
Prefeitos baianos escolhem hoje a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB). Os prefeitos Maria Quitéria (Cardeal da Silva) e Ricardo Machado (Santo Amaro) disputam a presidência da entidade municipalista. Os dois candidatos são da base de apoio do governador Rui Costa. A votação prossegue até as 17h. O resultado deve sair por volta das 18h.
A movimentação na sede da UPB é grande. Estão habilitados a votar 390 dos 417 prefeitos baianos. Poucos arriscam a apontar o vencedor da eleição de hoje, embora a presidente e candidata à reeleição, Maria Quitéria, conte com a força da estrutura da entidade.
Do lado de fora, o adversário, Ricardo Machado, faz campanha com bandas e cabos eleitorais vestidos com as cores da campanha. Fotos do candidato com Rui Costa são usadas pelo petista para tentar seduzir os colegas prefeitos.
O governador fez questão de ficar distante da disputa, não fazendo campanha por nenhum dos candidatos. Quitéria (PSB) e Ricardo (PT) apoiaram a eleição de Rui Costa.
SUL DA BAHIA FORA
A eleição na UPB demonstra a falta de representatividade da Região Cacaueira. As duas chapas não contam com prefeitos da região nos cargos administrativos. Do macro sul da Bahia, porém há um representante, o prefeito João Bosco, de Teixeira de Freitas.

O coronel Antônio José Barbosa Reis assumiu hoje (14) o subcomando geral da Polícia Militar baiana, após deixar o Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS).
Coronel Reis trabalhou por 4 anos e 5 meses no comando do CPRS, sendo três deles como comandante.
O comando regional da PM no sul-baiano terá à frente Washington Idilceu Bastos, pelo menos, até fevereiro, quando serão decididas as mudanças nos demais cargos superiores da polícia militar no estado.

Bandidos assaltaram nesta manhã de quarta (14) a agência do Bradesco de Itajuípe, no sul da Bahia. A ação ocorreu por volta das 8h10min. De acordo com as primeiras informações, quatro homens em um Fiat Uno e uma picape Toyota Hilux participaram do assalto, levando um funcionário do banco como refém.
Ao sair de Itajuípe, a quadrilha atirou contra uma viatura da Polícia Militar. Os bandidos também atiraram na fachada da agência, que fica na região central da cidade. Não há informações de feridos.
De acordo com a polícia, o Fiat Uno foi abandonado e incendiado na estrada que liga Itajuípe e Barro Preto. Já a picape teria tomado como rumo a BR-101 e, na sequência, uma estrada entre Itajuípe e Itabuna. Mais informações em instantes. Atualizado às 10h25min

A Polícia Federal (PF) prendeu, nas primeiras horas da madrugada de hoje (14), o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, quando o executivo desembarcava no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, procedente de Londres, na Inglaterra.
Cerveró passou toda a madrugada em uma sala especial determinada pela PF nas dependências do terminal, de onde seguiu de avião para Curitiba, onde estão presos outros acusados de participar da Operação Lava Jato.
Em nota divulgada na madrugada, o Ministério Público Federal (MPF) informou que foi cumprido mandado de prisão preventiva do executivo, uma vez que havia indícios de que ele “continua a praticar crimes e a transferir bens a seus familiares”.
Durante a madrugada, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Cerveró e de parentes. Informações obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicavam, entre outros pontos, que o executivo tentou transferir para sua filha R$ 500 mil, em uma operação em que perderia soma considerável de dinheiro, além de imóveis adquiridos com recursos de origem duvidosa e por valores abaixo dos praticados no mercado.
Na avaliação do MPF, a custódia cautelar foi necessária para “resguardar a ordem pública e econômica e para evitar a continuidade dos crimes que vinham sendo praticados pelo ex-dirigente”.
O presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, terá reuniões com o governador Rui Costa e com a cúpula estadual pedetista. A pauta será o futuro do partido na Bahia.
O presidente estadual da sigla, Félix Jr., quer formar uma aliança do PDT com o prefeito de Salvador, ACM Neto. O gestor soteropolitano daria ao PDT uma secretaria, a ser comandada por Andréa Mendonça, irmã de Félix.
Do outro lado, estão os deputados estaduais do PDT. Desde que o governador Rui Costa afirmou que não aceitará ver o partido acendendo vela para Deus e o diabo, os deputados, puxados por Marcelo Nilo, assumiram a defesa de que o partido continue na aliança estadual com o PDT.
Félix sonha alto. Prefere o PDT com ACM Neto. Sonha em ser o candidato a vice de Neto em 2016. Como o pupilo carlista tem como projeto o governo baiano em 2018, Félix – sendo o vice – dá como certo que assumiria a Prefeitura de Salvador.
A decisão do PDT deverá ser anunciada hoje. Se o partido pender para ACM Neto, “Grampinho” equilibra o jogo, após a perda do PTN.

