
Itabuna é o quinto município mais populoso da Bahia e chega a 218.124 habitantes, de acordo com os critérios de estimativa populacional do IBGE. Os números divulgados ontem (29) servem para definir repasses constitucionais federais e estaduais aos municípios. O mesmo levantamento revelou que o Brasil tem hoje mais de 201 milhões de habitantes.
Pelas estimativas do IBGE, o número de habitantes do principal município sul-baiano cresceu mais de 6% entre 2010 e 2013. Há três anos, conforme o censo, Itabuna possuía 204.667 moradores.
Ilhéus cresceu em contingente populacional no mesmo período, mas muito pouco. Saltou de 184.236 para 184.616 habitantes. O município mais populoso do estado é Salvador (2.883.672), tendo Feira de Santana (606.139) e Vitória da Conquista (336.987) na sequência.
OS 10 MAIORES EM POPULAÇÃO NA BAHIA
1º Salvador 2.883.672
2º Feira de Santana 606.139
3º Vitória da Conquista 336.987
4º Camaçari 275.575
5º Itabuna 218.124
6º Juazeiro 214.748
7º Ilhéus 184.616
8º Lauro de Freitas 184.383
9º Jequié 161.391
10º Teixeira de Freitas 153.385
Pelas estimativas do IBGE, os contingentes populacionais dos pequenos municípios sul-baianos encolheram ainda mais nos últimos três anos. Almadina, Coaraci e Itapé são alguns destes exemplos. Nos últimos anos, o número de habitantes estagnou nestas cidades ou registrou queda.
Veja o caso de Itapé. Em 2010, o município possuía 10.995, caindo para 10.682 nesta estimativa. Almadina perdeu 30 habitantes. Eram 6.357 há três anos. Coaraci saiu de 20.964 para 20.620 agora.
Contrariando o exemplo, aparece Arataca, que saltou de 10.392 para 11.822 moradores. No geral, todos eles têm em comum a grande dependência do cacau.
Abaixo, confira a estimativa populacional para cada um dos 417 municípios baianos. Basta clicar no “leia mais”.

Sob o impacto de decisão judicial que mantém, provisoriamente, indígenas da etnia tupinambá em nove propriedades na região da Serra do Padeiro, pequenos produtores rurais voltam a protestar em Buerarema, no sul da Bahia. Eles querem a suspensão da demarcação de terras consideradas indígenas e exigem posicionamento dos governos estadual e federal.
O protesto terá concentração na praça principal do município, a partir das 9h. Novamente, os produtores devem interditar a BR-101. O contingente policial em Buerarema foi reforçado nos últimos dias, após confrontos e depredações de lojas e bancos. Na cidade, chama a atenção outdoors que cobram o governador Jaques Wagner.
DECISÃO FAVORÁVEL AOS ÍNDIOS
Nesta quinta (29), os tupinambás comemoraram decisão judicial que autoriza a permanência de famílias índigenas num conjunto de propriedades da Fazenda Gavião. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 500 tupinambás vivem na área objeto de 9 mandados de reintegração.
A decisão que derruba liminares de reintegração concedidas pela Vara da Justiça Federal em Ilhéus é do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro. O magistrado alegou possibilidade de “desfecho grave” caso as reintegrações fossem cumpridas e amparou a decisão em relato da Funai.
A fundação diz ter “estudo conclusivo de que se trata de terra tradicionalmente ocupada pelos índios”. No entendimento do desembargador, o cumprimento de medidas de reintegração colocaria em risco a segurança de indígenas e policiais.

O leilão de concessão do trecho sul-baiano da BR-101 já tem data marcada. Será no próximo dia 23 de outubro, conforme edital publicado ontem (29) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A vencedora do leilão explorará o trecho que vai de Feira de Santana a Mucuri. Serão nove praças de pedágio nos 772,3 quilômetros de extensão.
A previsão é de investimentos de R$ 3,58 bilhões antes da implantação das praças de pedágio, incluindo reparos e duplicação da pista. A concessão é de 30 anos, sendo que a duplicação deve ficar pronta em todo o trecho somente ao final de 2018.
Das nove praças de pedágio, sete serão instaladas na macro-região sul. E duas delas em municípios próximos a Itabuna: Ubaitaba e Buerarema.

Hoje é mais um dia de mobilização nacional de movimentos sociais e sindicatos (reveja aqui), mas, ao contrário do 11 de julho, o itabunense que depende do sistema de transporte público pode ir à rua sem medo. Nestas primeiras horas, os ônibus estão circulando normalmente.
Não há alerta dos rodoviários para a paralisação de atividades. No mês passado, a categoria parou pela manhã e os ônibus retornaram às ruas somente na parte da tarde.
Já quem mora em Salvador terá um dia daqueles. Os profissionais prometem atrasar a saída de ônibus em protesto pela redução da jornada semanal para 40 horas. Eles são contrários ao projeto de lei 4330, que regulamenta a terceirização. A promessa é de busão circulando somente a partir das 9h.

