
A delegada titular da Furtos e Roubos em Ilhéus, Rita de Cássia Oliveira, intimou o secretário de Obras e Trânsito, Isaac Algabli, para que devolva, “com a maior brevidade possível”, objetos e dinheiro subtraído pelo município na desocupação do Reúne Ilhéus em outubro. A intimação entregue estabeleceu como data para entrega a quarta (6), às 9 horas, na própria delegacia.
De acordo com membros do Reúne Ilhéus, barracas, mesas, máquina fotográfica, notebook e mais de R$ 400,00 foram levados pelos servidores que atuaram na desocupação em frente ao Palácio Paranaguá. A desocupação ocorreu enquanto parte dos integrantes do movimento dormia.
As barracas e os pertences foram levados em um caminhão, supostamente, para uma área da Secretaria de Obras. O Reúne Ilhéus ocupou a área em frente ao Paranaguá por 97 dias, sendo expulso do local em uma ordem de reintegração obtida pelo município.
PERSEGUIÇÃO
Além da subtração dos objetos e dinheiro do movimento, há outra queixa contra a gestão municipal. O prefeito Jabes Ribeiro é acusado de perseguir Mário Schneider, integrante do Reúne Ilhéus e servidor público. O gestor municipal teria ordenado o corte de salário de Mário como retaliação ao movimento.

Hirs argumenta que o TJ, como instância de revisão, não interferiu no cálculo dos precatórios. Ele afirma ainda que as sentenças que determinaram os pagamentos não são de sua época. Além do atual presidente, a denúncia do CNJ atinge sua antecessora no cargo, a desembargadora Telma Britto.
– São precatórios de processos com trânsito em julgado. O que o CNJ quer agora é que eu mexa no trânsito em julgado, eu não posso mexer. O que eu posso fazer é ver se a conta está errada. O CNJ quer que eu mexa. E eu digo que não faço. A briga é essa – declarou Hirs ao jornal A Tarde.
Advogados ouvidos pela publicação corroboram a tese de que há perseguição ao TJ-BA. Eles disseram que a liminar do CNJ que chegou a impedir a posse de Roberto Frank na corte (derrubada por outra liminar obtida pela OAB no STF), em outubro, foi mais um round desse conflito.

A opção foi festejada como uma demonstração de amadurecimento da legenda. Para Valadares, o PT mais uma vez quebrou paradigmas, demonstrando que tem todas as condições para levar adiante as mudanças na forma de fazer política, com diálogo, participação da base e articulação com os movimentos sociais, o segmento acadêmico e outros setores da sociedade”.
Geddel anda com a pulga atrás da orelha. Desconfia que o “não” do prefeito ACM Neto, quando questionado sobre uma possível candidatura, é de mentirinha.
As legendas de oposição ao governo Wagner, com destaque para o DEM, PSDB e o PMDB, apostavam em um desentendimento envolvendo o PT e os partidos aliados.
Não haveria consenso em torno do candidato ao cobiçado Palácio de Ondina. O governador Jaques Wagner perderia o controle sobre o movediço e traiçoeiro processo político.
Céu de brigadeiro, sem nuvens escuras e cinzentas, só entre democratas, tucanos e peemedebistas. O imbróglio só aconteceria no governismo, com labaredas cada vez mais intensas.
Os opositores chegaram ao ponto de imaginar um cenário catastrófico, com o PT totalmente isolado e sem nenhuma perspectiva de se manter no poder.
Parece que a mandinga virou contra o feiticeiro. O PMDB de Geddel Vieira Lima, em tom de ultimato ameaçador, quer que a oposição defina logo o candidato.
Geddel anda com a pulga atrás da orelha. Desconfia que o “não” do prefeito ACM Neto, quando questionado sobre uma possível candidatura, é de mentirinha.
É bom avisar, pelo menos para os mais incautos, que o ex-ministro da Integração Nacional tem pavio curto. Pode chutar o pau da barraca a qualquer momento.
O pega-pega agora é na oposição, principalmente entre o PMDB e o DEM, com Geddel versus Paulo Souto, já que a possibilidade do tucanato emplacar João Gualberto, ex-prefeito de Mata de São João, é zero.
Só resta ao oposicionismo a imprescindível união com candidatura única, na base do “um por todos, todos por um”, sob pena de mais uma derrota protagonizada pelo PT.
Quem tem telhado de vidro, não joga pedras no do vizinho.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

O prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), está disposto a apertar o governador Jaques Wagner em sua visita, em instantes, a Itabuna, onde entrega a segunda etapa do Residencial Jardim América.
Pedrão quer, digamos, desabafar.
Pedrão está pê da vida com Barretão, o secretário estadual de Educação. Segundo ele, o recurso para o transporte escolar em Itapé está atrasado desde abril. Nas oito visitas à Educação, diz o prefeito, a resposta é sempre a mesma: “estamos aguardando recurso da Secretaria da Fazenda”.
Mas há um outro ponto que está tirando o sono do prefeito: a interrupção da construção da barragem no Rio Colônia deixou uma leva de desempregados. Cem pessoas sem ter o que fazer.
A essas queixas, o prefeito ainda soma as condições da estrada que liga a BR-415 a Itapé. “Está intrasitável”, disse. O problema é agravado pela quebra da usina do Derba em Itabuna. Com isso, o município vem tapando os buracos da rodovia com… cascalho.

A arrumação de Geddel se completaria com o empresário e ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), como vice, e o ex-governador Paulo Souto (DEM), como candidato a uma cadeira no Senado.
“Essa é a chapa dos sonhos”, acredita.

Uma pesquisa realizada pelo diretor do grupo de pesquisa social e evolucionário de neurociência da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Robin Dunbar, pode dar respaldo científico para os homens que gostam de sair com amigos do mesmo sexo para “tomar uma”.
O estudo provou que a prática de ingerir bebida alcoólica até duas vezes por semana melhora a saúde masculina. O esporte coletivo, a exemplo do “baba” no fim de semana, pode também contribuir para o bem-estar mental e físico dos homens.
De acordo com a pesquisa, aqueles que mantêm grupos sociais são mais saudáveis podem ser recuperar de uma doença mais rapidamente e tendem a ser mais generosos. O estudo mostra que os homens precisam realmente se reunir pessoalmente para evitar que a qualidade de suas amizades caia. Informações do Daily Mail e Bahia Notícias.

O advogado itabunense Sérgio Habib assumiu, no final de semana, a defesa da média Kátia Vargas, acusada de atropelar e matar o casal de irmãos Emanuel e Emanuele Dias, em outubro passado, em Salvador (relembre aqui).
A oftalmologista está presa há mais de duas semanas na carceragem do Complexo Penitenciário de Mata Escura, na capital baiana. Habib substitui Vivaldo Amaral, que preferiu abandonar o caso. O PIMENTA não conseguiu contato com o advogado itabunense.
O atropelamento ocorreu em uma avenida de Salvador em 11 de outubro, após discussão da médica com o casal na Avenida Oceânica, em Ondina. Kátia, segundo testemunhas, fechou a moto onde estavam Emanuel e Emanuele.
Após a discussão, conforme imagens, a médica teria iniciado perseguição ao casal. A morte teria sido provocada com o toque do carro da oftalmologista no fundo da moto, que se chocou contra um poste, matando os irmãos.

A Praça Rio Cachoeira tem mais de dez anos de construída. Foi esquecida pelos governos Fernando Gomes e Capitão Azevedo, talvez por ter sido construída na gestão do ex-prefeito Geraldo Simões. Com a falta de conservação, o mato tomou conta de um dos trechos da praça, exatamente em frente à Igreja Assembleia de Deus.
Em julho deste ano, a Prefeitura de Itabuna iniciou a recuperação da praça. O que seria restauração do piso da praça virou uma novela. Operários fizeram a capina e, nas áreas mais críticas, fizeram a remoção da calçada. A obra foi paralisada, oferecendo riscos a quem caminha pelo trecho.
Detalhe: a “obra esquecida” fica em frente à igreja frequentada não apenas pelo prefeito Claudevane Leite, mas por boa parte do primeiro e segundo escalões do Governo Vane.

