Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes decidiu prorrogar por mais 10 dias o toque de recolher em Itabuna, agora das 18h às 5h. O município está sob restrição de mobilidade no período noturno desde o último dia 12 de maio. Nos 20 primeiros dias, o toque de recolher ocorria das 20h às 5h.

A decisão de prorrogar o toque de recolher se dá por causa do avanço da covid-19 no município. Ontem (31), o município alcançou 933 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 36 óbitos.

Durante o toque de recolher, somente podem funcionar as farmácias 24 horas, delivery de alimentação e de medicamentos e estabelecimentos de enfrentamento à Covid-19, além de serviços de segurança pública e patrimonial.

“Após adotar inúmeras medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, restringindo e regulando comércio e demais atividades, a Prefeitura de Itabuna intensifica suas ações visando reduzir a curva de contágio, que continua acentuada”, reforçou o município em nota há pouco. Atualizado às 12h34min e às 13h25min para acréscimo de informações.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vice-presidente de Marketing e Relacionamento da Rede UniFTC, Milena Oliveira disse que a busca por soluções para vencer obstáculos e não perder oportunidades levou a instituição de ensino superior a ofertar aulas em ambiente virtual e, também, assegurar o ingresso de novos alunos sem comprometer a segurança.

“A UniFTC tem esse compromisso com o crescimento profissional de nossos alunos. Por isso, nos adaptamos e oferecemos alternativas para o isolamento social que vão desde as aulas em ambiente virtual até as formas de ingresso”, explica Milena.

O ingresso agora pode ser feito por meio do Vestibular Online ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro do período de até 10 anos, novos alunos podem ingressar nas mais diversas graduações em uma das unidades da UniFTC. Já as modalidades de Transferência Externa e a Segunda Graduação se apresentam como oportunidades de movimentar novas possibilidades de formação e carreira, incorporando a inovação no currículo, aponta.

VESTIBULAR ONLINE EM JUNHO

O Vestibular Online já possui data marcada – para os dias 09 e 10 de junho, ocorrendo de forma segura e cômoda para aqueles que querem dar o pontapé inicial para ampliar o conhecimento, e construir novos caminhos. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas por meio do link https://bit.ly/VestibularOnlineUniFTC.

Toque de recolher valerá para 343 municípios, inclusive Itabuna || Foto Oyama Brugni
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta noite de domingo (31), Itabuna registrou recorde negativo na guerra contra o novo coronavírus (Covid-19). Em apenas 24h, foram registrados 63 novos casos da doença e um óbito, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eram 870 pacientes infectados pela covid-19 ontem. O total de casos saltou para 933 nesta noite. Houve um óbito no período, o bancário Edevilson Alves dos Santos, gerente de agência da Caixa Econômica Federal em Itabuna.

Segundo a SMS, o município tem 248 curados da doença, porém 214 pacientes aguardam resultado do exame e 580 ainda esperam coleta de material para saber se tem ou não o novo coronavírus. Itabuna tem 3.798 casos notificados da doença. Destes, 2.609 foram descartados após exame laboratorial com resultado negativo.

UTI

O município dispõe de 61 leitos clínicos para pacientes Covid-19, dos quais 26 estão ocupados. Dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 estão ocupados, segundo a SMS. O município tem total de 36 óbitos causados pela Covid-19.

Tempo de leitura: 4 minutos

A Bahia registrou mais 766 casos do novo coronavírus do final da tarde de sábado (30) até as 17h30min deste domingo (31), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com 29 óbitos confirmados no período. Agora, são 18.392 pessoas que testaram positivo para a doença no estado e total de 667 óbitos. Desde o início da pandemia, chega a 6.053 o total de recuperados e os casos ativos são 11.672.

Passa de 300 o total de municípios com registros oficiais da doença. São exatamente 304, com total de 61,35% deles em Salvador. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (5.653,30), Ipiaú (4.294,47), Itabuna (4.281,90), Salvador (3.859,91) e Itajuípe (3.660,14).

