O ex-prefeito Fernando Gomes, raposa velha, andou repassando alguns conselhos para a sua criatura política, o prefeito Capitão Azevedo (DEM).
Para Cuma, “Zevedim” poderia ter evitado o desgaste que teve, com repercussão nacional, se tivesse afastado do seu gabinete a secretária particular Suzana Andrade, acusado de matar o marido, Alex Santos.
Suzana, como se sabe, foi presa na segunda-feira, 23, na antessala de Azevedo, após nove meses de investigações da polícia.
O radialista e ex-vereador Reginaldo Silva é daqueles bem informados sobre os bastidores do poder em Itabuna. Hoje, o “Amigão 10” falou em seu programa que corre nesses mesmos bastidores da política (podre) local que o “repente” caneteiro e denunciador de Loiola teria a finalidade de livrar a cabeça do prefeito Capitão Azevedo (DEM) de uma degola em gestação.
Seria mais ou menos assim, como explicou em seu programa na Rádio Nacional: se o vereador Roberto de Souza (PR) assumir a presidência da Câmara, em janeiro, trabalhará exaustivamente para derrubar o prefeito Azevedo e tornar-se prefeito (aí, desconsidera até o fato de haver um vice, Antônio Vieira).
O Amigão não esmiuçou o caminho jurídico para tal, mas afirmou que Roberto teria reunido farta munição capaz de abalar a prefeitura e destronar o capitão.
Descoberta a munição de Roberto, o núcleo jurídico do prefeito e mais alguns amigos trataram de instruir Loiola a jogar m…. no ventilador, enfraquecer Roberto de Souza e, assim, criar as condições necessárias para evitar a ascensão do mandachuva do PR à presidência da Casa, eleito que foi, antecipadamente, no ano passado.
Se a teoria faz sentido? Bom, pode ser apenas – e só – mais uma teoria conspiratória que alimenta os bastidores da política (?).

A competição reuniu 1.409 das duas regiões brasileiras. A entrega de premiação ocorreu ontem. As campanhas foram desenvolvidas para a Casa Civil do Governo do Estado e trazem como destaques a itabunense Dona Enedina, aluna-símbolo do Topa em Ilhéus, e dona Isabel, atendida pelo Água para Todos.
A final nacional está prevista para ocorrer no dia 25 de novembro. É ponto para a turma de Sidônio e Antônio Carmo. Abaixo, reveja o vídeo de Dona Enedina “do Topa”.
Como o Pimenta divulgou mais cedo, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola, concedeu ontem uma entrevista-bomba ao Jornal Agora. A conversa resultou em matéria publicada na página 3, ao lado da coluna Política & Políticos, sob o título “Loiola acusa vereadores e exonerados de formação de quadrilha” (clique AQUI para ler trechos da matéria que procuraram esconder).
Pelo título, já se notava que a matéria era nitroglicerina pura. Loiola falou coisas de desmoronar alicerces, acusações que não se sabe precisamente se são reais, mas suficientes para deflagrar uma investigação séria. Algo que, pelo teor, talvez não possa ficar circunscrito a uma CEI composta por vereadores desprovidos de conhecimento técnico para conduzir uma investigação. Ainda por cima, quando não se sabe quem é inocente e quem é culpado naquela casa.
Em suma, o que o presidente declarou deveria propiciar a instauração de um inquérito policial, pois envolve pelo menos suspeita de crimes de formação de quadrilha e peculato, além de outros que podem aparecer no curso de uma investigação rigorosa e contundente.
Voltando à visita de Loiola ao Agora. Ele esteve no jornal pela manhã e no final da tarde telefonou nervoso para a redação, apelando pelo mesmo Deus que disse ter-lhe dado forças para denunciar as falcatruas. Só que dessa vez o apelo era para que abortassem a matéria. “Não dá mais tempo, já rodou o jornal”, disse a voz do outro lado, para desespero do presidente.
Leia Mais
O assessor licenciado da presidência da Petrobras, o sociólogo Rosemberg Pinto, mais parece maratonista, tal a quantidade de municípios que começou a percorrer neste final de semana. O cabra de Itororó pegou a estrada e desde o início da tarde já passou por Poções, Nova Canaã, Iguaí e encerra a noite na antiga Palestina, como também é chamado o município de Ibicaraí.
Lá, Rosemberg e o deputado federal Geraldo Simões inauguram comitê de campanha, ao lado do prefeito Lenildo Santana, também do PT. Em Ibicaraí, Rosemberg conta com o apoio de grandes lideranças comunitárias e políticas. O homem vai fazer um “arrastão” pelos municípios do centro-sul baiano até o próximo domingo, quando encerra a maratona em Floresta Azul e Firmino Alves.
