Itabuna registra mais 127 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (27), subiu de 756 para 781 o total de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna. O município também registrou dois novos óbitos no período, chegando a 33 no total. O histórico dos pacientes não foi divulgado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) notificou 3.382 casos da covid-19 desde o início da pandemia. Deste total, 2.260 apresentaram resultado negativo (descartados) e o número de recuperados da doença chega a 209.

Segundo a SMS, existem 410 pessoas aguardando coleta de exame e outros 299 se submeteram a teste e aguardam resultado. O município ainda possui 1.548 pessoas em monitoramento por causa da doença. O monitoramento é feito pela Vigilância Epidemiológica, da SMS.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

O total de leitos exclusivos para pacientes Covid-19 chega agora a 96, de acordo com a SMS, dos quais 78 clínicos (enfermarias) e 18 UTIs adulta e pediátrica. Dos leitos clínicos, 19 estão ocupados. Dos 18 leitos de UTI, 11 estão com pacientes, segundo a Secretaria.

SESAB

Os números apresentados pela SMS e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) agora estão próximos quando informam a quantidade de infectados. Segundo a SMS, 781, enquanto a Sesab informa 788. Porém, a diferença no número de óbitos é alta: 31, conforme a SMS e 21 no boletim da Sesab.

Isolamento em Itabuna e Ilhéus ficou acima da média estadual
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) mostram que Ilhéus (47,5%) e Itabuna (45,8%) registraram, na terça-feira (26), bons índices de isolamento social, a principal medida para reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. A média nas duas cidades ficou acima da estadual, que foi de 45,7%.

Os dados mostram também que os municípios com os melhores resultados no sul da Bahia foram Ubaitaba (53,2%), Ibirapitanga (49,3%),Arataca (48,1%), Jussari (48,1%), Floresta Azul (47,9%) e Gongogi. (47,9%). Os piores resultados foram apresentados por Firmino Alves (35,6%), Itajú do Colônia (37,2%), Canavieiras (37,4%) e Itagiba (37,4%).

Os dados da plataforma InLoco apontam que o índice de isolamento social na Bahia ficou em 45,7% na terça (26), o quinto melhor do Brasil, atrás de dois estados da região Norte e dois do Nordeste. Já a capital baiana, com índice de 49,8%, é a terceira melhor dentre todas do país, perdendo apenas para Macapá e Recife, respectivamente.

FERIDOS ANTECIPADOS

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que esta é uma demonstração de que a decisão de antecipação dos feriados foi assertiva e os baianos estão comprometidos com esse esforço adicional para ficar em casa e reduzir as taxas de infecção.

Entre os municípios, os que alcançaram maiores índices foram Jaguaripe (59%), Baianópolis (57,5%) e Jiquiriça (56.3%). Os piores índices apontados pelos dados da plataforma ficaram em Potiraguá (28,9%), Macajuba (30,3%) e Carinhanha (31,8%). Acesse aqui e veja o índice de isolamento em sua cidade.

O dados foram gerados pela plataforma InLoco, que coleta dados de dispositivos móveis, não sendo a Sesab a responsável pelas informações disponíveis. No documento produzido pela InLoco, o município de Catolândia não foi computado.

Bahia registra quase 100 mil casos de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de casos do novo coronavírus não para de crescer no sul da Bahia. Dados das secretarias municipais de saúde mostram que 16 municípios concentram mais de 90% dos doentes na região. Até a tarde desta quarta-feira (27), as localidades com maior quantidade de infectados pelo vírus são Itabuna (756), Ilhéus (448) e Ipiaú (196).

A lista com município com grande número de infectados pelo vírus conta também com Uruçuca (99), Itajuípe (67),  Camacan (59),  Buerarema (39), Coaraci (28), Canavieiras (22), Itagibá (22), Ubaitaba (22), Itacaré (20), Ibicaraí (15), Ibirataia (14), Ibirapitanga (12) e Ubatã (12).  Outros 16 municípios do sul da Bahia registram, juntos, 98 casos.

