Detento testa negativo para a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) informou, na manhã deste domingo (24), que a contraprova de um detento do conjunto penal de Itabuna deu negativo para o novo coronavírus. O interno havia testado positivo em exame rápido feito na quinta-feira (21), um dia depois de apresentar febre e sintomas respiratórios.

Na oportunidade, o detento foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Monte Cristo, em Itabuna, onde realizou o teste rápido com resultado positivo.  Com o resultado do exame mais especifico, o teste de Swab nasal,  ficou comprovado que não existem detentos diagnosticados com Covid-19 na unidade prisional.

Por enquanto, segundo a Seap, 20 funcionários do Conjunto Penal em Itabuna testaram positivo para o novo coronavírus e estão afastados das atividades, em quarentena.  Pouco mais de 900 detentos estão na unidade prisional.

Itabuna registra mais 127 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna subiu de 691 para 714 nas últimas 24 horas, conforme a Secretaria de Saúde do Município. No período, não houve registro de morte causada pela doença. O número de óbitos chega a 25.

Dos 3.024 casos notificados, 1.954 foram descartados e 321 aguardam resultado do exame. Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Itabuna, existem 253 pacientes aguardando a coleta de exame.

O município possui 1.325 pessoas em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica. Há 23 pacientes internados em leitos clínicos e 13 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Não há leitos de UTI adultos disponíveis em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

É alta a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes vítimas da Covid-19 na Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) há pouco, 73% dos quase 600 leitos de terapia intensiva estão ocupados.

Segundo a Sesab, a Bahia possui 593 leitos de UTI. Hoje, 433 possuem pacientes internados. A Secretaria reforça que “o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia”. O quantitativo pode ser afetado por problemas com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas.

Há expectativa para a abertura de, pelo menos, mais 207 leitos nos próximos dias, após a chegada de igual número de respiradores mecânicos adquiridos no Brasil e no exterior ao custo total de R$ 3,5 milhões, segundo o governo baiano.

SUL DA BAHIA

No sul da Bahia, há pouco menos de 50 leitos de UTI distribuídos entre Itabuna e Ilhéus – nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, ambos em Itabuna, e Costa do Cacau e Hospital de Ilhéus, em Ilhéus. Cinco leitos de UTI no Hospital de Base de Itabuna aguardam vistoria da Sesab e habilitação por parte do Ministério da Saúde.

Bahia supera 41,5 mil casos de covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia atingiu neste sábado (23) a (triste!) marca de 13 mil casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), informou há pouco a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A boa notícia é que passa de 30% o número de pacientes já recuperados da doença em todo o estado (3.934). Porém, o total de mortes confirmadas de ontem para hoje subiu de 399 para 413.

O vírus avança no estado e já há casos confirmados em 240 municípios baianos. Dos 13 mil casos, 64,21% ocorreram em Salvador e 6,10% em Itabuna, o segundo em número de casos em toda a Bahia.

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.239,97), Ipiaú (3.902,08), Itabuna (3.676,90), Ilhéus (3.123,33) e Salvador (2.794,23). O boletim epidemiológico registra 33.454 casos descartados e 83.880 notificações em toda a Bahia.

ÓBITOS

A Sesab contabiliza 413 mortes pelo novo coronavírus. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (23). A Secretaria ressalta que os óbitos não necessariamente ocorreram nas últimas 24 horas.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (23), o governador Rui Costa sancionou a lei que antecipa, para todos os municípios baianos, os feriados de São João (24.jun) e da Independência da Bahia (2 de Julho para as próximas segunda e terça (25 e 26/05), respectivamente. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto, de autoria do Poder Executivo, durante votação extraordinária realizada hoje.

Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão antecipar um feriado municipal previsto para este ano. Em Itabuna, o prefeito Fernando Gomes antecipou o feriado de 28 de julho, de emancipação política e quando o município completará 110 anos de fundação.

Todas as entidades, inclusive as bancárias, deverão seguir o que determina a legislação estadual, municipal e federal. Neste caso específico, a lei estadual determina que segunda e terça serão feriados, portanto os bancos estão proibidos de funcionar.

QUINTA E SEXTA

Em decreto publicado no Diário Oficial deste sábado, o governador Rui Costa também determinou a suspensão dos serviços não essenciais nos dias 28 e 29 em nove cidades com mais de cem casos confirmados da Covid-19: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Nestes locais, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados à saúde e à segurança.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Rui Costa anunciou as medidas ontem (22) e destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que hoje está em pouco mais de 5% na Bahia.

