Um larápio invadiu apartamento na travessa Alfredo Benevides, bairro Banco Raso, em Itabuna, e levou dois notebooks: um HP Pavillion cor prata, modelo ZV 6000, e um Itautec preto, que está com o monitor rachado.
Detalhe: em uma das máquinas, encontra-se toda a programação dos shows da banda Lordão.
O dono dos equipamentos, conhecido como Marcelo “Sunlight”, paga recompensa a quem der conta dos mesmos e autorizou a informação de telefone para contato: 73.8801-3570.
A operação que levou para trás das grades o ex-delegado regional de Itabuna, Nélis Araújo, prendeu também outras quatro pessoas envolvidas na morte do delegado André Serra, em 29 de outubro do ano passado, informa a Secretaria de Segurança Pública.
A quadrilha era envolvida num esquema criminoso de partilha de terras na região que compreende os municípios de Ubatã e Maraú, e também defendia os negócios de Nélis Araújo.
Além de Nélis, foram presos ontem e levados para Salvador os pistoleiros Manoel Tercino de Araújo, Manoel Barreto, Antônio Calumby e o ex-delegado calça-curta Luís Santos Neto, conhecido como “Neto de Arlindo”.
Um dos integrantes da quadrilha, Antônio Calumby havia sido flagrado por circuitos de tevê na praça onde André Serra foi executado. A vítima relatou a colegas ter visto Calumby várias vezes próximo à delegacia.
O assassinato foi encomendado após o delegado morto avançar nas investigações de crimes cometidos pela quadrilha na qual Nélis Araújo teria participação. Em Ubatã, o delegado preso ontem atuou na década passada e tinha projetos políticos naquela região. Sonhava tornar-se prefeito do município.
A polícia ainda apurou o envolvimento de Manoel Tercino e Manoel Barreto. Eles teriam envolvimento com alguns crimes. Tercino e Barreto são, respectivamente, pai e sogro do pistoleiro Magno Nogueira da Silva, autor dos disparos fatais contra o delegado André Serra.
FUGA CINEMATOGRÁFICA
Magno foi morto 12 dias depois do assassinato do delegado, num confronto com a polícia em uma fazenda na região de Ipiaú e Itapitanga (confira aqui). Ele ficou conhecido ao comandar uma fuga cinematográfica no presídio Ariston Cardoso em Ilhéus e escapar de um cerco policial montado pelo próprio Nélis, na ponte do Fundão, episódio que deixou o então delegado regional de Ilhéus, Jorge Santos, furioso.
A polícia apurou o papel de Calumby no esquema. Ele atuava dando proteção à suposta quadrilha do delegado, ainda integrada pelo ex-calça-curta Neto de Arlindo, hoje pistoleiro. Duas pessoas estão foragidas.
O crime contra Serra teria sido encomendado após a vítima assumir a delegacia em Ipiaú e investigar as ações de Nélis naquela região. Descobriu-se, conforme a polícia civil, que Nélis recebia presentes e dinheiro para acobertar os crimes praticados pelo pistoleiro Magno Nogueira e o grupo. O delegado preso ontem, então, teria encomendado a morte de André Serra.
– O mando do crime foi devido às divergências no caso de Mauricio Cotrim e também pelas investigações da ligação de Nélis com Magno. Serra havia descoberto crimes nos quais Nélis estaria envolvido, além de irregularidades administrativas – afirma o delegado regional de Conquista, Odilson Pereira, responsável pelas investigações que levaram a quadrilha para a cadeia.
Conforme o secretário de Segurança Pública, César Nunes, será instaurado processo administrativo para apurar a conduta de Nélis Araújo enquanto servidor público, que “poderá ser demitido”.

O Pimenta denunciou ontem a intenção do vereador. Ele pediu ao colega Alzimário Belmonte (o “Gurita”) para assinar o projeto, que aumenta para 20 anos a idade máxima dos ônibus autorizados a circular no município. Atualmente, o limite é de cinco anos.
A ideia era aprovar a matéria, que emenda a Lei Orgânica, a toque de caixa, sem muita discussão. Só que a publicação das intenções de Nascimento trouxe o assunto à tona e agora está aberto o debate.
Resta saber como os vereadores vão se comportar diante do projeto, em que o maior interessado usa do poder político para satisfazer interesses empresariais (o que por si só já é questionável sob o aspecto da moralidade). Mas o assunto é ainda mais grave, pois envolve a segurança dos estudantes transportados em ônibus velhos, em precárias condições de segurança.
