Fabiane
Tempo de leitura: 2 minutos

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Ferreira Chávez, explica que os pacientes com sintomas da Covid-19 devem seguir em isolamento, pelo menos, até o resultado do exame do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral novo coronavírus. A profissional diz que o isolamento deve ser adotado inclusive pelos pacientes que receberam alta médica.

Fabiane Chavez ressalta que, devido à grande demanda causada pela pandemia, o resultado do exame PCR tem demorado um pouco mais para ser concluído pelo Laboratório Central da Saúde Pública da Bahia (Lacen). Por isso, as pessoas devem ter um pouco mais de paciência e seguir as recomendações médicas. “O resultado do nosso primeiro caso suspeito, por exemplo, saiu em 24 horas, o que não é mais possível. Hoje, o resultado tem levado até 10 dias para sair”.

A médica reforça que a família da criança com sintomas da doença, quando recebe alta da unidade, é orientada a ficar em isolamento domiciliar, seguindo todas as recomendações como se tivesse testado positivo. “Tem que usar máscara, separar os utensílios, fazer a limpeza do banheiro toda a vez que a criança usá-lo, por exemplo”, detalha Fabiane Chávez.

PROTOCOLO PEDIÁTRICO

Segundo a diretora técnica, as portarias do Ministério da Saúde e os protocolos estabelecem que todos os pacientes com os sintomas do novo coronavírus, que precisam de internamento, não fiquem em enfermaria normal, mas em unidade Covid. O paciente só deixa a unidade depois de constatado, por meio de exames, que não foi infectado pelo vírus. “Porque é muito arriscado colocar um caso suspeito em uma unidade normal, e depois o paciente testar positivo e infectar outras crianças”, explica.

De acordo com a médica, todos os pacientes com os sintomas respiratórios são internados na Unidade Covid, que possui 10 leitos de enfermaria e outros três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na terça-feira (19) cinco pacientes de Itabuna, Ilhéus e Ipiaú estavam internados na Unidade Covid.

Helenilson Chaves, na foto com a esposa, fundou o Jequitibá e a TV Santa Cruz
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou, por unanimidade, a mudança do nome da Praça Rio Cachoeira, no centro da cidade, para Praça Helenilson Chaves. A alteração, proposta pela vereadora Charliane Sousa (MDB), e relatada pelo vereador Beto Dourado (PSDB), ocorre em reconhecimento ao espírito empreendedor de Helenilson Chaves, justifica a autora.

Helenilson foi diretor do conglomerado Grupo Chaves e responsável pela implantação do Shopping Jequitibá, que completou 20 anos no último dia 5 e está consolidado como o maior centro de comércio, prestação de serviços e lazer/entretenimento da região. O empresário, falecido em outubro de 2018, também fundou a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo.

Além do espírito empreendedor, Helenilson Chaves pautou sua vida pela responsabilidade social, a exemplo da Escola Ação e Cidadania, que educou e capacitou milhares e crianças carentes e seus familiares no bairro da Bananeira, em Itabuna.

Praça na Beira-Rio é batizada com o nome de Helenilson Chaves

AGRADECIMENTO

Em carta de aos vereadores, a família de Helenilson Chaves agradeceu a homenagem. “Nós, da Família Chaves, agradecemos a cada um de vocês o reconhecimento pelo amor, dedicação e os investimentos capitaneados e realizados por ele em Itabuna”.

E continuam: “Tenham certeza continuaremos unidos, firmes e fortes, trabalhando duro e colocando diariamente em prática os valores e ensinamentos deixados por nosso pai, cuja memória preservamos com os exemplos de honradez que ele nos ensinou”. “Com gratidão e amor a Itabuna, nosso muito obrigado por eternizar o nome de Helenilson Chaves nessa homenagem que muito nos emociona e orgulha”.

Mais dois municípios têm transporte intermunicipal suspenso
Tempo de leitura: 2 minutos

O transporte intermunicipal será suspenso em Araci, Bom Jesus da Lapa, Jaguaripe, Lapão, Piripá e Wenceslau Guimarães a partir de sexta-feira (22). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.

