Tempo de leitura: < 1 minuto

Cláudio Leal | Terra Magazine
Líder do governo na Câmara, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT) afirma que a ausência da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, no primeiro debate da internet brasileira, se deve a “problemas de agenda”.
A coordenação de campanha da candidata informou nesta terça-feira (20) que ela não comparecerá ao Debate On-Line 2010, promovido em conjunto por iG, MSN, Terra e Yahoo!, na próxima segunda-feira (26), às 15h.
“Nós recebemos diversos convites, mas o UOL tinha encaminhado antes. Ela acertou vários debates e, por razões de agenda, não irá a esse”, disse Vaccarezza.
O jornalista Heródoto Barbeiro será o moderador do debate. Foram convidados os candidatos que apresentaram mais de cinco por cento da intenção de votos em pesquisas eleitorais no mês de junho: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
O Debate On-Line 2010 será aberto pelos próprios candidatos fazendo perguntas entre si sobre os temas que os internautas irão sugerir pelos portais, nos dias que antecedem o encontro.
Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de mais de 20 anos em Itabuna, a Nestlé decidiu ampliar a sua produção na indústria que mantém com a Delfi no município sul-baiano. Além do Leite Ninho, produzirá no município três diferentes achocolatados. O pedido foi apresentado à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri).
Quem está gostando do incremento na produção da planta local é a prefeitura de Itabuna. O investimento significa mais dindin nos cofres do municípios, com o retorno do ICMS. A Nestlé já respondeu por até metade do que Itabuna arrecadava nesse tipo de imposto.

Nem tão longe de Itabuna, o prefeito Lenildo Santana, de Ibicaraí, vê no investimento da Nestlé uma guinada na cadeia produtiva regional.
Ibicaraí inaugura, neste semestre, a primeira fábrica de chocolate do (engessado) PAC do Cacau. Serão R$ 2,3 milhões investidos.
A produção tem como alvo não só o mercado regional. O sul da Bahia deixa de ser mero produtor de matéria-prima. E, o mais significativo, a partir da iniciativa de empreendedores locais.
O projeto vem sendo bem trabalhado, segundo Lenildo, para não repetir erros passados e recentes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Marquise dá “tchau” a Ilhéus nesta quarta. Um acordo pôs fim ao disse-me-disse  entre prefeitura e empresa. O contrato do serviço de limpeza pública em terras ilheenses foi encerrado, digamos, amigavelmente.
Uma pesquisa realizada em maio apontou que 25% dos ilheenses consideravam péssimo o trabalho da empresa cearense. A partir de amanhã, 22, a coleta passa a ser assumida pela Porto Cop Ambiental. Será mais um daqueles contratos emergenciais manjadíssimos da área.

Tempo de leitura: 2 minutos

Clodoaldo critica prefeitura.

O promotor público Clodoaldo Anunciação considerou uma “afronta” o gasto de aproximadamente R$ 500 mil com a contratação de atrações musicais para a Festa do Centenário de Itabuna. “Entendo que, dentro do universo que vivemos, isso é uma afronta”.
Para o promotor, o dinheiro gasto pela prefeitura na festa poderia ser aplicado em saúde ou educação. Ele observou, no entanto, que compete ao prefeito definir como gastar o recurso público. “Mas é um custo elevado”, completou. “O dinheiro com o qual se faz festa é o mesmo que poderia ser aplicado em áreas sociais e melhoria de vida da população”.
A prefeitura de Itabuna anunciou para a Festa do Centenário as bandas Chiclete com Banana, Lordão, Vera Cruz e os cantores Fábio Júnior e Aline Barros, além de atrações regionais.
O Chiclete foi contratado por R$ 240 mil. A segunda atração mais cara, Fábio Júnior, virá por R$ 103 mil. As apresentações ocorrerão na avenida Princesa Isabel, São Caetano, ao lado do centro administrativo Firmino Alves (sede da prefeitura), nos dias 27 e 28 (relembre aqui).
“Gasta-se R$ 500 mil para trazer artista que vem aqui dar uma volta no trio. No outro dia as pessoas continuam com seus problemas, mazelas”, pontuou.
Clodoaldo concedeu entrevista ao programa do radialista Cacá Ferreira nesta manhã. Ele falou sobre o afastamento por dois anos do Ministério Público estadual, para um curso de doutorado na Sorbone, França.
EMASA
O promotor comentou também a tentativa do governo de Azevedo em vender a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). “Não se pode entregar o patrimônio público de mão beijada, com a iniciativa privada ficando com o que é bom, e a parte ruim com o poder público. A comunidade tem de estar em alerta para que isso não ocorra”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu na noite desta terça-feira, 20, no Hospital Geral Luiz Viana Filho, o agrônomo e professor Max de Menezes. Integrante do Departamento de Ciências Biológicas da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), ele vinha exercendo o cargo de gerente de pós-graduação.
Max Menezes formou-se em agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de São Paulo, e tinha doutorado em agronomia/entomologia, pela mesma instituição. Segundo informações, o professor sofria de câncer.
O corpo está sendo velado na capela do antigo Hospital Santa Izabel. Atendendo a um desejo do professor, seu corpo será sepultado próximo ao campus da Uesc, no Cemitério Municipal do Salobrinho. A despedida está marcada para as 16 horas de hoje.
A universidade divulgou nota em que manifesta “imenso pesar” pela perda.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A debandada eleitoral no PR baiano parece ter começado. A prefeitura de Barreiras, Jusmari Oliveira, cumpriu o que havia prometido (relembre aqui) e não marchará com a campanha do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com quem o partido da gestora está coligado.
Ela vai apoiar a campanha à reeleição do governador Jaques Wagner (PT). “Fui a primeira política processada por infidelidade partidária, mas eu digo que a chapa completa [de Wagner] deve ser eleita”, disse.
A prefeita justificou o seu apoio ao Galego. Disse que ele levou para a cidade indústrias, ajudou a gerar empregos e investiu R$ 58 milhões em saneamento básico e abriu 12 postos de saúde.

