
O teto do estábulo ficou ligeiramente danificado e uma das vacas sofreu queimaduras leves. Nenhuma pessoa ficou ferida. O impacto ambiental da pecuária é elevado. O gado é capaz de liberar grande quantidade de gás metano por meio de arroto e flatulência. A polícia não informou a quantidade de gás acumulado no estábulo em Rasdorf, mas contou que as 90 vacas estavam fechadas no abrigo provavelmente por causa do frio. Informações da Associated Press e Bahia Notícias.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) preencheu pouco menos da metade das vagas oferecidas nos cursos de graduação na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A instituição de ensino superior oferece 1.676 vagas pelo Sisu. Apenas 824 foram confirmadas na primeira chamada, seja por falta de interesse em cursar faculdade ou por apresentar documentação incompleta no ato de confirmação da vaga.
O curso de Medicina Veterinária preencheu apenas 13 das 60 vagas da primeira chamada. Enfermagem vem em seguida: 42 inscritos no Prouni estão sendo convocados já que apenas 18, das 60 vagas, foram preenchidas.
Agora, na segunda chamada, a Uesc está convocando 852 candidatos, que têm de sexta (31) até a próxima terça (4 de fevereiro) para confirmar a inscrição no colegiado do curso para o qual foi aprovado.
Participam do Sisu candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não zeraram a prova de redação. Os nomes dos aprovados podem ser conferidos aqui, bastando digitar o nome Uesc e selecionar campus, curso e turno.
A Assembleia Legislativa da Bahia acaba de aprovar, em segundo turno, a Lei Orçamentária do Estado para 2014. Com um detalhe que agitou a oposição: as despesas com emendas parlamentares – cerca de R$ 75 milhões – serão custeadas com recursos do Fundo de Previdência do Servidor (Funprev).
Deputados da oposição, como Augusto Castro (PSDB) e Elmar Nascimento (DEM), criticaram a manobra. “Os deputados da oposição querem as emendas, mas são contra retirar recursos do Funprev”, afirmou o tucano. Os oposicionistas também lembraram que no início deste mês o governo tentou aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 134, que previa a antecipação de R$ 2 bilhões em royalties do petróleo, sob o argumento de que os recursos seriam utilizados para cobrir o déficit previdenciário herdado de gestões anteriores.
“Hoje a máscara caiu”, alfinetou o tucano, ao observar que a destinação de recursos do Funprev para as emendas parlamentares fragilizou o argumento do déficit previdenciário. Questionado pelo PIMENTA se via a manobra como incoerência, Elmar Nascimento afirmou que houve, na verdade, uma “imoralidade”.
O projeto da Lei Orçamentária previa inicialmente um percentual de 0,6% da receita corrente líquida do Estado para as emendas parlamentares. Esse foi o índice aprovado em primeiro turno, mas depois o governo verificou que o número estava errado; na noite desta terça, a bancada governista conseguiu redefinir o índice para 0,33%. A oposição se absteve.
Desde que publicou nota sobre as enormes dificuldades dos candidatos a uma das vagas oferecidas pelo Ministério da Saúde no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), no sábado, 25, o PIMENTA não para de receber mensagens de gente aflita porque simplesmente não consegue se inscrever por meio do site mantido pelo governo.
As inscrições foram abertas no sábado e prosseguem até o dia 9 de fevereiro. Nesta etapa, o programa oferece 1 mil vagas para enfermeiros e 500 para odontólogos, prevendo contrato de um ano e curso de especialização.
A possibilidade de ter uma chance de ingressar no mercado de trabalho atraiu enorme quantidade de profissionais recém-formados, já que, pelas regras do Provab, têm prioridade aqueles com menor tempo de graduação. O problema, contudo, está sendo garantir a inscrição no programa.
Quem tenta se cadastrar no site do Ministério da Saúde precisa ter bastante paciência. A página apresenta várias falhas, trava e precisa ser reinicializada a todo momento, faz exigências incompatíveis com o próprio edital do programa (por exemplo, o edital exige que os documentos do candidato sejam reunidos em arquivo único, enquanto o site induz o candidato a entender que os documentos devem ser anexados separadamente).
Enfermeiros também reclamaram pelo fato de o site não reconhecer o número de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o que levou muitos profissionais a marcar a opção “não tenho registro” para prosseguir com o cadastro. A página do Provab também exige apresentação de certidão de antecedentes criminais, quando este documento não é relacionado no edital.
A situação é de tal forma calamitosa que desde sábado a nota postada pelo blog recebeu 146 comentários de gente que já se encontra em estado de desespero por não conseguir se inscrever no Provab. Para piorar, é impossível obter qualquer tipo de ajuda por meio do número de telefone que o Ministério da Saúde mantém para esclarecimento de dúvidas ( o 136).
