
O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), cumpre intensa agenda na capital baiana.
Nesta quarta-feira (14), o périplo incluiu reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Aldenes participou da audiência não na condição de vereador, mas na de liderança nacional do Movimento de Luta pela Terra (MLT).
Na manhã de hoje, o comunista acompanhou o cortejo que subiu a colina sagrada para a cerimônia da Lavagem do Bonfim. À tarde, ele se reuniu com o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, com quem afirma ter tido boa conversa sobre os rumos da política em Itabuna.
A inauguração das novas instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foi adiada para a próxima segunda (19) devido ao problema de saúde do governador Rui Costa (veja nota abaixo).
De acordo com comunicado da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o gestor baiano inaugurará o SAC às 9 horas, no segundo piso do Shopping Jequitibá. Logo após, deverá visitar o Colégio Estadual Félix Mendonça.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (15) a distribuição e comercialização em todo o território nacional do cosmético gel antisséptico Premisse, fabricado pela empresa Proline Indústria e Comércio Ltda. A restrição é para os lotes 000564, com validade até março de 2016, e 000585, válido até abril do ano que vem.
De acordo com a Anvisa, laudos de análise fiscal, emitidos pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem primária e teor de álcool etílico do produto. A suspensão foi determinada porque a empresa responsável pelo cosmético não apresentou recurso solicitado na perícia de contraprova.
Em resolução publicada hoje (15) no Diário Oficial da União, a Anvisa determina ainda que a empresa recolha todo o estoque existente no mercado relativo aos lotes do produto descrito.
Da Tribuna da Bahia
Pouco mais de duas semanas para o início do Campeonato Baiano, apenas três cidades, estão aptas para receber os jogos. Na capital: Arena Fonte Nova; Metropolitano de Pituaçu; e Manoel Barradas, o Barradão; em Feira de Santa: Joia da Princesa; e Vitória da Conquista: Lomanto Júnior.
Outras praças ainda não tiveram a confirmação, como os casos de Alagoinhas, Porto Seguro, Ilhéus e Juazeiro. Ontem, o presidente do Serrano, José Alfredo, conversou com os jornalistas, no evento realizado pela Rede Bahia, detentora das transmissões dos jogos do Estadual. “Cheguei agora pela manhã de Porto Seguro (ontem), estava acompanhando as reformas e só estamos aguardando os laudos que devem chegar nesta sexta-feira (16) e pretendemos mandar nossos jogos lá”, disse Alfredo.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) abriu inscrições de seleção pública com 221 vagas para professor pesquisador. As oportunidades são para a carga horária de até 60 horas e bolsas de R$ 1.100,00 ou R$ 1.300,00, conforme o caso.
Os aprovados serão lotados nos cursos de Bacharelado em Administração Pública (16), Licenciatura em Ciências Biológicas (22), Ciência da Computação (17), Educação Física (18), Geografia (18), História (29), Letras com Espanhol (17), Letras com Inglês (16), Letras com Português (22), Matemática (13), Pedagogia (20) e em Química (13).
Os interessados devem ter experiência mínima de um ano no magistério superior, vínculo a programa de pós-graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado) ou formação em nível de pós-graduação stritctu sensu. As inscrições devem ser feitas no site www.selecaoprofessoread.uneb.br até o dia 30 de janeiro de 2015.
Todos os interessados passarão por análise de títulos, experiência na docência e em EaD, formação e idade, entre os dias 2 e 11 de fevereiro de 2015, sendo que os candidatos pertencentes ao quadro de servidores da Universidade terão prioridade. Informações do Ibahia.