CONFIRA OS NÚMEROS POR MUNICÍPIO

Segundo a Sesab, existem 1.731 leitos exclusivos do SUS para pacientes covid-19 na Bahia e 1.002 deles estão ocupados, o que significa taxa de ocupação de 58%. O Estado possuía, até o final da tarde deste domingo, total de 771 leitos de UTI, com 520 deles com pacientes internados (67%).

MORTES PELA COVID-19

A Bahia contabiliza 667 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Dos 29 óbitos registrados no boletim de hoje, e que ocorreram em 24 dias, conforme a Sesab, dois deles eram vítimas de Itabuna e uma de Buerarema, além de Salvador e Dias D´Ávila, Ibitiara, Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Feira de Santana, Filadélfia, Iaçu e Eunápolis.Leia Mais

Gerente da Caixa Econômica morre de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Hospitalizado em estado grave no início deste mês, o gerente da agência Itabuna da Caixa Econômica Federal, Adevilson Alves Santos, faleceu neste domingo (31). Com dificuldade respiratória, ele foi internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Calixto Midlej Filho no dia 8 de maio, conforme apurou o PIMENTA.

Por ser considerado grupo de risco, o gerente teria sido autorizado a trabalhar remotamente, de casa.  Por isso, ainda não se sabe como foi  a contaminação.  O sepultamento  será sem a presença de público, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde.

Adevilson Alves estava na Caixa Econômica há mais de 20 anos. Ele foi gerente-geral da instituição financeira nos municípios de Ilhéus e Ubaitaba. Antes de ingressar na Caixa, trabalhou nos bancos Econômico, Mercantil do Brasil e Real, onde deixou muitos amigos.

Os amigos e colegas de trabalho afirmam que Adevilson Alves era um ser humano espetacular. Honesto, gentil e sempre disponível para resolver as solicitações dos clientes e colegas. Assim, tornou-se querido em todos os locais onde trabalhou.

Itabuna 299 casos de Covid-19 em uma semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

Boletim desta noite de sábado (30) confirma o avanço da Covid-19 em Itabuna. Hoje, foram confirmados 17 novos casos e o município atingiu total de 870 infectados pela doença desde o início da pandemia. Também subiu o número de pacientes que estão livres da Covid-19. Hoje, são 240, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Dos 3.748 casos notificados, 2.425 deram negativo (descartados). Porém, ainda é alto o número de pessoas que aguardam resultado de exame para covid-19, 410. É ainda mais alto o total de pacientes que aguardam a coleta de exame: 611.

Segundo a SMS, subiu para 14 o número de internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e há 16 internados em leito clínico (enfermaria). Não houve registro de óbito entre ontem e hoje, permanecendo em 35 mortes por covid-19 em Itabuna.

Comércio foi o setor que mais abriu vagas em Itabuna || Foto arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna convocou três secretários municipais e convidou o prefeito Fernando Gomes para discutir a reabertura do comércio local. Os secretários convocados foram Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica), Valci Serpa (Segurança, Transporte e Trânsito) e Uildson Nascimento (Saúde) para reunião remota na próxima quinta (4), às 14h, para discutir a reabertura gradual do comércio.

Os vereadores aprovaram requerimento de Enderson Guinho, que aponta da falta de perspectivas para lojistas e empresários. Para a reunião remota, também foram convidados representantes Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Associação das Empresas de Transporte Urbano (Aetu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Movimento Empresarial Sul da Bahia (Mesb).

Representantes dos sindicatos dos bancários, comerciantes e comerciários e das indústrias sediadas no município; lojistas do Shopping Jequitibá e do comércio de bairros também deverão participar da reunião virtual. O vereador defende a reabertura do comércio para “retomar os empregos o quanto antes”.

Município registra 33 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Itabuna registrou 33 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas e chega a 853 o total de infectados desde o início da pandemia. O boletim desta sexta (29) foi divulgado há pouco e traz o registro de mais um óbito causado pela doença, totalizando 35, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O município notificou 3.690 casos desde o final de fevereiro, dos quais 2.407 foram descartados. Segundo a SMS, 388 pacientes aguardam resultado de exame e 516 suspeitos do novo coronavírus esperam a coleta de material para teste.