A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal mobilizaram grande efetivo hoje (28) para cumprir mandados de reintegração de posse na área disputada por produtores e índios e autodeclarados tupinambás, no sul da Bahia. Foram nove viaturas da Força Nacional e cinco da PF para o cumprimento dos mandados. Uma área de mais de 47 mil hectares de terras é alvo dos tupinambás, que exigem as terras de volta. A área abrange os municípios de Una, Ilhéus e Buerarema.
Daniele Cotrim Guimarães, 33 anos, e o companheiro, Paulinele Teixeira Conceição, 38, foram presos ontem e apresentados hoje (28) pela Polícia Civil em Brotas, Salvador. Daniele era investigada pelo exercício ilegal da medicina e “caiu” ao errar na prescrição de medicamentos. Ela usava o registro profissional de uma médica de Salvador, que denunciou o caso à polícia.
Além do registro no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) ser falso, o casal foi preso com duas carteiras de motorista falsas. Daniele estava, ainda, com receitas da Secretaria Municipal de Saúde de Candeias. Ela também prestava plantões em unidades de saúde na capital baiana.
O delegado de Polícia Civil Marcos Larocca participou de curso de aperfeiçoamento na Swat, na Flórida, Estados Unidos. O curso na polícia especializada norte-americana teve duração de 40 horas.
O delegado pôde aperfeiçoar técnicas de participação em operações táticas avanças em nível III, extração em veículos, planejamento operacional, dentre outros.
O curso, enfatiza o policial, foi investimento próprio. Larocca é ilheense e delegado lotado em Itapetinga, no centro sul-baiano.

Desse total, 211,58 milhões de linhas (ou 78,05% do total) são relativos a acessos pré-pagos, enquanto 103,11 milhões (21,95%) correspondem a serviços pós-pagos. A telefonia móvel de quarta geração (4G) contabilizou, no mesmo período, primeiro ano de operação, 1,31 milhão de terminais com o serviço.
A operadora que detém maior número de acessos é a Vivo: 77,24 milhões, o que corresponde a uma participação de 28,49% do mercado. Em segundo lugar está a Tim, com 73,43 milhões de acessos e uma participação de 27,09% do mercado. Em seguida estão a Claro, com 68,7 milhões de acesso e uma participação de 25,34%; e a Oi, com 50 milhões de acessos e 18,52% de participação do mercado. A consolidação desses números foi divulgada ontem (27), em nota, pela Anatel. Informações da Agência Brasil.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) condecorou a cantora Cláudia Leitte com a “Medalha do Mérito” pela participação voluntária em duas campanhas do órgão estadual, a de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a MP e os Objetivos do Milênio. A medalha foi entregue ontem à tarde (27) pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva.
A campanha de combate à exploração sexual foi gravada em 2008 e a segunda, MP e os Objetivos do Milênio, em 2010. De acordo com o procurador-geral, a campanha alavancou o número de denúncias de casos de exploração.
O canal de denúncia, criado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), o Disque 100, recebeu 1.229 denúncias de crimes de exploração sexual infanto-juvenil cometidos na Bahia no ano de 2007. Depois das campanhas, os números subiram e hoje já são mais de 3.300 registros anuais.”Esse quantitativo é significativo, mas, talvez, não represente os dramas humanos vividos pelas vítimas”, disse o procurador-geral de Justiça.
– O MP expressa seu reconhecimento a você que emprestou o seu talento em razão de causas tão importantes – disse Wellington César Lima a Cláudia Leitte. O envolvimento em causas tão nobres, disse a cantora, lhe traz a sensação de quero mais. “Estou à disposição do MP pra gravar muitas outras campanhas”, completou a artista.
O motivo ainda é desconhecido, mas o fato é que os incêndios criminosos em veículos começam a se tornar comuns em Itabuna. Dois casos ocorreram na última quarta-feira (22) e outra ação do mesmo tipo foi cometida na noite desta segunda-feira (27), conforme noticia o Plantão Itabuna.
No caso registrado nesta segunda, o alvo foi um veículo Fiorino, que estava estacionado em frente a uma oficina de bicicleta na Travessa Juca Leão, centro da cidade. Bombeiros foram acionados, mas o utilitário foi totalmente destruído pelas chamas, enquanto outros veículos tiveram danos parciais.
Há informações de testemunhas, segundo as quais os bandidos que atearam fogo no carro fugiram do local após serem atacados por um cachorro. Na semana passada, dois automóveis foram incendiados em pontos distintos da cidade. A polícia ainda tenta descobrir os autores dos crimes e se os mesmos estão relacionados entre si.
