
A notícia do fechamento no início do mês pegou Dalva de surpresa. E a comoveu. “O chá-mate, o bolinho de aipim, o bombocado, o cafezinho… Vamos manter essa tradição de mais de meio século”. Dalva diz que soube do fechamento do café ainda no dia 1º.
Estava ela no centro, em um supermercado, quando um amigo, “Seu Almir”, lamentava o fim do Café pelo qual passaram alguns dos principais nomes da cidade e do estado e sempre foi um lugar para manter a prosa em dia. “Seu Almir lamentava e dizia que, infelizmente, naquele dia havia bebido o último cafezinho no Pomar”.
Dalva conversou com a família Mariano e no dia 26 um dos pontos mais tradicionais do comércio central de Itabuna estará de volta. “O que vai mudar é o nosso toque feminino que chega”, diz, reforçando que o gostinho do bom café, do Bombocado e dos chás será o mesmo. Dona Vera, funcionária da casa, será convencida a lhe fazer companhia na empreitada. Acompanhe o papo-rápido com a mineirinha que se preocupa com a nossa história.
Negócio fechado?
Fechadíssimo. É oficial, agora.
O que muda no Café Pomar, “sob nova direção”?
Como mudar uma coisa que tinha um ser como Seu Mariano na direção? Temos que respeitar essa tradição, a história. A minha ideia é não modificar a estrutura do Café. Terá um toque feminino, com a característica de atendimento dele, do bom papo. Faremos uma reforminha para a abertura.
E as especialidades da casa?
O chá, o bolinho de aipim, o bombocado, tá tudo mantido. Vamos agregar também produtos da culinária mineira e portuguesa, além do delicioso pastel de Belém.
E Seu Mariano?
Ah, vai ser o nosso cliente especial.
O nome do negócio vai ser mantido?
Quer saber? Esse foi um presente de Seu Mariano pra gente. O Café Pomar continua. E os funcionários… Ainda não conversei com os funcionários. Tem Dona Vera, que está se aposentando. A prioridade é para elas.
O Café tem 67 anos de história. Foi essa tradição que a levou a assumir o negócio?
Olha, eu tenho o Café com Net, na Beira-Rio. Mas quanto ao Pomar, naquele dia (do fechamento), ouvi de Seu Almir, que tem um mercadinho aqui no centro: “Hoje eu tomei o último café na companhia de Seu Mariano”. Tava triste. Aí eu perguntei a ele se iam mesmo fechar o ponto. “Sim”, respondeu. Aquilo causou tristeza, sabe? Lá em Minas, na nossa família, há muito essa coisa de preservar a história. Isso vem de família, do meu pai. Vim, conversei… Minha alegria maior será levar essa tradição adiante.
E agora, quando é que sai aquele chá mate, geladinho?
Dia 26 de julho. Veja que maravilha: na semana de aniversário da cidade, história preservada, tradição mantida. Agora, deixa eu passar o telefone para o Sena, ele tá pedindo.
[O Sena citado por Dalva é o ex-vereador Luís Sena, que no dia 1º foi um dos últimos a sair do Café Pomar, lamentando o fechamento. Nesta segunda, o cururu estava numa alegria só. Alegria mais do que justificada: além da preocupação com a história, ele voltará a ter seu espaço para tomar o chá e até o cafezinho quando Sra. Sena estiver, digamos, indisposta para preparar a primeira refeição do dia…].
A Justiça mandou soltar a policial militar Maria Elenilza Madeira Ferreira, denunciada pela prática de racismo e desacato em Itabuna. Lotada no 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) há mais de 10 anos, a policial foi presa no dia 20 de junho, em um bar na Rua São João, bairro de Fátima, em Itabuna.
A prisão da PM ocorreu depois de uma bebedeira, segundo denúncia de populares. A policial, que foi acusada de ofender verbalmente algumas pessoas que estavam no local, acabou solta no dia 30.
Além do procedimento administrativo, a policial vai responder na justiça comum por crime de racismo. Foi a juíza da 1ª Vara Crime de Itabuna, Antônia Maria Faleiros, quem concedeu liberdade provisória à policial, mediante algumas condições.
Conforme matéria do jornal A Região, ela não pode mudar de endereço sem prévia comunicação ao juízo; não pode frequentar bares, boates, forrós e similares, nem fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas ou se apresentar alcoolizada em público.
Além disso, deve manter ocupação lícita e comparecer sempre que intimada a todos os termos e atos do inquérito ou ação penal que por ventura vier a ser instaurada. Após ser ouvida na delegacia, a policial foi encaminhada ao 15º BPM, onde ficou cerca de uma semana.

