Tempo de leitura: < 1 minuto

Apesar da decisão do TRE de impugnar sua candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-prefeito de Itamaraju, Frei Dilson Santiago (PT), não está disposto a entregar os pontos. Ele apresentou recurso ao Tribunal Superior Eleitoral e diz que irá até o STF se for necessário.
Em sua defesa, o ex-prefeito afirma, entre outras coisas, que teve todas as suas contas aprovadas pela Câmara de Itamaraju, além de sustentar que deixou o mandato não para escapar da cassação, mas para desicompatibilizar-se e disputar a vaga de deputado.
Frei Dilson responde a processo por abuso do poder político e uso de dinheiro público na campanha eleitoral de 2008.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção de maior sucesso da Casa dos Artistas de Ilhéus – “Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito”, estará em cartaz de 1º a 12 de setembro no Teatro de Arena, Rio de Janeiro, com patrocínio da Caixa Econômica Federal (projeto Caixa Cultural).
A peça narra as tramoias e falcatruas que ocorrem na cidade fictícia de Ilha Bela, tão parecida com tantas cidades que conhecemos. Denunciado, Teodorico Majestade se vê sob ameaça de perder o cargo e tenta cooptar uma liderança da comunidade para escapar da degola.
No meio disso tudo, diálogos impagáveis e bem-humorados, além de uma história que deixa lições de responsabilidade e cidadania. O texto e a direção são de Romualdo Lisboa e o elenco traz Ely Izidro, Tânia Barbosa, Takaro Vitor, Aldenor Garcia e Elielton Cabeça, que é também o diretor musical do espetáculo. 
A peça tem ainda produção de Rogério Matos, figurinos de Tânia Barbosa, cenário de Carlos Macalé e iluminação de Ely Izidro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 O senador César Borges (PR), que disputa a reeleição, desdenhou esta semana dos candidatos do “time de Lula”, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), que divulgaram o VT em que o presidente declara apoio a estes dois.
Em resposta, César disse que não precisa de “muleta”, pois confia que o seu trabalho o reconduzirá ao Senado.
A réplica veio ontem, durante o comício na Praça Castro Alves, em que a candidata Lídice da Mata afirmou: “a gente quer essa muleta do maior presidente do Brasil, que causa ciúme dos outros candidatos”.
Lídice acredita piamente que a declaração de apoio do supremo mandatário garantirá a vitória a ela e Pinheiro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Além da vitória do petista Jaques Wagner no primeiro turno, a pesquisa Datafolha sobre a sucessão baiana traz o principal adversário do governador com rejeição cinco pontos percentuais maior do que no levantamento anterior. 31% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Paulo Souto (DEM), enquanto 15% rejeitam Wagner.
O novo levantamento do Datafolha aponta Wagner com 47%, Souto com 23% e Geddel com 11%. Mas há uma tripla novidade na rabeira da pesquisa. Bassuma (PV), Professor Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) têm 1% das intenções de voto, cada um. Marcos Mendes (PSOL) não pontua.
O percentual de indecisos é de 12% e o de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo alcança 5%. A pesquisa “pega” efeitos da primeira e início da segunda semana do horário eleitoral gratuito no rádio e na tevê, mas foi feita antes da visita do presidente Lula a Salvador, ontem, quando defendeu a reeleição do petista.
SEGUNDO TURNO

