Tempo de leitura: 2 minutos

Geraldo defende anulação de estudo da Funai e permanência do Exército.
Geraldo defende anulação de estudo da Funai e permanência do Exército.

O deputado federal Geraldo Simões disse que a permanência do Exército, no sul da Bahia, é fundamental para a pacificação na área de conflito entre produtores rurais e índios e autodeclarados tupinambás. As tropas foram retiradas das bases de pacificação desde a tarde da segunda (10).
– Defendo que [o Exército] continue até o fim do processo de demarcação das terras – disse o parlamentar ao PIMENTA, que considera a região pacificada desde a chegada do Exército.
Há relatos, no entanto, de constantes ameaças de invasões e depredações a propriedades na área em litígio. Algumas das ameaças são direcionadas a pequenos produtores da região de Olivença, em Ilhéus.
O governador Jaques Wagner apresentou ontem (11) pedido para que o governo federal mantenha as tropas do Exército na região. A decisão deve sair até amanhã (13).
ANULAÇÃO DE ESTUDO DA FUNAI
Para Geraldo, a anulação do decreto de demarcação dos 47,3 mil hectares entre os municípios de Una, Buerarema e Ilhéus é parte da solução para o conflito. O estudo favorável aos tupinambás, segundo Geraldo, “está cheio de vícios”.
O parlamentar ainda fala da tragédia social que seria, na opinião dele, a retirada de mais de 20 mil famílias das terras em disputa no sul do estado. “Como retirar mais de 20 mil famílias para assentar sei lá quantos índios?”, questiona.
CASO JURACI: CRÍTICAS À POLÍCIA CIVIL
O deputado petista fez críticas, ainda, à atuação da polícia civil na investigação da morte do pequeno produtor rural Juraci Santana, assassinado na madrugada de 11 de fevereiro deste ano, no Assentamento Ipiranga.
– Na região, todos sabem os nomes dos autores, mas ninguém até agora foi preso – afirmou, complementando que a Polícia Civil precisa esclarecer o crime e concluir logo o inquérito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Correio da Bahia

Trindade foi o mais votado.
Trindade foi o mais votado.

O desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito como o novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em eleição interna realizada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na sessão plenária da manhã desta quarta-feira (12).
Lourival foi eleito com 24 votos, em votação secreta entre seus próprios pares, para ocupar uma das duas vagas da Corte Eleitoral destinada aos desembargadores oriundos do TJ. A outra vaga é ocupada pela desembargadora Maria do Socorro, que exerce no momento o cargo de Presidente interina do TRE-BA.
A vaga do TRE-BA foi disputada ainda pelas desembargadoras Ivete Caldas Silva Freitas Muniz e Heloisa Pinto de Freitas Vieira Graddi.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Site do município mudou para endereço comercial (Reprodução).
Site do município mudou para endereço comercial (Reprodução).

A Prefeitura de Itabuna desativou o domínio itabuna.ba.gov.br, o que gerou dificuldades para empresários que recorrem ao site para emitir a nota fiscal eletrônica.
O município está utilizando somente um endereço comercial, o www.prefeituradeitabuna.com.br, onde há uma aba com link para emissão das notas fiscal.
O endereço para emitir a nota é o http://nfse.el.com.br/nfse_ba_itabuna, que vem apresentando problemas constantemente na hora de informar o código de imagem para ter acesso à página.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tonho de Anízio (à esquerda) anuncia apoio a Aldenes (c) e Davidson Magalhães, de rosa.
Tonho de Anízio (à esq.) anuncia apoio a Aldenes (c) e Davidson Magalhães, de rosa choque.