Segundo o Bahia Notícias, Mário, que é dono da Rádio Metrópole, apresentava programa por celular no momento do assalto. Um motociclista armado levou o aparelho.
Vinícius Lisboa | Agência Brasil
O Ministério da Saúde vai aproveitar a chegada de novos médicos ao mercado de trabalho em dezembro para lançar o terceiro edital do Programa Mais Médicos. A informação foi confirmada hoje (4) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do 1º Fórum Nova Favela Brasileira.
“Em dezembro, vamos abrir um novo edital de chamada. É um mês em que se formam muitos médicos no Brasil”, disse o ministro, que trabalha com a meta de elevar para 13 mil o número de médicos atuando no programa em cinco meses. “Com isso, vamos atender à demanda apresentada pelos municípios. Todos serão cobertos pelo ministério até março do ano que vem”.
Com os 2,1 mil médicos que chegaram aos municípios na semana passada, o programa conta a partir de hoje com 3,6 mil profissionais atendendo no Sistema Único de Saúde. Esta segunda-feira foi o primeiro dia de desembarque de 3,6 mil médicos de Cuba. Eles passarão três semanas de avaliação para começarem a atuar em dezembro.
Do Radar64
Dois homens foram encontrados mortos no domingo (3) na zona rural de Santa Cruz Cabrália. Os corpos, que apresentavam diversas perfurações de arma de fogo, estavam dentro de um casebre abandonado na região do Projeto São Miguel. No local havia cápsulas de pistola calibre 45.
Segundo a polícia, os homens foram sequestrados por volta das 23h de sábado em uma praça no bairro Campinho, em Cabrália, e levados para serem assassinados na área de difícil acesso.
Testemunhas contam que, neste horário, pelo menos 10 marginais, em carros e motos, e portando armas de grosso calibre e pistolas, chegaram à praça atirando. Os bandidos diziam que eram da polícia e queriam saber onde ficava a ‘boca’, como é conhecido o local onde é feita venda de droga.
Ainda conforme populares, a quadrilha levou quatro pessoas para a zona rural – Duas delas foram poupadas, mas presenciaram a morte dos demais.
O governador Jaques Wagner participará da inauguração do condomínio residencial Jardim América II, nesta terça (5), em Itabuna, segundo agenda divulgada pela sua assessoria. Serão entregues 496 apartamentos a famílias com renda familiar até 3 salários mínimos. A solenidade está marcada para as 10 horas.
O condomínio é um dos projetos do Minha Casa, Minha Vida executados em Itabuna. A expectativa é de que, nos próximos anos, mais de duas mil novas moradias populares sejam entregues no município sul-baiano.

Frederico Vasconcelos | Folha de S. Paulo
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decide nesta semana se abre processo disciplinar contra o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mário Alberto Simões Hirs, e sua antecessora, Telma Laura Silva Britto, acusados de irregularidades que teriam causado prejuízo de R$ 448 milhões aos cofres do Estado.
Estão na pauta da sessão de amanhã do CNJ quatro sindicâncias que apontaram os dois desembargadores como responsáveis por inflar precatórios pagos pelo Estado, adotando índices de correção indevidos para as dívidas do poder público reconhecidas pelo Judiciário.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, que é relator do caso, propõe a abertura do processo disciplinar e o afastamento temporário dos dois juízes até o fim das investigações.
Segundo o CNJ, alguns precatórios tiveram multas e juros recalculados em poucas horas, seguindo pareceres de peritos particulares em vez de parâmetros definidos nas decisões judiciais que reconheceram as dívidas.
Em um dos casos examinados, esse procedimento inflou em R$ 170 milhões o valor pago pelo Estado. Em outro, que teria beneficiado um irmão de Telma Britto, o superfaturamento teria atingido R$ 190 milhões.

O governo baiano, por meio da Secretaria de Educação, e a direção do Centro de Integração Social (Ciso) assinaram aditivo de contrato de aluguel da estrutura do colégio por mais um ano letivo. Extrato do contrato foi publicado no último dia 26 no Diário Oficial do Estado.
A manutenção do convênio arrastou-se por quase todo este ano. O contrato é retroativo ao início de 2013 e tem valor total de R$ 319.648,32. Cerca de 1,5 mil alunos da rede estadual estudam na estrutura alugada pelo Estado ao Ciso.
























