Tempo de leitura: 2 minutos

Gideon Rosa

O ser humano é uma criação extraordinária de Deus, mas o próprio homem insiste em se transformar em um objeto ordinário da Criação.

Gostaria de tecer comentários acerca da repercussão do livro Até o fim dos dias e mais um domingo, de Adroaldo Almeida. Alguém já se debruçou para refletir sobre o título poético e inspirado desse livro que tenta reunir três gêneros tão distintos como a poesia, o conto e o romance?

Essa, talvez, devesse ser a preocupação das pessoas, porque, não é comum, pelo menos não é notícia frequente, que alguém lance um livro misturando os gêneros. Mas, infelizmente, a discussão resvala por becos mais obscuros, e essa preocupação tem um significado profundo.

Ao discutir superficialidades, o leitor afoito e aprisionado a valores que não refletem necessariamente um bastião ético revela o quanto o homem está mergulhado na ignorância, no obscurantismo. O ser humano é uma criação extraordinária de Deus, mas o próprio homem insiste em se transformar em um objeto ordinário da Criação.

Deus, talvez, deva estar decepcionadíssimo em ter criado esses seres que, apesar de dominarem a Terra, recusam-se a se comportar de modo extraordinário, isto é, a assumir o papel da grandeza, o papel de algo extraordinário.

Talvez, um princípio para um bom começo, seria pensar naquele ensinamento bíblico que diz  non enim est acceptio personarum apud Deum,“deus não faz acepção de pessoas”  (Romanos 2:11). Tolerância, pois, ou no ensinamento popular: “Deixe Deus com seu mundo”, como dizia minha avó Magdalena, uma mulher extraordinária nascida no século XIX.

Mas, sobretudo, o que é muito triste, é que toda essa celeuma em torno do conteúdo desse livro revela uma realidade aterradora: os conservadores de hoje, os moralistas de plantão, não passam de guardiões do obscurantismo. Bem, ao contrário dos conservadores do passado, os de hoje não leem, não se preparam para a construção do pensamento, abandonaram a deliciosa retórica. Porque se tivessem lido um pouco, mesmo na escola básica, saberiam que a literatura de cunho erótico é mister de grandes nomes da literatura mundial.

Aqui no Brasil, fomos deliciosamente surpreendidos, post mortem, com os poemas pornográficos de Carlos Drummond de Andrade em seu livro Amor Natural (Ed. Record, 1992). E o Marquês de Sade (1740-1814)? Um fenômeno que faz a narrativa de Adroaldo Almeida poder ser comparada a de um recém-nato.

Não falemos dos manuais, como o Kamasutra, porque não há no caso qualquer semelhança que se possa estabelecer uma conexão,  mas falemos de Boccaccio (Decamerão), de Pasolini (esse também faz de Adroaldo um inocente), Mario Vargas Llosa – confesso que estou listando apenas autores facilmente acessíveis para parecer menos pernóstico – Nabokov (Lolita), Yukio Mishima (Confissões de uma Máscara). Corram em direção às livrarias, porque o mundo está cheio deles. Na poesia, o negócio vem desde muito tempo, por exemplo, Ovidio, Catulo, Safo. A lista é grande.

Gideon Rosa, nascido em Itapé, é ator, diretor teatral, jornalista e escritor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cinco homens aproveitaram da falta de segurança e iluminação decente na área externa do Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) e assaltaram a bilheteria do espaço cultural. O bando levou todo o dinheiro arrecadado na terceira e última apresentação do comediante Renato Piaba em Itabuna, aproximadamente R$ 4 mil, informa o Radar.

Os homens diziam que nada queriam além do dinheiro, mas levaram dindin e documentos de pessoas que estavam no hall do CCAF.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Motorista cola adesivo de campanha (foto Pedro Augusto)

Taxistas de Itabuna iniciaram nesta segunda-feira, 04, na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, um curso que tem o objetivo de difundir princípios relacionados à direção defensiva, segurança no trânsito e bom atendimento ao cliente. O programa, oferecido pela Secretaria, é dirigido aos 530 taxistas que atuam na cidade.