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
“Não existe disputa nenhuma, já que são dois votos para o Senado”, a declaração, com o intuito de negar qualquer atrito entre os candidatos ao Senado da República, é do governador Jaques Wagner.
Correligionários de Lídice da Mata (PSB) desconfiam da existência de um movimento dentro do petismo para que os petistas só votem em Walter Pinheiro, mesmo podendo sufragar dois candidatos para o Senado.
Segundo os socialistas, o PT teme que Lídice tenha mais votos do que Pinheiro. A outra vaga, já que são duas para o Senado, seria de César Borges (PR), que ocupa o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Aqui em Itabuna, por exemplo, muitos petistas, inclusive integrantes do diretório municipal, presidido pela professora Miralva Moutinho, braço esquerdo e direito do deputado Geraldo Simões, são simpatizantes do “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
É o Partido dos Trabalhadores complicando a vida do candidato Jaques Wagner, que busca, via reeleição, o segundo mandato para o governo da Bahia.

FICHA SUJA

Uma vez comprovada a culpa dos senhores “homens públicos”, depois de uma análise criteriosa de cada caso, respeitando os princípios constitucionais, os “fichas-sujas” deveriam ficar inelegíveis para o resto da vida. Uma espécie de inelegibilidade perpétua.
É bom lembrar, principalmente para os dignos ministros do STF, órgão máximo do Poder Judiciário, que o maior princípio, o princípio dos princípios, o princípio-mor, o mais relevante de todos, é o do respeito ao dinheiro público.
Portanto, que os “fichas-sujas”, os abutres do sagrado dinheiro público, os moleques, os ladrões engravatados, sejam devidamente punidos, sob pena de alimentar o maior monstro do sistema democrático: a impunidade.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisas podem ser divulgadas a partir de sexta

O Datafolha começou a ouvir, nesta terça, 20, eleitores baianos sobre a disputa nacional e estadual. O trabalho será concluído na próxima sexta,23, e testa os cenários para governador, senador e presidente na Bahia.
1.060 eleitores, 460 deles de Salvador, respondem a perguntas que vão além de política eleitoral.
O Datafolha também quer saber do eleitor opinião sobre “Lei das Palmadas”, o trabalho de Dunga na Copa 2010 e qual será o novo técnico da Seleção Brasileira (os nomes testados são os de Muricy Ramalho, Luiz Felipe Scolari, Leonardo, Ricardo Gomes e Wanderley Luxemburgo).
O Datafolha também avalia a administração do prefeito de Salvador, João Henrique, além das gestões do presidente Lula e do governador Jaques Wagner.
A pesquisa não testa cenário de segundo turno para a disputa pelo Palácio de Ondina. Na disputa pelo Palácio do Planalto, a pergunta só leva em conta os nomes de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) no segundo round.
A previsão é de que o resultado do levantamento seja divulgado até a próxima terça-feira. A pesquisa foi registrada na última segunda-feira (protocolo 20124/2010), 19, e põe fogo na corrida eleitoral baiana. Será a primeira divulgada pelo instituto após o início da campanha eleitoral no último dia 6.

