Tempo de leitura: < 1 minuto

emasa21-08-13A Emasa (Empresa de Água e Saneamento Ambiental de Itabuna) promete concluir nesta quarta-feira, 21, um reparo de uma tubulação que estourou na segunda, em frente ao número 1.379 da Avenida Cinquentenário, centro da cidade. No local, em função da quebra da rede, o asfalto afundou e o tráfego ficou limitado à metade da pista.

Segundo a empresa, o problema colocou em risco o abastecimento no centro da cidade. A rede foi recomposta emergencialmente com o uso de tubos de 200 milímetros de diâmetro e a conclusão do trabalho, com a liberação total da pista, é prevista para hoje.

A Emasa diz que já acionou a Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) para fazer o recapeamento do trecho.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Valmir - CâmaraIdentificado com a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acredita que o equilíbrio deve prevalecer no conflito entre índios e produtores rurais em Buerarema. A situação na área é tensa e, nos últimos dias, os agricultores reagiram a invasões de supostos tupinambás, interditando a BR-101 e incendiando veículos.

Para Assunção, o Governo Federal deve encontrar uma solução negociada. “A defesa da demarcação dos territórios indígenas é parte da nossa luta, mas faço a ressalva que os pequenos agricultores não podem ser expulsos. O uso da violência, nestes casos, não ajuda no processo que envolve as pautas indígenas e, muito menos, a relação com os camponeses da região”, afirma o parlamentar.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os conflitos envolvem 25 propriedades. Em algumas delas, os produtores rurais, alguns idosos, foram agredidos e expulsos. Desde segunda-feira, 19, a situação é monitorada por homens da Força Nacional de Segurança,  solicitada pelo Governo da Bahia.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Isabelly fatura ouro em Brasília e amplia liderança no Brasileiro de Maratonas Aquáticas (Foto Arquivo).
Isabelly fatura ouro em Brasília e amplia liderança no nacional (Foto Arquivo).

A nadadora itabunense Isabelly Andrade, da equipe Ciso/Buriti-Fortlev, isolou-se ainda mais na liderança do ranking infantil do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas ao vencer a 6ª etapa do nacional, em Brasília.

A etapa foi disputada no Lago Paranoá e exigiu revisão de estratégia da atleta. Isabelly treinou para nadar 10 quilômetros, mas a prova foi reduzida a 2,5 quilômetros. A mudança foi determinada pela Marinha, alegando questões de segurança.

Mesmo com a mudança de prova de resistência para velocidade, Isabelly faturou outro ouro. Silas Ribeiro informa que a atleta terá outro desafio já neste sábado (24), em Salvador, quando disputa a etapa do Baiano de Maratonas Aquáticas em São Tomé de Paripe. Desta vez, serão 5 quilômetros de braçadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – que pedirem restituição, ressarcimento ou desconto no pagamento de tributos poderão corrigir, pela internet, erros nos requerimentos. A Receita Federal lançou nesta quarta-feira, 21, um serviço que viabiliza o acompanhamento a distância da análise dos pedidos e a retificação de informações.

Chamado de Autorregularização, o serviço está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC). A ferramenta permite que o contribuinte receba, na caixa postal disponível no ambiente e-CAC, informações sobre o processo. Caso sejam constatados problemas nos pedidos, será possível corrigir o preenchimento do Programa Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/Dcomp). Com informações da Agência Brasil

Tempo de leitura: < 1 minuto

O repórter Daniel Silva, da TV Aratu, registrou, ontem (20), as cenas de destruição de um carro do Governo Baiano durante protesto em São José da Vitória, quando a BR-101 foi interditada. O comércio também fechou as portas em apoio. A manifestação era contra as ocupações de propriedades rurais por parte de índios da etnia tupinambá. Ontem, dois veículos oficiais foram incendiados.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ônibus foram impedidos de sair durante manifestação na porta da Viametro (Foto RI).
Ônibus foram impedidos de sair durante manifestação na porta da Viametro (Foto RI).

Membros do movimento Reúne Ilhéus cobraram do prefeito Jabes Ribeiro punição, com base na Lei Orgânica do Município, contra a Viação São Miguel. O movimento montou barricadas na porta da garagem da Viametro, ontem (20), impedindo a circulação da frota da empresa, e a outra concessionária decidiu recolher os seus ônibus.

– O alcaide só não explica os motivos que levaram uma das empresas [a São Miguel] a recolher os ônibus mesmo não tendo nenhum tipo de manifesto na porta da empresa e nem fala em punição por conta desta medida.

A associação das empresas cita ataque a um ônibus da São Miguel como justificativa para ter recolhido a frota. O ataque teria ocorrido na Ponte Lomanto Júnior (Pontal), por volta das 4h30min de ontem (20). O movimento também acusa o prefeito de promover campanha para desgastá-lo.