Afora a pontuação dos “nanicos”, a pesquisa é boa para Wagner quando vista superficialmente. Ele ganhou dois pontos percentuais na estimulada em primeiro turno. Aguardemos os números totais e cruzamentos, além da espontânea.
Já na simulação de segundo turno, Wagner consegue impor uma diferença maior que a obtida na pesquisa divulgada há quase duas semanas. O governador saiu de 54% para 58% das intenções de voto. Souto caiu de 32% para 29%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo Facebook, a Folha antecipa que o mais recente levantamento do Datafolha, encomendado pelo jornal paulista, mostra o governador Jaques Wagner com 47% das intenções de voto e  o ex-governador Paulo Souto (DEM) com 23%. Geddel Vieira Lima (PMDB) vai a 11%. Por estes números, o petista seria reeleito no primeiro turno.
Os dados do levantamento serão publicados na edição da Folha desta sexta. O Datafolha ouviu 1.060 eleitores, de 23 a 25 de agosto. No último levantamento, Wagner aparecia com 45%, Souto com iguais 23% e Geddel pontuava com 10%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória ficou só na promessa contra o Guarani (SP) na 16ª rodada do Brasileirão. A “brocada” de Júnior, aos 11min de jogo, parecia o prenúncio de goleada rubro-negra no Barradão. Parecia. O time não passou disso e saiu vaiado de campo ao permitir que o time paulista empatasse o jogo.
Rômulo igualou o placar aos 30min do segundo tempo. O rubro-negro permanece em 11º, com 21 pontos, e volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Corinthians, no Pacaembu (SP).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lenine foi aclamado pelo público da sexta edição do Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista, no último domingo, 22. O pernambucano deu um show a parte e se permitiu errar letra de música e pedir aos fãs que o ajudassem pra não vacilar novamente. E todos seguiram os seus acordes em Paciência.
Abaixo, Lenine manda ver em Do it. Segundo os organizadores, o festival atraiu cerca de 50 mil pessoas ao parque de exposições de Conquista nos três dias de evento, elogiado pela estrutura. Paremos de lero-lero e vamos à música.

Tempo de leitura: 2 minutos

Lula ao lado de Wagner, hoje à noite (Foto Divulgação).

Apesar de ter um outro aliado disputando o governo baiano, o presidente Lula disse há pouco, na praça Castro Alves, em Salvador, que deseja a vitória de “Dilma e de Wagner no dia 3 de outubro”.
Lula deu conselhos a Wagner, que disputa a reeleição ao governo baiano, para não brigar com os adversários e acredita que o petista “já fez muito em 4 anos” e tem “certeza de que o seu segundo mandato será infinitamente melhor”.
– Tenho a convicção de que Wagner está fazendo bem para a Bahia e vai fazer mais, porque agora nós estamos mais preparados, calejados.
Lula, acostumado ao jogo eleitoral e à pressão dos adversários, aconselhou o “Galego” a ter serenidade.
– Não perca nunca a calma. Quando os teus adversários tiverem babando de ódio, mantenha a cara boa, da tranqüilidade. O povo consegue ver na televisão quem tá esbravejando e quem tá falando; quem tá irresponsavelmente xingando e quem tá sereno.
Além de pedir votos para os deputados federais e estaduais da chapa de Wagner, Lula também defendeu a eleição dos candidatos ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).
Não se sabe ainda das reações na chapa majoritária do peemedebista Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Lula e defensor da eleição da candidata a presidente Dilma Rousseff. Além de disputar o governo baiano, Geddel tem César Borges (PR) e Edvaldo Brito (PTB) disputando as duas vagas baianas ao Senado Federal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

No palanque na praça Castro Alves, o presidente Lula fez gracejo com o 13 do casaco vestido pelo candidato a vice-governador Otto Alencar (PP).
– Otto, não sabia que você iria vestir essa camisa com tanta rapidez. Vira as costas pro povo ver.
Como pedido de presidente é ordem, o cabra virou as costas rapidinho e exibiu o casaco com um 13 bordado, vermelho e bem ao estilo do PT.
Em tempo: Otto Alencar tem sua origem política no carlismo. Hoje é candidato a vice de Wagner, que disputa a reeleição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), disse há pouco na praça Castro Alves, em Salvador, que “pesquisa não ganha eleição”. Ela usou de metáfora, assim como o presidente Lula, para mobilizar a militância e não ser contaminada pelo clima de “já ganhou”, após pesquisas que lhe dão vantagem de até 20 pontos percentuais em relação ao tucano José Serra. “Em jogo de futebol, só vale bola na rede; em eleição, só vale voto na urna”.
No comício em Salvador, Dilma destacou o trabalho de Jaques Wagner na Bahia. “É um governador que luta pelo seu estado, como foi o caso da ferrovia Oeste-Leste”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Suzana Andrade foi presa na segunda-feira, 23, na Prefeitura de Itabuna (foto Fábio Roberto/Pimenta)