O ex-secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, arrumou as malas e partiu para Brasília. Robinson não assumirá mandato de deputado federal (ele é o terceiro suplente da coligação governista), mas a chefia de gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República. Trabalhará ao lado do ministro Miguel Rosseto.
– A partir de agora, vou trabalhar no Palácio do Planalto e me dedicar de corpo e alma a essa nova missão de ajudar a presidente Dilma [Rousseff] a fazer mais um governo vitorioso – disse ele por meio de uma rede social.
Da equipe de Robinson na Secom, permanecem na secretaria nomes como Isaac Jorge, que atuava como assessor de comunicação do governador, e Edmundo Filho, coordenador da área de rádio. A Secom foi assumida pelo jornalista André Curvelo.
Os candidatos já podem consultar o desempenho individual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para ter acesso ao resultado, é necessário o número de inscrição ou do CPF e a senha criada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada na própria página. Segundo o Inep, por causa do elevado número de acessos, estudantes podem ter dificuldades para fazer a consulta.
Os candidatos têm acesso às notas em cada uma das cinco áreas avaliadas no Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. O Inep não disponibiliza uma nota final no exame. Isso porque cada instituição que utitliza o Enem como forma de ingresso pode escolher uma forma de calcular a nota final, atribuindo pesos diferentes para cada uma das áreas.
O espelho da redação, que mostra a nota em cada uma das competências avaliadas, estará disponível em até 60 dias. O acesso à correção é apenas pedagógico e não cabe recurso.

O grupo Amigos Comunitários da Califórnia promoverá, no próximo domingo (18), um Caruru Beneficente em prol da viagem de Lauanny Santos Batista para Joinville (SC). A garota foi aprovada na última seletiva da Escola de Teatro Bolshoi, ocorrida em novembro, e precisa se apresentar dia 2 de fevereiro.
O referido caruru, cujo material é fruto de doações, será vendido por R$ 7,00. As refeições estarão à disposição na rua Júlio Santos, nº 240, bairro Califórnia, em Itabuna. Quem quiser contribuir com alimentos, bem como adquirir um prato no domingo, pode ligar para (73) 8843-8356 ou 9194-4414.
À ESPERA DE APOIO
Lauanny, de 10 anos, é uma das alunas do programa Viv-à-rt que participaram da seletiva do Bolshoi em Itabuna e, posteriormente, em Santa Catarina. Além dela, dois estudantes da Fundação Marimbeta – Jadson Santos, de 9 anos, morador do “Morro do Macaco”, bairro Fonseca, e Watson Conrado, de 10, habitante do Maria Pinheiro – foram aprovados na mesma seletiva.
Tais projetos sociais, apesar de terem custeado a ida dos alunos até a seletiva da maior escola de ballet do mundo, ainda não sinalizaram com qualquer tipo de apoio concreto para a ida deles ao Bolshoi.
O diretor do Hospital Municipal de Coaraci, Elivaldo Santos de Jesus, em nota, afirmou que a demora no atendimento ao paciente encaminhado a uma clínica de Itabuna para exame de ultrassonografia (relembre aqui) se deu por “limitação de recursos materiais”. Segundo ele, não houve “abandono” nem o quadro do paciente era grave, apesar dos relatos em contrário.
De acordo com Elivaldo, o paciente deixou o hospital às 14h15min de ontem. Conforme matéria veiculado por este blog, o paciente chegou à clínica por volta das 14h40min, deixando a unidade às 20h20min, apesar do exame ter sido concluído em 30 minutos. A espera pela ambulância foi de quase 5 horas, mas o diretor justifica:
– Logicamente, diante da limitação de recursos materiais, o hospital precisa estabelecer prioridades que se pautam no estado de saúde dos pacientes, circunstância que foi observada ao denunciante e à pessoa que o acompanhava.
O paciente retornou ontem à noite, como publicado por este blog, e encontra-se em estado de observação no hospital. Deverá receber alta nas próximas horas, segundo o diretor. Confira a íntegra da nota clicando no “leia mais”, abaixo.