Em tempo: o caso se refere ao desvio de parte dos 42 mil litros de suco enviados pelo Governo Federal para o município. Parte do produto foi encontrado à venda em supermercados da cidade. Segundo afirmou o secretário de Administração, Gilson Nascimento, o caso envolve dois servidores comissionados e um efetivo. Ele prometeu, por telefone, que os nomes seriam revelados nesta segunda-feira. Não cumpriu o dito.
O secretário da Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, era esperado hoje no programa Patrulha Geral (Nacional AM) para dar esclarecimentos sobre o desvio do suco do Restaurante do Povo. Deu bolo.
De última hora, Nascimento telefonou para a rádio, avisando que não poderia ir. Disse que teria uma reunião de urgência e comprometeu-se a aparecer no programa nesta terça-feira, 13.
Moradores da pequena Floresta Azul, cidade do sul da Bahia, estão vivendo dias de insegurança, em virtude do total desaparelhamento da polícia local. Há meses, a delegacia permanece fechada e o registro de ocorrências só é feito na vizinha Ibicaraí.
Pior: faz 15 dias que a única viatura da PM quebrou e não se tem notícia de quando será consertada. Enquanto isso, a desordem corre solta, com registro de frequentes delitos e a ação de abusados, como os “manés” que gostam de ligar seus aparelhos de som no mais alto volume, até altas horas da noite.
É o caos.
O sindicato que defende os trabalhadores das indústrias têxteis e de calçados, o Sintratec, apresenta uma estatística desabonadora para a fabricante de malhas e lingeries Trifil. Segundo a direção do sindicato, a empresa demitiu 600 trabalhadores em 2010 em Itabuna.
Belo presente de grego no ano do centenário da cidade…
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgou há pouco a segunda chamada do Vestibular 2010 para os cursos com ingresso de alunos no segundo semestre.
Os aprovados têm a próxima sexta-feira, 16, para confirmar matrícula, conforme portaria assinada pela vice-reitora Adélia Pinheiro.
O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h, no colegiado do curso para o qual o aluno foi aprovado.
Os convocados em segunda chamada são dos cursos de Biologia, Computação, Comunicação Social (habilitação em rádio e TV), Economia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Sistemas e História. Abaixo, clique no “leia mais” e confira a lista dos aprovados.
Leia Mais
Pela segunda vez em 2010, o Hospital e Maternidade Santa Isabel, de Ilhéus, vai a leilão. A praça ocorrerá nesta terça-feira, 13, no auditório da Justiça do Trabalho, em Itabuna.
O imóvel está avaliado em R$ 12 milhões, ocupa uma área de 3.048 metros quadrados, na região central de Ilhéus, e pertence à Associação das Senhoras de Caridade de Ilhéus.
O que for arrecadado terá como destino o pagamento de dívidas trabalhistas. O Santa Isabel está fechado há quase quatro anos. O leilão é realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.
Além do hospital, também vão a leilão 117 lotes com ofertas de animais, eletroeletrônicos, móveis, veículos e terrenos. O leilão começa às 8h30min, no auditório do Fórum Humberto Machado, ao lado da prefeitura de Itabuna.
O gostinho do bom café, do chá mate com limão geladinho e do bolinho Bombocado, e a boa prosa em Itabuna serão preservados.
A família Mariano aceitou a proposta da empresária Dalva Dantas e o Café Pomar será reaberto no próximo dia 26. O café é o mais antigo da cidade.
Ela confirmou há pouco a negociação, numa prova de que nem tudo em Itabuna está perdido. O Pimenta conversou com Dalva. Um papo rápido, que publicaremos ainda hoje.
O incidente envolvendo empresas do transporte rodoviário urbano, que foram multadas pela Agerba por estarem transportando passageiros até a porta do Atacadão, deve ter desdobramentos nessa segunda-feira. Ficou claro, segundo as empresas Rio Cachoeira e São Miguel, que a agência estadual agiu a pedido da empresa Rota, que monopoliza as linhas interurbanas no Sul da Bahia.
As empresas prometeram reagir exigindo que o município impeça a Rota de fazer linha na área urbana de Itabuna. O alvo é a linha Itabuna-Olivença-Itabuna, em que a Rota faz exatamente o que contesta na concorrência: entrega e recolhe os passageiros na porta do Shopping Jequitibá e extrapola os limites da legalidade por ser um serviço que apenas o bom-senso autoriza.
Procurado pelo blog Trombone, o secretário do Transporte e Trânsito de Itabuna, Wesley Melo diz que pretende se reunir com as empresas ainda nessa segunda-feira, para tentar resolver a questão. “O Atacadão realmente está instalado no território de Ilhéus, mas é um contrassenso não permitir que os ônibus urbanos cheguem até mais próximo da entrada da loja. Quem está sendo prejudicado é o usuário”, lembra Wesley.