Ficam proibidas a circulação, a saída e a chegada, nesses municípios, de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Itapé, Miguel Calmon, Nordestina, Piatã e Tucano, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

LISTA DE MUNICÍPIOS 

No total, a Bahia possui 183 municípios com restrição no transporte. São eles Abaíra, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, América Dourada, Anagé, Anguera, Araçás, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Buerarema, Cachoeira, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Condeúba, Coração de Maria, Cravolândia, Cristópolis, Cruz das Almas, Dário Meira, Dias D’Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itaguaçu da Bahia, Itajuípe, Itamaraju, Itaparica, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Jaguararipe, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas e Licínio de Almeida.

A suspensão inclui ainda Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Medeiros Neto, Mirangaba, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

Ilhéus e Itabuna têm 409 mortes pela Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de infectados pelo novo coronavírus em Itabuna e Ilhéus não para de crescer. A boa notícia é que a quantidade de pessoas curadas, numa velocidade menor, também tem aumentado nos dois municípios do sul da Bahia,  segundo dados divulgados nesta quarta-feira (20) pelas secretarias de saúde.

Ilhéus está entre os municípios baianos com maior quantidade de pessoas que conseguiram vencer o novo coronavírus. Subiu para 260 o número de pacientes curados da doença. O município registra um total de 385 infectados e 178 suspeitos monitorados.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ilhéus, 28 pacientes em estado grave estão internados em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O município tem 20 mortes confirmadas de  pessoas que contraíram o vírus.

Em Itabuna, o número de pessoas que estão consideradas curadas chega a 170, conforme boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna já tem 624 casos confirmados da doença e 2.697 notificados. Desse total de casos, 1.286 pessoas com os sintomas ou que tiveram contato com doentes estão sendo monitoradas.

O município tem ainda 1.745 casos descartados, 291 pessoas aguardando resultado de exames e outras 340 esperando a coleta de material para ser enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). Além disso, há 11 internados em UTI e  24 pessoas em leitos clínicos. O município contabiliza 24 mortos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna atingiu 608 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia até esta terça (19), segundo a Secretaria de Saúde do Município. Hoje, ocorreram mais dois óbitos causados pela doença. Ainda conforme a secretaria, 2 dos 22 óbitos se deram em domicílio.

Há 8 pacientes do município internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos mais de 2.669 casos notificados, 1.744 foram descartados e o total de curados desde o início da pandemia de covid-19 chega a 161.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, o município tem 380 pessoas aguardando a coleta e outros 284 esperam o resultado do teste para o novo coronavírus.

Robson Nascimento faleceu nesta terça, em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Walmir Rosário 

Faleceu nesta terça-feira (19) Robson Aguiar do Nascimento. Ele se encontrava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, acometido do vírus Covid-19.

Natural de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, Robson Nascimento mudou para a Bahia no final da década de 1970, residindo em Salvador e em Feira de Santana. Em 1993 mudou-se definitivamente para Itabuna.

Na década de 80 trabalhou no comercial do jornal Agora e editou o Jornal Interbahia. Em seguida se transferiu para o Correio da Bahia e permaneceu como o chefe da sucursal de Itabuna, responsável por todo o sul, extremo-sul e baixo-sul.

No Correio da Bahia estimulou a criação de um caderno regional, o Sul da Bahia, de circulação quinzenal e com cobertura de toda a região, veículo que se tornou líder de vendas nas principais cidades da região.

Também atuou na TV Santa Cruz, de Itabuna, no departamento de Marketing e Comercial, desbravando novas fronteiras de mercado. Após deixar a Rede Bahia foi cuidar dos negócios pessoais.

Na década de 2000 retornou ao jornalismo – sua grande paixão – no jornal Agora, no cargo de diretor comercial e responsável pelos clientes do setor governamental, onde trabalhou até final de 2017/2018.

Recentemente, voltou a se dedicar aos negócios particulares e se dividia entre Itabuna e sua casa de veraneio na praia dos Lençóis, em Una. Entre os projetos que planejava, selecionar e catalogar todo o material jornalístico e fotográfico de sua coleção.

PROFISSIONALISMO

Fotógrafo (como o pai), jornalista, publicitário, comercial e bacharel em Direito, exerceu essas profissões com muita paixão e colecionou muitas amizades por onde passou, dentro e fora das empresas em que trabalhou.

Após pouco mais de uma semana internado acometido pelo Covid-19, deixa viúva, filhos e netos e uma legião de amigos. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, aos amigos não será permitido acompanhar o sepultamento, no cemitério do Campo Santo, em Itabuna, em horário ainda não agendado.

