Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Fernando Homem de Mello, especialista em Economia Agrícola, do Departamento de Economia da FEA-USP, concluiu que a safra agrícola em curso está produzindo “um substancial aumento da renda agrícola em 2011”.

“Deveremos ter para oito produtos o expressivo aumento de 31,5% em seus preços FOB (em reais)” – registra em texto que sairá dentro de duas semanas no boletim “BIF”, da Fundação de Pesquisas Econômicas da USP (Fipe).

Estes oito produtos são: café, suco de laranja, algodão, açúcar, cacau, soja, trigo e milho.

O professor Homem de Mello também se apoia nos levantamentos do professor José Garcia Gasques, que indicam: “esses oito produtos representaram 74% do valor bruto total dos principais produtos brasileiros em 2010”.

Celso Ming, n´O Estadão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O comércio sul-baiano voltou a sofrer com o derrame de cheques roubados. Muitas empresas aceitam cheques no pagamento de produtos ou serviços sem fazer a devida consulta.

Estelionatários têm usado como principais vítimas pequenas empresas, que não costumam ser associadas a sistemas de proteção ao crédito. Somente na hora da compensação é que as vítimas descobrem que, na verdade, trata-se de cheque roubado.

Aí já é tarde.

Tempo de leitura: 2 minutos

Elio Gaspari | O Globo

Tiririca candidatou-se a deputado dizendo que “pior do que está, não fica”. Enganou-se. Graças a ele, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), deu-se conta de que não devia ir à Espanha às custas do dinheiro da Viúva para assistir ao jogo do Real Madri contra o Barcelona, neste sábado.

Na segunda-feira, o palhaço anunciou que devolveria os R$ 971 que cobrou à Câmara pela sua hospedagem no Porto d”Aldeia Resort, em Fortaleza. Até então, Marco Maia achava natural que o dinheiro público patrocinasse seu passeio. Ontem, mudou de ideia e pagará as despesas. Parabéns.

O genial jornalista americano Henry Mencken ensinou que “consciência é a voz interior que nos avisa que alguém pode estar olhando”. Foi a influência da consciência coletiva sobre as consciências individuais que estimulou a atitude imediata de Tiririca e um pouco tardia de Maia.

O presidente da Câmara informou que decidiu custear sua viagem para “acabar com qualquer dúvida” em torno do episódio. Não ficaria “dúvida” alguma. Ele queria ver um jogo de futebol, acompanhado de dois colegas (Romário de Souza Faria e Eduardo Gomes) e dois assessores, conseguiu um convite do parlamento espanhol para visitar a instituição e estaria tudo acertado se a iniciativa não tivesse caído na boca do povo. Muito simples, o doutor queria viajar às custas da Viúva e decidiu fazer o que farão todos os outros espectadores do jogo: pagará pela própria diversão. Acreditar que ele não percebeu a diferença entre pagar a viagem com dinheiro do seu bolso ou com o da bolsa da Viúva seria duvidar de sua inteligência.

Marco Maia entrou na vida pública pela porta do sindicalismo metalúrgico. À primeira vista, representa uma geração de jovens idealistas que ralaram na oposição até a vitória de Lula, em 2002. Nem tanto. O doutor começou sua militância partidária em 1985. Oito anos depois, o PT conquistou a prefeitura de Porto Alegre, na qual se manteve até 2001. Desde 1993, ele passou apenas um ano longe do poder municipal, estadual ou federal.

Na Câmara, Maia celebrizou-se ao isentar a Agência Nacional de Aviação Civil de qualquer responsabilidade na crise do apagão aéreo de 2010. Reincidiu na fama quando enfiou numa Medida Provisória um cascalho que prorrogava os contratos dos pontos de comércio instalados nos aeroportos nacionais. (O contrabando foi vetado pela presidente Dilma Rousseff.) A conexão do deputado com a aerocracia pode ser percebida também na sua iniciativa de incluir no orçamento da Viúva uma dotação de R$230 mil para a Abetar, entidade que defende os interesses das empresas de transporte aéreo regional.

Por mais que o PT goste de se apresentar como campeão das causas dos fracos e dos oprimidos, seu comissariado mostra que assimilou, exerce e gratifica-se com os piores maus costumes dos poderosos. A doutrina do mensalão (“fizemos os que todos fazem”) contaminou a retórica dos comissários adicionando-lhe um incontrolável ingrediente de cinismo. Se todos fazem o que fazem, eles investiram-se no direito de fazer o que bem entendem. Às vezes, dá bolo.

Coluna publicada originalmente n´O Globo.

Tempo de leitura: 2 minutos
Marleide é acusada de enganar o MP (Foto Jornal Bahia Online).

O Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus deliberou, por 11 votos a 3, pelo rompimento do contrato do município com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf). A decisão aconteceu durante reunião ocorrida ontem (12), no auditório do antigo SESP.

 

A Fesf foi criada pela secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, para facilitar a formação de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Os municípios reclamam das dificuldades para atrair profissionais da área, devido aos altos salários normalmente pagos, principalmente aos médicos.

A fundação contrata pela CLT, livrando as prefeituras dos encargos trabalhistas e da constante fiscalização do ministério público, que não admite o ingresso de servidores sem o crivo dos concursos.

Ilhéus aderiu à Fesf em 2009. Entre abril de 2009 a  dezembro de 2010 foram repassados à instituição, cerca de um milhão e cinquenta e dois mil reais. O dinheiro veio do Ministério da Saúde para essa finalidade.

A Fesf contratou apenas 9 profissionais (4 médicos, 3 enfermeiros e 2 dentistas) para quatro unidades do PSF (Salobrinho, Iguape, Conquista e Sambaituba). Conselheiros suspeitam que os salários dos 9 profissionais estejam sendo pagos pela secretaria de saúde, apesar do repasse feito pelo município (mais de 1 milhão).

Durante a reunião, onde foi aprovado o fim do vínculo com a Fesf, a ex-secretária de saúde, foi acusada de ter firmado o contrato com a fundação sem o conhecimento do Conselho Municipal de Saúde. Marco Lessa, vice-presidente do CMSI, acusou Marleide de ter enganado o Ministério Público Estadual, ao garantir à promotoria que os conselheiros aprovaram o contrato.

Confira mais no Blog do Gusmão

Tempo de leitura: 2 minutos

Celina Santos | celinasantos2@gmail.com

E o pior: esta entidade abstrata chamada Sistema Informatizado do INSS, que não tem rosto, nem cheiro, nem história de vida, simplesmente determina que um rapaz pobre vá fazer perícia em Vitória (ES).

Utilizo este espaço para relatar uma história que urge por um final feliz. O protagonista da triste novela real chama-se Adriano Barbosa Ferreira, de 26 anos, morador do bairro Nova Ferradas, em Itabuna. Ele é epiléptico, tem focos e coágulo no cérebro. Conseguiu apenas dois empregos em toda a vida. No último deles, era ajudante de cozinha num restaurante, mas foi demitido ao ter uma crise e cair em cima do tacho de comida.

Desde 2006, o rapaz tenta obter um benefício junto ao INSS. Quando tentou trabalhar em Campinas-SP, sofreu um acidente e uma alma generosa lhe pagou um ano de contribuição. Mas ele decidiu voltar para a Bahia, onde estava sua família. Aí começou uma humilhante peregrinação. Já fez “n” perícias, condição imprescindível para obter o benefício. Todas as tentativas foram frustradas, para desolação do pobre jovem.

E o pior: esta entidade abstrata chamada Sistema Informatizado do INSS, que não tem rosto, nem cheiro, nem história de vida, simplesmente determina que um rapaz pobre vá fazer perícia em Vitória-ES. Ainda que não tenha dinheiro para custear a passagem e hospedagem, e precise da caridade alheia para dormir numa caçamba fria e empoeirada. Essa é uma das amargas histórias que conta Adriano. Além de reunir uma série de testemunhas que ajudam com passagens.

O tal Sistema também já agendou para ele perícias em Foz do Iguaçu-PR, Salvador e São Paulo, sem falar das poucas vezes em que se sentou diante do Senhor Perito (outro que não parece ser humano) em Itabuna e Ilhéus. A última tentativa frustrada foi dia 4 de abril de 2011, em Salvador. Ele conseguiu chegar até lá graças às contribuições de pessoas que cruzam seu caminho.

Chegando Adriano Barbosa à perícia na capital, o Senhor Perito não quis sequer ver a ressonância, laudos e receitas que atestavam sua incapacidade para o trabalho. Simplesmente, mais uma vez, negou-lhe o benefício e abortou o caminhão de sonhos que o jovem levava em sua pasta de documentos transparente e surrada.

A cada perícia marcada, Adriano via renovada a esperança de ter um terreninho para plantar e colher, já que não é aceito no mercado de trabalho formal; sonha em comprar seu remédio (que muitas vezes falta na farmácia da Dires – não se sabe o porquê, já que o Ministério da Saúde é legalmente obrigado a fornecer a medicação para todo aquele que fizer dela uso continuado. Isso é lei!).

O mais simples de tudo (mas para Adriano e sua família é complicado): ele sonha em comprar o pão de cada dia. Aquele feijão-com-arroz que certamente nunca faltou na mesa do Senhor Perito do INSS. Assim como nunca faltou na mesa daquele que inventou o frio sistema do órgão.