Os municípios com mortes causadas pelo novo coronavírus são Itabuna (31), Ilhéus (29),  Uruçuca (9), Buerarema (5), Ipiaú (5), Coaraci (2), Gongogi (2), Itagibá (2), Ibirataia (2), Itapé (2), Itajuípe (2),  Maraú (2), Canavieiras (1), Gandu (1),  Itacaré (1) e  Ubaitaba (1).

De acordo com os dados consultados pelo PIMENTA nesta quarta-feira (27), são exatos 1.930 casos de Covid-19 confirmados no sul da Bahia até o momento. Esse número deve ser alterado com os boletins que serão divulgados logo mais, a partir das 17h30min, pelas secretarias municipais de saúde.

Ranking revela localidades que registraram casos de covid-19 até agora em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fátima e São Caetano são as localidades com os maiores números de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do Município. Os números foram divulgados nesta quarta (27) e levam em conta o total de casos confirmados até a noite de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até agora, há registro da covid-19 em 64 localidades do município.

Segundo a SMS, o Fátima registrou 80 casos até ontem à noite, enquanto o São Caetano registrou 58. Na sequência, vêm Santo Antônio (47), Califórnia (47) e Conceição (37). O ranking não contém apenas bairros, mas loteamentos ou condomínios residenciais.

Itabuna registra mais 116 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quarta-feira (27) de feriado antecipado em Itabuna. Após aprovação da Câmara de Vereadores e sanção do prefeito Fernando Gomes, o feriado dos 110 anos de emancipação político-administrativa do município foi antecipado para esta quarta. O aniversário de fundação de Itabuna é o dia 28 de julho.

A Lei 2.498, que antecipa o feriado, foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial do Município. Itabuna está sob situação de calamidade pública devido ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). Ontem, o município registrou 756 casos da doença desde o início da pandemia.

Na segunda e na terça (25 e 26), foram feriados estaduais (Independência da Bahia e São João). Com a antecipação dos feriados, “o objetivo é estimular a população a manter o isolamento social e com isso reduzir a taxa de contaminação”, reforça o município em nota.

Franklin Santana faleceu vítimas de AVC e complicações respiratórias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Secretário de Comunicação do diretório itabunense do Partido dos Trabalhadores (PT), Franklin Santana Santos faleceu, nesta terça-feira (26), aos 38 anos, em Itabuna, vítima de complicações respiratórias e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A presidência do diretório municipal emitiu nota em que lamentou a partida de Franklin, que se relacionava bem com as várias alas do partido. “”Externamos nossos sentimentos em nome da militância do Partido dos Trabalhadores, rogando para que a misericórdia divina console a todos, especialmente aos familiares e amigos, nesse momento tão difícil”, escreveu o presidente do PT de Itabuna, Jackson Moreira, em nota oficial.

Políticos locais, a exemplo do vereador Júnior Brandão e da ex-diretora da Direc 7 Miralva Moitinho prestaram homenagem a Franklin nas redes sociais. “Franklin era mais que amigo. Era irmão. Lutou contra um AVC. Deixará lembranças e saudades, imensas”, escreveu Júnior Brandão, que já foi do PT e hoje está na Rede Sustentabilidade.

Miralva Moitinho lembrou da figura alegre. “Franklin foi morar no céu, ao lado do nosso Pai celestial. Entre nós agora somente as lembranças da sua alegria contagiante, sua solidariedade e carinho com todxs”, afirmou em postagem no Instagram. Franklin é filho de uma das mais carismáticas e históricas figuras do PT Itabuna, França do São Pedro.

Itabuna registra mais 127 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou, na noite desta terça-feira (26), mais duas mortes pelo novo coronavírus nas últimas horas. Com isso, de ontem para hoje, passou de 29 para 31 a quantidade de óbitos no município.  Não foram divulgados detalhes sobre os dois mortos. O número de curados permanece em 206.

De acordo com o boletim epidemiológico, a quantidade de infectados no município passou de 737, na segunda, para 756,  nesta terça. Foram 19 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O município tem 15 pacientes com novo coronavírus internados em leitos clínicos e 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mais uma vez, o número de casos e de mortos é diferente do apresentado pela Secretaria de Saúde da Bahia, que possui falhas e ontem (25) apontava 838 casos de covid-19 confirmados em Itabuna. Os dados da Sesab, hoje, apontam 780 infectados em Itabuna e 21 mortes, 10 a menos do que o informado pelo município. O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, explica porque tem ocorrido diferença.

