Tempo de leitura: < 1 minuto
Menores foram presos minutos após o assalto e portavam pistolas (foto Plantão Itabuna)

Homens da Companhia de Rondas Tático Móvel (Rotam), da Polícia Militar, prenderam no início desta manhã dois menores que assaltaram um frigorífico na Avenida Cinquentenário, centro de Itabuna. Com os adolescentes, foram encontradas duas pistolas 6.35. Eles também estavam com o dinheiro do roubo e na posse de uma moto Honda, modelo Titan, que pertence à vítima do assalto.

Segundo os policiais, a apreensão dos menores ocorreu depois que testemunhas comunicaram o assalto por meio do número 190. Por sorte, no momento em que se deu a comunicação os policiais faziam ronda nas imediações da Cinquentenário. Com informações do Plantão Itabuna.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

CONVITEO escritor e jornalista Antônio Lopes lança nesta segunda-feira (23), às 19 horas, na Casa da Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, a segunda edição do livro Luz sobre a memória. A coletânea de crônicas tem o selo da editora Mondrongo. Também promovem o lançamento o jornal Agora e o Instituto Macuco Jequitibá.

No livro, que traz duas crônicas que não integraram a primeira edição, Lopes apresenta casos passados em Buerarema, cidade onde viveu a infância.

Para Gustavo Felicíssimo, escritor e editor da Mondrongo, o autor de Luz sobre a memória “é o melhor e mais bem humorado cronista sul-baiano hoje, ao lado de Hélio Pólvora”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

capitão azevedo 2

Final de tarde deste domingo (22) e um boato tomou conta de Itabuna: Azevedo teria morrido.

Pelo tipo de boato, não fica difícil imaginar de onde partiu.

O ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM) terminou 2013 de forma preocupante. Após ter as contas de 2011 rejeitadas pela Câmara de Vereadores de Itabuna, ficando inelegível por oito anos, um clima de comoção, colocá-lo em condição de vítima lhe é favorável.

E olhe que 2014 nem começou…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Brasil bate a Sérvia por 22 a 21 na final do Mundial Feminino (Foto Reprodução).
Brasil bate a Sérvia por 22 a 20 na final do Mundial Feminino (Foto Reprodução).

O Brasil acaba de ser campeão mundial de handebol feminino ao bater a Sérvia por 22 a 20, na casa dos adversários. O título inédito foi conquistado após a seleção superar grandes seleções do esporte de quadra e bater a própria Sérvia na fase de classificação.

O jogo começou com o Brasil sempre superior à Sérvia. Nos 30 minutos da etapa final, a equipe chegou a impor cinco gols de diferença e permitir o empate. Próximo ao fim da partida, a equipe conseguiu fazer dois de diferença e garantir o título, além de ter a jogadora Duda como a melhor do Mundial. A campanha até o título.

Fase de Classificação
Brasil 36 x 20 Argélia
Brasil 34 x 21 China
Brasil 25 x 23 Sérvia
Brasil 24 x 20 Japão
Brasil 23 x 18 Dinamarca

Oitavas-de-final
Brasil 29 x 23 Holanda

Quartas-de-final
Brasil 33 x 31 Hungria

Semifinal
Brasil 27 x 21 Dinamarca

Final
Brasil 22 x 20 Sérvia

Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna está na relação de municípios beneficiados (Foto José Nazal).
Itabuna está na relação de municípios beneficiados (Foto José Nazal).

O Ministério da Educação autorizou a criação de cursos de graduação em medicina em instituições particulares de 49 municípios brasileiros. A relação foi divulgada na edição de sexta-feira (20) do Diário Oficial da União.

No início do mês, uma lista parcial com 42 cidades foi divulgada e, após análise de recursos, o MEC aceitou o pedido de outros sete municípios. Outros 65 pedidos acabaram indeferidos pelo ministério, segundo a assessoria de imprensa da pasta.

A lista de cidades que, a partir de 2014, entrarão no processo de abertura de novos cursos de medicina, estão em 15 estados:

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Goiás: Aparecida de Goiânia
Maranhão: Bacabal
Minas Gerais: Contagem, Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Ananindeua e Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama
Rio de Janeiro: Angra dos Reies, Itaboraí e Três Rios
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo
Rondônia: Vilhena
Santa Catarina: Jaraguá do Sul
São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

De acordo com o MEC, no início do próximo ano, esses municípios serão visitados por uma comissão de especialistas encarregada de verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes, além das propostas de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas pelas instituições de ensino interessadas em abrir os cursos. A assessoria de imprensa do ministério estima que essas instituições criem cerca de 3.500 novas vagas de medicina. Informações do Portal G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Acidente na Ilhéus-Itabuna deixou um morto e quatro feridos (Foto Blog do Tom).
Acidente na Ilhéus-Itabuna deixou um morto e quatro feridos (Foto Blog do Tom).

