O Comitê de Transparência da OAB de Itabuna, recém-empossado, terá sua primeira reunião nesta sexta-feira, 20, a partir das 17 horas, na sede da entidade. Na reunião, o grupo de advogados deverá discutir um plano de ação e reafirmar o objetivo de que a Ordem tenha um papel efetivo na fiscalização das gestões públicas.
Do Diário Bahia
O taxista Antonio Pereira dos Santos, mais conhecido como Tonhão, de 77 anos, foi baleado durante um assalto por volta das 18 horas desta quinta-feira (19), no bairro Castália, em Itabuna. Assim que foi atingido, o motorista perdeu o controle da direção e acabou batendo em um poste, que teve a estrutura rompida e ameaçava cair no mesmo momento. Com o impacto, a frente do carro, um Siena branco (placa JQC 8641), ficou destruída.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, para evitar maiores danos por conta da fiação e a rua Felipe Argolo ficou às escuras. Uma equipe do SAMU foi deslocada para o atendimento e prestou os primeiros socorros ao taxista, que foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O disparo atingiu o peito do condutor, que atua na praça ao lado da Sorveteria Danúbio Azul, no Centro da cidade.
O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou o recurso apresentado pelo candidato a deputado federal Edson Dantas (PSB). A corte havia indeferido o registro da candidatura e manteve esse posicionamento hoje, pela unanimidade dos votos dos desembargadores.
Ao que parece, a situação é irreversível.
Candidato a deputado federal pelo PT, Josias Gomes encontrou-se casualmente hoje com o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia.
O magistrado foi logo falando: acabei de vê-lo no programa eleitoral e comentei que você está eleito. Rápido, o petista não perdeu tempo: “Se eu contar com o voto de Vossa Excelência, ficarei ainda mais certo da vitória”.
Dultra Cintra não garantiu o voto, mas Josias sabe que quem pede fica no máximo no zero a zero. Não perde nada.
– Em 12 meses, Itabuna cria 673 empregos.
– Ilhéus gera quase três vezes mais: 1.717 vagas
A economia itabunense gerou magérrimos 20 novos empregos em julho, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) levantados pelo Pimenta. Trata-se de um dos piores resultados do ano para o município de mais de 210 mil habitantes e polo comercial e de prestação de serviços do sul da Bahia.
O comércio, aliás, cortou 64 postos de trabalho no mês passado, enquanto o setor de serviços abriu 47 novas vagas com carteira assinada. Nos sete primeiros meses de 2010, o município abriu somente 513 vagas, quando computados os resultados de todos os setors. Se levados em conta os últimos 12 meses, a cidade gerou em um ano apenas 673 empregos.
Setores que puxavam os bons índices de emprego retraíram em julho. Dentre os exemplos, a construção civil. Apesar de abrir 307 novas vagas neste ano, cortou 12 empregos em julho.
ILHÉUS
O saldo de empregos com carteira assinada foi melhor em Ilhéus, com o registro de 95 novas vagas. Os destaques positivos foram comércio (63 novos postos de trabalho) e indústria (40). A construção civil e a agropecuária seguiram em mão contrária e cortaram, respectivamente, 24 e 20 vagas, afetando o saldo do mês de julho.
Além de abrir 95 vagas no mês passado, Ilhéus está à frente de Itabuna no acumulado do ano e dos últimos 12 meses. De janeiro a julho, a economia ilheense abriu 854 novas oportunidades com carteira assinada. Entre julho de 2009 e julho deste ano, criou novas 1.717 vagas, quase três vezes mais que Itabuna.
Parece que a direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) não digeriu bem a tentativa de uma equipe de tevê revelar o sucateamento da principal unidade médico-hospitalar de Itabuna.
Antônio Costa, presidente da fundação que mantém o hospital municipal, e um assessor, Antônio Giovani Cerqueira, prestaram queixa no Complexo Policial contra o jornalista Ederivaldo Benedito, que comandava a equipe de reportagem da TV Itabuna.
A equipe iniciava o registro de imagens do hospital sucateado quando foi repreendida por dois assessores da direção do hospital, de nomes Leonardo Soussa e Antônio Giovanni (relembre o caso). Este último é cunhado do secretário de Saúde, Antônio Vieira.
A intimação foi entregue na TVI e solicita ao diretor da emissora, José Amâncio Barbosa , Barbosinha, a apresentar o jornalista Ederivaldo Benedito à sessão de crimes de menor potencial ofensivo, amanhã, dia 20, às 15 horas. “Bené” lembra que não agrediu nenhum servidor e não entende o porquê da queixa de Costa e Giovanni.
– Se eles estão me acusando, quem tem de prestar contas são eles. Eu vi cobras e ratos dentro do Hospital de Base. Tem muita sujeira lá dentro (do hospital). Tentaram quebrar nosso equipamento, tomar material e ameaçou a nossa estagiária.
O vereador Ricardo Bacelar (PSB) entrou em contato com o Pimenta, para justificar a sua ausência na sessão plenária da Câmara, ontem. Afirmou que tanto ele como os colegas Claudevane Leite (PT) e Wenceslau Júnior (PCdoB) estavam ontem, na hora da sessão, em um encontro no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). Foram à audiência para discutir melhoria no atendimento e a possível estadualização do hospital. Tá explicado.