Depois de ser interditada por descumprir determinações da Vigilância Sanitária, a sede do Itabuna Esporte Clube foi parcialmente liberada. Segundo nota divulgada nesta segunda-feira (27) pela assessoria de imprensa do governo municipal, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde fez a concessão ao clube após sua diretoria cumprir 30% das exigências de obras de reforma de suas instalações.
O Itabuna também teve que apresentar laudo referente ao tratamento de água das piscinas, recuperar os sanitários, pintar áreas, entre outras medidas exigidas pela fiscalização.
De acordo com a Vigilância, as duas piscinas infantis foram liberadas, mas as que servem aos adultos, a cozinha do clube, além do salão de festas e da boate, permanecem interditados, pois ainda não sofreram as intervenções exigidas.
O governo federal colocou placa da obra de construção da ponte que ligará o centro à zona sul de Ilhéus. No Facebook, esta foto tornou-se a alegria dos que já não aguentam mais esperar pelo bom andamento da obra. Uma confusão de dados dá a impressão de que se quer informar que a ponte terá 2,7 mil quilômetros.
O governo baiano assumirá a gestão do novo aeroporto de Ilhéus, segundo o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa. Ele informou hoje que a delegação do novo aeroporto sai até fevereiro, por meio de ato da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (27), durante reunião entre o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, e o secretário Rui Costa. “A concessão da gestão é essencial para que tenhamos o fortalecimento da aviação na região”, disse, explicando que a delegação foi um pedido do governo baiano.
Rui Costa também enfatizou que o aeroporto, que deverá ser construído em área de 979 hectares, entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Ceplac, na margem direita da BR-415, faz parte do tripé de desenvolvimento do sul da Bahia, o Complexo Porto Sul, que integra aeroporto, ferrovia e porto.
A previsão é de que o terminal absorva R$ 270 milhões em investimentos. O aeroporto operará como terminal de cargas e passageiros e terá duas pistas de 3 mil metros. “Serão beneficiados empreendedores do Polo Industrial de Ilhéus, turistas e toda a população da região”, disse o secretário da Casa Civil.
Uma funcionária do Colégio Ciso, em Itabuna, foi atropelada por volta das 15h30min desta segunda-feira (27), quando tentava atravessar a Avenida Mário Padre, Beira-Rio. Um Fiat Idea (JQQ-3828), que seguia direção Ponte do Marabá-Shopping, atingiu a servidora pública. Luiza Santos sofreu escoriações e foi encaminhada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) por uma ambulância do Samu 192.
Ederivaldo Benedito | ederivaldo.benedito@gmail.com
Itabuna não suporta mais lamentações. Chegou a hora de dar adeus ao provincianismo e amadurecer politicamente, discutir suas questões no atacado.
Acabou a novela do Carnaval Antecipado. Espera-se agora que tocado pelo Espírito Santo, movido pelos sentimentos de cidadania, irmandade, amor ao próximo e de solidariedade, o itabunense venha, de forma organizada, ajudar Claudevane Leite a colocar o Bloco da Mudança na rua.
Itabuna não suporta mais lamentações. Chegou a hora de dar adeus ao provincianismo e amadurecer politicamente, discutir suas questões no atacado. Buscar soluções para os eternos problemas. Apresentar sugestões no papel e na prática, ao invés de apenas se queixar que as coisas estão ruins e culpar as autoridades.
Ora, o problema não é simplesmente discutir se a Prefeitura deveria ou não patrocinar a festa momesca, ou quem apoia ou não a sua realização. O desafio é: já que o prefeito, de maneira claudicante, vacilante, decidiu não promover oficialmente o Carnaval Antecipado, ele e os itabunenses que concordam a sua decisão têm a obrigação de pensar com grandeza e apresentar projetos para os eternos problemas infraestruturais de Itabuna.
O Ministério Público, por exemplo, com apoio de grupos evangélicos, líderes partidários, blogueiros e radialistas, deve apresentar urgentemente propostas para, quem sabe, intensificar o combate à violência e criar mecanismos para o enfrentamento da criminalidade no município.
Os que se manifestaram publicamente contra a festa deveriam começar a fazer mutirões para ajudar as famílias desabrigadas e campanhas de solidariedade ajudar as populações ribeirinhas e periferias, que diariamente clamam por socorro nos programas policiais das Rádios e TVs. Poderiam, também, cruzar a cidade, do São Pedro ao Jorge Amado, do Maria Pinheiro ao Santa Inês, “conscientizando à população” e alertando-a para a iminência de um “novo surto epidêmico de dengue”. Nesses bairros, cultos seriam celebrados, em memória dos nossos irmãos-conterrâneos, vítimas da violência cotidiana.
Leia Mais


