De acordo com a Settran, o curso é condição essencial para que os táxis possam ter renovados os seus alvarás de funcionamento. As aulas serão ministradas até sexta-feira, 08, sempre no horário das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Paralelamente ao treinamento, o órgão realiza campanha por um trânsito mais consciente . Adesivos com a frase “Condutor, pare na faixa. Você também é um pedestre” estão sendo distribuídos aos participantes do curso.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Esgoto corre a céu aberto pela 1º de Dezembro. O odor é insuportável.

Moradores da rua 1º de Dezembro, no Santo Antônio, em Itabuna, reclamam que há vários meses a rede de esgoto da localidade estourou, e ainda não obtiveram um retorno satisfatório da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

Um dos moradores, Paulo Barros, diz que os moradores de um lado da rua praticamente não entram em casa sem sujar os pés na lama fétida. “Além de ser foco de muriçocas, o odor é insuportável”, reclama.

Os reparos são feitos pela Emasa, mas o problema volta rapidinho. O esgoto corre por quase toda a extensão da rua. A fedentina começa na parte alta e vai parar próximo à matriz do Itão Hipermercados.

Com a palavra, o presidente Alfredo Melo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretor do Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF), Aldo Bastos, entrou em contato com o PIMENTA para esclarecer a informação sobre o assalto ocorrido no espaço cultural na noite deste domingo, 03, quando houve a última de uma série de três apresentações do show “Carnaverão 2011”, do humorista Renato Piaba.

Segundo matéria do site Radar, reproduzida pelo PIMENTA, cinco assaltantes levaram R$ 4 mil da bilheteria do CCAF, que seria todo o dinheiro arrecadado na noite.

Aldo Bastos afirma que não foi bem assim. O valor surrupiado pelos assaltantes, aproximadamente R$ 2,3 mil, foi somente os 10% que caberiam ao CCAF. “Já tinham fechado a bilheteria dos três dias e a produção de Piaba já havia levado o dinheiro deles. Só roubaram os do Centro de Cultura”, lamentou Bastos.

O diretor disse que, além do dinheiro, foram levados celulares da funcionária da bilheteria e de outras pessoas. “A funcionária ficou traumatizada porque colocaram arma em sua cabeça”, relatou.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Um dos envolvidos no acidente, que não receberam atendimento no HGLVF (foto Roberto Santos)

Três jovens que se envolveram em um acidente de moto, ontem à tarde, em Una, ficaram cerca de três horas no interior de ambulâncias, aguardando liberação para serem atendidos no Hospital Geral Luiz Viana Filho, de Ilhéus.

Os jovens sofreram várias fraturas e outras lesões graves, mas não obtiveram assistência no hospital ilheense. Após a longa espera e muita agonia, os parentes acabaram decidindo transportá-los para Itabuna, onde foram levados inicialmente para a clínica Cotef e depois encaminhados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

O médico que estava de plantão no Hospital Luiz Viana Filho era o doutor Urbano Santos. Segundo familiares das vítimas do acidente, ele informou que o atendimento não seria possível porque não havia nenhum ortopedista no hospital naquele momento.

Parentes dos envolvidos no acidente afirmam que irão mover uma ação judicial contra o hospital de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Luziana (de saia) em meio a quase mil que disputam vaga (Foto Pimenta)

Uma oferta de empregos atraiu quase mil pessoas ao futuro hipermercado Meira, no centro comercial, em Itabuna, nesta segunda-feira. A maioria dos concorrentes tem entre 18 e 30 anos de idade.

A rede está oferecendo 200 vagas distribuídas entre setores de açougue, padaria, limpeza, reposição, caixa, empacotador e auxiliar de depósito. As inscrições terminam na próxima sexta-feira, 8, e a seleção está sendo feita das 8h às 17h.

Luziana Rodrigues, 26, chegou ao local de seleção por volta das 6 horas desta segunda-feira. “Tenho fé que este seja meu primeiro emprego com carteira assinada”, dizia. Ela teve várias experiências como caixa, mas nunca registrado em carteira.