Tempo de leitura: 4 minutos

Pelas notícias chegadas de Ipiaú, o vírus agiu com flagrante desrespeito ao Santo Padroeiro da cidade, São Roque, o Roque de Montpellier, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. Em Itabuna, terra que goza do prestígio de São José, pai do Nosso Senhor Jesus Cristo, ele também não deu a mínima e espalhou o terror nos quatro cantos da cidade.

Walmir Rosário*

Não se brinca com assunto sério! Esse ditado tem perpassado gerações e é dito geralmente quando não se admite qualquer controvérsia em relação a um tema que envolva determinado fato, que cause dor ou constrangimento. Fora disso, vem como advertência a uma determinada crítica feita por alguém do povo a ato ou fato praticado por alguém ou autoridade de escalões superiores.

O que critica, embora embasado na consagrada Carta Cidadã, como queria Ulisses Guimarães, poderá enfrentar sérios problemas de ordem legal junto ao poder judiciário, atrelado aos dissabores financeiros e outros contratempos. Ao entendimento juntam-se as famosas proibições do politicamente incorreto, hoje “legalizado” pelos ditos progressistas e o incauto cidadão estará metido em camisa de onze varas.

Se nesta terra de Santa Cruz existisse pena de morte, um desavisado qualquer estaria em maus lençóis ao propor, por exemplo, um suco de mastruz misturado com leite de vaca – tirado na hora –, para extirpar o mal dos peitos, botando para fora todo o catarro. Mas como por aqui pena de morte só é aplicada por meio da pobreza, cujo cumprimento se dá pela falta de ingestão dos alimentos, me atrevo a recomendar: Mastruz com leite (não a banda musical) para os males do Covid-19.

E posso comprovar cientificamente os benefícios medicamentosos do mastruz, do alto dos meus 70 anos, certificando, a quem interessar possa, todos os milagres desta santa plantinha, fartamente encontrada no campo e na cidade. Lembro de um vizinho que sofre daquela doença ruim que o povo tinha até medo de falar – a tuberculose – e que se curou com a ajuda providencial do mastruz com leite.

Num domingo desse vi uma reportagem na televisão que uma cidade mineira está estimulando a plantação desses remédios caseiros nos quintais das unidades de saúde, com a ajuda dos próprios pacientes, moradores das redondezas. Ao que parece está tudo indo às mil maravilhas. Só não posso dar um atestado científico de sua eficácia contra o maldito vírus de agora por falta de outra reportagem.

Mas voltando a um passado mais ou menos recente, me salta aos olhos as tristes visões dos amigos e vizinhos acometidos de doenças “brabas” como sarampo, catapora, papeira e até varíola, a pior de todas. Todas elas curadas com plantas cultivadas nas casas vizinhas e que eram tiro e queda: um bom banho de sabugueiro para fechar as feridas, um chá de pitanga para acalmar a febre e uns caroços de milho em baixo da cama.

Além de não custar um centavo, bastava apenas ser amigo dos cultivadores dessas plantas e um muito obrigado. Já a papeira, ou caxumba, requeria outros cuidados significativos, principalmente nos homens. Caso fossem bem cuidados e os pacientes não fizessem nenhuma estripulia durante a recuperação, estava sarado para o resto da vida; do contrário, a inflamação desceria para os testículos e o dito cujo ficaria estéril.

Um corte mais ou menos profundo merecia um tratamento de certa forma mais simples, como uma pequena porção de pó de café para estancar o sangue; caso o estrago fosse maior, o pó de café estancaria o sangue até chegar ao hospital. Uma picada de cascavel lá pelas caatingas bastaria uma incisão de canivete junto à marca dos dentes da danada e um pouco de querosene, o cabra estava novinho em folha. Melhor ainda se fosse em local que desse para sugar o sangue e cuspi-lo fora.

Não sei como explicar, mas as doenças daquela época pareciam menos perigosas, bastando um remédio caseiro e um meio dia de descanso, já as de hoje se sofisticaram e ficaram metidas a besta. Qual o filho de Deus que imaginaria algum dia ver, com os olhos que a terra há de comer, as manias dessas doenças de hoje, que não precisam ficar vagando a esmo por aí e têm até horário e local de acometer o coitado.

Pelo que fui informado, o vírus tem hábitos noturnos em algumas cidades e se recusam a dar o ar da graça em supermercados (deve ser com receio dos preços altos), agências lotéricas, bancos e farmácias. Também não gosta de andar (fuxicando) em casa alheia e tampouco se apavora com leis e decretos de autoridades. Quanto mais o povo se esconde, o danado do Covid-19 fica amuado e não respeita qualquer isolamento.

