Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura e o Governo da Bahia baixarão decreto conjunto que impõe o toque de recolher em todo o município de Itabuna a partir das 20h desta terça-feira (12). A circulação de pessoas no município será proibida no período das 20h às 5h por, pelo menos, 10 dias.

Durante o período do toque de recolher, nenhum estabelecimento comercial poderá funcionar, à exceção das farmácias. Quem for flagrado circulando nas ruas – a pé ou de carro – no período e não apresentar documento que indique necessidade de deslocamento para compra de medicamentos será conduzido.

“Ninguém mais vai poder circular na cidade depois das 20h. A única coisa que funcionará depois das 20h será só farmácia, até as 5h da manhã. Isso é uma forma de zerar contato social que, infelizmente, ainda estava acontecendo e nós não vamos admitir essa semana, porque precisamos reduzir a taxa de contágio”, afirmou o governador Rui Costa há pouco.

Várias vias de acesso serão fechadas no Centro (Avenida Beira-Rio) e em bairros como Santo Antônio, Conceição, Fátima e Califórnia, dentre outros com alto número de casos da covid-19 e registros de grandes aglomerações. “Vamos fechar o acesso de várias vias já nesta semana”, diz o governador. “É importante a compreensão das pessoas de Itabuna para que a gente derrube essa curva de crescimento”. O toque de recolher também será imposto em Ipiaú. Neste município, das 19h às 5h da manhã.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, abre nesta terça-feira (12), mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em sua ala Covid-19, local exclusivo para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Na semana passada, o hospital inaugurou dez leitos de UTI e 18 de enfermaria.

A partir desta semana, o HRCC já terá em operação 20 leitos de UTI e 18 de enfermaria, totalizando 38 leitos hospitalares para atendimento. Em breve, a unidade Covid-19 disponibilizará mais dez leitos de UTI, de acordo com demanda, organização de estrutura e equipe, completando o total de 30 leitos de UTI e 18 de enfermaria.

Além disso, os profissionais da unidade Covid-19 já receberam treinamentos específicos de atuação na assistência e no fluxo de entrada e saída da ala exclusiva, com a disponibilização de banheiros para troca de vestimentas, colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o túnel de desinfecção, que diminui o risco de contaminação na troca de roupas.

Segundo relatório oficial da Vigilância em Saúde Frente a Pandemia da Covid-19, após visita técnica, no último dia 29, foi verificado que há disponível na unidade hospitalar  equipamentos de proteção individual na unidade, inclusive em estoque. Esse documento, após fiscalização realizada, foi  enviado à direção do HRCC, onde foi relatado que  “o hospital encontra-se com todos os materiais de EPIs em estoque e foi visualizado que todos os colaboradores estão fazendo uso destes equipamentos de proteção”.

EMPENHO

De acordo o diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, a unidade está empenhada em cumprir as determinações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do governo estadual. “Nós estamos alinhados aos esforços do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas em dar suporte para os pacientes acometidos pela Covid-19, que necessitem de atendimento”, destacou.

Almir garante que a equipe assistencial da Unidade Covid-19 do HRCC realiza um trabalho dedicado no atendimento aos pacientes. “Temos uma equipe multiprofissional  competente, com experiência, comprometidos em salvar vidas e enfrentar com vigor a doença causada pela pandemia do novo coronavírus. Esses colaboradores têm o nosso respeito e admiração, em um momento tão adverso”, concluiu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia poderá ter uma das unidades regionais do Laboratório Central (Lacen) para análise de testes de covid-19, o que garantiria mais rapidez na divulgação dos resultados dos testes PCR. No final do mês passado, a Sesab anunciou a descentralização para os municípios de Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Guanambi. As unidades reduzem, de 7 dias para até 48h, o tempo de divulgação dos resultados dos testes para pacientes do interior do estado, segundo a direção do Lacen. Hoje, os exames são feitos em Salvador.

Questionado pelo PIMENTA se o sul da Bahia poderá ter uma das cinco unidades descentralizadas, o governador disse que as já instaladas, em Vitória da Conquista e Barreiras, são resultado de estrutura já existentes (Conquista) ou de compras anteriores à pandemia (Barreiras), em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Porém, afirmou que, se as máquinas de análise laboratorial chegarem, a prioridade de instalação será o sul da Bahia, por causa do alto número de casos da doença na região, depois atendendo Porto e Guanambi.