Celina Santos é pós-graduada em Jornalismo e Mídia, e chefe de redação da revista CONTUDO.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu há pouco no Hospital São Lucas, em Itabuna, o empresário João Azevedo Leal, 55, que atuava no ramo de auto-escola e era irmão do prefeito José Nilton Azevedo.

João, que lutava contra um câncer, será sepultado nesta quinta-feira, 14, em horário ainda a ser comunicado pela família. O prefeito se encontra em Brasília e desmarcou compromissos para voltar imediatamente a Itabuna.

O corpo do empresário está sendo velado no SAF, ao lado do cemitério do Campo Santo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será aberto às 18 horas desta quinta-feira, 14, em Itabuna, o 1º Encontro Nacional de Capoeira, promovido pelo grupo Cordão de Ouro. A abertura será no auditório da FTC, com um debate sobre a capoeira como instrumento de inclusão, atividade que terá a participação de alunos da escola de capoeira Cordão de Ouro, além de uma turma especial, formada por crianças com síndrome de down. O grupo faz parte do projeto “Capoeira para Todos”, coordenado pelo Mestre Ninja.

O encontro prossegue até o dia 16, com programação tanto na FTC como no Centro de Cultura Adonias Filho. Na sexta-feira, 15, haverá oficinas e para o dia 16 foram agendados batizado, apresentação cultural e troca de cordéis.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O filme “Eu me lembro”, primeiro longametragem do cineasta baiano Edgard Navarro, é um dos que serão exibidos na primeira semana da mostra Cinemulti, em Itacaré. Será exibido um total de 11 longas e diversos curtametragens, até o final de maio.

A abertura da mostra será no dia 30, às 18h45min, no Centro Cultural Porto de Trás, e todas as exibições ocorrerão sempre nos finais de semana. Além do filme de Navarro, serão destaque um documentário sobre o capoeirista Mestre Bimba e diversas obras de sucesso do cinema nacional, como Narradores de Javé, Saneamento Básico e É proibido fumar. Os filmes serão levados a diversas comunidades, nas áreas urbana e rural de Itacaré.

Sobre o filme “Eu me lembro”, o crítico Luiz Zanin, do Estadão, afirmou tratar-se de uma “obra profundamente baiana em sua maneira de sentir e, ao mesmo tempo, totalmente universal em sua forma de expressão”.

As sessões são gratuitas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A censura no Brasil foi fulminada com o regime militar, mas alguns fardados parecem não se lembrar disso. Segundo o site Adnews, um grupo de milicos não está gostando da novela “Amor e Revolução”, a mais nova tentativa do canal SBT, de Sílvio Santos, na área da teledramaturgia. A novela, segundo o autor Tiago Santiago, mostra “o lado terrível da ditadura e o lado lindo e romântico dos anos 60”.

O primeiro “lado” atingiu em cheio os brios da caserna, que está reagindo. Militares já promovem um abaixo-assinado, exigindo que a atração seja derrubada.

Mais curiosa é a tese levantada nos quartéis. Segundo a versão dos que defendem o fim de “Amor e Revolução”, a novela seria fruto de um acordo entre o empresário Sílvio Santos e o Governo Federal. O objetivo seria sanear o Banco Panamericano.

Se bobear, a história dos militares acaba dando outra novela…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Valor Econômico:

O campo brasileiro vive um momento excepcional de produtividade em alta e forte aumento da rentabilidade. As razões são os picos históricos de preços de algumas commodities, os custos de produção em queda e o clima favorável em quase todo o país.

Os fundamentos são tão favoráveis que os produtores iniciaram uma inédita onda de antecipação de pagamentos de suas dívidas. Acostumado aos pedidos de rolagem das dívidas, o Banco do Brasil, maior operador de crédito rural do país, já registra “retornos voluntários” superiores a 10% dos empréstimos ao setor.

Movidos pela febre do consumo, interno e externo, os produtores aproveitam o cenário favorável para pagar dívidas antigas. O BB, cuja carteira rural soma R$ 75 bilhões, informa ter recebido 60% dos débitos renegociados em épocas de crise climática e de renda no período 2004-2007.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina nesta quinta-feira, dia 14, o prazo para que os eleitores que deixaram votar nas três últimas eleições regularizem sua situação. Para justificar as ausências, o cidadão deve comparecer ao cartório no qual está inscrito e apresentar o título  ou algum documento original com foto. É necessário ainda pagar uma multa no valor de R$ 9,00.

Na Bahia, 104.507 eleitores estão sob ameaça de ter o título cancelado, caso deixem de se apresentar à justiça eleitoral. O cancelamento implica na impossibilidade de obter documentos como passaporte ou carteira de identidade, além de não poder ser nomeado para função pública, entre outras punições.