A decisão de fazer a manifestação na garagem Viametro, ontem, ocorreu após análise dos balancetes da empresa. De acordo com o Reúne Ilhéus, a empresa do Grupo Rota Transportes obteve receita bruta de R$ 20.008.402,55 e líquida de R$ 18.667.843,77, quando descontados R$ 600.252,00 de ISS,  R$ 600.252,00 de Cofins e R$ 130.054,62 de PIS.

Para o movimento, o lucro da empresa contrasta com “o péssimo serviço oferecido”. E acusa a empresa de “exploração do trabalhador e do cidadão”. Com a desoneração de PIS e Cofins das empresas, promovida pelo Governo Federal, os manifestantes cobram redução da passagem em Ilhéus. Pelos cálculos do governo, tarifas podem ser reduzidas em até R$ 0,27 com a desoneração.

O Reúne Ilhéus sustenta que pressionará o legislativo a instalar Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as duas empresas. O documento foi entregue ontem e possui “grande” número de “denúncias de profissionais e populares” que utilizam o sistema de transporte.

OCUPAÇÃO CONTINUA
O movimento também decidiu continuar acampado em frente ao Palácio Paranaguá, sede do governo municipal. A ocupação chega hoje ao 38º dia. Este também é o tempo que o prefeito Jabes Ribeiro não vai ao Palácio. Segundo afirmou numa entrevista a este blog, em julho, teme ser agredido fisicamente pelos manifestantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dom Ceslau receberá título em solenidade na AABB.
Dom Ceslau receberá título em solenidade na AABB.

Dom Ceslau Stanula, bispo da Diocese de Itabuna há 18 anos, recebe nesta quarta-feira (21), à noite, o título de Cidadão Baiano, em solenidade prevista para as 19h30min, no salão nobre da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Bairro São Judas, em Itabuna.

Será a segunda vez que a Assembleia Legislativa (Alba) promoverá a sessão solene de outorga de título no interior do Estado, segundo o presidente da Alba, Marcelo Nilo (PDT). O título foi sugestão do deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que destacou os serviços prestados pelo bispo na diocese local.

Dom Ceslau nasceu na Polônia, foi naturalizado brasileiro em 1988 e assumiu a Diocese de Itabuna em 1997. À época, ele sucedeu o maior nome da Igreja Católica no sul da Bahia, Dom Paulo Lopes de Farias, falecido há 4 anos.

São esperados mais de 1,5 mil convidados para a sessão solene desta quarta, em Itabuna. Stanula é lembrado por sua ação pastoral e social.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, está há 34 dias sem pisar os pés na sede do governo municipal, o Palácio Paranaguá. Afirma que se sente constrangido em ir ao Palácio tendo à frente do prédio histórico um acampamento de membros do Reúne Ilhéus. Numa entrevista ao PIMENTA, o prefeito revelou o temor de, assim como o ex-governador Mário Covas, ser agredido fisicamente.

Ontem, o Reúne Ilhéus espalhou nas redes sociais esta montagem que já conta com mais de 500 compartilhamentos. A maioria cobra o “reaparecimento” do prefeito, outros lembram que o chefe do Executivo reside em Salvador.

Jabes e a Lenda

Tempo de leitura: < 1 minuto
Viatura da Força Nacional circulando em Buerarema (Foto Gilvan Martins).
Viatura da Força Nacional circulando em Buerarema (Foto Gilvan Martins).

O clima voltou a ficar tenso em Buerarema, hoje à noite (20), apesar da presença de tropa da Força Nacional de Segurança no município. Duas casas de pessoas autodeclaradas indígenas, da etnia tupinambá, foram destruídas por populares.

De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, as residências ficam localizadas no Bairro São Bento. Ninguém ficou ferido. Os imóveis estavam desocupados no momento dos ataques.

Pela manhã, em São José da Vitória, dois veículos foram incendiados em manifesto organizado por produtores e comerciantes.

FORÇA NACIONAL

Homens da Força Nacional chegaram ontem à tarde a Buerarema. Hoje, equipes se deslocaram para o centro dos conflitos (Serra do Padeiro). Durante a manhã, guarnições da Força Nacional circularam pela área urbana do município.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Jornal Bahia Online

O juiz Jorge Luiz, da 4ª Vara de Feitos Cíveis, Comerciais e de Relações de Consumo de Ilhéus, acaba de liberar uma liminar favorável às empresas Viametro e São Miguel, detentoras do sistema público de transporte coletivo no município, que garante o direito de circular nas ruas de Ilhéus.

A medida garante o retorno dos ônibus a partir das 4 hora da manhã desta quarta-feira e caso algum movimento ou pessoas impeça a saída das garagens foi estipulada uma multa de 10 salários mínimos.