Tempo de leitura: 3 minutos

Só espero que da próxima vez o governador tenha a bondade de avisar com bastante antecedência para que possamos providenciar os insumos adequados para as tradicionais comemorações. Que o novo decreto também satisfaça nossas necessidades financeiras na forma de um auxílio emergencial para a aquisição das bebidas e comidas, pois ninguém aguenta essas despesas extras em tempos de crise.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Alto lá! Em meus feriados ninguém lança a mão, são imexíveis! Afinal, lutei tanto para conseguir a minha sagrada aposentadoria e agora não tenho o sagrado direito de gozá-los como me convêm. Esse é mais um absurdo praticado em nome do todo-poderoso Covid-19, que tem mais poderes do que a nossa constituição, rasgada e esfacelada ao bel-prazer dos que estão nos governos. Tudo em vão, fui vencido.

Os donos do poder passam a vida inteira esculhambando o brasileiro por não ser afeito ao planejamento e agora desandam tudo, causando um prejuízo sem precedentes naqueles que ouviram e confiaram nos conselhos. Meus antepassados sempre me aconselharam a desconfiar dos atos dos governos e olha que eles nunca foram adeptos ao anarquismo como forma de governo. Simplesmente não acreditavam e pronto.

Agora, sem mais nem menos, elaborei uma planilha para festejar nesta segunda-feira (25) o aniversário dos 129 anos de emancipação político-administrativa de Canavieiras e agora descubro que estou por fora um eito, como se diz lá na roça. Todo o meu planejamento veio por água abaixo quando fui informado que nesta data será comemorado o São João. Custei acreditar, mas depois que vi o decreto do governador, capitulei.

Desde que me conheço por gente, aprendi na escola que a festa de São João é realizada logo depois do solstício de inverno (21 de junho), para comemorarmos a renovação da vida, a começar com a colheita. Agora, teremos que desaprender tudo e, ainda por cima, passar o São João no maior miserê, sem um prato de canjica, uma pamonha, um milho assado na fogueira.

Nesta sexta-feira, assim que soube na notícia que custei a acreditar, tentei me preparar para os festejos juninos e não tive o menor êxito. E sabe qual a desculpa? A tal da logística. Liguei para cada um dos meus fornecedores – todos artesãos – e ouvi o que não queria. O licor nem foi para a infusão por falta de gente para colher os jenipapos. Pelo que entendi, estavam todos na fila dos seiscentos. Só para o mês que vem, me garantiram.

Tudo por falta de planejamento do governo. Todo o mundo está cansado de saber que o milho para o São João tem que ser plantado no dia de São José (19 de março) e colhido no dia 22 de junho para ficar no ponto exato da canjica. Fui questionar o meu fornecedor e tiver que ouvir lero:

– Diga aí para as autoridades acertarem com a Embrapa para fazer um milho mais precoce que terei todo o prazer de plantar. Por enquanto vale o milho criado por Deus com licença de São José e São João, com a ajuda de São Pedro.

Diante de tamanha evidência, não me restou outra escolha que não ser me recolher à minha científica insignificância. Não satisfeitos de todo, liguei para Beco dos Fogos, que também me deu um má notícia, o pedido feito por ele ainda não saiu da fábrica e só dispõe de rojões, mesmo assim reservado para as festas da prefeitura. Como sou precavido, não vou liberar esse tipo de fogos para as crianças.

Meu consolo seria participar do desfile cívico do Dia da Cidade, apreciando a juventude escolar fardada marchando ao som das bandas e evoluções das fanfarras. Qual nada, o cortejo foi cancelado por conta do isolamento. Minha única esperança seria o feriado de terça-feira (26), onde nós veríamos os caboclos, Maria Quitéria, a irmão Joana Angélica e os garbosos oficiais das forças baianas que expulsaram os portugueses do Brasil. Tudo cancelado.

Em meio ao festival de cancelamentos, me resta continuar recolhido em casa, dando azo às comemorações etílicas de costume, mesmo desprezando a gastronomia junina tão a gosto de um descendente de caatingueiros. Mas como sou obediente às ordens superiores, só me resta pedir licença ao fígado e quebrar o porquinho chamado por nós de mealheiro para abastecer convenientemente a adega.

