). Cidades como Vitória da Conquista (-15) e Camaçari (-17) foram destaques negativos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Bahia Notícias
Os quatro funcionários do complexo hoteleiro de Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, diagnosticados com meningite meningocócica do tipo C, continuam internados no Hospital Couto Maia, em Salvador, sem previsão de alta médica. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na manhã desta terça-feira (13), o estado de saúde de um dos pacientes, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é considerado grave, mas estável.
Os outros três funcionários passam bem, segundo a assessoria de comunicação do órgão, e seguem o tratamento com medicação. No total, sete pessoas foram confirmadas com a doença, três das quais morreram. Apesar de alegar que a interdição parcial ou total do conjunto de hotéis não é necessária, a Sesab tem orientado as pessoas que estiveram no local a procurar imediatamente atendimento médico em caso de febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal e vômitos.

Tempo de leitura: 3 minutos

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda (12) o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola. O PIMENTA fez levantamento dos melhores desempenhos entre escolas sulbaianas (particular e pública) no exame de 2010.
Pela quarta vez consecutiva, o Colégio Vitória, de Ilhéus, foi o que apresentou melhor desempenho na região cacaueira, com média 669,48 (16º lugar no estado e 295º no ranking nacional entre escolas com 75% ou mais de participação, sendo 363º no geral). 88,2% dos alunos do ensino médio do Vitória fizeram a prova do Enem. Em 2009, a escola atingiu 701,18 e figurou entre as 50 melhores do país.
Ana Carolina Melo, diretora do Colégio Vitória, diz que a liderança pela quarta vez pode ser explicada pela preocupação da escola com a qualidade dos educadores e a metodologia de ensino. “Nossos professores buscam qualidade máxima”, afirma. Segundo ela, não há curso preparatório para o Enem. Quanto à queda de rendimento, ela credita ao fato de uma aluna ter zerado a prova devido à troca de caderno de questões, além do desempenho geral em linguagens e códigos – “onde o colégio era mais forte” – e à qualidade da turma do 3º ano.

DIVINA É O SEGUNDO

A segunda colocação regional no Enem 2010 é de um colégio de Itabuna, Divina Providência, que obteve média 653,76 (34º no estado e 708ª posição no Brasil). No ano passado, a escola atingiu 641,54 e apareceu como a 55ª melhor na Bahia.
Pelo segundo ano consecutivo, o Divina tem rendimento melhor que dois dos seus concorrentes na área privada, os colégios Galileu e Sistema, antes líderes. O Galileu melhorou o desempenho em relação ao ano Enem 2009 (passou de 632,23 a 641,79). O Sistema apresentou queda (619,88 agora ante 633,8 obtido na edição anterior do exame). Os três estabelecimentos são privados.

COLÉGIOS PÚBLICOS: CPM-ITABUNA LIDERA

O Colégio da Polícia Militar em Itabuna foi o melhor na área pública ao atingir nota 591,66 e figurar na 183ª posição no estado. O segundo melhor na região na área pública foi o Ciso-Estadual, com nota 565,77 e 262ª posição na Bahia, quando considerados apenas os desempenhos de alunos do Ensino Médio Regular.
Uma curiosidade na lista das dez primeiras do Enem na região cacaueira é que duas das escolas são do pequeno município de Coaraci (Monteiro Lobato e Sagrada Família).
Ainda de acordo com os dados do MEC, as escolas públicas com mais baixo desempenho no Enem 2010 em Itabuna foram Grupo Escolar General Osório (482,97) e Presidente Médici (490,45). Instituição mais tradicional de Itabuna, o Colégio Estadual apresentou rendimento de 517,04.
O Colégio Helyos, de Feira de Santana, teve a maior nota entre os estabelecimentos de ensino médio na Bahia (697,91). A maior nota no Brasil foi registrada pelo Colégio de São Bento, do Rio: 761,7 pontos. (Clique no leia mais para conferir as 32 primeiras no sul da BA.)
Confira ranking das escolas da Região Cacaueira (nota e colocação na Bahia)
Vitória (Ilhéus) – 669,48 (16º na Bahia)
Divina Providência (Itabuna) – 653,76 (34º)
Piedade (Ilhéus) – 649,72 (38º)
Durval Libânio da Silva (Gandu) – 646,45 (44º)
Galileu (Itabuna) – 641,79 (51º)
Monteiro Lobato (Coaraci) – 632,16 (75º)
Sagrada Família (Coaraci) – 628,19 (88º)
Sistema (Itabuna) – 619,88 (108º)
Fênix (Ilhéus) – 615,92 (115º)
10º Ação Fraternal (Itabuna) – 599,31 (158º)
11º Guedes Educandário (Ibicaraí) – 596,86 (164º)
12º Impacto (Ilhéus) – 591,70 (182º)
13º CPM Itabuna – 591,66 (183º)
14º Adventista (Itabuna – 578,98 (223º)
15º Cooperativa Educacional (Itabuna) – 571,40 (241º)
16º Status (Ilhéus) – 566,90 (253º)
17º Ciso Estadual (Itabuna) – 565,77 (262º)
18º CPM Ilhéus – 564,13 (266º)
19º CIOMF (Itabuna) – 557,81 (277º)
20º Luís E. Magalhães (P.B. Vista – Itabuna) – 551,48 (293º)
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens perseguiram, roubaram e espancaram o mototaxista Ricardo Souza Santana, 36 anos, nesta segunda-feira,5, em Itabuna. O mototaxista estava sumido desde o início da manhã e foi encontrado bastante machucado próximo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).
Ricardo, que trabalha numa central de mototáxi no São Caetano, foi atendido ainda no local por uma equipe do Samu 192 e encaminhado para o Hblem, segundo o repórter Oziel Aragão, da rádio Difusora. Os ladrões levaram todo o dinheiro da vítima.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Feijão ficou "salgado" em Itabuna, segundo pesquisa.