Pelo menos, agora haverá discussão em torno do projeto. A previsão é de que ele seja apreciado na próxima semana pelas comissões técnicas da casa, sem a pressa desejada pelo presidente do legislativo municipal.
A delegada Gabriela Macedo, que investiga o envolvimento do blogueiro João Andrade Neto com a extorsão de políticos e empresários, prometeu concluir hoje o inquérito e disse já ter elementos para indiciar o dono do site Pura Política.
Segundo matéria do jornal A Tarde, a polícia encontrou mais duas vítimas de Andrade Neto, uma das quais foi identificada somente pelo prenome Marival, que é empresário e tem ligação com a Agerba. O outro, também empresário, é ligado à TWB, que administra o sistema Ferryboat.
A delegada colheu ontem os depoimentos de três empresários, sócios, que sofreram tentativa de extorsão: Carlos Suarez, Francisco Bastos (também advogado) e Marcelo Pessoa. Andrade Neto teria tentado extorquir R$ 1,2 milhão dos três.
Do Bahia Notícias:
Após prender o delegado Nélis Araújo, (acusado de ser) mandante da morte de um colega, a Polícia Civil desarticulou o restante da quadrilha de pistoleiros que atuavam na região Sul do estado. Os outros integrantes do bando, Antônio Calumby Filho, Manoel Tercínio de Araújo foram capturados em Ubatã e Ubaitaba, após operação coordenada pelo secretário de Segurança Pública, César Nunes, e pelo delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo.
As investigações sobre o caso já ocorriam há 10 meses e comprovaram que Nélis tinha ligação direta com a quadrilha de pistoleiros, responsável por diversas mortes. Ele recebia dinheiro dos bandidos para não investigar assassinatos, tráfico de drogas e roubos cometidos por eles.

Não é.
Segundo o blog Vi o mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, a cantora negou que a voz seja sua. Elba apoiou a candidatura de Serra a presidente em 2002, mas este ano diz estar neutra.
Horário eleitoral é também aquele em que a gente acaba rindo pra não chorar. No tempo de rádio e TV concedido aos partidos, o que não falta é gente interessada em assumir cargo para o qual não se preparou e cujas atribuições não faz a menor ideia.
Há uma penca desses por todo o Brasil e em São Paulo tem até os que assumem não saber o que estão fazendo nessa disputa. É o caso do Tiririca (segundo o qual, “pior não fica”).
Clique aqui ou assista na TV Pimenta (canto direito superior da página).
Empresários ligaram para o Pimenta revoltados. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDLI) os convidou para um jantar, nesta noite, comemorativo ao centenário da cidade.
Na churrascaria Los Pampas, a surpresa: o que seria uma festa pelos cem anos de Itabuna será oportunidade para “bajulação” ao prefeito Capitão Azevedo, “pela obra de revitalização da avenida do Cinquentenário”.
Não sabemos o que se passa pela cabeça de parte dos dirigentes da CDL, mas lembramos que a obra foi condenada pelo Crea, Ministério Público estadual e Caixa Econômica, devido às diversas irregularidades. Até o financiamento da obra foi suspenso pela Caixa.
O jantar ainda não começou, pois o convidado principal, Azevedo, tardou a chegar, apesar do evento estar marcado para as 19 horas.

O fundador do SB – Informações e Negócios, relembra Ousarme, foi laboratório que projetou muita gente no jornalismo regional.
De memória, o colunista cita Paulo Afonso, Jorge Araujo, Kleber Torres, Cyro de Mattos, Mário de Queiroz, Alberto Nunes, Plínio Aguiar, Raimundo Galvão, Marival Guedes, Eduardo Anunciação, Chiquinho Briglia, Pedro Ivo, Antônio Lopes, Helena Mendes, Roberto Junquilho, Manuel Lins.
Confira essa e mais na coluna desta semana (clique aqui para ler)
Cadê a transparência? Por que não usar a imprensa agora no momento exato de esclarecer os fatos? Tem algo a esconder?
“Zé”, em comentário à nota SANTA CASA PROÍBE IMPRENSA DE ACOMPANHAR REUNIÃO; SOLLA REBATE
O Tribunal Regional Eleitoral acatou nesta quarta-feira, 18, o embargo de declaração apresentado pela defesa da deputada estadual Ângela Sousa (PSC), que teve assim o seu registro de candidatura aprovado. Há pouco, o advogado Fabiano Almeida Rezende, da assessoria jurídica da parlamentar, entrou em contato com o blog e informou sobre a decisão.
