Tempo de leitura: < 1 minuto

O capitão Guilherme Eleutério da Silva, 34, e o tenente Everton da Silva Rabelo, 29, morreram em um acidente nesta manhã, no quilômetro 150 da Linha Verde (BA-099). Os policiais militares estavam em um Siena Vermelho, placas JMR-1424, quando um dos pneus estourou e o carro capotou. Eles se deslocavam para o município de Conde, onde ocorreria troca de comando da unidade da corporação.

Os tenentes Valter Barbosa de Souza Júnior, Carla Souza de Oliveira e Luciano Belazzi de Oliveira também estavam no Siena e saíram feridos. Os três estão internados no Hospital do Conde e não correm risco de morte. Um dos oficiais feridos no acidente, Valter Júnior, é itabunense e filho do radialista Valter Barbosa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O capitão Guilherme Eleutério da Silva, 34, e o tenente Everton da Silva Rabelo, 29, morreram em um acidente nesta manhã, no quilômetro 150 da Linha Verde (BA-099). Os policiais militares estavam em um Siena Vermelho, placas JMR-1424, quando um dos pneus estourou e o carro capotou. Eles se deslocavam para o município de Conde, onde ocorreria troca de comando da unidade da corporação.

Os tenentes Valter Barbosa de Souza Júnior, Carla Souza de Oliveira e Luciano Belazzi de Oliveira também estavam no Siena e saíram feridos. Os três estão internados no Hospital do Conde e não correm risco de morte. Um dos oficiais feridos no acidente, Valter Júnior, é itabunense e filho do radialista Valter Barbosa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do G1:

Um aluno de 17 anos foi flagrado, na tarde de terça-feira (12), portando arma de fogo na Escola Municipal Anésia Guimarães, no bairro de Pequi, em Eunápolis, a 668 km de Salvador, região sul do estado. De acordo com a polícia local, a arma era calibre 32 e estava sem munição.

O delegado Marivaldo Felipe afirmou que os professores comunicaram a situação à polícia após denúncia de colegas de classe.

Marivaldo Felipe informa que já foi aberto um Termo de Ocorrência Circunstanciado por porte ilegal e que o adolescente foi liberado e encaminhado para a casa dos avós, com quem vive.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Valci Serpa passa ao major Lucas Miguez Palma o comando da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária (CIPR), em solenidade que acontecerá no estacionamento da Câmara de Vereadores de Itabuna, na Beira-Rio, às 16h. Serpa atuou por seis anos na CIPR e assumiu, já nesta manhã de quarta, a Companhia Independente da Polícia Militar em Itapetinga.

Ainda hoje, militares divulgaram uma carta reconhecendo o trabalho do militar nos seis anos à frente da companhia da Polícia Rodoviária, que abrange 88 cidades do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia.

A carta lembra os 30 cursos de aperfeiçoamento do profissional e a Medalha de Mérito Marechal Argôlo. “Com a sua riquíssima bagagem profissional, aperfeiçoou as ações policiais com implementações de suma importância para a segurança nas rodovias”, destaca a missiva assinada pelo major Brasil e policiais da companhia.

Dentre as medidas, estão a interiorização da polícia rodoviária, com a criação de postos de fiscalização de trânsito em Canavieiras, Jequié, Itacaré, Serra Grande, Prado, Itagibá, Arraial D´Ajuda, além de aumentar o efetivo de 180 para 300 policiais.

Outro ganho foi a implantação, em 2006, do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), capacitação da tropa e aquisição de equipamentos. Serpa, destacam os militares, tem o “sorriso estampado em sua face”, é “exemplar, companheiro, justo, solidário, profissional”. Os militares também lembram que, pelo histórico, Serpa será promovido a tenente-coronel logo. Nos bastidores, a informação é de que a promoção sai até junho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O advogado Sânzio Peixoto obteve, na Justiça Federal, o direito de permanecer inscrito nos quadros da OAB. Sua inscrição havia sido cancelada por determinação do presidente da subseção estadual da Ordem, Saul Quadros.

O presidente entendeu que havia incompatibilidade entre o exercício da advocacia e do cargo de coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Penas Alternativas da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Por essa razão, excluiu Peixoto.

O fato ocorreu em meados de fevereiro, poucos dias após o advogado ter um desentendimento com a juíza da Vara do Júri e Execuções Penais de Itabuna, Cláudia Panetta. Na ocasião, Sânzio Peixoto foi defendido pelo presidente da OAB em Itabuna, Andirlei Nascimento.