O ex-prefeito de Itacaré Tonho de Anízio (PCdoB) definiu quem apoiará na disputa por vagas à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. A decisão saiu depois de reunir mais de 300 correligionários em Taboquinhas, em Itacaré, no último final de semana, para discutir questões previdenciárias, expansão do Luz para Todos e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Tonho explicou que levou em conta a necessidade de ter representantes regionais na hora de anunciar o apoio a Davidson Magalhães e Aldenes Meira, ambos do PCdoB. Davidson é pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados e Aldenes brigará por uma das 63 cadeiras  da Assembleia Legislativa baiana. Tanto Davidson como Aldenes estiveram em Taboquinhas com o ex-prefeito de Itacaré.

Tempo de leitura: < 1 minuto

,,,
Agentes registram ocorrência e orientam tráfego na Princesa Isabel (Foto Pimenta).

O trânsito na Avenida Princesa Isabel, sentido São Caetano-Centro, está congestionado neste momento. Um carro Peugeot 207 (NYY-0706) parou na faixa para dar passagem a um pedestre, em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves. Outros três carros que vinha atrás acabaram colidindo em sequência, segundo testemunhas ouvidas pelo PIMENTA.
O veículo mais danificado foi o GM Celta (NGC-6681), que estava logo atrás do Peugeot e ficou engavetado entre o primeiro carro e uma caminhonete Toyota (JQC-1932). O acidente envolveu ainda uma picape S-10 (OLE-3454).
Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) estão no local para registrar a ocorrência e liberar o tráfego. A Princesa Isabel é o corredor de ligação dos bairros da região do São Caetano com a região central de Itabuna.
...
Além do Peugeot, colisão envolveu Celta e duas caminhonetes (Foto Pimenta).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Agência Brasil
O número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco passou de 1 milhão. Até as 17h de hoje (11), cerca de 1,2 milhão de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, que espera receber 27 milhões de declarações neste ano. De acordo com o órgão, uma média de 17 mil documentos é recebida a cada hora.
O prazo para entrega vai até 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou na última quinta-feira (6), assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Edicácio, Leandro e Moabe foram presos em Itapetinga (Foto Divulgação).
Leandro, Edicácio e Moabe foram presos em Itapetinga (Foto Divulgação).

A polícia civil prendeu hoje (11) três homens acusados de assaltar um correspondente bancário em Itapetinga, no sudoeste baiano. Ontem, Edicácio Soares Santos, de 30 anos, Leandro Silva Santos, 24, e Moabe Souza Guerra, 29, levaram R$ 1.373,00 que estavam em um malote.
De acordo com a delegada Rosilene Correia, o trio surpreendeu os funcionários do correspondente no momento de abertura do estabelecimento. Segundo a delegada, o dinheiro recuperado era parte do valor que estava no malote.
A prisão foi efetuada por agentes comandados pelos delegados Irineu Andrade e Marcos Larocca. Com o trio de assaltantes, a polícia apreendeu ainda um revólver calibre 38 usado no assalto, uma moto Yamaha Fazer 150, placa OUX-3215, e peças de roupa e capacetes. Edicácio, Moabe e Leandro estão presos na delegacia regional em Itapetinga.

Tempo de leitura: < 1 minuto

lukaspaivaO vereador Lukas Paiva (PMN) ocupou o plenário da Câmara para soltar uma “bomba” com efeitos devastadores para a Ciretran em Ilhéus e a empresa Vistocar.
Segundo o parlamentar, há um esquema que envolve o órgão de trânsito e a Vistocar, além de uma autoescola ilheense, e afetaria desde os resultados dos testes para retirar carteira de habilitação a vistoria veicular.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Abiel teme saída de tropas.
Abiel teme saída de tropas.