Blog Fernando Rodrigues
Os deputados Simplício Araújo (PPS-MA) e Amauri Teixeira (PT-BA) pediram ontem (29) à mesa diretora da Câmara que anule a votação que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB), de Rondônia, preso desde junho após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal.
(A cassação do mandato precisava de 257 votos, mas só registrou 233 a favor. 131 deputados votaram pela manutenção do mandato de Donadon e 41 se abstiveram.)
Eles afirmam que o regimento da Câmara foi violado. Donadon votou na sessão que decidia sobre o seu mandato, o que é proibido pelas normas da Casa.
Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), percebeu que Donadon havia votado e tentou contornar a situação. Como a votação foi secreta, Alves presumiu que Donadon havia votado contra a própria cassação e reduziu, no placar, um dos votos pelo “não”.
Para Araújo e Teixeira, a manobra de Alves foi ilegal e a Casa deveria realizar uma nova votação.”Quem garante que Donadon votou ‘não’? E se a consciência dele determinou que se abstivesse?”, afirmou Araújo. Leia mais aqui

À tarde, a partir das 14h, haverá ato de sindicatos e movimentos pela redução da tarifa de ônibus em Itabuna. A concentração será no Jardim do Ó. Na sequência, haverá passeata pela Avenida do Cinquentenário, organizada pelo Comando Popular Itabuna (CPI) e Conlutas, além do Movimento das Mulheres de Luta (MML).
Os professores participam de movimento nacional que cobram 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. De acordo com o sindicato municipal da categoria, o Simpi, a paralisação foi comunicada à Secretaria de Educação de Itabuna e “não haverá cobrança de reposição deste dia”.

O advogado José Henrique Chaves foi agredido fisicamente nesta quinta-feira, 29, quando se encontrava no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus. A violência foi cometida por um homem que move ação contra a administradora dos cartões Hipercard. Chaves é advogado da empresa.
O agressor do advogado foi detido no local por um soldado da Polícia Militar e levado para a sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin). O caso foi comunicado à Ordem dos Advogados do Brasil.
Em novembro do ano passado, José Henrique Chaves disputou o comando da subseção da OAB de Itabuna, perdendo para Andirlei Nascimento, que foi reeleito para a presidência da entidade.
Um vídeo divulgado pelo site Ilhéus 24h mostra que a agressão contra o estudante Thiago Pacheco, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, não partiu do vereador Alzimário Belmonte, o “Gurita”, mas sim do irmão deste, identificado como “Bereta”.
A confusão no plenário do legislativo ilheense ocorreu durante a votação do pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades no sistema de transporte coletivo. Gurita votou contra a CEI e foi hostilizado por militantes do Reúne Ilhéus, movimento que luta pela redução do valor da passagem de ônibus.
Houve gritaria, vaias e empurra-empurra. As imagens mostram Gurita ao lado de um rapaz de camisa de listras azuis e brancas. Segundo o site, trata-se de Bereta. Não há muita nitidez no vídeo, mas a impressão é de que foi o irmão do vereador quem desferiu o soco que derrubou Thiago Pacheco. O caso foi parar na delegacia.
Assista ao vídeo, gravado pelo repórter Fábio Bomfim:
A Prefeitura de Itabuna chegou a divulgar a suspensão do expediente no Centro Administrativo Firmino Alves, nesta sexta-feira, 30, devido a uma manutenção na rede de energia elétrica programada pela Coelba. Porém, no início da noite de hoje a Assessoria de Comunicação informou que a sede do governo funcionará normalmente.
O trabalho da Coelba afetará parte do bairro São Caetano, inclusive a Avenida Princesa Isabel. Mas a Prefeitura estará livre do “apagão”.

Para conseguir atingir a meta de imunização, a secretária Ledívia Espinheira solicitou por meio de ofício que os dois sindicatos que representam os trabalhadores da saúde designem servidores para trabalhar na campanha. A necessidade é especialmente de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A secretária disse que, havendo acordo com os sindicatos, a campanha deverá ser prorrogada até a próxima semana.
Da coluna Tempo Presente (A Tarde)
Auxiliares de Otto Alencar cantaram “parabéns pra você” ontem na Secretaria da Infraestrutura para o chefe, que completou 66 anos de idade.
De um deles, recebeu de presente um par de sapatos italiano, com o lembrete:
– Esse é o sapato com o qual você vai fazer a sua caminhada (rumo a Ondina).
Otto aceitou o presente de bom grado.

Serão encerradas nesta sexta-feira, 30, as comemorações pelos 11 anos de fundação do Comando de Policiamento Regional Sul, da Polícia Militar, que tem sede em Itabuna. As atividades começaram na terça-feira, 27, com um encontro no qual Coronel Antônio José Reis, comandante do CPRS, falou a profissionais de comunicação sobre o trabalho do destacamento.
Ao longo da semana, policiais vinculados ao comando participaram de outras atividades, como doação de sangue, culto ecumênico e palestra motivacional. Nesta sexta, a programação se encerra com as semifinais de um torneio de futebol society, a partir das 8 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
O CPRS é um dos quatro comandos regionais da Bahia, responsável pela segurança em 120 municípios, abrangendo uma população total de 3.239.000 habitantes.

“O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, que tem nos levado a patamares de qualidade de vida muito superiores”, disse Belchior. Informações da Agência Brasil.
Morreu na madrugada desta quinta-feira, 29, Rafaella Ribeiro, que trabalhava no setor de mídia e produção da agência de publicidade E10, em Itabuna. Rafaella estava internada no Hospital de Base, com diagnóstico de aneurisma cerebral.
O corpo está sendo velado no SAF, próximo ao Grapiúna Tênis Clube, e o sepultamento está marcado para as 15 horas, no cemitério Memorial Parque.
Rafaella era irmã da diretora comercial da TV Cabrália, Cristine Ribeiro. Ela deixa um filho de 10 anos.
