O presidente local da Ordem também condena a postura da subseção baiana. Segundo ele, o papel da OAB é o de dar apoio institucional e somente punir o advogado quando este deixe de cumprir os seus deveres éticos e profissionais. “Ao que consta, não é o que aconteceu com o advogado Sânzio Peixoto”, argumenta Nascimento.

Peixoto diz que o Estatuto da Advocacia aponta os casos em que a ocupação de determinados cargos é incompatível com o exercício da profissão. Ele argumenta que a prova de que ele não infringia o Estatuto é que vários outros coordenadores do Núcleo de Direitos Humanos são advogados. O próximo substituto de Peixoto no cargo, Ilo Rocha Gomes, militaria na profissão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Valci Serpa passa ao major Lucas Miguez Palma o comando da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária (CIPR), em solenidade que acontecerá no estacionamento da Câmara de Vereadores de Itabuna, na Beira-Rio, às 16h. Serpa atuou por seis anos na CIPR e assumiu, já nesta manhã de quarta, a Companhia Independente da Polícia Militar em Itapetinga.

Ainda hoje, militares divulgaram uma carta reconhecendo o trabalho do militar nos seis anos à frente da companhia da Polícia Rodoviária, que abrange 88 cidades do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia.

A carta lembra os 30 cursos de aperfeiçoamento do profissional e a Medalha de Mérito Marechal Argôlo. “Com a sua riquíssima bagagem profissional, aperfeiçoou as ações policiais com implementações de suma importância para a segurança nas rodovias”, destaca a missiva assinada pelo major Brasil e policiais da companhia.

Dentre as medidas, estão a interiorização da polícia rodoviária, com a criação de postos de fiscalização de trânsito em Canavieiras, Jequié, Itacaré, Serra Grande, Prado, Itagibá, Arraial D´Ajuda, além de aumentar o efetivo de 180 para 300 policiais.

Outro ganho foi a implantação, em 2006, do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), capacitação da tropa e aquisição de equipamentos. Serpa, destacam os militares, tem o “sorriso estampado em sua face”, é “exemplar, companheiro, justo, solidário, profissional”. Os militares também lembram que, pelo histórico, Serpa será promovido a tenente-coronel logo. Nos bastidores, a informação é de que a promoção sai até junho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O contribuinte itabunense tem só até o próximo dia 20 para pagar o IPTU com desconto de 15% ou em cota única. Mesmo no caso de parcelamento, a primeira vence também no dia 20.

E se for pagar em cota única depois do dia 20, a vítima tem de recorrer ao setor de Tributos da prefeitura. A sede de faturar provocou chiadeira de dezenas de contribuintes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Fernando Homem de Mello, especialista em Economia Agrícola, do Departamento de Economia da FEA-USP, concluiu que a safra agrícola em curso está produzindo “um substancial aumento da renda agrícola em 2011”.

“Deveremos ter para oito produtos o expressivo aumento de 31,5% em seus preços FOB (em reais)” – registra em texto que sairá dentro de duas semanas no boletim “BIF”, da Fundação de Pesquisas Econômicas da USP (Fipe).

Estes oito produtos são: café, suco de laranja, algodão, açúcar, cacau, soja, trigo e milho.

O professor Homem de Mello também se apoia nos levantamentos do professor José Garcia Gasques, que indicam: “esses oito produtos representaram 74% do valor bruto total dos principais produtos brasileiros em 2010”.

Celso Ming, n´O Estadão.

Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

As cadeias deveriam servir para ressocializar e, se a realidade tivesse alguma consideração pelas leis, os egressos do sistema penal seriam sujeitos melhores do que no momento em que se tornaram clientes das penitenciárias. Mas o costume é ver os ex-detentos voltarem a cometer crimes, visto que a maioria dos presídios funciona como um depósito de seres humanos, onde se deixa de lado esta condição e o tratamento é o que seria bem indicado a bestas-feras.

Se cumprissem sua função, as prisões poderiam ser importantes na vida de muitas pessoas que, pelos descaminhos da vida, vieram a cometer algum delito. Para elas, a pena serviria de fato como um momento de refletir e se arrepender, de aprender uma profissão, de sentir falta da família e reconhecer o seu valor.

Como menosprezam o papel de recuperar, as cadeias se tornaram lugares malditos, reservados aos que são vistos como “párias” da sociedade, os indesejáveis, os excluídos. É nas celas que estes são simplesmente separados do mundo, não para se ressocializar, mas para livrar os demais de sua presença.

