O prefeito de Barro Preto, Adriano Clementino (PMDB), culpou o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar pela violência que imperou na festa de aniversário da cidade, no último sábado (17). Duas pessoas foram mortas nos festejos (confira aqui).
O prefeito esclareceu que enviou ao comando, “a tempo e hora”, ofício comunicando a realização da festa e, também, a necessidade de policiamento. O ofício foi recebido pela PM às 13h35min do dia 14, conforme fac-símile.
Os crimes ocorridos no final de semana, afirma Clementino, colocaram em risco também a sua integridade física e a da sua família, pois a população, comovida, teria atribuído ao prefeito a responsabilidade pelas mortes de Ricardo Souza Santos e uma outra pessoa de prenome Pedro.
Adriano Clementino lamenta os crimes e observa que o seu governo colabora sempre com a polícia, oferecendo combustível para viatura e casa de apoio e alimentação para policiais militares.
O PPS baiano poderá sofrer intervenção por conta do apoio declarado ao peemedebista Geddel Vieira Lima. De acordo com Antônio Daltro e o vereador Virgílio Pacheco, de Salvador, o presidente nacional da sigla, Roberto Freire, teria acenado com essa possibilidade.
A intervenção ocorreria porque a direção estadual não respeitou a decisão da executiva nacional em não coligar com o PT ou partidos do espectro governista e que seja palanque da candidatura Dilma Rousseff, já que, no plano nacional, o PPS está fechado com o tucano José Serra.
Vai dar pano pra manga.

Nas mudanças no secretariado do prefeito Newton Lima, de Ilhéus, ele acertou em alguns nomes e errou feio em outros. Alguns setores avançaram. Mas outros retrocederam. A limpeza pública de Ilhéus está cada dia pior. O serviço cheira mal e as ruas estão imundas. A coleta é irregular e já se tornou um dos calos da administração de Ilhéus.
Nesta foto enviada por um atento leitor, uma grande ironia. Presidido pelo secretário de Serviços Públicos de Ilhéus, Carlos Freitas, o PTB afixou esta faixa eu uma das áreas mais movimentadas da cidade – a avenida Itabuna -, para agradar o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que passou o final de semana na região. Melhor seria agradar a população, que já não agüenta mais tanta sujeira. Ou será que o presidente do PTB não viu o que estava abaixo da faixa?
Se nenhum ocupante de mandato o faz, tem quem faça: o itabunense Antônio Filho encaminhou ofício ao governador Jaques Wagner reivindicando a implantação do programa Ronda nos Bairros, em Itabuna.
O pedido foi encaminhado à Secretaria de Segurança Pública, de acordo com ofício 1486/2010. Até agora, o Ronda nos Bairros, de combate à violência e pacificação nas comunidades, atendeu aos municípios de Salvador e Feira de Santana.
Como Itabuna reveza na condição de vice ou campeão da violência na Bahia, já passou da hora do governador Jaques Wagner implantar este programa por aqui. Aliás, as eleições já batem à porta…

Fiel ao seu estilo “pula-pula”, a ilheense Rúbia Carvalho está de volta ao aconchego do deputado federal Raymundo Veloso (PMDB).
Rúbia, que era peemedebista, havia rompido com o deputado e se filiou ao PSC em 2009. Nos últimos anos, ela esteve acomodada na Diretoria de Fomento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo baiano.
Como o PSC confirmou a aliança com o PMDB, Rúbia decidiu realinhar-se com Veloso. A ilheense é conhecida como verdadeira “malabarista” política.
O corpo de um homem, aparentando ter aproximadamente 25 anos de idade, foi encontrado no início desta manhã em uma rua do bairro da Mangabinha, nas imediações do Grupo Escolar Antônio Carlos Magalhães.
A polícia já realizou o levantamento cadavérico e detectou marcas de perfuração de faca no pescoço, pancadas na cabeça e sinais de que o corpo foi arrastado.
O ex-prefeito e ex-deputado Fernando Gomes aceitou a missão de coordenar a campanha de Geddel Vieira Lima no sul e sudoeste da Bahia, mas rejeitou a ideia de apoiar a campanha do pré-candidato a deputado estadual Renato Costa (PMDB).
De acordo com fonte limpíssima, Fernando foi direto quando abordado por Geddel sobre o assunto: “Você tem meu apoio, mas o seu (sic) deputado estadual aqui na região, não”.
A conversa também fluiu bem em relação à rádio Difusora. Sabedor das dificuldades que tem para vender a emissora (o passivo beira R$ 1 milhão, segundo funcionários), o ex-prefeito ofereceu a Geddel a opção de compra. A rádio estará sob controle do pré-candidato a governador até meados de 2011, numa espécie de “arrendamento”.