Leia a íntegra

Tempo de leitura: < 1 minuto
Lixo na margem da BA-001 dá "forma" à paisagem no Cai N´Agua.
Lixo na margem da BA-001 dá “forma” à paisagem no Cai N´Agua.

Um trecho da BA-001, na região de Cai N´Água, em Ilhéus, oferece grandes riscos aos motoristas – e aos moradores da localidade. Não bastassem as crateras formadas na pista, uma das margens está tomada pelo lixo.

A reclamação de moradores da região é grande. O acúmulo de lixo atrai insetos e animais peçonhentos. E a buraqueira é transtorno não só para motoristas.

Os pedestres são obrigados a caminhar com muito cuidado, pois os veículos quase sempre tomam o acostamento para desviar das crateras. “Situação é absurda e mostra um pouco como Ilhéus vem sendo tratada”.

Crateras na pista forçam veiclos
Crateras forçam veículos a sair da pista… E cadê o acostamento?
Tempo de leitura: < 1 minuto

valdir ribeiroA Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba) promove no dia 5 de setembro o III Seminário Empresarial “Inovação e Competitividade”, no auditório da FTC/Itabuna. O professor Danilo Reis abre o seminário, às 14h, com a palestra “Crédito, Inovação e Capacitação”.

O seminário também contará com palestras que abordam desenvolvimento sustentável e transformação de ideias em ações e resultados, esta última a ser proferida pelo professor João Carlos Oliveira. “É uma palestra fantástica”, define o presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro.

O seminário também abordará o marketing digital, com o professor Ary Melo Mariano Filho, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Valdir ressalta o conhecimento e a atualização como diferenciais em tempos cada vez mais competitivos.

São parceiros do Seminário Empresarial a Cia. Júnior (Empresa de Consultoria da Uesc), ADM Júnior, FTC, Prefeitura de Itabuna e Sebrae. As inscrições já estão abertas e custam R$ 25,00. Mais informações pelos telefones (73) 8825-5181 e 9178-3094.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Ilhéus 24h

Manifestantes ligados ao movimento Reúne Ilhéus afirmaram que a prefeitura de Ilhéus, em conluio com as empresas de ônibus, arquitetaram uma estratégia para desgastar a imagem do grupo e prejudicar a população da cidade.

Eles relatam que a mobilização da manhã de hoje fechou apenas a porta da empresa Viametro, só que a outra empresa, a São Miguel, teria, segundo os manifestantes, recebido ordens da prefeitura para que não colocasse os seus ônibus nas ruas.

Segundo os manifestantes, tratou-se de uma manobra para desgastar o movimento, tentando jogar a população contra o Reúne Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma denúncia anônima levou a polícia até o traficante Vagner de Jesus Fontes, que mantinha um ponto de venda de drogas  na Rua Novo Horizonte, bairro Nossa Senhora das Vitórias, na zona sul de Ilhéus.

A prisão do traficante foi realizada nesta segunda-feira, 19, por homens da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Detalhe para o local onde Vagner escondia 20 papelotes de cocaína: à sombra de um coqueiro.

Tempo de leitura: 2 minutos
print_marcell
No Face, vereador do PV se apresenta como autor de projeto da companheira de partido

Em Salvador, o vereador Marcell Moraes deve em pouco tempo deixar o PV e filiar-se ao “Ctrl C + Ctrl V”. Naturalmente, esta legenda não existe, mas a piada já pegou na capital, onde Moraes se tornou conhecido pelo hábito de pongar em projeto alheio.

Com a máquina de xerox operando em alta, o vereador já atribuiu “ao próprio si” a autoria de proposta do colega Cláudio Tinoco (DEM), de ampliar o programa “Domingo é Meia” para o sistema ferryboat. Ele também diz ser autor de um projeto na verdade do vereador Paulo Câmara (PSDB), que visa regulamentar a atuação dos flanelinhas em Salvador.

A última vítima do plagiador em série foi a vereadora Ana Rita Tavares, que é do PV, mesmo partido de Moraes. Ana Rita, identificada com a bandeira da defesa dos animais, é autora do primeiro Projeto de Indicação apresentado no legislativo soteropolitano em 2013, prevendo a implantação de uma Unidade Móvel de Castração, o “Castramóvel”. A matéria foi aprovada na sessão do dia 18 de junho.

Com o projeto já tramitando, Moraes protocolou outro com o mesmo objetivo, mas a duplicidade foi identificada pelo Setor de Análise e Pesquisa da Câmara e a ponga, obviamente, não pode ir adiante. Moraes, porém, não se dá por vencido e se apresenta nas redes sociais como autor do projeto apresentado por Ana Rita.

É um caso típico de castração criativa, neste caso combinada com deformação de conduta.