Ao ligar para um amigo em Itabuna para desabafar dos desencontros, após me ouvir pacientemente, respondeu em tom de gozação:

– Pois fique sabendo que você não sabe da missa a metade. Aqui em Itabuna vamos gozar da esbórnia a semana inteira. Pra mim, foi a mesma alegria de ganhar a mega sena acumulada. Graças ao prefeito Fernando Gomes, que tem know how em festas antecipadas, comemoraremos o São João na segunda, o 2 de julho na terça, o Dia da Cidade (28 de julho) na quarta (27). E de lambuja, a quinta e a sexta será ponto facultativo público e privado.

Só espero que da próxima vez o governador tenha a bondade de avisar com bastante antecedência para que possamos providenciar os insumos adequados para as tradicionais comemorações. Que o novo decreto também satisfaça nossas necessidades financeiras na forma de um auxílio emergencial para a aquisição das bebidas e comidas, pois ninguém aguenta essas despesas extras em tempos de crise.

Já quanto à saúde hepática, dá para negociar com o fígado o conforto de uma semana atípica.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Bahia registra mais de 15 mil casos de Covid-19
Tempo de leitura: 3 minutos

Já são 12.557 casos confirmados de Covid-19 na Bahia e o número de mortos chega 399. O estado possui  8.479 pessoas com sintomas da doença monitoradas pela vigilância epidemiológica e outras 3.679 recuperadas, segundo o boletim epidemiológico desta sexta (22). São 1.852 profissionais da saúde infectados pelo novo coronavírus.

Os casos confirmados ocorreram em 234 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (64,21%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Uruçuca(3.752,62), Itabuna (3.311,09), Ipiaú (2.855,71), Ilhéus (2.630,49) e Salvador (2.478,11).​

ILHÉUS E ITABUNA

Nesta sexta (22), Itabuna registrou total de 706 casos de covid-19, segundo a Sesab. Em Ilhéus, o número de casos chegou a 427.

O boletim epidemiológico registra 33.084 casos de Covid-19 descartados e 79.916 notificações na Bahia.  Além disso, existem 1.472 casos confirmados aguardando validação dos municípios.​​

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 40.644 exames para identificar o genoma viral do coronavírus. Atualmente, 4.490 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.​

399 ÓBITOS

A Bahia atingiu, nesta sexta (22), total de 399 óbitos desde o início da pandemia. Dos óbitos registrados hoje, a maioria ocorreu em Salvador e em Itabuna, alguns deles ocorridos há até duas semanas e somente nesta sexta confirmados pela Sesab. Veja os históricos dos pacientes em leia mais.Leia Mais

Acidente deixa dois mortos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo um caminhão baú e uma carreta que transportava postes para rede de eletricidade deixou um motorista morto e outras duas pessoas feridas. A colisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (22), no trecho entre o trevo de Barro Preto e Itabuna. Testemunhas contaram ao PIMENTA que chovia no momento do acidente.

A pista ficou interditada nos dois sentidos

O motorista do caminhão baú  morreu no local. Ele ficou preso às ferragens. O passageiro de um dos veículos foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Base de Itabuna.  As vítimas ainda não foram identificadas. O texto foi atualizado às 19h36min para corrigir a informação inicial de que eram duas mortes.

Itabuna e Ilhéus registram alta taxa de infectados pela Hepatite C
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nove municípios baianos terão feriados estaduais e locais antecipados e somente vão abrir serviços essenciais durante toda a próxima semana. São eles Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Camaçari, Feira de Santana, Jequié, Lauro de Freitas, Candeias e Salvador.

Serão antecipados os feriados de São João e 2 de Julho, ambos estaduais, mais um municipal, a ser definido pelo prefeito de cada uma das localidades. Segundo Rui Costa, um decreto determinará a restrição de atividades para a quinta e sexta-feiras (28 e 29).

Na quinta e na sexta (28 e 29), funcionarão apenas supermercados, farmácias, serviços emergenciais de saúde e agências bancárias.

O governador Rui Costa lembrou que os municípios incluídos na antecipação de feriados, um bloqueio total branco, estão com mais de cem casos registrados e a intenção é derrubar a taxa de crescimento para menos de 5% em todas as cidades para não sobrecarregar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado.