VOX POPULI

Antes do Datafolha, deve sair o resultado do mais novo levantamento do Vox Populi/TV Bandeirantes (nº 19923/2010). Com 800 entrevistados, a pesquisa foi registrada no dia 17 e pode ser divulgada a partir desta sexta, 23.
A pesquisa do Vox mede o envolvimento do eleitor com o pleito de 2010 e também traz questões sobre os governos estadual e nacional, além de aferir a força do presidente Lula na disputa baiana.
Além das disputas pelo governo baiano e a corrida presidencial, o instituto também pesquisa intenções de voto para o Senado Federal. São 11 candidatos às duas vagas. Praxe nas pesquisas do Vox Populi, também é perguntado ao eleitor qual o partido de sua preferência. Para saber das pesquisas em andamento em todo o Brasil, clique aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Carvalho apoia Rui com aval de JW (foto JBO).

Foi o governador Jaques Wagner quem articulou o apoio do médico Ruy Carvalho ao candidato a deputado federal Rui Costa, revela o Jornal Bahia Online. Segundo o site ilheense, Wagner também prometeu apoiar o médico na disputa eleitoral de 2012, como contrapartida.
Na conversa que Wagner teve com Ruy Carvalho na semana passada, o governador agradeceu ao apoio que sempre teve do médico no enfrentamento dentro do PV. Confira no JBO (clique aqui). Ficou combinado que o político ilheense deverá ingressar numa legenda aliada, visando 2012.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo trabalha nos bastidores para passar à iniciativa privada o controle da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). O tema privatização ou concessão do serviço de abastecimento estava adormecido em Itabuna, mas um consórcio nacional e estrangeiro despertou o interesse dos governistas.
O Pimenta apurou que, por trás da ideia, encontra-se o ex-prefeito Fernando Gomes. Para levar o projeto adiante, Azevedo conta com a ampla maioria na Câmara de Vereadores, onde, pelo menos, 10 dos 13 vereadores lhe dão sustentação. Fernando Gomes tentou vender a Emasa por quatro vezes nos dois últimos períodos em que governou a cidade.
Segundo uma fonte do Pimenta, o governo tem pressa e quer concluir o processo ainda neste ano, pois teme um cenário político diferente em 2011 – em outubro o eleitor vai às urnas para escolher governador, senadores, deputados federal e estadual, além do novo presidente da República.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após seis dias recolhido ao Conjunto Penal de Itabuna, o empresário Doaldo Marques, proprietário da Casa Padim, foi solto no final da tarde desta terça-feira, 20, segundo informa o blog Xilindró Web. Marques foi beneficiado por uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, no pedido de habeas corpus impetrado pela sua defesa. Um dos advogados é o criminalista Carlos Burgos, também  secretário da Fazenda de Itabuna.
Doaldo foi preso no dia 14 pela Operação Caracará, sob acusação de envolvimento em um megaesquema de sonegação fiscal. Na manhã desta terça-feira, o Pimenta informou sobre o pedido de habeas corpus em favor do empresário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pinheiro e Lídice vão debater com lideranças do movimento sindical

Os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), candidatos ao Senado pela coligação “Pra Bahia seguir em frente”, participam de um debate nesta quinta-feira, 22, a partir das 17 horas, no auditório da API (Associação dos Professores de Itabuna ). Durante o evento, será criado o comitê sindical em prol das campanhas de Dilma Rousseff para presidente e de reeleição do governador Jaques Wagner.
O ato é aberto à comunidade e quem convida são as centrais e entidades sindicais, além dos partidos políticos da coligação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola (PPS), passa bem após ter um mal-estar na tarde de ontem, em sua residência. Loiola simplesmente desmaiou ao receber a comissão de acompanhamento dos atos do legislativo.
Ele foi acudido pelos vereadores da comissão e levado às pressas para o Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia. Ficou sob observação e depois foi liberado.
As últimas notícias indicam que Lhoiola ele está muito bem e já pode receber, novamente, a comissão que investiga os gastos na Casa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será realizado nesta quinta-feira, 22, a partir das 3 horas da manhã, a reconstituição simulada do acidente que tirou a vida dos jovens José Fernando Bispo e Regiane de Cássio Vitório. Eles teriam sido vítimas de um “pega”, do qual participavam Adriano Barreto e Thadeu Silva, na madrugada de 14 de março deste ano.
Regiane, estudante de direito, com apenas 21 anos de idade, tinha ido pegar o namorado em uma festa no restaurante Boca du Mar. Quando retornava, foi atingida por um dos veículos envolvidos no “pega”. Testemunhas dizem que o carro que bateu no Gol dirigido pela estudante estava numa velocidade superior a 100 quilômetros por hora.  A jovem morreu no local da colisão, na avenida Lomanto Júnior. José Fernando faleceu no hospital.
Adriano Barreto, um dos que participavam do “pega”, se encontra detido no Presídio Ariston Cardoso e participará da reconstituição. Thadeu Silva está foragido.
A reconstituição será realizada por peritos da polícia técnica e acompanhada por um juiz e pela delegada Magda Sueli Figueiredo, responsável pelo caso.