É só pesquisar em um bairro periférico para ver quantas famílias têm pelo menos um de seus membros encarcerado. Na periferia, isso é até normal, fala-se com naturalidade sobre o assunto, alguns lamentam, mas quase ninguém se constrange. Infelizmente, a miséria também provoca esse conformismo com o infortúnio, mas a sensibilidade é maior entre os clientes eventuais e esporádicos da Casa de Dete (um dos apelidos da Casa de Detenção).

Não é à toa o rebu que se deu quando um professor de Direito em Itabuna ilustrou sua aula com exemplo infeliz, no qual citou, inadvertidamente, a estada do pai de uma aluna, hoje vereador, em uma das celas do Complexo Penitenciário de Bangu, isto em passado já longínquo. O professor não sabia que o político era pai de sua pupila e se viu numa saia justa daquelas, as coisas esquentaram e já se fala que o vereador opera para que o autor da menção desonrosa perca o emprego na faculdade.

À filha, melhor seria admitir o vetusto deslize paterno e afirmar com toda altivez que o genitor já pagou o que devia à sociedade e hoje é um cidadão recuperado, que cumpre seus deveres e está plenamente reintegrado à sociedade. Mas a jovem, sabe-se lá por que, preferiu atacar o professor, que pode não ter sido feliz no exemplo, mas também não faltou com a verdade. E esta pode até doer, mas não vale nada quando fica escondida.

 

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do Pimenta e também escreve no Política Et Cetera.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O blog Catucadas, de José Nazal, capturou imagem do Google Earth e identificou a nova área do Porto Sul em Ilhéus, na região de Aritaguá. A faixa de terra de 4.800 hectares teve seu decreto de desapropriação publicado nesta terça-feira, 12, no Diário Oficial do Estado. Ela fica cerca de cinco quilômetros ao sul da Ponta da Tulha, onde o porto seria construído.

De acordo com o governo baiano, a mudança na localização se deve ao menor impacto ambiental que o projeto terá em Aritaguá. A área não tem fragmentos de Mata Atlântica em regeneração, como era o caso da região de Ponta da Tulha. Também foi apontado que no trecho onde será construído o porto off-shore não haverá danos a corais e recifes.

Veja abaixo a delimitação da nova área do Complexo Intermodal (dentro do traçado vermelho).

Tempo de leitura: 2 minutos
Cherubini participou de trabalho que resultou em prisões de fraudadores do concurso.

O Ministério Público em Ilhéus descarta, por enquanto, a possibilidade de anulação do concurso público municipal. A promotora Karina Cherubini disse ao PIMENTA que as provas colhidas pela Polícia Federal não apontam para o envolvimento da empresa SR Concursos e da prefeitura na fraude.

Uma investigação desencadeada pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Federal descobriu um esquema de venda de conteúdo e gabarito das provas que seriam aplicadas no domingo. A descoberta levou para trás das grades um funcionário da SR Concursos, Vinícius Oliveira, e o homem que receberia o material do concurso, José Carlos Santana dos Santos, o Bêgo. Abaixo, uma entrevista rápida com a promotora Karina Cherubini.

PIMENTA – Há, diante dos fatos recentes, possibilidade do MP entrar com algum pedido de cancelamento do concurso público da Prefeitura de Ilhéus?
Karina Cherubini – De acordo com a prova colhida pela Polícia Federal, não foi revelado, até o momento, envolvimento do Município de Ilhéus e da SR Concursos na venda dos gabaritos e da prova. Assim, sem que tenham dado causa  ao ocorrido, o contrato pode ser preservado.

As medidas adotadas pela prefeitura e pela empresa, no sábado (09), são consideradas suficientes?
As medidas adotadas, que incluíram divulgação em meios de comunicação, atendem ao que poderia ser feito, considerando a exiguidade do tempo entre o fato ilícito, a decisão tomada pela administração pública e a data do certame [domingo, 10].

Existe alguma nova recomendação à empresa e à prefeitura?
O MP não expediu nenhuma nova recomendação até o momento.

A promotoria vê necessidade de mudança desta nova data das provas, 8 de maio, Dia das Mães?
A marcação da data é ato discricionário do Poder Público. Sempre haverá choque de datas com outros concursos e com interesses pessoais dos candidatos. Provavelmente, a Administração Pública deverá ter avaliado o calendário geral de concursos públicos que possam também envolver os candidatos, antes de definir a data.

Tempo de leitura: 2 minutos
"Pega" matou os estudantes Regiane e Fernando.

Foragido desde os fins de março do ano passado, Thadeu Silva Oliveira, 26, apresentou-se nesta segunda (11) à Justiça em Ilhéus. Thadeu é um dos acusados de participar de um “pega” que resultou na morte dos estudantes Regiane de Cássia Vitório e José Fernando Bispo, em março do ano passado, na avenida Lomanto Júnior, no Pontal (relembre aqui).