ATUALIZAÇÃO: Os feriados de São João e Independência da Bahia – antecipados para segunda e terça (25 e 26) – serão para toda a Bahia. Apenas os municipais, na quarta (27), que serão apenas nos municípios acima de 100 casos de covid-19 ou para localidades que aderirem à sugestão do governo estadual.

Hospital Manoel Novaes é referência em atendimento pediátrico
Tempo de leitura: 2 minutos

Números divulgados nesta sexta (22) pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, revelam aumento dos casos de dengue entre crianças, o que revela a necessidade de não descuidar em relação ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti. O hospital pediátrico aponta uma corrida pelo atendimento médico e crescimento da doença em abril.

De acordo com dados do Manoel Novaes, ocorreram 18 atendimentos de pacientes com dengue em abril, 5 deles do quadro mais grave da doença, a hemorrágica. Segundo a diretora técnica, Fabiana Ferreira Chávez, foram apenas dois pacientes com sintomas da doença. “A maior parte dos pacientes precisou ser internada”, revela a médica em relação aos casos de 2020.

Fabiana Chávez acredita que as pessoas estejam se descuidando de todas as outras doenças, principalmente as que são mais comuns no público pediátrico, devido à tensão gerada pelo novo coronavírus. Ela avalia que, como mais pessoas estão ficando em casa, aumentou a produção e acúmulo de lixo. Isso facilita o surgimento de criadouros de larvas do Aedes aegypti. “Parece que as pessoas não estão cuidando bem dos locais que servem para a reprodução do mosquito”, observa.

SINTOMAS DIFERENTES

Ela esclarece que a febre em casos do novo coronavírus não é tão insidiosa, persistente e, em boa parte das ocorrências, o paciente não apresenta febre alta. Já com a dengue, nas primeiras 48 horas, a febre é muito alta e, em certos casos, não passa mesmo com o uso de medicamentos. “A mialgia (dores musculares), é mais intensa. Na dengue, o paciente não apresenta anosmia (perda de capacidade olfativa) nem dores de garganta, por exemplo”, destaca a profissional.

A médica alerta também que a pessoa, em caso suspeito do novo coronavírus, só deve ser levada para a emergência se estiver passando mal, com dificuldade de respirar. Caso contrário, deve procurar o atendimento na rede básica de saúde e informar os sintomas para Vigilância Epidemiológica de seu município. Em Itabuna, esse atendimento é feito na UPA 24h do Monte Cristo, definida como Centro de Triagem local.

Fabiana acrescenta que nesse período de pandemia do novo coronavírus, ainda que não estejam saindo de casa, os pais devem evitar beijos e abraços nos bebês. Para a população em geral, a recomendação são aquelas já amplamente divulgadas, como só sair à rua em caso de necessidade, mas sem se esquecer do uso de máscara e lavar as mãos com sabão sempre que possível ou fazer uso de álcool em gel.

Azevedo deverá ter o apoio do PP na disputa de 2020
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois nomes da cúpula do PP baiano confirmaram o apoio do partido ao Capitão Azevedo para a disputa à Prefeitura de Itabuna.

O vice-governador João Leão já havia dito que a legenda deverá compor com o ex-prefeito na disputa ao Centro Administrativo Firmino Alves. Foi durante live com João Matheus, do Políticos do Sul da Bahia.

Nesta quinta, o deputado estadual e ex-secretário da Agricultura, Eduardo Salles, também confirmou o apoio do PP (Progressistas) a Azevedo, numa live com o jornalista Ederivaldo Benedito, apresentador do Bom Dia Bahia, da Rádio Difusora:

Salles, à direita, confirma apoio a Azevedo durante live com “Bené”

– Como líder da bancada do PP, a maior da Assembleia Legislativa da Bahia, composta por dez deputados, tenho uma ligação muito forte com Itabuna, juntamente com o vice-governador João Leão e o deputado federal Cacá Leão. Conforme já anunciado, nós iremos apoiar Capitão Azevedo, onde temos uma relação de amizade, respeito e há um certo tempo que estamos conversando, principalmente sobre ações e projetos – disse Salles.

Em Itabuna, o partido tem dois vereadores, Aldenes Meira (ex-PCdoB) e Robinho, e até chegou a lançar um nome à disputa – Eric Júnior, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Porém, Eric desistiu da disputa à sucessão de Fernando Gomes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou 48 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Na quarta-feira (20), eram 624 infectados pelo novo coronavírus. Hoje, esse número chegou a 672 contaminados pela doença, conforme dados divulgados na noite desta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde.