NÚMERO DE CURADOS CRESCE

Boa notícia de hoje é que houve novo aumento do total de recuperados da doença em Itabuna. Ontem, eram 227. Hoje, subiu para 239. Há 1.863 pessoas com síndrome gripal e estão em monitoramento.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

O município possui 20 pacientes internados em leitos clínicos (enfermaria) e 11 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O município informa que os leitos exclusivos para paciente covid-19 somam 58 clínicos e 18 de UTI.

Justiça feiras livres voltam a funcionar neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna informou, nesta sexta-feira (29), que as feiras livres dos bairros Califórnia, São Caetano e Centro Comercial voltam a funcionar neste sábado (30). Segundo o município, parte das adequações exigidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) já foi atendida.

Outras mudanças, como a instalação de 130 barracas doadas pelo Governo do Estado,serão implementadas na próxima semana. A previsão é que as estruturas sejam montadas na terça-feira (2). As feiras foram fechadas no dia 14 deste mês por determinação da justiça, que acatou um pedido do MP-BA.

De acordo com o departamento de Agricultura, os feirantes que tiverem mercadorias vão trabalhar normalmente no sábado, mas precisam acondicionar os alimentos em locais seguros e com padrões de higiene. As barracas ficarão distantes uma das outras para evitar aglomerações, uma das exigências do MP-BA.

Maternidade fecha as portas após negociações frustradas com a Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os funcionários da Maternidade Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre) estão com cinco meses de salários atrasados. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi) decidiu ajuizar ação contra a maternidade para que que os salários sejam pagos.

Conforme a apuração dos dirigentes sindicais, a instituição está em pleno funcionamento na obstetrícia e na pediatria. “Portanto, está gerando receita, só que nunca colocou o pagamento do salário como prioridade”, criticam.

Os dirigentes também alertam que, com a pandemia da Covid-19, a atenção da sociedade está focada no setor de saúde tanto no combate ao vírus como na continuação dos serviços prestados à população nas diversas especialidades médico-hospitalar. “Os recursos chegam e os profissionais de saúde não recebem pelo seu trabalho, a unidade hospitalar deve cumprir o seu papel”, enfatiza a direção do Sintesi.

Agentes fiscalizam empresa na Avenida Inácio Tosta, no centro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 20 empresas foram autuadas por descumprir decreto estadual e abrir as portas nesta quinta (28) em Itabuna. As empresas foram notificadas pela fiscalização do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. A operação pelo cumprimento do decreto estadual contou com suporte da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além da Vigilância Epidemiológica.

Pelo decreto estadual, somente podem abrir as portas nesta quinta e sexta (28 e 29), em Itabuna, agências bancárias, casas lotéricas, farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis e hospitais. Por concessão do município, também puderam operar os serviços de deliverys de medicamentos e alimentação.

O trabalho de fiscalização foi executado por três equipes que percorreram vários bairros de Itabuna, dentre eles Maria Pinheiro, Daniel Gomes e Ferradas e os residenciais Gabriela e Jubiabá. “Nós também fiscalizamos o Centro da cidade. Na Rui Barbosa, foram encontradas duas lojas de confecções abertas e um bar”, afirmou o diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves.

O Decreto Estadual N° 19.724 é válido até esta sexta-feira (29). Durante esta quinta, os fiscais também monitoraram lojas na Avenida J.S. Pinheiro, onde dois estabelecimentos foram notificados. “Para nossa surpresa, até uma quantidade de biscoito fora da validade foi apreendida durante a fiscalização”, disse Edvaldo.

A operação para garantir o cumprimento do decreto se estende até esta sexta. “Para mim, a ação de hoje foi bastante positiva. É uma maneira de reforçar a orientação à sociedade sobre a importância do isolamento”, disse o diretor de Indústria e Comércio.