MEC e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não têm uma avaliação clara do porquê da piora. Segundo o ministro da Educação, Cid Gomes, cabe à academia analisar os dados.
Gomes disse que pretende discutir a utilização dos resultados no Enem para elaborar políticas públicas para o ensino médio. A intenção é incluir o Enem como parte dos indicadores, junto com avaliações como a Prova Brasil, a cada dois anos. “Não dá para fugir, tentar camuflar Não dá para dizer que o ensino público brasileiro é bom, está muito aquém do desejável”, disse.
A chamada Média ProUni, calculada sobre a soma de todas as notas das provas e da redação, dividida por cinco, foi 499 em 2014 e 504,3 em 2013 para os concluintes do ensino médio – uma queda, portanto, de 1%. Percentual considerada estável pelo ministro. A Média ProUni da rede federal foi 588,8; da estadual, 477,7; da municipal, 494,8; e da privada, 556,7.

Dirigentes de blocos carnavalescos confirmaram a Lavagem do Beco do Fuxico 2015 para o dia 7 de fevereiro. A edição deste ano fará uma homenagem aos 30 anos do axé music. A lavagem é promovida pelos blocos e contará com o apoio da Prefeitura de Itabuna.
Até agora, estão confirmados os blocos Maria Rosa, Casados I… Responsáveis, Mendigos de Gravata, Descasados, Resgate dos Kizumbas, Planeta Reggae, Encantarte e Hora Extra.
As baianas também estão confirmadas para a tradicional lavagem com água de cheiro no Beco do Fuxico (Travessa Adolfo Leite). A programação da festa ainda será anunciada. Uma atração esperada é o cantor Luiz Caldas, feirense que decolou em sua carreira musical ainda em Itabuna, e é considerado o pai do axé music. Atualizado às 17h35min.

Cerca de 350 servidores das unidades de saúde de Itabuna ainda não receberam o salário de dezembro. Por lei, o município deveria efetuar o pagamento até a quinta passada (8), o que não ocorreu.
Uma manifestação foi puxada pelo Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, nesta terça (13).
Desde agosto do ano passado, o município enfrenta dificuldades para quitar o salário dos servidores, mas os atrasos a setores da Saúde ocorrem desde 2013.
“O Sindserv repudia, veementemente, o atraso no pagamento dos salários, prática que se tornou uma rotina em 2014 e que, para indignação dos trabalhadores e do sindicato, já se apresenta no primeiro mês de 2015”, disse a presidente do Sindserv, Wilmaci Oliveira.
O governo ainda não se manifestou quanto ao pagamento do salário do funcionalismo. A justificativa para atrasos constantes é a queda em repasses constitucionais como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O segundo tenente do Exército Ismael Macêdo Guimarães, de Itabuna, faleceu em um acidente nesta manhã de terça (13) no trecho de Maruim (SE) da BR-101, próximo a Aracaju. De acordo com informações, Ismael estava com outros oito militares no micro-ônibus do Exército. O acidente ocorreu em um trecho em obras na rodovia.
Ismael, que cursou Engenharia Civil na FTC de Itabuna, foi lançado para fora do micro-ônibus durante o capotamento. O veículo caiu de um barranco. O micro-ônibus capotou várias vezes e caiu em cima do corpo do jovem, conforme relatos de militares. Os feridos foram levados para o Hospital de Urgência de Sergipe.
O micro-ônibus se deslocava para o município de Rosário do Catete, trecho da 101 que está sendo duplicado pelo Exército. Nas redes sociais, amigos e familiares lembram a energia e a facilidade de Ismael fazer amigos.