A pesquisa mensal de preços feita pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) detectou queda de 4,82% no custo da cesta básica em Ilhéus no comparativo entre julho e agosto. Os principais responsáveis pela redução considerável foram o tomate e a banana, que ficaram 22,8% e 12,98% mais baratos, respectivamente. A cesta custava R$ 191,23 em julho e passou a R$ 182,01 em agosto.
Se houve queda em Ilhéus, ocorreu o contrário na vizinha Itabuna, onde a alta atingiu 1,02%, saindo de R$ 185,17 em julho para R$ 187,05 em agosto. Dois componentes importantes da cesta básica tiveram altas significativas em solo itabunense: o quilo do feijão ficou 10,16% mais caro. E o da carne, 7,25%.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o custo da cesta básica em Itabuna teve elevação de 12,99% nos últimos 12 meses, enquanto em Ilhéus ficou em 7,76%.  A pesquisa também detectou que o salário mínimo é insuficiente para cobrir os custos com alimentação no caso de família composta de dois adultos e duas crianças (R$ 561,15 em Itabuna e R$ 546,03 em Ilhéus):
– O atual nível de preços evidencia a insuficiência do salário mínimo vigente em atender as necessidades de uma família com o item alimentação -, assinala o relatório da pesquisa coordenada por Mônica Pires.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda edição da Itabuna Verde & Flor começou ontem e vai até o dia 11, na praça Camacã, centro, e reúne mais de 100 mil exemplares de flores trazidas do maior polo de floricultura do Brasil, Holambra (SP). A expectativa é de que evento atraia mais de 40 mil visitantes nos onze dias no município sulbaiano, conforme o organizadores.
Além de exposição e comercialização de flores, a feira é opção de lazer e cultura. Todos os dias haverá atração musical para o público, a exemplo de Marcelo Ganem, Banda Encontros, Jan Costa, Café Cruz e Convidados e Cláudio Gesteira e os corais Som das Águas e da Uesc. As apresentações são gratuitas e começam às 18h nos finais de semana e às 19h nos demais dias.
De acordo com Maurício Corso, parte da renda com a venda de flores em Itabuna será destinada ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). A feira tem a participação da Cooperativa de Holambra.