O recém-descoberto desvio de caixas de suco que deveriam abastecer o Restaurante do Povo (leia aqui e aqui), em Itabuna, será tema de uma entrevista logo mais, às 16h30min, no programa Patrulha Geral, apresentado por Fábio Roberto na Rádio Nacional (AM 870). Quem dará as explicações é o secretário municipal da Administração, Gilson Nascimento.
O secretário teve atitude dúbia no episódio. Inicialmente,diante da denúncia apresentada por administradores de bairro, afirmou desconhecer o ocorrido. Depois, disse que estava tudo sendo apurado e informou sobre a existência de três servidores envolvidos, dois deles ocupantes de cargos em comissão. Estes seriam exonerados hoje (dia 12), o que Nascimento poderá confirmar ou não logo mais na entrevista. Já o funcionário efetivo responderá a processo administrativo e pode ser demitido a bem do serviço público.
Além do desvio do suco, o programa vai aproveitar para relembrar outros desvios e fatos estranhos ocorridos na atual gestão: roubo de cloro na Emasa, adulteração de dados da dengue e concessão de alvarás de funcionamento em pleno domingo.
A propósito, bem que o secretário poderia falar sobre as providências concretas que foram tomadas nesses casos anteriores. Pelo que se sabe, em todos eles a maioria dos que aprontaram continua no maior refresco.
A abertura das propostas das empresas que disputam um dos trechos da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) deveria ter ocorrido na sexta-feira, dia 9, mas o processo licitarório foi suspenso. Segundo informações colhidas pelo Pimenta, a suspensão se deve a uma liminar judicial obtida em um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato Nacional da Indústria Pesada.
A entidade aponta falhas no edital, questionando, entre outros itens, os prazos e os preços de referência. A Valec ainda não informou sobre as providências que pretende adotar, mas a expectativa é de que apresente recurso.
Representantes do governo baiano acreditam que a liminar será facilmente derrubada. De qualquer modo, a ação do sindicato das indústrias deve atrasar o início das obras da Fiol.
Do Bahia Notícias
O ex-senador Américo de Souza (PSL) registrou, na tarde de sábado (10), sua candidatura à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para registro de candidatura pelos partidos ou coligações terminou no último dia 5, mas, de acordo com Lei das Eleições, os próprios candidatos, escolhidos em convenção, podem pedir registro até 10 de julho, caso o partido não o tenha feito.
Desta forma, a coligação da chapa de reeleição do governador Jaques Wagner (PT) volta a se enquadrar na proibição do TSE, que será julgada em agosto. O PSL compõe a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, da chapa majoritária do governador à reeleição. No entendimento do TSE, candidatos estaduais não poderão veicular a imagem e voz de candidatos à Presidência, quando em suas coligações houver partidos adversários em nível nacional.
Se o TSE confirmar o que foi decidido em consulta ao Tribunal, nem Wagner, nem Geddel Vieira Lima (PMDB) poderão fazer campanha para Dilma Rousseff (PT) em seus programas de rádio e TV. No início do mês, o PSL havia desistido da candidatura, justamente devido à decisão do TSE, que inviabilizaria coligações estaduais.

Lembrando os tempos em que jogava futebol, o prefeito Newton Lima conta que, mesmo atuando no mesmo time de Carlinhos, às vezes recebia umas caneladas do próprio companheiro. Vá entender…
Newton entende. Segundo ele, Carlinhos tem bom coração e é o tipo de pessoa capaz de dizer uns desaforos e, logo em seguida, fazer uma declaração de amor à “vítima”.
O secretário aniversariou por esses dias e alguém mandou produzir um outdoor em sua homenagem. Tem uma foto do homenageado e frase retirada de música de Roberto Carlos: “Carlinhos Freitas – Cabeça de homem, mas um coração de menino”.
Certamente, uma grande gentileza dos amigos…
Itabuna conta com (só) uma área pública para a prática de futevôlei. Fica ali, na praça Félix Mendonça, na Beira-Rio. Faz mais de um mês que os atletas receberam da prefeitura uma ducha… de água fria: o local será usado por um circo, o Vox.
O circo começou a ser montado hoje. Não são apenas os atletas nas horas vagas que estão reclamando. A área tem tráfego intenso de veículos e a lona que começa a ser estendida toma quase que toda a extensão da praça, levando risco aos pedestres.



