Tempo de leitura: 3 minutos

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 362 casos do novo coronavírus (Covi-19) e total de 18 óbitos. Os números foram divulgados no início desta noite de terça (26) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Agora, o maior estado do Nordeste brasileiro possui 14.566 pacientes infectados pela doença e confirmados por meio de teste ou critério epidemiológico. Já o número de óbitos subiu para 495. Os óbitos confirmados hoje ocorreram em um período de 20 dias.

Subiu para 4.680 o total de pessoas curadas da covid-19, segundo a Vigilância Epidemiológica da Sesab. São 9.391 o total de casos ativos (pessoas em recuperação ou ainda com os sintomas). Do total de casos confirmados, 2.158 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Aumentou para 258 o total de municípios com registro de infectados pela doença na Bahia. Dos mais de 15,5 mil casos, 63,57% ocorreram em Salvador e outros 5,96% em Itabuna, os municípios com maiores números de infectados pelo vírus. A Sesab corrigiu, no boletim de hoje, o total de infectados em Itabuna, sendo hoje 780, ante 838 ontem (25).

Quando considerado coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes, a liderança é de Uruçuca (4.532,38), seguindo por Ipiaú (4.098,27), Itabuna (3.658,14), Salvador (3.166,05) e Ilhéus (2.833,79).

68,58% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS

Na Bahia, dos 1.658 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 917 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. Sobe para 68,58% o percentual de leitos de UTI adulto e pediátrico com pacientes internados.

ÓBITOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 495 mortes pelo novo coronavírus. A maioria das vítimas residia em Salvador. Há registro de óbitos, também, em Ipiaú, Jequié, Macarani e Simões Filho. No “leia mais”, confira o histórico dos pacientes que faleceram vítimas da covid-19.Leia Mais

Uildson Nascimento diz que há duplicidade e lançam casos que não são de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, comentou – e explicou – a discrepância dos dados sobre o novo coronavírus (Covid-19) entre os boletins diários da SMS e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Ontem, enquanto o boletim da SMS mostrava 737 casos do novo coronavírus em Itabuna, a Sesab apresentava 838, diferença superior a 100 casos. De acordo com Uildson, a discrepância não ocorre apenas em Itabuna – como já mostrou este site. Os dados são publicados pela Sesab sem serem conferidos pelos municípios:

– É uma situação que não está acontecendo só em Itabuna. O estado manda as planilhas para o município conferir e lançam casos que não são da cidade – disse o secretário de Saúde de Itabuna ao PIMENTA.

Uildson Nascimento diz que a divergência de números pode ocorrer, também, devido à duplicidade de dados. “Esses fatos começaram a ocorrer quando a Sesab credenciou laboratórios particulares para fazerem exames de sorologia e testes rápidos”, observou.

Esta divergência de dados chegou a ser explicada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a este site há duas semanas, mas a discrepância diminuiu em Ilhéus e aumentou em Itabuna. O expurgo de casos que não são do município ou são publicados em duplicidade somente ocorre após a publicação do boletim, o que gera a confusão de números.

Testes rápidos são feitos em funcionários e residentes de abrigos em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionários e residentes de abrigos e comunidades terapêuticas em Itabuna estão sendo submetidos a testes rápidos para detecção da Covid-19 nesta semana. A testagem é feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ampliação da testagem é uma das principais medidas para o combate à doença.

A testagem nos abrigos e comunidades terapêuticas começou ontem (25) pelo Albergue Bezerra de Menezes e Abrigo São Francisco de Assis, onde 140 funcionários e residentes foram submetidos ao teste rápido. Nesta terça (26),segundo a SMS, a testagem ocorre na Fundação Balduíno Lopes de Azevedo, no Fátima, que atende dezenas de idosos.

O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, informou que o município receberá, até o final desta semana, 20 mil testes rápidos para ampliar a política de testagem.