O registro da deputada, que disputa a reeleição para a Assembleia Legislativa, foi inicialmente indeferido por conta de um problema de quitação eleitoral. Segundo a defesa de Ângela Sousa, tratou-se de um erro formal.
A deputada havia sofrido uma ação nas eleições de 2006, acusada de campanha antecipada, mas o processo está arquivado desde 2008.
A argumentação da defesa foi acolhida por unanimidade.
O salva-vidas Antônio Alberto Neto, 23, morreu nesta quarta-feira, 18, após uma semana internado no Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus. No dia 11, Antônio sofreu acidente enquanto dava fuga ao feirante Samir Santos de Jesus (relembre aqui).
Conforme a polícia, Antônio Alberto dava fuga ao feirante acusado de matar, momentos antes, Hamilton Santos Nascimento. na localidade ilheense conhecida como Alto do Basílio. O corpo do salva-vidas, filho de um militar, está sendo velado no SAF, na avenida Itabuna. O enterro está marcado para as 8h desta quinta.
Numa audiência em seu gabinete, nesta quarta, 18, o prefeito Capitão Azevedo reuniu os vereadores-brigões Rui Machado (PRP) e Clóvis Loiola (PPS), ambos da base governista.
Azevedo impôs à dupla um armistício: de hoje em diante, nada de brigas e discussões públicas nem ameaças de cassação de mandato, como as vistas nas últimas duas semanas.
Na segunda, por exemplo, Rui até agrediu verbalmente a esposa de Loiola, no gabinete da presidência.
Diante de Azevedo, do assessor Sargento Raimundo e do xerife Carlos Burgos, Rui teria sido visto pedindo desculpas ao colega pelos “excessos” dos últimos dias.
E, assim, ambos esqueceram as metralhadoras em casa, provocando um quase marasmo na sessão legislativa desta tarde de quarta-feira, quando todos (os desavisados) esperavam que, de lado a lado, Loiola e Machado apresentassem os respectivos pedidos de cassação.
À dupla, cantemos A Paz, com Mariza e Gilberto Gil.

Quem acompanhou as atividades da Câmara de Vereadores de Itabuna entre os anos de 1997 a 2008 sabe que o então vereador Emanoel Acilino (PT) sempre teve como principal marca a fiscalização dura que exercia, em busca de uma correta aplicação dos recursos públicos.
A presença de Acilino no Tribunal de Contas dos Municípios era tão frequente, que seria capaz de muita gente pensar que ele trabalhava naquele órgão, onde consumia horas e sempre saía com seu caderninho cheio de informações cabeludas sobre desmandos cometidos por gestores salafrários.
Pois Acilino, hoje sem mandato, mas nem por isso menos cidadão, e sem ter perdido o hábito de fiscalizar, foi barrado nesta manhã na reunião entre a Sesab e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, no auditório desta instituição.
Não se tratava de um político sem mandato a querer colocar o bedelho onde não foi chamado, mas de um cidadão, atuante, diligente, preocupado com a coisa pública e a transparência na sua gestão. Em que a sua presença poderia comprometer o êxito da reunião, valendo o mesmo questionamento com relação à imprensa, também estranhamente barrada no auditório da Santa Casa?
Num momento em que pairam indagações sobre a situação financeira da instituição filantrópica, o correto seria que os seus gestores agissem da forma mais transparente possível, sem reservas. Tanto segredo serve apenas para alimentar velhas suspeitas e preocupações, que sempre encontram ambiente propício onde há pouca luz. Urge acendê-la!
Há nove dias, o Pimenta noticiou a preocupante situação da rodovia Ilhéus – Itabuna, que é ainda uma das mais belas da Bahia (logicamente, pela paisagem que a circunda e não pelo estado da pista, que está horrível).
Pois como aqui se faz a crítica, mas também se reconhece quando o governo é sensível às mesmas, o blog informa que nesta manhã já havia homens e máquinas mobilizados pelo Derba para consertar o que o jornalista Walmir Rosário comparou, muito apropriadamente, a uma “tábua de pirulitos”.
Agora, é esperar que o serviço tenha qualidade para suportar o intenso tráfego de carretas existente na rodovia.


