Já por volta das 12h30min, esperava a sua vez de entregar o currículo e ser entrevistada. “Por esse emprego, a gente enfrenta sol, chuva, fila…”, dizia, empolgada com a chance de registro em carteira. Ao final da manhã, o supermercado havia entrevistado e recebido currículo de cerca de 100 candidatos.

Na semana passada, a rede Meira concluiu a compra do ponto onde funcionava o Chame-Chame em Itabuna. A rede abrirá a segunda loja em Itabuna, sendo a 11ª da rede, segundo a diretora de marketing, Sara Alcântara, que estima a inauguração da nova filial em 60 dias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A arquiteta Clara Kauark foi enterrada no final da manhã desta segunda-feira (4), no cemitério Campo Santo, em Itabuna. Ela lutava há três anos contra um câncer ósseo e faleceu ontem em casa, no Zildolândia, em Itabuna.

Clara desenvolveu vários projetos de arquitetura nas áreas pública e privada. Um dos últimos e mais conhecidos é a praça Rio Cachoeira, à margem direita do rio que corta a área urbana de Itabuna. Clara deixa viúvo o engenheiro Cláudio Fontes, chefe do escritório da Empresa Estadual de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) em Itabuna.

Sueli Dias, do Grupo Se Toque, diz que a arquiteta deixa exemplos. “Sempre sincera, generosa, perseverante e carinhosa, marcou sua presença por onde passou”. Sueli lembra que Clara apoiou diversas causas e “lutou concretamente pelos necessitados”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A oposição saiu vencedora na eleição dos novos titulares dos quatro módulos (regiões) do Conselho Municipal de Saúde em Itabuna. Até mesmo o eleito para representar o módulo da região do Lomanto, Nova Ferradas e Ferradas, Claudionor Silva Cruz, tido como da cota do governo, disse que fará um trabalho independente no Conselho de Saúde.

Itabuna é dividida em quatro regiões (módulos), e cada uma delas indica os seus representantes no Conselho. Os eleitos foram Gilvan Barbosa dos Santos (Módulo I), Claudionor Silva Cruz (Módulo II), Steve Campos Miranda (Módulo III) e Aroldo Marcelino Santos (Módulo IV).

Para conselheiros, a nova composição reforça a independência do Conselho Municipal de Saúde, principalmente no momento em que a prefeitura faz enorme pressão para retomar o Comando Único do SUS (gestão plena).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será criada nesta quarta-feira, 06, na Câmara dos Deputados, a “Frente Parlamentar de Acompanhamento da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul”. A articulação do movimento é dos deputados Arthur Maia (PMDB/BA) e Luiz Argôlo (PP/BA), ambos da base aliada do Governo Federal.

A assembleia-geral de fundação da frente está programada para acontecer às 17h30min, no plenário 16, anexo II da Câmara.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Simba já está em casa.

O cachorrinho Simba, da raça Scottish Terrier, finalmente voltou para casa. O cão se perdeu dos donos na última terça-feira à noite, no bairro Jardim Vitória, mas foi encontrado (e bem cuidado) por um mototaxista que transitava pela avenida Princesa Isabel, no São Caetano.

Ontem, Simba foi reconhecido em um anúncio publicado no ClassiPimenta, o site de classificados gratuitos do PIMENTA. O mototaxista e a esposa ligaram para os donos do animal. Simba já está em casa.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Israel Nunes: "eu não sou besta pra tirar onda de heroi"

Comunistas ilheenses estão alvoroçados com uma possível pré-candidatura do procurador federal e professor Israel Nunes, que seria opção do PCdoB para a sucessão municipal.

No Blog do Gusmão, noticia-se que Nunes seria apresentado pelo partido como um postulante a vice em alguma chapa de esquerda. Já um cururu ouvido pelo PIMENTA pondera que ninguém é lançado a vice e o nome do procurador entra no jogo mesmo para disputar uma cabeça de chapa.

Ocorre que, no seu próprio blog (aliás, uma excelente fonte de denúncias contra desmandos administrativos), Israel Nunes postou o clipe da música “Cowboy fora da lei”, antigo sucesso de Raul Seixas, que já começa dizendo “Mamãe não quero ser prefeito…”.

O título da postagem é “Para bom entendedor, meia palavra basta”.