– Nós pedimos para comprar, para alugar outras máquinas, que ainda não chegaram na Bahia. Se elas chegarem, vamos abrir em Outros pontos. Inclusive, a prioridade é a região sul – disse, observando que, por enquanto, o estado e municípios de Itabuna e Ilhéus farão o rastreamento de caso das pessoas que derem positivo com o exame de tomografia para monitorar e antecipar o acolhimento destas pessoas (os exames por tomografia foram anunciados na semana passada em fase de teste).

Rui Costa anuncia acordo para testes de vacinas chinesas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna poderá adotar, nas próximas horas, o toque de recolher, a partir das 19h, como uma das medidas para conter o rápido avanço do novo coronavírus no município. Pelo menos, é a proposta defendida pelo governador Rui Costa e citada por ele em entrevista coletiva que ocorre desde as 12h30min desta segunda (11).

Os estudos para implantar o toque de recolher em Itabuna já foram iniciados em videoconferência do governador com o prefeito Fernando Gomes. O isolamento no município e na Bahia tem sido abaixo dos 50%, segundo Rui Costa.

Além disso, afirmou, necessário identificar os pontos de maior aglomeração de pessoas para impor o fechamento de ruas e avenidas. Esta medida está sendo analisada em reunião do prefeito e equipe com o comando da Polícia Militar no município. A terceira medida, afirma, é reforçar as equipes de fiscalização, com o apoio da PM.

Rui diz que não tem rabo preso e defende investigação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O forte avanço da covid-19 em Itabuna nos últimos 10 dias levou o governador Rui Costa a falar em proposta de restrição forte à circulação de pessoas na cidade e fechamento de ruas. Nesta manhã de segunda (11), Rui participou de entrevista em pool de emissoras de rádio da região e deverá apresentar a proposta ao prefeito Fernando Gomes ainda nesta manhã e disse que a situação de Itabuna preocupa bastante. Ontem (10), o município atingiu 367 casos da doença, 24 deles de outros municípios, segundo a Secretaria de Saúde do Município.

O governador disse que a situação de Itabuna, junto com Ipiaú, também no sul da Bahia, é a pior do interior do Estado e que a taxa de contaminação no mais populoso município do sul da Bahia “está muito alta”. Em Ipiaú, há dois focos, disse ele (o Hospital Geral de Ipiaú e um lar de idosos). E observou: “Em Itabuna, não tem foco específico, está disseminado”, afirmou. As propostas de restrição e de acolhimento de casos positivos de covid-19 serão detalhados em entrevista do governador ao meio-dia desta segunda (11).

Itabuna se aproxima de mil casos confirmados do novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Persistem as divergências de números entre os boletins epidemiológicos emitidos pelas secretarias de Saúde do Município e Estado (Sesab) em relação ao número de infectados e de óbitos causados pela Covid-19 em Itabuna.

De acordo com o boletim da Sesab, divulgado às 20h04min deste domingo (10), o município possui 328 pessoas com a covid-19. Já a prefeitura informa 367, 24 residentes em outras cidades. O boletim do município foi divulgado às 21h42min. Desde o boletim de sexta (8), Itabuna apontava 328 casos.

Há divergência também quanto ao número de óbitos. O Estado informa 7 mortes, enquanto o município já aponta 11. A divergência é notada desde os boletins de meados de abril.

Os dados desencontrados ocorrem, também, em outros municípios, a exemplo de Ilhéus, onde o número de óbitos apontados pela Secretaria de Saúde local é 15. A Sesab aponta 11.

FILA

Os números do domingo revelam, ainda, que há fila de 1.124 pessoas aguardando resultado (513) ou esperando pela coleta do teste (611). Até aqui, média de 26% dos exames feitos dão positivo. Desde o início da pandemia e dos primeiros casos suspeitos no município, ocorreram 1.924 notificações, das quais 1.044 foram descartadas (exame deu negativo).

O total de pacientes recuperados no município é 78. Até este domingo, 15 leitos clínicos e 4 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados, segundo a Secretaria de Saúde de Itabuna. Por enquanto, os leitos são disponibilizados apenas em hospitais da Santa Casa de Misericórdia (Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes).

O soldado Leonardo Batista foi uma das 202 vítimas da covid-19 na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para 202 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus em toda a Bahia, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nesta noite de domingo (10). O total de casos confirmados da doença no estado chegou a 5.558, quase 400 a mais que o registrado no início da tarde de ontem (5.174).