A deputada estadual Ângela Sousa fechou dobradinha com o federal Geraldo Simões. Mas só no sul da Bahia.
Em Itapetinga, a intervenção de Ângela foi importante para selar o apoio do fazendeiro Alfredo Cabral, vereador mais votado em 2008, ao candidato Josias Gomes.
Como se sabe, Geraldo Simões e Josias – embora sejam do mesmo partido, o PT – não têm convivência muito fraterna. Ângela, com a reconhecida vocação para o equilibrismo, consegue a proeza de estar com os dois ao mesmo tempo.
O usuário de ônibus em Itabuna foi surpreendido ao meio-dia desta sexta-feira com a paralisação de mais de uma hora. Os rodoviários cruzaram os braços e denunciam “maus tratos” e jornada diária de até 20 horas para motoristas e cobradores. O passe-livre da categoria também foi extinto.
– O pessoal tá dobrando direto. Pega 4 horas da manhã, encerra à meia noite e [as empresários] mandam trabalhar novamente, no outro dia. Quem se recusa é demitido por justa causa – denuncia o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Joselito Paulo, “Pé de Rato”.
Segundo o rodoviário, a jornada de até 20 horas de trabalho por dia tem causado cada vez mais acidentes. “Os companheiros ficam sem nenhuma condição de trabalho. As empresas não querem contratar mais funcionários”. A paralisação atingiu as empresas São Miguel e Rio Cachoeira (transporte urbano) e Rota (intermunicipal).
Presidente do Sindirod fala sobre o protesto. Ouça:
Há pouco, o vereador Roberto de Souza, que apresenta programa na Rádio Difusora de Itabuna, encerrou sua resenha com a seguinte frase: “Como eu sempre digo, se quiser conhecer um homem, dê dinheiro e poder a ele”.
A mensagem, obviamente, foi para o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola, que se tornou algoz de Roberto e tem dito que desbaratou uma “quadrilha” no legislativo municipal (leia post abaixo). Roberto é o primeiro-secretário da Câmara, tendo a função de autorizar pagamentos, assinar contratos e cheques, junto com o presidente.
Um comerciante perseguiu dois bandidos que assaltaram o seu supermercado, na Mangabinha, em Itabuna, e teve sorte ao não ser atingido por disparos efetuados pela dupla. Ricardo Santos da Silva, 28, e Roque Santos Costa, 23, foram presos por efetivo do 15º Batalhão da PM, da Cipe Cacaueira e Polícia Rodoviária.
Tudo aconteceu ontem à noite, por volta das 20h. Os bandidos fugiam numa moto, logo após levar todo o dinheiro do caixa do Novo Barateiro. O comerciante iniciou a perseguição à dupla e acabou tocando o carro, uma picape Ford Courier, no fundo da motocicleta Honda CG 125, placas JLS-9055.
O choque ocorreu próximo ao Jardim do Ó (em frente ao Bar do Butão). A dupla ainda conseguiu fugir, mesmo machucada, mas foi capturada pela polícia.
A dupla foi vista num ponto de espetinho, na avenida Princesa Isabel, planejando o assalto ao mercado na Mangabinha. O repórter Costa Filho entrevistou os assaltantes. Mais detalhes do crime você confere no Tribuna Livre, às 14h15min, na Rádio Jornal AM 560.
Não se sabe o porquê, mas a defesa do presidente da Câmara, Clóvis Loiola, comprou quase todos os exemplares do jornal Agora desta sexta-feira, 27. A edição traz o vereador do PPS afirmando que há uma quadrilha na Câmara de Vereadores. O destino das centenas de exemplares foi um endereço famoso na avenida Princesa Isabel. Na entrevista, o presidente aponta o dedo para ex-diretores da casa.
– Orei muito para Deus me ajudar a desmascarar essa quadrilha.
Como tem apelado a Deus este homem…
A Prefeitura de Ilhéus enviará na próxima semana para a Câmara de Vereadores o projeto que regulamenta a Lei do Microempreendedor Individual e anuncia uma campanha para estimular os informais a regularizar sua situação. Um estande ficará instalado no centro da cidade, de 13 a 18 de setembro, disponibilizando informações sobre os benefícios trazidos pela nova lei. A campanha tem parceria com o Sebrae.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Planejamento de Illhéus, Alisson Mendonça, o maior ganho está na inclusão social. Ele enfatiza que o empreendedor formal “passa a contar com uma série de benefícios, proporcionando o reconhecimento de sua cidadania”.