O PRB, partido do vice-presidente da República, José Alencar, e ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, fechou apoio à reeleição do governador Jaques Wagner.
O acordo foi selado numa conversa do “Galego” com o deputado federal Márcio Marinho, no Palácio de Ondina. Ao lado, foto distribuída pela assessoria do PRB baiano.
Wagner terá a seu favor a “simpatia” da Igreja Universal do Reino de Deus e, claro, de uma rede de comunicação que inclui duas das mais importantes emissoras de televisão da Bahia, TV Itapoan e Cabrália.
Embora sustente não ter preferência pelo companheiro de chapa na disputa por uma vaga ao Senado, é claríssimo que a deputada federal Lídice da Mata (PSB) sonha em concentrar os votos da esquerda. Para isso, naturalmente, é necessário que a outra vaga na majoritária seja reservada a um político de direita.
Houve até quem cogitasse que o PSB poderia sair da aliança com o PT, caso o escolhido para a outra vaga de candidato ao Senado seja, por exemplo, Walter Pinheiro. Como a semana que passou foi propícia a todo tipo de especulação, cogitou-se que os socialistas se uniriam a Geddel.
Neste sábado (17), o presidente do diretório do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, descartou a possibilidade de acolher Lídice da Mata, caso ela procure esse caminho.
“O tempo do PSB passou”, disse Lúcio, acrescentando que o PPS já deuà chapa de Geddel o perfil de centro-esquerda que ela precisava.
Um acidente na tarde deste domingo deixou feridos dois padres que saíram de Aracaju (SE) com destino a Itabuna (BA). O padre Flávio Gomes Negromonte afirmou a agentes da polícia rodoviária federal que cochilou ao volante e acabou perdendo a direção do veículo.
O VW Gol saiu da pista e bateu numa árvore no quilômetro 463 da BR-101, trecho Ubaitaba-Uruçuca, por volta das 13h30min. Além de Flávio, ficou ferido no acidente o padre Anderson Pina Santos.
De acordo com a PRF, os dois religiosos sofreram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Calixto Midlej Filho, onde ficaram sob observação. Flávio Gomes Negromonte e Anderson Pina são naturais de Olinda (PE).
Quem transitou pela 101 próximo ao trevo de acesso a Uruçuca enfrentou trânsito lento, na manhã deste domingo. Árvores de médio e grande porte caíram em uma das pistas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e liberou o trânsito. Informações do repórter Costa Filho, da rádio Jornal.

– Fomos campeões em 1910. Cem anos depois, olhe nós, de novo, com título. Conosco é assim: um título a cada cem anos.
Era um jeito humilde de dizer que o time se vingou do Flamengo, após oito decisões perdidas para o rubro-negro. E logo no jogo de número 5.000 do Botafogo.
Parabéns aos torcedores da estrela solitária.
Notícias vindas do front dos camelôs indicam que a batalha amanhã, na avenida do Cinquentenário, será dura. Isso, porque a prefeitura ofereceu diálogo (de mentirinha, pelo que deixou transparecer) e depois mostrou cassetete aos ambulantes.
Em bom português, os informais se sentiram enrolados pela prefeitura.
(Em vez de oferecer o que não pode garantir, o município poderia usar – e logo de pronto! – os meios legais para remodelar e tornar decente a principal avenida do centro. E ponto final. Sem hipocrisia, mostrava a sua verdadeira face.)
Essa é do jornal A Tarde:
Prefeitos baianos opositores ao ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB) afirmam que os repasses da pasta sob sua gestão serviam para negociações políticas. Alguns admitiram que foram pressionados a aderir à candidatura de Geddel ao governo em troca de verba.
Anfrísio Rocha (PDT), prefeito de Piripá, a 630 km de Salvador, foi um deles. “Estive no ministério para articular um convênio de calçamento. Só que ele afirmou que só faria se (eu) gravasse uma entrevista dizendo que, a partir daquele momento, estaria apoiando o ministro Geddel para governador”.
Prefeito de Érico Cardoso, João Paulo de Souza (PT) reclamou que os recursos para a construção de três pontes não saem. Também petista, o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, afirma que os recursos para a construção de canais secaram logo que ele venceu as eleições de um peemedebista. Do total de R$ 6,8 milhões, só R$ 1,6 milhão chegou.
Geddel, que privilegiou os peemedebistas baianos com 85% da verba do ministério, segundo levantamento de A Tarde, nega barganha. “É uma absoluta inverdade, o que é próprio da disputa eleitoral”, disse.

