Duas pessoas morreram em acidentes ocorridos ontem em rodovias federais no sul da Bahia. No trecho Ilhéus-Itabuna da BR-415, o motorista do Ford Fiesta (NZN-4829) perdeu o controle do veículo ao ser ultrapassado e capotou ao cair em uma ribanceira próximo ao Bairro Salobrinho, em Ilhéus.

Gérson Leite Nunes morreu no acidente ocorrido por volta das 11h. O motorista Jébson Leite e mais três passageiros ficaram feridos.

Outra morte foi registrada próximo ao entroncamento de Camacan da BR-101. Um Chevrolet Astra (MOI-4543) seguia para Pau-Brasil – BA quando derrapou na pista, invadiu a contramão e colidiu lateralmente contra uma carreta, deixando um passageiro morto. Com informações do Blog do Tom.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vladimir Platonow | Agência Brasil

O protesto marcado pelo Facebook tinha mais de 8 mil pessoas confirmadas, mas só seis mulheres tiveram coragem de exibir os seios na manhã deste sábado (21), na Praia de Ipanema, na altura do Posto 9. O evento batizado de toplessaço foi organizado contra a repressão a uma atriz, no dia 14 de novembro, que posava para fotos de divulgação de uma peça, no Arpoador, quando foi abordada por policiais militares e obrigada a se cobrir.

Apesar do pouco número de participantes, o toplessaço atraiu um grande número de curiosos e de profissionais de imprensa e serviu para despertar a discussão sobre o tema. A argentina Natália Lorenzo, que mora no Brasil há dez anos, se surpreendeu com a curiosidade das pessoas.

“Acho que a repressão ainda é grande, por isso nós mulheres temos que vir fazer estas coisas. Na Argentina também é proibido, o que é ridículo. Isto aqui é uma manifestação, não é uma promoção, não estou aqui para me mostrar”, disse Natália, que pintou nas costas a frase “Este corpo é meu”.

Leia mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Brasil vence a Dinamarca e vai à primeira final de Mundial (Reprodução Blog do Juca).
Brasil vence a Dinamarca e vai à primeira final de Mundial (Reprodução Blog do Juca).

Blog do Juca Kfouri

De novo, depois da Olimpíada de Londres, quando elas bateram na trave, as meninas do Brasil fazem história no handebol.

Graças a um técnico dinamarquês, Morten Soubak, como no basquete masculino devemos a um argentino, Rubén Magnano, o que ensina ao futebol, o Brasil já é, no mínimo, vice-campeão mundial, o que não só não é pouco como é muito.

Muitíssimo.

As rivais da decisão, neste domingo, às 14h15, serão as anfitriãs sérvias.

As vítimas de hoje foram as dinamarquesas, batidas por categóricos 27 a 21, depois de 14 a 10 no primeiro tempo.

O Brasil só esteve atrás no 1 a 0, mas a Dinamarca, que em 2004 sagrou-se tricampeã olímpica, chegou a reagir e ficar só três gols atrás, no 22 a 19, quando faltavam 10 minutos para terminar o jogo.

Daí para frente foi um sofrimento: três gol, quatro gols de diferença, três de novo até abrir sete gols e liquidar o jogo.

Da goleira Babi à ponta Alexandra, a melhor jogadora do mundo, a seleção brasileira é simplesmente espetacular, sólida na defesa, fulminante no ataque.

As brasileiras são as únicas invictas no Mundial e já bateram as sérvias, por duros 25 a 23, na primeira fase.

Um espanto, um sucesso, que só pode ser visto no Esporte Interativo.

E bem que a NET poderia ter o canal…

Eu vi no meu tablete, mas teria sido melhor ver na TV.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Linhas intermunicipais terão reajuste de 7% (Foto Divulgação).
Linhas intermunicipais terão reajuste de 7% (Foto Divulgação).

Viajar vai ficar mais pesado para o bolso dos baianos.

A agência que regula o serviço de transporte no Estado, a Agerba, concedeu reajuste de 7% para as linhas de ônibus intermunicipais. O reajuste passa a valer neste sábado (21) para vários trechos do sul da Bahia operados pela Rota Transportes.

A linha Ilhéus-Itabuna terá tarifa reajustada de R$ 5,00 para R$ 5,50. A diferença de 10% no valor da tarifa é atribuída a desconto que a empresa concedia nesta linha no último reajuste, ano passado.