Entre os benefícios da formalização, está o direito à aposentadoria por idade, invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade. A família do microeempreendedor passa ainda a ter direito a pensão por morte e auxílio-reclusão.
Para se inscrever como microempreendedor individual, a pessoa deve trabalhar por conta própria e ter faturamento anual de no máxmo R$ 36 mil. Além disso, não pode ter participação em outra empresa. O processo de formalização é gratuito, podendo ser feito pela internet, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br, ou no escritório do Sebrae.
Em Ilhéus, o microempreendedor pode ainda se dirigir à Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, no 6º andar do Anexo das Secretarias.

Numa entrevista concedida à Folha Online, Geddel disse entender a posição do presidente, afirma ser amigo de Lula e que continuará usando a sua imagem nos programas e inserções eleitorais no rádio e na televisão:
– Não tenho crítica a fazer a quem me deu a oportunidade de servir ao Brasil e à Bahia. Vejo com absoluta naturalidade Lula manifestar preferência por alguém de seu partido. Gostaria que ele estivesse me apoiando. Não podendo, fazer o quê? É a vida como ela é.
Nesta sexta, 27, saiu uma nova pesquisa Datafolha e o peemedebista ganhou um pontinho nas intenções de voto, saindo de 10% para 11%, enquanto Wagner ganhou mais dois e foi a 47% e Paulo Souto estabilizou em 23%. O queridinho de Lula seria reeleito em primeiro turno (confira).

Nos últimos dias, Renato Costa passou pelos municípios de Mundo Novo, que fica no sertão da Bahia, a 292 quilômetros da capital, e Santa Luzia, no sul do Estado. Segundo ele, a agenda será bastante intensa no mês de setembro.

Na entrevista ao apresentador Ederivaldo Benedito, Bacelar afirmou que a presidência e a primeira-secretaria da Câmara eram “fechadas”. Ou seja, uma espécie de caixa preta à qual os demais vereadores não tinham acesso.
Cabe ao presidente e ao primeiro-secretário, funções exercidas respectivamente por Clóvis Loiola e Roberto de Souza, assinar cheques e autorizar os pagamentos feitos pela Câmara. Bacelar, que é o segundo-secretário (tem a função regimental de substituir o primeiro), afirmou que muito raramente teve a oportunidade de ser solicitado para fazer as vezes de Roberto de Souza.
“Roberto sempre esteve presente na hora de assinar documentos e autorizar os pagamentos”, comentou o vereador. Claudevane Leite declarou que , desde o ano passado, ele, Bacelar e Wenceslau vêm alertando o presidente da Câmara sobre “algumas irregularidades”.
O petista lembrou que foi criada uma comissão de servidores no mês de junho passado para apurar as tais irregularidades, mas disse que os funcionários “jogaram a toalha”, porque a administração da casa “não abria nada”.
Claudevane reconheceu ser “lamentável o que está acontecendo” e afirmou que “não adianta muita conversa”. Para o vereador, somente a Comissão Especial de Inquérito poderá verificar a profundidade da lama que inunda o legislativo.
Na mesma entrevista, Claudevane Leite criticou as generalizações, uma vez que a imagem de toda a Câmara ficou comprometida pelo “Loiolagate”.
“A sociedade tem razão de estar perplexa e desapontada, mas não se pode generalizar”, declarou. O petista elogiou “a coragem” do presidente, mas acrescentou que “ele poderia ter ouvido nossos conselhos”.
Alisson Cerqueira era o diretor administrativo da Câmara de Vereadores de Itabuna e encabeçou a lista encaminhada pelo presidente Clóvis Loiola para a “guilhotina”. Nos burburinhos da casa, consta que Alisson – ou Alinho, como é mais conhecido – se beneficiaria de contratos pouco convencionais celebrados pela Câmara.
A vinculação do ex-diretor a supostas irregularidades vinha pesando sobre os ombros do vereador Ricardo Bacelar, já que ele é apontado como o “pai da criança”, o autor da indicação de Alisson Cerqueira.
Na entrevista desta manhã, Bacelar negou a paternidade. “Quem indicou Alisson foi o PSB, não eu”, escapuliu o vereador, empurrando a batata quente para o presidente da legenda no município, o professor Aurélio Macedo.
Será necessário um exame de DNA?



