Dos 5.558 casos, 1.391 pacientes já estão recuperados, segundo a Sesab, e 3.965 são considerados casos ativos por estarem ainda com sintomas da doença e monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Cresceu também o número de municípios com casos registrados da covid-19. Neste domingo, chegou a 171. A maioria dos casos ocorreu em Salvador (66,05%).

Ainda segundo dados da Sesab, as maiores taxas de incidência por 1.000.000 habitantes foram registradas em Ipiaú (2.441,52), Uruçuca (2.095,62), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.538,30) e Salvador (1.277,70). Desde o início da pandemia, ocorreram 20.097 notificações e 10.864 casos foram descartados. Há 3.675 casos em investigação, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).

A Sesab também divulgou a conclusão da investigação de mais quatro óbitos: o policial Leonardo Conceição, de 36 anos, ocorrido neste sábado (9) em Porto Seguro (foto acima), um homem de 47 anos em Itabuna, falecido em 5 de maio, além de duas outras vítimas: uma mulher de 50 anos, de São Sebastião do Passé, em 7 de maio, e de um homem de 50 ano, residente em Uruçuca, município que passa a contabilizar 5 óbitos pela doença.

Policial Leonardo Conceição faleceu vítima do novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O soldado da Polícia Militar Leonardo Batista da Conceição, de 36 anos, faleceu na noite deste sábado (9), em Porto Seguro, vítima do novo coronavírus (covid-19). De Itabuna, o policial estava lotado no Batalhão da PM em Porto Seguro, no extremo-sul do Estado, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luís Eduardo Magalhães em 29 de abril.

O comando do 8º Batalhão da PM em Porto Seguro emitiu nota de pesar pela morte do soldado. Ainda na nota, o comando confirmou a causa da morte do policial militar, a covid-19.

Leonardo começou a apresentar os sintomas da doença dias após viagem a Ilhéus, para o enterro da mãe, que faleceu com problemas respiratórios. O enterro da mãe do policial ocorreu em 17 de abril. Não houve coleta de material para identificar se a mulher foi acometida pelo vírus.

Após apresentar os primeiros sintomas uma semana depois da viagem, o policial recebeu orientação para ficar em isolamento social em 25 de abril. Quatro dias depois, foi internado na UTI do Luís Eduardo Magalhães, falecendo neste sábado. O policial havia sido submetido a exame que deu positivo para a covid-19.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais 29 moradores de Itabuna testaram positivo para o novo coronavírus e o número de infectados,  nas últimas 24 horas, subiu de 325 para 354. Itabuna é o segundo município em quantidade de pessoas que contraíram à doença na Bahia. O primeiro é Salvador, com 2.958 casos registrados até o início da noite deste sábado (9).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, o número de mortos em Itabuna passou de 10 para 11. O município tem ainda 1.019 casos em monitoramento; 974 descartados; 466 aguardando resultado de exames; 78 pacientes curados; 604 aguardando coleta; quatro internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 23 internados em leitos clínicos.

ILHÉUS

Em Ilhéus, foram registrados 289 casos de Covid-19. Ontem, eram 277 infectados. O número de óbitos passou de 13 para 15 nas últimas 24 horas. A quantidade de internados em UTI subiu de 11 para 19. Existem também 262 pessoas em monitoramento e 178 estão curadas da doença. Atualizado às 21h19min.

Itabuna registra mais 116 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24h, subiu de 308 para 325 o número de pacientes com resultado positivo para o novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna, informa a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município. Com este resultado, o município confirma a triste liderança em número de pessoas que testaram positivo. Pior: 1.037 pessoas aguardam o resultado ou a coleta de teste de covid-19.

O município registra 10 óbitos e apresenta 78 curados da doença desde março deste ano. Há 23 internados em leito clínico e 4 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início da pandemia, foram notificados 1.711 casos da doença em Itabuna, segundo a Secretaria de Saúde de Itabuna. Há, ainda, 987 pacientes em monitoramento e isolamento social.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 4.745 casos confirmados de Covid-19 em dois meses de pandemia. O número de recuperados chega a 1.144, mas subiu para 170 o de óbitos no estado, porém ainda sem contabilizar 4 ocorridos em Itabuna e 3 em Ilhéus, ambos no sul da Bahia. São 3.431 casos ativos, aqueles que continuam sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

O boletim epidemiológico registra 10.712 casos descartados e 19.132 notificações. Até o momento, 328 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

ÓBITOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 170 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (2); Capim Grosso (3); Catu (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (10); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (103); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda (1); Vera Cruz (1); Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta sexta-feira (8).