Pelas notícias chegadas de Ipiaú, o vírus agiu com flagrante desrespeito ao Santo Padroeiro da cidade, São Roque, o Roque de Montpellier, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. Em Itabuna, terra que goza do prestígio de São José, pai do Nosso Senhor Jesus Cristo, ele também não deu a mínima e espalhou o terror nos quatro cantos da cidade.

Dentre todas as possibilidades que engendrei, tirando fora o mastruz com leite, a hidroxicloroquina, a ivermectina e a azitromicina, vistas até então como coisa sem importância pela ciência, só resta ao povo apelar para outras esferas divinas. Como disse nosso colega baiano, radialista e compositor da música Súplica Cearense: “Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe, / Eu acho que a culpa foi / Desse pobre que nem sabe fazer oração / Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água / E ter-lhe pedido cheiinho de mágoa…”

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Itabuna registra mais 116 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna divulgou novos dados do novo coronavírus (Covid-19). Pela primeira vez, o município registra 5 óbitos causados pela doença em apenas 24h. Até ontem, Itabuna registrava 15 óbitos. Hoje, o número de pessoas residentes no município e que morreram vítimas da covid-19 saltou para 20. O município não informa o histórico dos pacientes que faleceram nem as datas dos óbitos.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, o município registrou 588 casos de covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 161 já estão recuperados ou curados. Outros 410 pessoas aguardam a coleta de exame e 255 ainda esperam a divulgação do resultado do teste para covid-19.

O município informa que há 21 pacientes internados em leitos clínicos (enfermaria) – 13 de Itabuna e 8 de outras localidades – e 12 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais 9 de Itabuna. Os números apontam para um esgotamento dos leitos de terapia intensiva no município, que é polo regional de saúde e, por enquanto, oferece apenas 10 leitos de UTI para adultos e 3 leitos pediátricos.

SESAB APONTA MENOS ÓBITOS

A divergência de números relacionados à Covid-19 continua também em Itabuna. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informa total de 638 casos confirmados da doença desde o início da pandemia de covid-19, com o registro de 11 óbitos de pacientes residentes em Itabuna. Ainda, segundo a Sesab, teriam ocorrido 18 óbitos de vítimas da covid-19 no município, 7 deles residentes em outros municípios.

Lojas poderão funcionar, mas apenas em sistema drive thru
Tempo de leitura: < 1 minuto

Num decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Itabuna estabeleceu regras para o funcionamento de shopping center no município. De acordo com a publicação, o município autorizou o funcionamento em sistema de venda eletrônica, com a possibilidade de pagamento e entrega do produto em guichê instalado no estacionamento (drive thru).

Para poder funcionar neste sistema, o Shopping Jequitibá deverá cumprir uma série de exigências para evitar aglomerações e garantir a segurança aos funcionários e clientes.

Com essa possibilidade, o shopping poderá ter até 15 guichês de, no máximo 3 metros quadrados, distanciando-se, pelo menos, por dois metros um do outro. De acordo com o decreto, só será permitido um funcionário em cada guichê, e o mesmo deverá usar máscaras, luvas e álcool em gel, além de não poder ser do grupo considerado de risco à Covid-19. Os pontos de coleta não poderão ter exposição, estocagem ou armazenamento de produtos, nem oferta de outros itens, além dos previamente ajustados pelos consumidores.

Ainda segundo o decreto, somente veículos automotores terão acesso ao estacionamento, sem a permissão de desembarque dos veículos. Cada cliente deverá utilizar máscara de proteção facial e não poderá permanecer mais que 15 minutos dentro do estacionamento. O decreto está disponível no site da Prefeitura.

Itabuna se aproxima de mil casos confirmados do novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quais são os números reais de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna neste domingo? Há quase um mês os números divulgados pelas secretarias de Saúde da Bahia (Sesab) e de Itabuna em relação ao mais populoso município do sul do Estado são desencontrados.

Até a quarta-feira da semana passada, os dados divulgados pela Prefeitura de Itabuna eram sempre superiores aos publicados pela Sesab no seu Boletim Epidemiológico. Na sexta (15), a Sesab informou ter feito uma integração de sistemas com municípios e governo federal (Ministério da Saúde).