Agora não é mais com a polícia. Com o inquérito fiinalizado, a secretária do prefeito de Itabuna, Suzana Andrade, passou a ser alvo de uma ação penal do Ministério Público.
Suzana é apontada pela autoria do homicídio de Alex Santos, que era seu companheiro e morreu com dois tiros pelas costas, em 21 de novembro de 2009. De acordo com a delegada Sione Porto, que realizou as investigações, o crime resultou de uma discussão do casal.
Em mais uma entrevista concedida ao Pimenta, a delegada disse que somente a acusada poderá revelar os motivos do crime, embora Suzana, que está presa no Conjunto Penal de Itabuna, insista em negar a autoria. A delegada descarta qualquer relação do homicídio com tráfico de drogas, como já chegou a ser cogitado.
A delegada disse ainda que, no momento do assassinato, ocorrido na residência do casal no Parque Verde, em Itabuna, também se encontrava uma irmã de Suzana. Em seguida, antes da polícia, chegaram amigos e o pai da acusada.
Confira ainda:
SUZANA FOI PRESA NA ANTESSALA DE AZEVEDO
“SUZANA FOI A AUTORA DOS DISPAROS”, DIZ DELEGADA
DELEGADA FALA SOBRE O CRIME DE SUZANA ANDRADE. OUÇA!

Tempo de leitura: 3 minutos

Wladimir Pomar | no Correio da Cidadania
As recentes pesquisas eleitorais continuam apresentando Dilma em processo de ascensão. Aparentemente, a continuar nessa rota, a candidata do PT estaria em condições de obter a vitória no primeiro turno. Porém, essa aparência, como já reiteramos em comentário anterior, pode ser fatal para a campanha petista, por vários motivos.
Se olharmos as pesquisas com mais atenção, veremos Dilma em crescimento, Serra em queda e Marina, assim como os demais candidatos, em situação estável. A queda de Serra está associada à subida de Dilma, devendo significar que a natureza direitista e reacionária da candidatura do PSDB-DEM está vindo à luz, e que seu falso discurso de continuidade do governo Lula não colou.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os secretários da Prefeitura de Itabuna receberam esta semana um daqueles memorandos inconvenientes, porém bastante comuns em época de eleição. No documento, assinado pelo chefe de gabinete do governo municipal, Ivan Montenegro, os membros do primeiro escalão são intimados a mandar os servidores lotados em suas Secretarias para uma caminhada que o deputado federal Roberto Britto realiza nesta sexta-feira na cidade.
De acordo com a intimação, cada secretário deve mobilizar pelo menos 20 funcionários para o esforço político, prestando inestimável serviço à manutenção do relacionamento entre Britto e o prefeito Azevedo em boa maré.
A imposição gerou forte temor no governo, já que a enorme quantidade de apoios fechados pelo prefeito de Itabuna pode ensejar verdadeira paralisação das repartições municipais. É capaz de todo dia os secretários terem que dispensar seu pessoal para caminhadas, comícios, carreatas e outras atividades da temporada eleitoral.
Coisas de um prefeito que se transformou, mal comparando, em uma verdadeira “piriguete” política. Só é preciso tomar cuidado com as crises de ciúmes que podem acometer os corações magoados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Caminhão transporta uma das cinco bombas adquiridas pela Emasa

O presidente da Emasa, Alfredo Melo, estava exultante nesta quinta-feira. É que chegaram a Itabuna as cinco bombas recém-adquiridas pela Empresa Municipal de Água e Saneamento, com recursos de R$ 1.100.000,00 provenientes do PAC.
As bombas – três de 175 cavalos e duas de 300 cavalos – serão instaladas no Rio Cachoeira, na região de Nova Ferradas. Segundo Melo, elas terão capacidade para aumentar em 50% a oferta de água tratada para a população, passando de 600 para 900 litros por segundo. “Isso garante a autonomia do serviço de abastecimento nos próximos quatro anos”, afirma.
Segundo o presidente da Emasa, a água retirada do Rio Cachoeira será misturada à que a empresa bombeia do Rio Almada, numa proporção, respectivamente, de um terço e dois terços. As bombas passarão por uma fase de testes, que deve durar até o final de novembro, portanto a expectativa é de que já estejam operando no verão.
A promessa de Alfredo Melo é de que Itabuna irá atravessar a estação quente sem a ameaça de racionamento de água.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo estão suspensas até amanhã, dia 27, informa o presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, José Maria Caires. O terminal registrou um acidente envolvendo um jato ERJ-145,da Passaredo Linhas Aéreas, às 14h45min de ontem.
A aeronave fabricada pela Embraer apresentou problema no trem de pouso – que não abriu. No pouso forçado, uma das turbinas pegou fogo. O aeroporto estará fechado para investigações do Cenipa (confira mais aqui). As informações são do Blog do Anderson.