No trecho Itabuna-Salobrinho (Uesc), a tarifa salta de R$ 2,10 para R$ 2,25.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeito tomou posse mais de um ano após eleição
Prefeito tomou posse mais de um ano após eleição

Ezequiel Barbosa (PSDB) teve a melhor votação na disputa pela Prefeitura de Correntina, oeste da Bahia, em 2012. Foram 47,3% dos votos contra 41,2% do segundo colocado, Laerte Caires da Silva (PCdoB).

Mesmo assim, o tucano somente tomou posse nesta sexta-feira (20). Desde 1º de janeiro, quem governava o município era o comunista , uma vez que o primeiro colocado foi declarado inelegível pela Justiça. Mas Barbosa recorreu e acabou reabilitado na quinta-feira (19), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão foi especialmente comemorada por outro tucano, o deputado estadual Augusto Castro, de quem Ezequiel Barbosa é amigo e aliado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação de emergência decretada pela Prefeitura de Itabuna em decorrência das chuvas que atingiram a cidade no final de  novembro foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. A confirmação foi oficializada por meio de portaria, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Segundo a Prefeitura, as chuvas deixaram desabrigados e desalojados nos bairros São Roque, Caixa d’Água, Antique, Monte Cristo e Santa Inês. Houve também danos a residências nos bairros Nova Itabuna, Maria Matos, São Pedro, Daniel Gomes e Maria Pinheiro.

O governo municipal informa que, com o reconhecimento da situação de emergência, o próximo passo será a identificação dos imóveis que sofreram avarias.

Tempo de leitura: 2 minutos

Flávia Albuquerque | Agência Brasil

ENEM 2013O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou hoje (20) a eliminação de 1.522 candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 por tentativa de fraude. “Só em Minas Gerais, foram 396”, disse o ministro, após participar do lançamento da Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele garantiu, porém, que não houve fraude na organização do exame deste ano.

Segundo Mercadante, o Ministério da Educação (MEC) trabalha antes, durante e depois do Enem, para evitar qualquer tipo de irregularidade, como a que foi investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Ele disse que o MEC e a Polícia Federal, que agora está com o caso, formaram uma parceria muito construtiva, trabalhando até no dia do exame, para ter o flagrante.

De acordo com investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, a quadrilha suspeita de ter fraudado as provas do Enem deste ano é também acusada de fraude de vestibulares de medicina. Conforme as apurações, os criminosos agiram em Barbacena, região central do estado, vendendo gabaritos a candidatos por preços que variavam de R$ 70 mil a R$ 100 mil. Os resultados repassados aos candidatos eram do caderno amarelo de questões do exame.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Omar Costa (c) é homenageado pelo presidente, agente de crédito e diretora do BP (Foto Pimenta).
Omar (c) é homenageado por presidente, agente e diretora do BP (Foto Pimenta).
Ex-presidente Juscelino Victor recebe homenagem a Pastor Hélio.
Ex-presidente Juscelino Victor representa Pastor Hélio em homenagem.

O Banco do Povo de Itabuna encerra 2013 superando a marca de R$ 3 milhões em concessões de empréstimos. A instituição de crédito solidário comemorou, ontem, 12 anos de atividades com mais de R$ 14 milhões em empréstimos e quase 9 mil contratos fechados no apoio microempreendedores de Itabuna e municípios sul-baianos.

Na comemoração dos 12 anos, no Hotel Tarik, o ex-diretor Omar Costa e os conselheiros Jasiel Simões e pastor Hélio Lourenço foram homenageados pelo presidente do conselho administrativo, Wellington Ferraz, e pela diretora-executiva, Ilana Queiroz.

O Banco do Povo foi a primeira instituição de microcrédito solidário do sul da Bahia. Inaugurado em dezembro de 2001, o banco, além do crédito, também fornece orientação aos microempreendedores. “É uma trajetória vitoriosa”, ressalta Ferraz.

Ferraz e Cíntia entregam placa a Jasiel Simões.
Ferraz e Cíntia prestam homenagem a Jasiel Simões.

A trajetória de 12 anos da instituição foi lembrada tanto pelos dirigentes como por ex-diretores. A homenagem ao pastor Hélio Lourenço foi entregue ao primeiro presidente do conselho do Banco do Povo, Juscelino Victor. O pastor não pôde comparecer devido a outros compromissos anteriormente agendados.

Juscelino observou os acertos bem no início do projeto. Para ele, um dos acertos do governo municipal foi ter criado o banco sem vinculá-lo à gestão. O Banco do Povo foi inaugurado pelo então prefeito, Geraldo Simões.