Esperava-se que  integração acabasse com as divergências diárias de números. Porém, continua. Não só em relação a Itabuna, mas a Ilhéus e outros municípios do sul da Bahia. A Sesab cita no próprio boletim que há uma dinâmica e complexidade dos números.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio do secretário Geraldo Magela (Saúde), gritou contra os números do boletim da Sesab de sexta, que apontavam a cidade com 425 casos. Já no sábado (16), a Sesab atualizou os números, para baixo (veja aqui). Ao PIMENTA, o secretário estadual Fábio Vilas-Boas disse que a divergência ocorreu por inconsistência dos números de sexta, havendo correção ontem.

Por enquanto, nem o prefeito Fernando Gomes nem o secretário da Saúde, Uildson Nascimento, se pronunciaram publicamente quanto aos números desencontrados. Antes a menor, hoje a maior por parte da Sesab.

Neste domingo, a Sesab aponta 634 casos de coronavírus confirmados laboratorialmente e por meio de teste rápido. Já a Prefeitura divulgou, há pouco mais de uma hora, ter confirmado 580 casos desde o início da pandemia, dos quais 119 já recuperados e a ocorrência de 15 óbitos, enquanto a Sesab informa 11 óbitos.

Tempo de leitura: 2 minutos

Subiu para 8.443 o total de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia desde o início da pandemia da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) divulgou os números neste final de tarde de domingo (17).

Do total, 2.199 pacientes já estão recuperados e há 5.949 casos ativos. A doença é apontada como a causa da morte de 295 no estado até agora.

Os casos confirmados ocorreram em 205 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,96%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 de habitantes são Uruçuca (3.070,33), Itabuna (2.973,41), Ipiaú (2.790,31), Ilhéus (2.316,31) e Salvador (1.851,10). Na Bahia, 1.073 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico registra 23.511 casos descartados e 55.541 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam as notificações oficiais compiladas nos três sistemas oficiais do Ministério da Saúde (e-SUS VE, GAL e SIVEPGRIPE). Ressaltamos que os dados refletem casos confirmados laboratorialmente, bem como diagnósticos positivos por critério clínicos, testes rápidos e testes realizados em unidades privadas.

61% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS

Na Bahia, dos 1.229 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 646 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 53%. A taxa sobe para 61% quando a referência são os leitos de UTI adulto e pediátrico: dos 513 leitos exclusivos para o coronavírus, 313 possuem pacientes internados.

A Sesab ressalta que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. “Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda”.

ÓBITOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 295 mortes pelo novo coronavírus. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 18 horas deste domingo (17). Clique em leia mais, abaixo, e confira o histórico deste domingo (17).Leia Mais

Itabuna e Ilhéus registram alta taxa de infectados pela Hepatite C
Tempo de leitura: < 1 minuto

No boletim divulgado neste sábado (16), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) corrigiu os dados relativos à Covid-19 em Ilhéus. Já no final da noite de ontem (15), a Sesab apontava 425 casos confirmados desde o início da pandemia do novo coronavírus no município sul-baiano. Hoje (16), estes números foram reduzidos a 372 casos. A Prefeitura ilheense ainda não divulgou o boletim diário até o fechamento desta matéria (22h06min).

A Sesab explica, no boletim, que os números são dinâmicos e os “casos notificados entre o município e o Estado podem sofrer alterações. Isso acontece porque o município de notificação não é necessariamente o mesmo local de residência do caso ou óbito notificado”. A diferença de casos, no entanto é alta, superior a mais de 10%: 53 casos. Os dados podem ser conferidos no site da Sesab.

ITABUNA

Já em relação a Itabuna, os números divulgados pela Sesab vão em sentido contrário: não caíram. Saiu de 598 para 608, dos quais 540 por teste laboratorial e 68 por teste rápido.

Os números divergem dos divulgados pela Prefeitura de Itabuna, há pouco. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, são 564 casos confirmados.

UFSB abre vagas para ingresso em cursos de graduação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) investirá total de R$ 1,5 milhão para equipar e adequar laboratórios de biologia molecular dos três campi da instituição em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e poder realizar testes de detecção do novo coronavírus (covid-19). Um terço dos recursos (R$ 556 mil) foi liberado pelo Ministério da Educação e a universidade também investirá outro valor para adequação da estrutura de laboratórios, num total de R$ 1,5 milhão.