Itabuna tem 1.115 pessoas com os sintomas do novo coronavírus monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, 284 aguardando resultado de exame e outras 309 esperando coleta de material para ser enviado para o laboratório. O número de recuperados chega a 170. São 32 internados em hospitais em Itabuna, sendo 22 em leitos clínicos e 10 em UTIs.  São 25 mortos pela doença no município.

Em Ilhéus, são 402 casos confirmados do novo coronavírus, com 31 pacientes internados na UTI e 167 com sintomas da doença monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.  O número de mortos não foi alterado nas últimas 24 horas. São 20 óbitos pela doença. Ilhéus tem 263 pessoas curadas.

Ipiaú, no sul da Bahia, tem uma das maiores taxas de incidência da covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

Números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) apontam 3.523 recuperados do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia dentre os 11.941 casos confirmados da doença. Chega a 376 o número de óbitos causados pela doença desde o início da pandemia. Há, conforme a Sesab, 1.309 casos que ainda aguardam validação por parte dos municípios, dos quais 73 em Itabuna, 57 em Ilhéus e 43 em Ipiaú.

O número de pessoas internadas ou monitoradas pelas vigilâncias epidemiológicas municipais e do Estado chega a 8.042, chamados de casos ativos. Dos infectados na Bahia, 1.852 são profissionais de saúde.

A doença começa a avançar no estado e atinge 230 municípios, conforme o boletim de hoje, com maior proporção em Salvador (64,61%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.752,62), Itabuna (3.151,63), Ipiaú (2.833,91), Ilhéus (2.575,05) e Salvador (2.395,25).

TAXA DE OCUPAÇÃO

Na Bahia, dos 1.427 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 718 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%.

Dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes Covid-19, a ocupação chega a 60,4%. São 571 leitos de UTI, com 345 ocupados.

ÓBITOS

A Sesab contabiliza 376 mortes pelo novo coronavírus. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 18h desta quinta-feira (21). A Secretaria ressalta que os óbitos não ocorreram nas últimas 24 horas. Veja os últimos históricos abaixoLeia Mais

Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Diário Oficial do Município publicou, há pouco, a prorrogação do decreto do toque de recolher em Itabuna às 20h de amanhã (sexta, 22). O documento está em vigor desde o dia 12 e determina que as pessoas se recolham às suas casas das 20h até as 5h da manhã.

Neste período das 20h às 5h, fica proibida a circulação e a permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros. Pelo decreto, neste horário somente estão autorizados a funcionar ou circular as farmácias 24 horas, delivery de alimentação e medicamentos e estabelecimentos de enfrentamento à Covid-19, hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA, forças policiais e serviços de segurança pública e patrimonial.

Segundo a Prefeitura de Itabuna, para evitar o descumprimento do decreto, os motoboys que fazem delivery estão sendo cadastrados. Após adotar inúmeras medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, restringindo e regulando comércio e demais atividades, a Prefeitura de Itabuna intensifica suas ações visando reduzir a curva de contágio, que continua acentuada.

Decisão judicial suspende toque de recolher em Itabuna || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes prorrogará, provavelmente por mais 10 dias, o decreto que impõe o toque de recolher em Itabuna. A medida foi adotada para tentar reduzir a circulação de pessoas no período noturno e derrubar a taxa de crescimento da Covid-19 no município. Por 10 dias, ficou proibida a circulação de pessoas na faixa das 20h até as 5h.

Até ontem, Itabuna registrava 630 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No dia 11, quando foi decidido o toque de recolher, a cidade somava 372 casos confirmados.

Durante o horário do toque de recolher, apenas as farmácias 24h podem funcionar, além de postos de combustíveis autorizados nas BRs 101 e 415 e unidades de saúde. Também estão autorizados a funcionar serviços de entrega (delivery) de alimentação e de medicamento.

Nos primeiros 10 dias do toque de recolher, conforme números da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran), três pessoas foram presas por desrespeitar o decreto. Para circular no período, a pessoa tem que comprovar a urgência no deslocamento.

– Tivemos boas respostas [ao toque de recolher e barreiras sanitárias]. Apenas três pessoas foram conduzidas à delegacia por descumprimento – afirmou o titular da Sesttran, Valci Serpa.