Pequenos produtores dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema lamentaram a retirada de tropas do Exército e da Marinha da área do conflito com índios e autodeclarados tupinambás. Desde ontem, o Exército começou a desmontar as bases de pacificação na área de 47,3 mil hectares, como informamos mais cedo.
Abiel Silva, da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (Aspaiub), se disse surpreso com a retirada das tropas antes do prazo final. “Lamentamos muito a saída do Exército”, afirmou ao PIMENTA. O líder dos pequenos produtores espera que as conversas entre os governos estadual e federal resultem na permanência das Forças Armadas.
O agricultor e vice-presidente da Aspaiub, Alfredo Falcão, espera que o governador Jaques Wagner reverta a tendência de saída do Exército. Alfredo conversou com autoridades do Exército. Até a próxima sexta (14), as tropas vão permanecer na áreas urbanas dos municípios sob o efeito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sem o compromisso de atuar na segurança na área rural.
CASO JURACI SANTANA
Abiel Silva esteve em audiências em Brasília para discutir o processo de demarcação de terras e agora também cobra que a morte do agricultor Juraci Santana seja esclarecida. “Até agora, [a investigação] deu em nada”, critica. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Há um movimento defendendo que a Polícia Federal assuma o caso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Segundo o site O Tabuleiro, um voo da companhia aérea Azul, previsto para decolar do aeroporto de Ilhéus às 6h desta terça-feira, teve sua partida cancelada, devido a um problema mecânico na aeronave.
Um dos passageiros era prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, que seguia em direção a São Paulo (destino do voo) para o velório de seu pai, Manoel Fortunato Leite, falecido na noite de ontem (10).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A retirada das tropas do Exército da área do conflito de fazendeiros e autodeclarados tupinambás, no sul da Bahia, surpreendeu o Governo do Estado, conforme apurou o PIMENTA. Isso, porque o prazo de permanência das Forças Armadas vence apenas no sábado (15).
Hoje, de acordo com fonte do governo baiano, Jaques Wagner estará em Brasília para tratar da permanência das tropas e da manutenção da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Com a GLO, o governo federal torna-se responsável pela área em litígio.
Mais informações em instantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tropa com mais de 600 homens está no sul da Bahia desde fevereiro (Foto Pimenta).
Tropa com mais de 600 homens está no sul da Bahia desde fevereiro (Foto Pimenta).

Exército e Marinha deixaram a região de conflito entre produtores rurais e índios e autodeclarados tupinambás, na região que envolve Ilhéus, Una e Buerarema. De acordo com as primeiras informações, as três bases de segurança (pacificação) instaladas na área de 47,3 mil hectares foram desmontadas entre ontem e hoje (11).
As Forças Armadas estavam no sul da Bahia desde o dia 14 de fevereiro, após o governador Jaques Wagner recorrer à Garantia da Lei e Ordem (GLO) e passar ao governo federal a responsabilidade pela segurança pública na área do conflito.
ASSASSINATO DE AGRICULTOR
Hoje faz um mês que o agricultor Juraci Santana foi executado a tiros, no Assentamento Ipiranga, no Maroim, em Una. Até o momento, ninguém foi preso. A retirada das tropas do Exército é considerada uma vitória para os tupinambás, que estariam planejando uma caminhada ecológica na área do conflito.

Tempo de leitura: 3 minutos

Valéria Ettinger1Valéria Ettinger | valeria@emancipe-se.org

O meu aplauso porque a luta dessas mulheres não se resume em um único dia, em um momento, no qual a celebração ressoa como um presente de consolação pela condição de ser mulher.

Depois da enxurrada de comemorações para as mulheres de Atenas, as Amélias, as mulheres centopeias, as mulheres caranguejos, as mulheres por serem, simplesmente, seres do sexo feminino. Aplaudo de pé as mulheres invisíveis.
Aquelas mulheres que morreram queimadas por melhores condições de trabalho;
As mulheres que foram espancadas, abortadas, execradas e mortas nas lutas pela democracia;
As mulheres que são levadas de suas famílias, desde cedo, para serem escravas ou serem abusadas sexualmente;
As mulheres que tem seu clitóris retirado porque não foi dado as mulheres o direito de sentir prazer;
As mulheres que são vendidas como se fossem objeto comercial;
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Nadson morreu após perseguição no Bairro Lomanto (Foto Álbum Familiar).
Nadson morreu após perseguição policial (Foto Álbum Familiar).