Os três Laboratórios Institucionais de Biologia Molecular serão voltados, prioritariamente, para a pesquisa e equipados para atender a múltiplos usuários e múltiplas unidades acadêmicas. Porém, neste primeiro momento poderão ser utilizados para a detecção do SARS-CoV-2, o novo coronavírus.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rogério Quintella, os laboratórios são o resultado de uma ação ampla com a participação de mais de uma dezena de pesquisadores da área nos três campi. “O recurso agora recebido do MEC soma-se a uma série de investimentos que já haviam sido feitos e a outros, cujas compras estavam em fase final na UFSB. Inicia-se, agora, também o processo de reforma de espaços, somando, ao todo, mais de um milhão e meio de reais”, completa.

REQUISITOS ESPECÍFICOS

Conforme o diretor de Pós-Graduação (DPG/PROPPG/UFSB), professor Fabrício Carvalho, os laboratórios poderão contribuir com análises moleculares para detecção do SARS-CoV-2 utilizando a técnica de RT-PCR (sigla em inglês para reação em cadeia de polimerase em tempo real).

“São diversos equipamentos utilizados nas etapas de extração de DNA e RNA (RNA no caso do SARS-CoV-2) e posterior amplificação utilizando a técnica de RT-PCR (chamada também de qPCR). Dentre os equipamentos a serem adquiridos, o que requer maior investimento é o termociclador para realização da RT-PCR, que custará R$ 250.000,00 [duzentos e cinquenta mil reais]. A infraestrutura ficará disponível para auxiliar o sistema de saúde no acompanhamento do andamento da pandemia em nossa região”, afirma.

Para que os equipamentos sejam instalados e postos em funcionamento a UFSB precisa reformar os espaços nos campi, explica o professor Fabrício Carvalho. A adequação vai garantir que os laboratórios sigam as normas de biossegurança para trabalho com o SARS-CoV-2: “Atualmente estão sendo realizados os estudos necessários de cada espaço para elencar as intervenções que precisarão ser feitas”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A integração de base de dados do Ministério da Saúde com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) trouxe mudanças nos registros de casos e de óbitos causados pelo novo coronavírus (covid-19). Em Itabuna, chegou a 598 o número de casos e a 10 o total de mortes pela covid-19 nesta sexta (15). Houve alta também em Ilhéus, com 425 casos e total de 17 óbitos.

Os números são bem mais altos que os revelados em boletim pelas secretarias de Saúde de Itabuna e de Ilhéus. Sobre essa diferença, a Sesab se pronunciou sobre esse aumento:

– Ele se deve a integração das bases de dados com o Ministério da Saúde, em virtude do sistema criado pelo órgão federal desde 27 de março, não ter permitido que os estados tivessem acesso as informações nominais notificadas pelas unidades de saúde diretamente ao Ministério. Ao longo das duas últimas semanas, o Governo do Estado da Bahia vinha trabalhando no desenvolvimento de um software de integração, tendo sido possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do Ministério da Saúde e consolidá-las de forma confiável.

Os números divulgados pela Prefeitura de Itabuna apontavam para registro de 510 casos e 17 óbitos, enquanto Ilhéus em seu boletim trazia apenas 344 casos confirmados e 17 óbitos.

Veja também

http://157.230.186.12/2020/05/17/vilas-boas-explica-numeros-divergentes-de-casos-da-covid-19-em-ilheus/

Covid-19 mata sargento da PM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais um policial militar do sul da Bahia não resistiu ao novo coronavírus. O sargento Robenison Evangelista, da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar em Ubaitaba, morreu nesta sexta-feira (15),  em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um hospital de Salvador, para onde foi transferido em estado grave, no início do mês.

Os familiares de Robenison Evangelista moram nas cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal. O sargento deixa esposa e dois filhos. Ele estava na Polícia Militar da Bahia há  mais de 20 anos e estaria no considerado grupo de risco por ser diabético. Evangelista é o terceiro policial militar do sul da Bahia que morre ao contrair o novo coronavírus.

Os outros  policiais mortos foram Wilson Moura, de 40 anos, que morava em Buerarema, mas trabalhavam em Itabuna; e Leonardo Batista da Conceição, de 36 anos, que era de Itabuna, mas estava lotado no Batalhão da Polícia Militar em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Wilson faleceu no dia 3 deste mês e Leonardo morreu no último dia 9, depois de internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luís Eduardo Magalhães.