Na última semana, foram submetidos a teste contra a covid-19 funcionários da prefeitura que trabalham no Centro Administrativo Firmino Alves e nas secretarias de Saúde (SMS) e de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), além de profissionais da segurança pública, a exemplo da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quase duas semanas após as mudanças no sistema de dados epidemiológicos do novo coronavírus na Bahia ainda permanece o descompasso dos números da covid-19 entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Secretaria de Saúde de Itabuna. A Sesab diz que são 838 casos confirmados em Itabuna até esta segunda (25), enquanto a Secretaria Municipal aponta bem menos: 737. A diferença chega a 101 casos.

Há divergência, também, no número de óbitos pela doença no município. A Prefeitura aponta 29, dois a mais que ontem. Já a Sesab, contabiliza apenas 21. A Secretaria Estadual ainda aponta em boletim 7 casos positivos a serem examinados pelo município.

Oficialmente, a Prefeitura de Itabuna ainda não questionou a discrepância de dados que vem ocorrendo há mais de duas semanas. Antes da mudança na base de dados da Sesab, os dados do boletim municipal sempre apresentavam mais casos que o da Sesab, o que era justificado pelo tempo de inclusão das informações diárias. O boletim municipal é divulgado, em média, 2 horas depois do publicado pela Sesab.

FALTA CLAREZA À SESAB

A Sesab tem se notabilizado pela falta de clareza nas informações ao tentar explicar esta diferença. Atribui a diferença à complexidade da pandemia, o que dificulta aos veículos a publicação de informações que correspondam ao quadro apurado pelas equipes de saúde na ponta, nos municípios. Esta diferença ocorre, também, em Ilhéus, dois dos municípios onde mais ocorrem óbitos e têm casos confirmados da doença.

Ainda nesta segunda (25), a Prefeitura de Itabuna informou em boletim que até agora foram notificados 3.079 casos de covid-19, dos quais 2.029 foram descartados. Há 275 pacientes aguardando resultado do exame e o total de curados subiu de 193 (ontem) para 206 nesta segunda. Hoje, caiu para 9 o total de leitos de UTI ocupados. O município dispõe de 15, que servem também a pacientes de todo o estado – o que depende da demanda.

Funcionária é flagrada fazendo descarte irregular de equipamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Vitória da Conquista vai autuar uma empresa de Itabuna por descarte irregular de material contaminado pelo novo coronavírus. Os equipamentos de segurança individual foram usados por funcionários da empresa no transportar de um paciente Covid-19. A irregularidade ocorreu na noite de domingo (24) e foi filmada e fotografada por moradores de Conquista.

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o descarte irregular foi feito por funcionários da empresa Vita Plus Ambulâncias. Eles teriam transportado um paciente Covid-19 do município de Pau Brasil, no sul da Bahia, para o Hospital das Clínicas de Conquista. O prefeito Herzem Gusmão disse que determinou a autuação tanto do hospital quanto da empresa dona da ambulância.

A prefeitura informou que o hospital será autuado com base no artigo 3° da Lei 6437 de 1977. Essa lei diz que o resultado da infração sanitária é imputável a quem lhe deu causa ou para ela concorreu. Já a empresa Vita Plus incorre tanto na Lei já referida, quanto na Resolução número 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo informou o município.

O procurador Edmundo Ribeiro Neto, que atua nas secretarias de Saúde e Meio Ambiente, explicou que serão feitas autuações de advertência, mas em caso de reincidência, o hospital pode ser obrigado a pagar multa, assim como a empresa de transporte. Os valores são altos: como a infração é considerada gravíssima, já que coloca em risco a saúde da população a multa pode variar de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão.

“Neste primeiro momento, entendemos que a autuação de advertência é suficiente para que tal fato não se repita mais em nossa cidade. Mas a prefeitura está atenta e não irá permitir que isto se repita! O hospital tem que verificar a atuação dos profissionais que chegam para trazer pacientes regulados pelo Governo do Estado, e as empresas de ambulância devem, por obrigação, instruir seus empregados na forma correta de descarte destes materiais”, afirmou o procurador.

Leia Mais

Feiras livres passam por obras e higienização para reabertura
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna informou, nesta segunda (25), que o governo estadual doará 130 barracos, equipamentos de proteção individual (EPIs) para quem trabalha nas feiras livres dos bairros Califórnia, São Caetano, Mangabinha, Pontalzinho e Centro Comercial. Há mais de 10 dias, a justiça determinou a suspensão do funcionamento das feiras até que estes espaços se adequassem às normas sanitárias em período da Covid-19.