Karoline Vital
O tempo instável não superou a vontade do público de acompanhar a primeira apresentação de Medida por Medida em Ilhéus. A plateia de quase 500 pessoas assistiu a todos os minutos da nova montagem do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na última sexta-feira (09). Na noite do dia 10, o sucesso se repetiu e a frente da Tenda TPI foi tomada pelo público, que riu, vibrou e se emocionou com a comédia. Nesta semana, o espetáculo segue para a porta da Catedral. Em respeito à Novena de São Sebastião, as apresentações serão às 20h30min de hoje e quarta (dias 13 e 14).
Medida por Medida é a primeira peça de William Shakespeare a ser montada pelo grupo ilheense que completa duas décadas em agosto deste ano. As apresentações em Ilhéus fecham o projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção, aprovado pelo edital de ocupação do Complexo Teatro Castro Alves, TCA.NÚCLEO 2014, em seleção organizada pelo Teatro Castro Alves e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Entre agosto e dezembro do ano passado, foram realizadas apresentações de espetáculos, seminários, debates, oficinas, além de intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte.
A história de Medida por Medida se desenrola a partir das decisões do severo Ângelo, juiz que substitui o Duque de Viena, fazendo cumprir as leis contra a fornicação de forma implacável. A partir disso, Cláudio é condenado à morte por ter engravidado sua amada Julieta. Para reverter a sentença, Isabella, noviça e irmã do prisioneiro, tenta negociar com Ângelo, que coloca como condição para atender o pedido a entrega da virgindade da donzela.
SUCESSO EM CASA
Para o diretor Romualdo Lisboa, a volta a Ilhéus foi muito esperada pelos artistas e pelo público. Medida por Medida estreou no dia 10 de dezembro na capital baiana, com duas semanas de apresentações no Largo do Campo Grande.
– Estávamos ansiosos para mostrar aos nossos conterrâneos o resultado dos quatro meses de trabalho em Salvador, quando trocamos conhecimentos e experiências com profissionais do Centro Técnico do TCA, do Clowns de Shakespeare, Shicó do Mamulengo e tantos outros artistas e estudiosos que colaboraram para a nossa montagem – disse Romualdo.
As apresentações em Ilhéus são gratuitas e contam com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O espetáculo é apresentado em um reboque, que se transforma em palco, projetado pelo arquiteto Carl Von Hauenschild.
A adaptação do texto de Shakespeare foi feita por Romualdo Lisboa e Fernando Yamamoto (Clowns). Os figurinos e adereços de Medida por Medida ficam a cargo do potiguar Shicó do Mamulengo e do ilheense Justino Vianna, que também criou a maquiagem. A direção musical foi criada por Elielton Cabeça (TPI) e Marco França (Clowns).

Um paciente internado no Hospital de Coaraci veio a Itabuna, acompanhado da esposa, para realizar um exame médico e foi esquecido pela unidade hospitalar nesta segunda (12). O casal chegou a Itabuna às 14h40min e após realizar um exame de meia hora, ligou para o hospital informando que já haviam sido liberados pela clínica.
A atendente do hospital de Coaraci, de prenome Luzia, pediu para que o casal aguardasse próximo a clínica, localizada na praça Olinto Leone. Outras ligações foram feitas para a unidade médica cobrando a ambulância até que a atendente tirou o telefone do gancho. O aparelho só voltou a funcionar depois da mudança de plantão, às 19 horas.
Preocupadas com o paciente que não se sentia bem, algumas pessoas ligaram para o hospital de Coaraci e informaram que o casal esperava há 5 horas pela ambulância. De acordo com um mototáxi, essas situações são corriqueiras. “Uma vez, eu e meus colegas juntamos um dinheiro e pagamos a passagem de uma mulher que a ambulância também trouxe para fazer o exame e não veio buscar, afirmou.
A ambulância chegou por volta das 20h20min e ao ser indagado o motivo da demora, o motorista identificado apenas pelo prenome Salatiel, respondeu de maneira grosseira que o problema não era dele e sim da direção do hospital.
