Itabuna registra mais 127 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de Covid-19. Ontem, eram 781 infectados pelo novo coronavírus. Nesta quinta-feira (28), o número de pessoas contaminadas pelo vírus e que testaram positivo chegou a 820, conforme boletim divulgado, há pouco, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Itabuna já registra 34 mortes causadas pelo novo coronavírus. Na quarta-feira (27), eram 33. São 439 pessoas com os sintomas da doença aguardando o resultado de exames de Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) e 483 esperando a coleta para a realização do procedimento.

Conforma os dados da Secretaria de Saúde de Itabuna, são 22 pessoas internadas em leitos clínicos e outras 11 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI). O número de curados no município chegou a 227. Ontem, eram 209 os já recuperados da doença.

Inscrições do concurso da Caixa serão encerradas na segunda-feira (25)
Tempo de leitura: 2 minutos

A Caixa Econômica Federal abrirá, neste sábado (30), das 8h às 12h, 157 agências na Bahia para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas.

Em todo o país serão 2.213 agências abertas. No sul da Bahia, o serviço será oferecido em cidades como Camacan, Coaraci, Gandu, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Ubaitaba. Antes de ir a uma agência, os clientes devem consultar o site www.caixa.gov.br.

A Caixa informou que continua à disposição do beneficiário a possibilidade de movimentação do recurso pela Poupança Social Digital. Desde o dia 20 de maio, já foram creditadas 31 milhões de contas para pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.

Nesta sexta-feira (29), terminam os escalonamentos definidos para pagamento da segunda parcela aos beneficiários do Auxílio Emergencial que integram o Bolsa Família, contemplando 9,5 milhões de beneficiários, e para o pagamento da primeira parcela aos 8,3 milhões de pessoas que ainda não tinham recebido o recurso, totalizando R$ 5,3 bilhões.

NÃO PRECISA MADRUGADA NA FILA

A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente.

O beneficiário não precisa sacar o auxílio para transacionar o dinheiro. O aplicativo Caixa Tem possibilita que o cidadão faça transferências bancárias e ainda pague contas, como água, luz e telefone, por exemplo.

Além disso, o app disponibiliza gratuitamente o cartão de débito virtual Caixa. Com ele, é possível fazer compras pela internet, aplicativos e sites de qualquer um dos estabelecimentos credenciados. O cartão também é aceito em maquininhas autorizadas com a funcionalidade do cartão virtual de débito.

Itabuna e Ilhéus registram alta taxa de infectados pela Hepatite C
Tempo de leitura: < 1 minuto

Apenas as atividades consideradas essenciais devem funcionar nesta quinta e sexta (28 e 29) em Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Salvador e outras localidades que superaram a barreira dos 100 casos confirmados da covid-19. A restrição foi determinada por meio de decreto estadual assinado pelo governador Rui Costa.

Em Itabuna podem funcionar farmácias, padarias, unidades de saúde, mercados, bancos, casas lotéricas, postos de combustíveis, delivery de medicamentos e alimentos, serviços funerários, indústrias e a limpeza pública funcionarão nestes dias.

O serviço de delivery não era contemplado no decreto do Governo do Estado, mas o prefeito Fernando Gomes incluiu a entrega nos serviços que estarão funcionando nestes dois dias.

ISOLAMENTO SOCIAL

A intenção desta medida é estimular o isolamento social. como resultado, Itabuna fecha a semana apenas com o funcionamento de serviços essenciais, já que nos últimos três dias foram antecipados alguns feriados na tentativa de manter a população em casa e frear o avanço da contaminação da COVID-19 na cidade.

Tempo de leitura: 2 minutos

A partir desta sexta-feira (29), o transporte intermunicipal será suspenso em Baianópolis, Caraíbas, Conde, Coração de Maria, Coronel João Sá, Crisópolis, Fátima, Macarani, Miguel Calmon, Palmeiras, Piatã, Pintadas, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Rio do Antônio, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Teresinha, São Domingos, Terra Nova e Tucano.

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Irecê, Licínio de Almeida, Ouriçangas, Ruy Barbosa, Santa Luzia e Santanópolis, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.Leia Mais