Conforme a Prefeitura, uma equipe do Corpo de Bombeiros também fará a desinfecção destes locais, seguindo o mesmo padrão realizado no Hospital Costa do Cacau. Estas ações emergenciais do Governo da Bahia, segundo a Prefeitura de Itabuna em nota, complementam ações executadas pelo município. “No Centro Comercial, por exemplo, a Prefeitura de Itabuna implantou rede de esgotamento sanitário, pavimentou e reformou o sanitário público”.

Barracas tidas com inservíveis foram retiradas do Centro Comercial || Foto Pimenta

A higienização do local também passa pela retirada de barracas inservíveis e as que estavam nas vias de trânsito, foi instalado um lava mãos, além de reorganizar o posicionamento das barracas com o distanciamento adequado. Medidas como estas também estão sendo adotadas no São Caetano, além da reabertura do Mercado de Carnes. Já no bairro Califórnia, foram instalados banheiros químicos, lava mãos e estão sendo retirados toldos ilegais para padronizar o ambiente.

Já nas feiras dos bairros Mangabinha e Pontalzinho as barracas foram adequadas com o distanciamento recomendado pelas organizações de saúde. A Emasa, observa o governo, tem trabalhado firme nesta ação fazendo a desinfecção de todas as feiras de Itabuna. Para o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, medidas como estas reforçam a atenção que o Governo da Bahia tem com o município, “estando presente em todos os momentos solicitados”.

Produtos arrecadados durante o drive thru solidário em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de duas e meia toneladas de alimentos, produtos de limpeza e vestuários foram arrecadadas em um drive thru solidário realizado em Itabuna, no sul da Bahia, pelo Grupo Ação Mãos Solidárias, neste sábado (23). Os donativos foram doados no estacionamento do Hospital Beira Rio, em frente à Praça Rio Cachoeira pelo grupo, que é formado por integrantes do Itabuna Moto Clube.

Segundo o grupo, os produtos arrecadados serão entregues à Fundação Ana Lúcia Andrade (FALA). Dirigida pelo médico-otorrinolaringologista Alberto Henrique Palma Andrade, a Fala é uma organização não-governamental que desenvolve ações sociais no sul da Bahia. A entidade é sediada na Avenida do Cinquentenário, ao lado da agência do Banco do Nordeste.

Criado há mais de vinte anos, o Itabuna Moto Clube é integrado por profissionais liberais e empresários que apreciam o motociclismo. A entidade tem objetivo de promover a união entre os motociclistas e prestar serviços sociais e filantrópicos às comunidades e pessoas carentes.

Itabuna registra aumento no número de mortes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu de 714 para 727 o número de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) de ontem (23) para este domingo (24) em Itabuna. Os dados foram atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde e revelam terceira ocorrência de paciente vítima da Covid-19 que falece em casa. Não houve divulgação do histórico do paciente. O município atingiu hoje 27 óbitos.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que o município possui 276 pacientes aguardando resultado de exame e outros 327 à espera da coleta de teste para a covid-19. O número de curados permanece o mesmo de ontem (193). No período, foram descartados 2.024 exames (deram negativo).

Caiu para 11 o número de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município. Oficialmente, Itabuna possui 13 leitos de UTI exclusivos para vítimas da doença, sendo 10 no Hospital Calixto Midlej Filho, voltado para adultos, e 3 pediátricos no Hospital Manoel Novaes. Há total de 24 pacientes internados em leitos clínicos (enfermarias).

Das 727 pessoas com Covid-19, 13 foram diagnosticados por critério epidemiológico. Assim ocorre quando o paciente apresenta os sintomas da doença e reside em domicílio que tem paciente que testou positivo para a doença por meio de teste laboratorial (RT-PCR).

HISTÓRICOS

Os dois primeiros pacientes que faleceram de covid-19 em casa, em Itabuna, tinha 77 e 36 anos, respectivamente. O idoso faleceu na própria residência no último dia 15. O homem mais novo apresentava doença renal crônica e mieloma múltiplo e faleceu no dia 30 de abril.