O governador Rui Costa não participará da Lavagem do Bonfim, hoje, em Salvador, e deverá suspender toda a sua agenda pelos próximos três dias, seguindo recomendação dos médicos Fábio Villas-Boas e Roberto Badaró. Costa foi acometido por uma traqueobronquite, conforme avaliação médica. A doença é geralmente causada por infecções virais ou bactérias. Na Lavagem, Rui é representado pelo vice-governador João Leão.
A recomendação de Villas-Boas, que é secretário estadual de Saúde, e do infectologista Roberto Badaró é para que o governador repouse, mantendo uma agenda mínima de trabalho. Devido à tranqueobronquite, é possível que a visita de Rui a Itabuna seja adiada. A confirmação deverá ocorrer até o início da tarde.
Villas-Boas participa da Lavagem do Bonfim e diz que o problema de saúde do governador não é considerado sério. “Apenas vai precisar de um repouso de três dias, para que possa voltar às atividades”, justificou o médico. Segundo Villas-Boas, Rui tem “saúde de ferro”.
O Partido Democrático Trabalhista não pode servir a dois senhores. Ou é oposição com ACM Neto ou é governo com Rui Costa. A militância repudia constrangedora e inaceitável dubiedade.
A senadora Marta Teresa Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Félix Júnior (PDT-BA) parecem concordar com a opinião de que o PT caminha para um inevitável e profundo desgaste.
Marta, aquela do “relaxa e goza”, de olho no eleitorado cada vez mais antipetista, quer ser novamente prefeita de São Paulo. Félix também sonha com o Palácio Thomé de Souza.
Marta, depois das críticas ao petismo, ao ministro Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e a gestão da presidente Dilma Rousseff, vem tendo um tratamento VIP da Folha e do Estadão. Só elogios.
Mas todo esse “encanto” é passageiro. Depois que Marta deixar o PT e for candidata ao Executivo, essa mesma imprensa vai dizer que ela é uma ex-petista, que não merece crédito, que é um perigo.
Já Félix quer ser prefeito de Salvador sendo vice de ACM Neto na eleição de 2016. O dirigente estadual do PDT acredita na reeleição do democrata e, como consequência, na sua candidatura ao governo da Bahia em 2018.
O comportamento de ACM Neto, como autêntico oposicionista, é natural. O de Félix, não. O tiro pode sair pela culatra, se o cheiro de oportunismo exalar.
O Partido Democrático Trabalhista não pode servir a dois senhores. Ou é oposição com ACM Neto ou é governo com Rui Costa. A militância repudia constrangedora e inaceitável dubiedade.
PS – O PDT de Itabuna escafedeu-se. Já tem um bom tempo que não se ouve falar da legenda. É um pequenino partido, omisso, insípido, incolor e inodoro. O comando estadual é complacente com o marasmo do nanico brizolismo tupiniquim. O saudoso jornalista Eduardo Anunciação, com sua inquietude e fina ironia, diria que o PDT é uma bufa.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os tribunais de Justiça reajustem automaticamente os salários dos juízes estaduais, sem necessidade de encaminhar projetos de lei às assembleias legislativas.
A decisão liminar foi proferida ontem (13) pelo conselheiro Gilberto Martins, que atendeu a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O salário dos juízes estaduais é escalonado entre 5% e 10% em relação ao nível hierárquico superior, no caso, o vencimento dos desembargadores.
Os aumentos da magistratura são baseados nos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que foram reajustados segunda–feira (12) pela presidenta Dilma Rousseff, por meio de uma lei federal. O salário passou de R$ 29.462,25 para R$ 33.763,00. O reajuste foi de 14,6%.
A AMB pediu ao conselheiro a antecipação dos efeitos de uma resolução que ainda não foi aprovada pelo CNJ em razão de pedidos de vista de três membros do plenário.
Em dezembro passado, nove dos 15 conselheiros votaram a favor de uma mudança estabelecendo que a aprovação de lei federal para aumentar salários dos ministros do STF, teto do funcionalismo público, será aplicada como referência para salários dos magistrados estaduais. Da Agência Brasil.

Dezenas de colaboradores que trabalharam em Itabuna e Ilhéus reclamam que ainda não receberam o pagamento. Em email, a coordenação do exame no sul da Bahia disse que a situação é inédita em quase dez anos de exames tendo à frente o Cespe, centro ligado à Universidade de Brasília e contratado pelo Ministério da Educação (MEC) para aplicar as provas do Enem.
Um preposto do Cespe informou que pagamentos não foram realizados por “divergência entre o banco e as contas informadas”. Porém, mesmo quem deveria receber o dinheiro na “boca do caixa”, apresentando apenas documentos pessoais”, também ficou sem receber o dinheiro.
– São dois dias de trabalho intenso e um curso de preparação, o que demanda tempo e [gera] estresse – reclama um dos colaboradores contratados pelo Cespe para o Enem e que ainda espera pelo pagamento.
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 foi aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de seis milhões de candidatos em todo o país participaram do Enem. As notas de cada participante foram divulgadas na terça (13).