Compras serão feitas apenas pelo Whatsapp
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com o isolamento imposto pela Covid-19, o Dia das Mães será diferente em 2020. Com as vendas físicas proibidas em alguns segmentos do comércio, o Shopping Jequitibá, em Itabuna, preparou ação específica para a data. O consumidor poderá fazer compra do presente do Dia das Mães em 25 lojas de calçados, vestuário e eletrônicos, dentre outros.

O delivery do Jequitibá garante a compra de presentes com segurança sem sair de casa. A compra poderá ser feita no site do Shopping Jequitibá, onde o cliente encontrará lista das lojas participantes. Aí, basta clicar no ícone (nome) da loja, que será encaminhado ao Whatsapp da empresa escolhida. Lá, basta escolher o presente e confirmar o local da entrega.

A campanha “Seja presente sem sair de casa” tem a participação da Arezzo, Luz da Lua, Cacau Show, Anacapri, Lupo, Traços e Formas, Samsung, Bernard Joias, Grelhados e Cia, Mersan, FioLaser, Kopenhagen, Melissa, O Boticário, Hope, CS Club, Carmen Steffens, Le Biscuit, Chilli Beans, Detalhes, Zayra, Colcci, Imaginarium, Piticas e C&A.

Wilmaci diz que liminar é vitória dos servidores da Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

Liminar deferida pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ulisses Maynard Salgado, restabeleceu o pagamento do tíquete alimentação aos servidores públicos lotados na Secretaria de Saúde de Itabuna. O município tem prazo de 10 dias para efetuar o pagamento.

A decisão favorável ao Sindicato dos Servidores e Servidoras Municipais de Itabuna (Sindserv) também estabelece multa diária de R$ 200,00, até o limite de R$ 4 mil, para cada servidor preterido, “sem prejuízo das demais sanções cabíveis pelo descumprimento da decisão judicial e adoção de medidas para assegurar sua efetivação”.

A presidenta do Sindserv, Wilmaci Oliveira, afirmou que a decisão judicial é uma vitória. “Sempre que cobramos o ticket à Secretaria de Saúde nos era informado que não havia previsão de pagamento. Com a decisão judicial, os servidores e servidoras poderão se reorganizar, pelo menos isso”, comemora Wilma.

Itabuna registra mais 127 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Saiu às 21h05min o novo boletim diário da Secretaria de Saúde de Itabuna com os novos números da covid-19 no município. Pela primeira vez, o município superou a barreira dos 300 casos confirmados do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria, são 308 pacientes que testaram positivo para a doença no município. São quase 40 novos casos em 24h. Ontem (6), o município apresentou 269 infectados.

Dos 308 pacientes com resultado positivo, 10 morreram e chega a 71 o número de recuperados. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, Itabuna tem, hoje, 923 pessoas em monitoramento e isolamento social. Desde o início da pandemia e o registro dos primeiros casos suspeitos, foram notificados 1.584 casos, dos quais 901 descartados.

MAIS DE 500 AGUARDAM COLETA DE EXAME

Há, até aqui, 355 pacientes aguardando resultado do teste. Número maior ainda é o de pacientes que aguardam a coleta de material para teste no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA): 557, o que indica avanço constante da covid-19.

Vinte mil litros de água sanitária foram doados a Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Primeira vítima diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna, Murillo Almeida viabilizou a doação de 20 mil litros de água sanitária para a desinfecção de ruas e avenidas do município sul-baiano. A doação foi feita pela QBoa. Com os 20 mil litros, poderão ser produzidos 400 mil litros da solução de limpeza utilizada na desinfecção das ruas.

Segundo Murillo Almeida, a empresa tem feito doações para várias cidades da Bahia. A partir do crescimento do número de infectados no sul do Estado, ele buscou a doação para o município. “Devido a tudo que eu passei e ao grande número de infectados na nossa região, eu consegui com a empresa essa doação”, disse.

Nos últimos dias, empresas realizaram doações junto a Prefeitura de Itabuna. Foram doados lavatórios públicos, máscaras e vários outros itens de proteção individual. Dentre as empresas que fizeram as doações, estão a FTC Itabuna, Faculdade Santo Agostinho, Pai Mendonça, Nestlé e Trifil.