Tempo de leitura: 2 minutos

Do Blog do Sakamoto
Essa não deve sair na TV: o governo federal flagrou 22 trabalhadores em condições análogas à de escravo na fazenda Rural Verde, em Sítio do Mato, município baiano próximo a Bom Jesus da Lapa. A área, segundo a equipe responsável pela operação, pertence a Sílvio Roberto Coelho, proprietário da TV Aratu, afiliada ao SBT, e irmão de Nilo Coelho, ex-governador da Bahia.
De acordo com auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego Inês Almeida, coordenadora da ação, 17 pessoas atuavam na derrubada de árvores e produção de mourões e outros cinco erguiam cercas para a fazenda de gado. A maior parte se encontrava na área desde maio, sem salário regular. Recebiam produtos alimentícios que eram descontados da remuneração. “A situação era de servidão por dívida”, explicou Inês.
Os auditores fiscais constataram que o local do banho era um tanque de água suja, que os trabalhadores dividiam com o gado – que lá ia beber. Toras de madeira eram usadas para montar as camas nos barracos de lona que serviam de alojamento.
A fazenda recusou-se a pagar os trabalhadores e a reconhecer o vínculo empregatício, afirmando que não eram seus empregados e sim do empreiteiro contratado para o serviço. O “gato” (contratador de mão-de-obra a serviço do fazendeiro) teria fugido. Eles receberão três parcelas do seguro-desemprego – benefício a que os libertados também têm direito. A dívida com os trabalhadores foi de cerca de R$ 80 mil.
O proprietário, por telefone, informou não haver problemas na propriedade, que afirma possuir há 35 anos. Disse ainda que não “teve nada” de trabalho escravo e que os 32 empregados da fazenda são registrados. O presidente da afiliada ao SBT informou que “às vezes tem um cerqueiro que faz serviço por empreitada”. De acordo com a fiscalização, o gerente informou que a Rural Verde conta com aproximadamente 400 quilômetros de cerca construída.
Quando questionado mais uma vez sobre a fiscalização, mandou a reportagem “para o inferno” e desligou o telefone.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) abriu nesta quinta (1º) o período de inscrições para o vestibular 2012. O prazo vai até as 20 horas do dia 22 de setembro. A instituição oferece 800 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 85,00 para quem não obteve isenção ou benefício parcial.
A outra metade das vagas será destinada a candidatos aprovados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do MEC.
Este será o último vestibular realizado pela Uesc, que passa a usar o Enem como método de seleção para as 1.600 vagas nos 33 cursos de graduação, como antecipou o PIMENTA.
As inscrições para o vestibular serão feitas apenas pela internet (acesse aqui). A universidade também definiu as datas do vestibular, que em 2012 será realizado de 8 a 10 de janeiro. Metade das vagas, tanto no vestibular como pelo SiSu, será destinada ao sistema de cotas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Diocese de Itabuna definiu a praça Rio Cachoeira como local de encerramento das Santas Missões no sul da Bahia, no próximo domingo (4), a partir das 15h, quando são esperados mais de 10 mil fiéis.
Os 11 dias de celebrações será encerrado com a participação das dezenas de paróquias da diocese sulbaiana. Jovens católicos vão participar do encerramento com coreografias e encenações.

Abertura das Santas Missões, no dia 24, levou milhares de fiéis à Beira-Rio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Carlos Chagas abre na próxima segunda (5) o período de inscrições para o cargo de procurador do Ministério Público Especial de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia. Serão três vagas em disputa e remuneração inicial de R$ 16.811,06.
O candidato a procurador deverá ter bacharelado em Direito e comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica conforme o edital que será publicado na próxima sexta (2) no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a assessoria do TCM, o período de inscrições no concurso vai de cinco de setembro a quatro de outubro próximo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Elevadores de ônibus travam e dificultam a vida de passageiros (Foto Bruno Santana).

O cadeirante Bruno Santana, morador da Nova Califórnia, denunciou problemas enfrentados por ele ao tentar usar ônibus urbano em Itabuna, ontem. O cadeirante tentava se deslocar de casa para a Câmara de Vereadores, mas teve que esperar ainda mais por um ônibus adaptado com elevador funcionando.
Constrangimento maior o cadeirante enfrentou no retorno para casa, enquanto esperava o busão na avenida Juracy Magalhães. “O primeiro ônibus que passou tava com elevador “enganchando” e o segundo, quebrado. Foram três ônibus adaptados e todos estavam quebrados”, diz Bruno, que ilustrou o drama vivido ontem com fotos.
Na última tentativa, Bruno conseguiu entrar no ônibus usando o elevador, mas o equipamento travou e foi preciso acionar um socorro da empresa São Miguel. Os passageiros tiveram que descer do veículo pela porta da frente, após serem obrigados a pular a catraca, caso de uma mulher recém-operada. “Teve que pular a catraca mesmo assim”, indigna-se Bruno.
Bruno diz que o Nova Califórnia possui linhas com quatro veículos adaptados para cadeirantes. Apenas um estava funcionando ontem. O constrangimento é diário. “Os cadeirantes de Itabuna perdem o direito de ir e vir, pois não podemos andar mais de ônibus para ir à escola, ao trabalho ou a lazer”, reclama.

Usuários pulam catraca para descer de ônibus com elevador com defeito.
Tempo de leitura: < 1 minuto

“Um casal foi detido por praticar sexo oral no meio da rua em Rolândia, na região Norte do Paraná, por volta das 22h de segunda-feira (29). De acordo com a Polícia Militar (PM), o casal foi denunciado por populares que passavam pelo local e foi detido em flagrante. O casal estava na rua Topázio em frente a uma residência do bairro Vila Oliveira”.