
“Não dá para discutir honestidade com Fernando Gomes”, alfineta o professor João Carlos, numa clara alusão às dezenas de processos aos quais o ex-prefeito itabunense responde por irregularidades na aplicação do dinheiro público. “Nós hipotecamos solidariedade ao companheiro Bacelar”, frisou.
Nessa tarde, Fernando Gomes usou a sua emissora para falar de eleições 2010 e afirmou que a Câmara de Itabuna estava “na lama”. O alvo preferencial foi o vereador Ricardo Bacelar (PSB), que era apresentador do Alerta Total, na TV Cabrália, no período em que Gomes era prefeito de Itabuna (2005-2008).
João Carlos lembrou da campanha eleitoral para provocar Fernando. “Será que Geddel teria coragem de colocá-lo na tesouraria da campanha a governador?”, questiona com uma grande carga de maldade.

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. Bertolt Brecht(1898/1956).
O texto acima foi escrito há muitos anos, e ainda serve como reflexão, principalmente em tempos de eleição. No dia 03 de outubro vamos eleger presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. Está bem clara a distinção entre as proposituras que disputam os cargos de presidente e governador.
Verifique as diferenças nos projetos que estão disputando e os resultados que poderão advir por conta de decisão não pensada. Analise o histórico de cada candidato, em que time da política atua. Mesmo que você não seja um filiado, tome partido em defesa da sua posição, com argumentos plausíveis e principalmente atentos porque “a política é para atender à coletividade e não às necessidades meramente pessoais”.
Precisamos qualificar as nossas representações no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa, elegendo candidatos comprometidos em melhorar as condições de vida do nosso povo, fazendo avançar mais ainda o nosso projeto de construção de uma nação sem excluídos, democrática e soberana.
Não basta só votar. É necessário, no dia-a-dia, acompanhar e exigir da classe política a prestação de contas da sua atuação. E se você decidir ir mais adiante no cumprimento do exercício da cidadania, filie-se e milite no partido político de sua identificação ideológica. O meu partido está à disposição. Dia 3 de outubro, vote livre e consciente.
Luis Sena é diretor do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, professor e ex-vereador em Itabuna.

“Aquele menino que ficava o tempo todo dizendo que era um homem do povo, honesto e trabalhador, está envolvido em vários esquemas na Câmara”, disparou o ex-prefeito, sem dizer exatamente a quais esquemas se referia.
O Pimenta entrou em contato com o vereador e ele disse que não entraria no debate com FG. “Eu só falo depois da CEI”, cortou Bacelar, mencionando a Comissão Especial de Inquérito que apura irregularidades e desvios na Câmara. Antes de desligar o telefone, o vereador só acrescentou que abre mão de seus sigilos bancário e telefônico para quem quiser averiguar qualquer conversa suspeita ou ingresso indevido de numerário.
A Coelba realizará, nesta sexta-feira, 1º, serviços de manutenção e melhoria na sua rede elétrica em Itabuna. Os trabalhos vão acontecer das 10 às 13 horas e, por conta disso, a concessionária programou a suspensão do fornecimento de energia nesse período.
O desligamento programado atingirá as ruas “N”, Felipe Argolo, João Timóteo, “H”, José Theodoro da Silva, além das ruas 03 e “L”, todas no bairro Castália.
A empresa explica que a suspensão do fornecimento de energia nessa área é uma medida fundamental para que a intervenção ocorra com segurança.
Leia Mais
Mais uma evidência de que a Câmara de Vereadores de Itabuna se tornou um apêndice da Prefeitura. O ex-vereador Sargento Raimundo, que há algum tempo é o articulador político do governo, mantém-se nesta função mesmo após ter sido nomeado chefe de gabinete do presidente do legislativo, Clóvis Loiola.
A quem lhe pergunta, o sargento confirma que continuará acumulando os dois postos.
É como se diz: está tudo em casa…
O ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Raimundo Fontes (PT), teve a sua candidatura liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade. “Zé Raimundo” é candidato a deputado estadual e sofreu impugnação ao ter seu nome figurado na lista do Ministério Público estadual como “ficha suja”. O processo remonta ao período em que ele administrou o município do sudoeste baiano. Zé Raimundo também ganhou, por unanimidade, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Depois de receber uma ligação do presidenciável José Serra, do tucanato da Avenida Paulista, o ministro Gilmar Mendes, usando o regimento interno do STF, interrompe o julgamento sobre a exigência de dois documentos na hora de votar.
O placar favorável a apresentação de um só documento – o título de eleitor, por exemplo – estava 7×0. Os jornais, principalmente os “jornalões”, simpáticos ao candidato do PSDB, trataram o assunto superficialmente, sem fazer nenhum comentário sobre a estranha ligação.
Se fosse a candidata Dilma Rousseff que tivesse ligado para o ministro do Supremo Tribunal Federal, os “jornalões” iriam dizer que a petista estava se intrometendo nas decisões da Corte, que era um absurdo.
Mas como foi o José Serra, tudo bem. O tucano poooode! Dilma não poooode!
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.