Bacelar também diz que assinou requerimento para instalação da CEI da Saúde, assim como Wenceslau e Vane. O requerimento foi apresentado por Roberto de Souza. O vereador informou desconhecer o paradeiro do requerimento da comissão especial.
O comerciante Hélio Andrade anda querendo ir embora de Itabuna. Os negócios vão bem, mas ele se diz cansado. Não da vida, mas dos assaltos que sofre. Somente esse ano, conta, foram 18 vezes. Dessas, prestou queixa de 15. As três que restaram sem comunicar à polícia foi por puro descrédito que passou a ter pela instituição.
A última amarga experiência do comerciante foi há menos de um mês, no dia 24 de julho, por volta das 13 horas. Como dissemos acima, ele está cansado de ser assaltado e não ver solução para seus problemas. Resolveu, como último recurso, instalar um sistema de videomonitoramento em sua distribuidora de bebidas.
Confira o vídeo-flagrante.
Leia notícia na íntegra no Trombone

O comitê funcionará na praça Camacan (Octávio Mangabeira) e vai reunir também o deputado federal Geraldo Simões e o presidente do PT baiano, Jonas Paulo, além de demais lideranças políticas e comunitárias de Itabuna, Ilhéus e sul da Bahia.
A programação começa às 15h, com a Caravana Digital. Uma equipe de mobilização da campanha majoritária vai falar sobre disseminação e produção de conteúdos para alavancar as campanhas de Wagner e Otto e dos candidatos ao Senado.
O vereador Milton Gramacho se enrolou todo, ontem, ao tentar defender a gestão do prefeito Capitão Azevedo (DEM), do qual é líder na Câmara.
Provocado pelo primeiro-secretário da Casa, Roberto de Souza, Milton não deixou pedra sobre pedra:
– O governo tem prezado pela seriedade, mas não pode sair por aí acusando ninguém sem provas. Azevedo vem agindo, ao contrário dos outros governos, que não apuravam nada, empurravam tudo pra baixo do tapete.
Em tempo: Roberto lamentava o fato de não ter quórum na sessão para instalar comissão de inquérito para investigar falcatruas do governo municipal. Ontem, por sinal, só houve leitura de ata e de pedidos de providências. Os nobres edis encontram-se em campanha eleitoral.

Para executar o programa, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração assinará acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, responsável pela elaboração do programa. O objetivo é oferecer um acompanhamento sistematizado no processo de internacionalização de negócios.
Segundo o governo estadual, a Bahia experimentou crescimento de 37,2% nas exportações nos primeiros sete meses de 2010, em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume financeiro movimentado atingiu US$ 4,9 bilhões.
Atualmente, o Estado encontra-se em quinto lugar no ranking das exportações brasileiras, com 4,65% da participação.
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), disse que será a população quem vai decidir se a gestão do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) passará às mãos do governo estadual. Numa entrevista ao Pimenta, Azevedo concordou sobre a necessidade de mais investimentos no hospital e repasse do Hblem ao estado, mas ressalvou que a decisão de estadualizá-lo não será tomada “no calor da emoção”. “Teoricamente, é muito fácil fazer as coisas”.
O prefeito reconheceu as queixas de não-repasse de recursos por parte do município para o Hospital de Base. “[Em três meses] Nós repassamos 900 mil antes, fizemos outro contrato mensal de R$ 200 mil, mas com os bloqueios de INSS, não deu [para repassar]“.
Já o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, aposta na estadualização como saída para o sucateamento enfrentado pelo maior hospital do sul da Bahia. “A gestão municipal não está conseguindo dar conta desse desafio enquanto o governo estadual tem vários exemplos de competência, compromisso, em hospitais estaduais como Prado Valadares (Jequié), Hospital Geral de ilhéus e Cleriston Andrade (Feira de Santana”.
Solla encampou a ideia do Azevedo de convocar a população para definir sobre a estadualização. “Acho que foi muito feliz a colocação do prefeito. Quem deve decidir é a população e a imprensa pode ajudar nisso para que o itabunense possa se posicionar”. Segundo Solla, o estado dobrou o volume de recursos repassados para o Hblem.
Uma comissão será formada nos próximos dias para definir os termos de passagem de patrimônio, situação dos servidores e a prestação de serviços. “Esperamos que, com estes pontos negociados, a estadualização se efetive”.
Inicialmente, esta comissão será formada pelo Ministério Público Estadual,OAB, Câmara de Vereadores, sindicatos, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina (Cremeb).
Os deputados Geraldo Simões e Capitão Fábio também defendem a estadualização. Fábio ressaltou que o estado praticamente dobrou de R$ 800 mil para R$ 1,5 milhão o volume mensal de repasses para o Hospital de Base, mas o município não honra a sua contrapartida.
– É preciso que haja bom senso e o bom senso indica que o melhor para a revitalização do Hospital de Base é que ele seja estadualizado, porque o município já deu seguidas demonstrações de que não tem condições de manter um atendimento digno à população.
O deputa federal Geraldo Simões aponta a deficiência de gestão como origem dos problemas no Hblem.”O Hospital de Base, por conta de gestões ineficientes e também de irregularidades administrativas, penaliza justamente quem mais precisa do atendimento na área de saúde”.


