O funcionário do Bradesco sequestrado no assalto à agência em Itajuípe, nesta quarta (14), foi liberado pelos bandidos por volta das 22h. O reencontro com a família ocorreu momentos depois, quando o pai foi buscá-lo em Itajuípe.
O bancário viveu mais de doze horas de tensão, sob o domínio dos quatro bandidos que assaltaram a agência às 8h da manhã desta quarta. O rapaz chegou à sua cidade por volta das 23h, sendo recebido por dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e vizinhos.
O ASSALTO
Os funcionários chegavam à agência quando o bando invadiu o banco, rendeu vigilantes, tomando armas e coletes balísticos e viraram as câmeras para não serem flagrados. Após roubar malotes da agência, três dos integrantes da quadrilha renderam o subgerente. Na saída, deram tiros no prédio da agência e dispararam contra uma guarnição da PM.
Os bandidos seguiram em um Fiat Uno por um ramal que liga Itajuípe a uma região que fica no limite entre os municípios de Itabuna e Barro Preto. O carro foi incendiado para dificultar a identificação de digitais. Um malote foi deixado para trás pelos assaltantes.

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi reeleita presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) nesta quarta. Ela obteve 257 votos, enquanto Ricardo Machado, prefeito de Santo Amaro, ficou com 69 votos. Foram registradas 66 abstenções e 3 votos em branco.
Tanto Quitéria quanto Machado pertencem à base do governo estadual. Quitéria está de saída do PSB e revelou ter convites de filiação do PT e do PP. A posse para o novo mandato está prevista para 22 de janeiro. Atualizado.
O funcionário do Bradesco levado como refém no assalto à agência de Itajuípe ainda era mantido em poder dos bandidos até o final desta tarde. Às 8 horas da manhã de hoje, três bandidos armados de fuzis e pistolas automáticas invadiram o banco e levaram três malotes. Outro bandido dava cobertura em um carro do lado de fora.
Os bandidos ainda levaram armas e coletes de vigilantes da agência. Homens da polícia militar mantêm perseguição aos quatro assaltantes. Eles fugiram usando estradas vicinais que ligam Itajuípe a uma região entre Itabuna e Barro Preto.
Os bandidos tocaram fogo em um Fiat Uno usado na fuga. A polícia ainda encontrou um malote, munição e notas fiscais de compras em Porto Seguro. Uma picape Fiat Strada também foi, supostamente, abandonada pelo bando.

Cerca de 2,6 mil turistas e tripulantes do MSC Lirica desembarcaram nesta quarta (14) em Ilhéus. O cruzeiro zarpa ao final da tarde com destino a Búzios (RJ).
O município sul-baiano receberá mais cruzeiros até o dia 16 de março. Ainda em janeiro, haverá mais quatro paradas de transatlânticos na cidade, o próprio Lirica, além do MCS Prezioza e o Artânia.

O prefeito Claudevane Leite não tirou férias, mas é (muito) pouco visto no Centro Administrativo Firmino Alves. Nos últimos meses, Vane gasta mais o tempo na bela Canavieiras. Maldosos de plantão dizem que o gestor itabunense foi tomar umas aulas com o colega Almir Melo, prefeito de Canes.

Finalmente. Após três adiamentos, as novas instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Itabuna serão inauguradas nesta sexta-feira (16), às 9 horas, pelo governador Rui Costa. O SAC funcionará no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio).
A nova unidade terá capacidade para prestar até 12 mil atendimentos por mês, segundo a superintendência da rede. O SAC ampliará o atendimento com expediente das 9h às 18h, de segunda a sexta.
O SAC prestará serviços do Banco Mais BB, Detran, Sefaz Estadual, Ceprev, Planserv, Saeb/SAF, serviço judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia e Sinebahia, além de serviços da Secretaria de Segurança Pública, como emissão de antecedentes criminais e carteira de identidade. O SAC não terá mais unidade da Coelba.
Após a inauguração do SAC, o governador Rui Costa visitará o Colégio Estadual Félix Mendonça, reconhecido nacionalmente por projetos didáticos-pedagógicos. A visita será acompanhada pelo secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.
