Ontem, os milhões de clientes da TIM, pós ou pré-pagos como um dos pimentistas, receberam em seus celulares anúncio de uma associação da companhia telefônica com a Itaucard. A união vai permitir aos clientes pagar despesas no cartão de crédito utilizando apenas o celular.
Na outra ponta, a Cielo e a Oi anunciam algo que vai na mesma linha. Com aluguel mensal de R$ 9,90, microempreendedores vão poder utilizar celulares como terminais para registro das compras de clientes com cartão de crédito. E o cliente Oi também vai poder dispor da comodidade. É a evolução.
Daniel Oliveira, de 3 anos, morreu carbonizado em sua residência, no bairro Maria Pinheiro, em Itabuna, nesta noite de quarta. A criança estava com o irmão de seis anos, M.O.S., quando a casa pegou fogo e os vizinhos foram despertados pelos gritos de socorro do sobrevivente.
Segundo testemunhas, uma vela acesa após a falta de energia teria caído sobre o colchão onde estavam os meninos e provocado o incêndio. O fogo alastrou muito rápido. M.O. foi levado para o hospital pediátrico Manoel Novaes com queimaduras por quase todo o corpo.
Nesta madrugada, o Datafolha divulgou apenas os percentuais de votos válidos da pesquisa sobre a sucessão baiana. Mas quando são computados os votos em branco e nulo e o percentual de indecisos, Jaques Wagner (PT) sai de 48% para 50% – embora tenha atingido 52% há 10 dias. Paulo Souto (DEM) oscila de 21% para 19% e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) sobe de 12% para 15%.
As oscilações ocorrem dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais. Bassuma (PV) atingiu 2% e Professor Carlos (PSTU) obteve 1%. Mendes e Sandro Santa Bárbara não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e o percentual de indecisos atinge 8%.
Quando comparados os números da largada eleitoral, em julho, com estes do levantamento divulgado hoje, eis o cenário:
Wagner tinha 44% no levantamento de 20 a 23 de julho e aparece com 50% agora.
Paulo Souto largou com 23% e chega à reta final com 19%
Geddel saiu com 13% e chega a 15% agora.
Na corrida ao Senado, a pesquisa desta quinta aponta César (PR) e Lídice (PSB) com 34% e Pinheiro (PT) com 30%. Já Aleluia (DEM), obtém 13%, um a mais que o companheiro de partido, José Ronaldo.
Edvaldo Brito tem 11%. Edson Duarte (PV) tem 3%. Na lanterna, aparecem Zilmar (PSOL) e França (PSOL) com 1% e Albione (PSTU), que não pontuou.
Em comentário enviado ao Pimenta, sobre a nota intitulada “Alcides Polivalente Kruschewsky”, o protagonista confirmou o pedido para que o suplente Francisco Sampaio pendurasse as chuteiras, mas assegurou que a conversa se deu em clima de respeito ( e o blog não se referiu a qualquer falta de cordialidade nas tratativas)
Kruschewsky explicou ainda que pediu exoneração do cargo de secretário de Governo e reassumiu o mandato na Câmara, a fim de garantir a manutenção do veto do prefeito Newton Lima às emendas ao projeto da guarda municipal.
“Devo reassumir a Secretaria de Governo oficialmente a partir do dia 4 do próximo mês, ou não”, acrescentou o enigmático Kruschewsky. E note que ele usou a expressão “oficialmente”, pois extraoficialmente o nobre ponta de lança do prefeito Newton Lima está mesmo acumulando atribuições executivas e legislativas. Só não pode assinar como secretário de Governo, senão dá problema…
Segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo, “Marina Silva (PV) está tecnicamente empatada com José Serra (PSDB) em quatro das sete capitais pesquisadas pelo Datafolha: Rio, Belo Horizonte, Salvador e Recife”.
A onda, entretanto, não teria força pra fazer Marina chegar ao segundo turno.
Só pra variar, os ambientalistas ilheenses poderiam voltar suas preocupações também para o Rio Almada, que está sendo destruído aos poucos devido à falta de saneamento nas comunidades que vivem em suas margens.
Em Aritaguá, distrito situado na zona norte de Ilhéus, metade dos esgotos domésticos é lançada diretamente no rio. Outros 25% vão para os quintais das casas e, fatalmente, também contaminam o Almada. O restante segue para fossas sépticas.
Há um pedido de construção de 150 fossas mofando há seis anos na Prefeitura de Ilhéus (a solicitação foi feita em novembro de 2004, no apagar das luzes do governo Jabes Ribeiro). Quem assina é o líder comunitário Ailton Nascimento dos Santos, que até hoje assiste com tristeza a morte lenta do Almada.
Além do esgoto, Nascimento aponta outro problema: o lixo. Ele conseguiu junto à Prefeitura a liberação de um caminhão-basculante para fazer a coleta, mas grande parte dos moradores ainda joga seus resíduos sólidos no rio.
Um crime que os “ambientalistas” não veem, porque sua pauta é como “samba de uma nota só”: é Porto Sul e nada mais.
