Thadeu apresentou-se ao juiz da Vara de Execuções Penais, Gustavo Lyra. Em seu depoimento, o foragido disse que estava há um ano no Rio de Janeiro, onde ainda arranjou emprego, embora tivesse contra si um mandado de prisão por homicídio culposo.

Thadeu disse ter seguido a orientação da família ao decidir retornar para Ilhéus, onde chegou ontem à noite. Diante do juiz, chorou e nega que tenha sido o causador das mortes de Regiane e Fernando Bispo. Após ser ouvido, Thadeu foi encaminhado para o mini-presídio Ariston Cardoso.

Ao PIMENTA, a defesa do foragido disse que vai entrar com pedido de habeas corpus, alegando que Thadeu é réu primário e possui residência própria. Morto em fevereiro, o advogado Djalma Eutímio de Carvalho era o defensor do foragido. Quem assume em lugar de Djalma é o criminalista Cosme Araújo. O outro envolvido no pega, Adriano Barreto, ficou alguns meses no presídio Ariston Cardoso, mas agora aguarda julgamento em liberdade.

Os dois faziam um “pega” na avenida Lomanto Júnior, no Pontal, por volta das 4h30min do dia 14 de março do ano passado. Adriano estava numa picape Montana e Thadeu, num Golf. Os dois carros colidiram, atingiram um Punto no lado direito da pista e acabaram atingindo o VW Gol dirigido por Regiane.

A vítima saía de uma formatura no restaurante e espaço de eventos Boca du Mar, quando o carro foi atingido. Ela teve morte instantânea e José Fernando Bispo morreu dez dias depois. Outros dois ocupantes do Gol ficaram em estado grave, mas sobreviveram.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jonatas, ao lado do líder da quadrilha, Leandro, e Marcos Vinícius e Ewerton.

Duas guarnições do pelotão especial da 68ª Companhia Independente da PM, em Ilhéus, prenderam quatro membros de uma quadrilha acusada de praticar homicídios, roubos e tráfico de drogas no Alto da Tapera. A prisão ocorreu às 15h30min desta terça (12).

Os bandidos, conforme a polícia, foram surpreendidos enquanto planejavam mais um crime. Foram presos o líder da quadrilha, Leandro Cândido da Silva, 21, Marcos Vinícius da Silva Santos, 18, Ewerton Santos Cabral, o Pestinha, 21, e Jonatas Walace de Jesus Santos, o Gole, 20 anos.

As guarnições da PM apreenderam com o bando uma espingarda calibre 12, dois cartuchos intactos e dois celulares. Além de liderar a quadrilha, Leandro Cândido é réu confesso do assassinato de Roberto Santos, o Godô, no dia 19 de março deste ano. Godô era padrasto do bandido.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores dos cursos de Direito costumam sempre pincelar suas aulas com exemplos do dia a dia, até para facilitar a compreensão do que se deseja passar ao aluno. A experiência foi, digamos, traumática para um educador da FTC/Itabuna.

Isso, porque o professor citava exemplo de pessoas que, de alguma forma, já estiveram atrás das grades e hoje ocupam cargos de destaque. E ilustrou com um exemplo bem próximo de todos, a presidência da Câmara de Itabuna.

Mal-estar geral.

Justamente ali, naquela classe, estava entre os alunos do digníssimo professor uma filha do político em questão. Foi um Deus-nos-acuda e promessa da aluna de acionar a direção da faculdade contra o docente. Como não deu exemplo falso, o professor apenas receberá alerta para ser mais “cuidadoso” com as questões (políticas) locais.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Professores da rede municipal ilheense fazem protesto no Palácio Paranaguá (Foto Jornal Bahia Online).

Uma assembleia dos professores da rede municipal de ensino de Ilhéus, realizada no final da manhã desta terça-feira (12), decidiu por uma greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Com a decisão quase 30 mil alunos da rede ficarão sem aulas, comprometendo ainda mais o calendário do ano letivo do município, que já apresenta um certo atraso.

No final da manhã, professores e trabalhadores em educação do município percorreram o centro da cidade explicando à população os motivos do movimento. Chateados com a postura do governo no processo de negociação com a categoria, dirigentes sindicais garantem que os professores e trabalhadores em educação só retornam às salas de aula após a Prefeitura fechar e assinar o acordo.

O governo teria acatado a decisão de pagar o Piso Nacional dos Professores, mas o impasse estaria na discussão sobre o Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação, que, segundo a categoria, não vem sendo aceito pelo governo. Confira tudo no Bahia Online.