Familiares e amigos de Nadson Pereira de Almeida promovem ato na próxima sexta-feira (14) para lembrar os 30 dias da morte do adolescente. Uma missa será celebrada às 8h30min na Igreja Menino Jesus, no Lomanto, onde aconteceu a tragédia.
Nadson morreu no dia 16 de fevereiro, após perseguição policial no Bairro Lomanto, em Itabuna. Menor, ele pilotava uma moto Honda Titan e fugiu da abordagem ao, supostamente, receber ordem para parar.
Testemunhas afirmam que, durante a perseguição, uma viatura da Polícia Militar tocou no fundo da moto em que Nadson estava. O corpo do menor foi lançado ao chão e, na sequência, a viatura atropelou o garoto de 14 anos. Abaixo, vídeo mostra momento da perseguição.

Policiais que estavam na viatura negaram que tenha havido atropelamento. A versão dos militares é de que Nadson perdeu o controle da moto que pilotava, batendo no fundo de um carro que estava estacionado na Rua Jorge Amado, onde morreu. Ainda segundo os militares, Nadson perdeu o controle ao passar por um quebra-molas.
Há duas semanas, a subseção itabunense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu-se com os comandos das polícias militar e civil em Itabuna. Durante as audiências, os dirigentes da OAB local pediram isenção e celeridade nas investigações.
PROTESTOS E DESTRUIÇÃO
Ônibus foi destruído em manifestação (Foto Pimenta).
Ônibus foi destruído em manifestação (Foto Pimenta).

O acidente ocorreu por volta das 10h de 16 de fevereiro e deu início a uma série de protestos na região do Lomanto. A comunidade interditou a Avenida J.S. Pinheiro. Um ônibus foi incendiado na BR-101 e vários veículos foram destruídos pelo fogo no pátio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no Lomanto.
Um veículo que estava na Avenida J.S. Pinheiro também foi incendiado por manifestantes. Houve confronto e 16 pessoas foram detidas pela Polícia Militar. Já no outro dia, logo após o enterro do menor, menores atearam fogo em um ônibus escolar, que ficou parcialmente destruído.
A previsão é de que o inquérito na Polícia Civil sofra atraso por causa do período de carnaval. Os cinco policiais que estavam na viatura da PM que atropelou o garoto foram afastados do serviço, segundo o comando regional da PM. Todos respondem a inquérito policial militar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Novenário atrai milhares de fiéis à Catedral de São José (Foto Erivaldo Bonfim).
Novenário atrai milhares de fiéis à Catedral de São José (Foto Erivaldo Bonfim).

Começou ontem (10) o novenário em preparação à festa do padroeiro de Itabuna, São José. As homenagens vão até o dia 19 de março no município e nas paróquias da Diocese de Itabuna. Os católicos lotaram a Catedral de São José.
Hoje (11) a programação reunirá paróquias de Santa Inês e de Nossa Senhora Aparecida, além das Associação das Senhoras de Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Cursilho de Cristandade, Apostolado da Oração, Caminho Neocatecumenal e Comunidade Canção Nova. As escolas Lua Nova, Curumim, Pio XII e Carrossel também se integram às homenagens nesta terça.
ALVORADA E PROCISSÃO
A programação para o Dia de São José, 19 de março, já está definida, conforme o assessor de comunicação da Diocese de Itabuna, Erivaldo Bonfim. Uma alvorada festiva às 5h abrirá a programação, tendo, na sequência, a Missa Festiva, presidida pelo pároco da Catedral, Monsenhor Moizés, às 7h.
Às 10h do dia 19, haverá  concelebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, e que terá como pregador o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian. A Comenda de São José será entregue ao final da celebração.
Os festejos a São José serão encerrados na parte da tarde, com missa de romaria e a tradicional procissão, finalizando com a bênção do Santíssimo Sacramento.