Para saber a situação de seu título eleitoral, acesse o site do TSE (www.tse.jus.br), clique em “Serviços ao Eleitor”  e em seguida no botão “Situação Eleitoral”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Denúncia de descaso da Coelba

Me chamo Hélder Almeida e resido no bairro Mangabinha, mais precisamente à Rua Nossa Senhora das Graças. Meu objetivo é registrar a indignação de todos os moradores vizinhos quanto aos serviços prestados pela empresa COELBA nesse logradouro, e cobrar alguma intervenção com urgência.

Toda a vizinhança passa pelo transtorno e prejuízo de ter aparelhos danificados, falta de potência na rede elétrica para ligar chuveiros, microondas ou qualquer outro aparelho comum que demande energia de qualidade. Em minha residência já foram queimados 3 HDs e 2 fontes de computador, 1 modem, 1 tv, várias lâmpadas e diversas resistências de chuveiro. Tudo isso em menos de um ano, período em que resido nesse domicílio. Nas casas próximas, sempre há o histórico de algum objeto queimado, TVs, microondas, ar-condicionados e até mesmo refrigeradores.

O contato com a empresa já foi feito diversas vezes e por diversos vizinhos. Tanto por telefone quanto pessoalmente na central e, segundo eles, o problema já foi até identificado: seria a falta de mais transformadores para suprir a demanda. Porém nenhuma providência é tomada e tudo continua do mesmo jeito. Agora, com o período mais frio se aproximando, tudo piora com uso intensificado de chuveiros e outros aparelhos.

Em momentos críticos, a tensão nas tomadas oscila entre 55 e 75 volts, quando deveria ser fornecido algo em torno de 110 volts. Isso faz com que todos os aparelhos elétricos em uso acabem sofrendo danos.

Estamos movendo uma ação no Ministério Público contra a empresa, mas todo esse processo demanda tempo. Enquanto isso, o serviço continua de péssima qualidade e nós consumidores sofremos com o descaso. Espero que haja alguma resposta por parte da COELBA e alguma providência seja tomada após essa queixa ser veiculada neste blog, que possui acentuado prestígio na nossa região.

Atenciosamente,

Hélder Almeida

Bacharel em Ciência da Computação – UESC

Tempo de leitura: < 1 minuto

Patrulheiros do posto da Polícia Rodoviária Federal em Camacan, prenderam ontem (dia 12) o motorista Antônio Pires da Rocha, 34, flagrado enquanto cometida abuso sexual contra uma adolescente de 12 anos. A prisão ocorreu numa estrada vicinal que dá acesso à localidade de “Bisco”.

Segundo a PRF, a menor declarou que receberia R$ 5,00 pela prática de sexo com o motorista. Ambos foram conduzidos para a sede da 6ª Coordenadoria de Polícia, em Itabuna.

De janeiro até ontem, a PRF apreendeu 19 menores que eram vítimas de crimes nas rodovias federais baianas. Durante todo o ano de 2010, o número de apreensões chegou a 86.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Renato Cunha, do Gambá, aprova a mudança, mas pede cautela

Ambientalistas que fazem parte de ONGs baianas e nacionais veem a decisão do Governo do Estado de alterar a localização do projeto Porto Sul como um avanço. Para os que vinham resistindo ao empreendimento na Ponta da Tulha, a opção de construir o porto em Aritaguá “reforça a importância do embasamento técnico para viabilizar a infraestrutura necessária ao crescimento do País de forma sustentável”.

Apesar de aprovarem a mudança, os ambientalistas ainda cobram cautela. “Deve-se considerar a extensão dos impactos de um complexo dessa dimensão para a região”, afirma Renato Cunha, do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá).

Cunha salienta que há “muitas dúvidas em relação à nova localidade” e acrescenta que as ONGs estão abertas “a discutir com a sociedade e com o governo essa possibilidade (de construção do porto em Aritaguá)”,

Nesta terça-feira, 12, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial o decreto de desapropriação de uma área de aproximadamente 4.800 hectares, que será destinada ao Complexo Intermodal. Dentro do projeto, está inserido o terminal portuário da empresa Bahia Mineração.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Patrulheiros do posto da Polícia Rodoviária Federal em Camacan, prenderam ontem (dia 12) o motorista Antônio Pires da Rocha, 34, flagrado enquanto cometida abuso sexual contra uma adolescente de 12 anos. A prisão ocorreu numa estrada vicinal que dá acesso à localidade de “Bisco”.

Segundo a PRF, a menor declarou que receberia R$ 5,00 pela prática de sexo com o motorista. Ambos foram conduzidos para a sede da 6ª Coordenadoria de Polícia, em Itabuna.

De janeiro até ontem, a PRF apreendeu 19 menores que eram vítimas de crimes nas rodovias federais baianas. Durante todo o ano de 2010, o número de apreensões chegou a 86.