Ilhéus e Itabuna têm 409 mortes pela Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus, juntos, superaram a barreira dos 400 casos confirmados do novo coronavírus nesta quinta-feira (30). Os números foram divulgados pelos departamentos de Vigilância Epidemiológica das secretarias municipais de Saúde.

Os números de Itabuna foram divulgados por volta das 20h50min desta quinta. O município tem 207 casos confirmados, mas 14 dos infectados são residentes em outros municípios. O número de recuperados está em 29. E o de óbitos, chega a 5.

Os números não batem com os divulgados, às 19h, pela Secretaria Estadual de Saúde (171 casos, com 3 óbitos).

ILHÉUS

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, a Terra de Gabriela tem 202 casos confirmados da doença, com 4 óbitos.

O total de recuperados em Ilhéus, 87, está bem acima do registrado em Itabuna (29). O município tem 10 pacientes internados UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no Hospital de Ilhéus e no Costa do Cacau.

MAIS DE 400 AGUARDAM RESULTADO EM ITABUNA

O número de exames que ainda aguardam resultado em Itabuna é dez vezes maior que Ilhéus: 40 a 407.

Tempo de leitura: 2 minutos

O número de pacientes já recuperados do novo coronavírus (covid-19) na Bahia registrou alta substancial nas últimas 24 horas. De ontem para hoje (30), saltou de 564 para 686, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). É o maior aumento já registrado em apenas 24h desde o início da pandemia.

Mas de ontem para hoje o número de casos positivos teve aumento de quase 200 casos. Saiu de 2.676 para 2.867. Destes, 106 faleceram. O número de óbitos não incluem ainda duas mortes registradas nos últimos sete dias em Itabuna.

Os casos confirmados ocorreram em 135 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ilhéus (1.244,40), Uruçuca (1.072,18), Itabuna (801,98), Coaraci (765,02), Salvador (621,09) e Gongogi (561,17).

TRANSPARÊNCIA

O boletim epidemiológico registra 7.929 casos descartados e 14.497 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Após críticas quanto à transparência dos dados feitas pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), a Bahia passou a informar no boletim epidemiológico a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19. Hoje, aponta a Sesab, essa ocupação atinge 42%. Já a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, a ocupação chega a 54%.

Os registros de óbitos por covid-19 na Bahia (Fonte Sesab)

FAIXA ETÁRIA

No momento, 55,35% dos casos confirmados são do sexo feminino. A faixa etária mais acometida pela Covid-19 foi a de 30 a 39 anos, representando 26,51% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (441,75/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa, seguida de 30 a 39 anos (331,28/1.000.000 habitantes).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os casos de novo coronavírus não param de crescer no sul da Bahia. Os dados disponibilizados pelas secretarias municipais de saúde mostram que Itabuna e Ilhéus somam  70% do total de infectados pela doença na região.

Até a noite de quarta-feira (29) eram 178 casos em Itabuna e outros 193 em Ilhéus. Em Itabuna, o vírus já se espalhou por mais de 40 bairros, com maior quantidade de infectados no São Caetano, Fátima, Santo Antônio, Califórnia, Pedro Jerônimo,  Jardim Vitória, Nova Ferradas,  João Soares e Conceição, além do centro da cidade.

A quantidade de infectados crescente também em Canavieiras (12), Buerarema (10), Coaraci  (19), Itajuípe (19), Ipiaú  (30),  Uruçuca (28), Itagibá (7), Ibirataia  (6), Camacan  (6), Ubatã (6).  Outros 16 municípios do sul da Bahia tinham, até ontem, 38 casos da doença confirmados.

Já são 20 mortes causadas pelo novo coronavírus na região. Os municípios com óbitos confirmados pelas secretarias de saúde são Buerarema (1), Gongogi (2), Ilhéus (4), Itabuna (5), Itagibá (1), Ipiaú (2), Itapé (1) e Uruçuca (4).

Tempo de leitura: 3 minutos

Caso seja bafejado pela sorte, ou quem sabe, a técnica, defendendo sua retaguarda, é aplaudido efusivamente pelos torcedores de sua equipe e xingado pela torcida adversária. Se não foi feliz na sua intervenção, “a casa cai” e imediatamente ganha, no mínimo, a alcunha de frangueiro

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Não sei como surgiu a homenagem aos goleiros, comemorada em todo o mundo no dia 26 de abril. Goleiro é uma das posições que não admitem falha, pois no futebol é o gol quem “manda” e quem marca mais ganha o jogo, o turno, o campeonato. Goleiros bons já tivemos à mancheia, embora os milhões de comentaristas brasileiros sempre disseram que eles não sabiam sair das quatro linhas como os europeus.

Na seleção canarinho sempre foi motivo de amor e ódio. Que o diga o goleiro da Copa de 50, Barbosa, que tomou os dois gols do “Maracanaço”, marcado para sempre e morreu com esse desgosto. Dizem até que o lugar do goleiro – embaixo dos três paus – é tão amaldiçoado que não nasce grama. As diferenças entre o goleiro e os atacantes são abissais e ninguém enfarta caso um atacante perca um gol, mas morre se o goleiro toma.

Marcadas as diferenças, alguns goleiros sabem se impor e conseguem fazer história nos times por que passam – com raríssimas exceções – e na Seleção Brasileira, outros não conseguem essa proeza. Guarda-redes, goalkeeper, arqueiro ou simplesmente goleiro é aquele que consegue fazer voos sensacionais para tirar, com a ponta dos dedos, a bola da direção do gol, se jogar nos pés do atacante, calcular o lado certo da batida da falta ou do pênalti.

Caso seja bafejado pela sorte, ou quem sabe, a técnica, defendendo sua retaguarda, é aplaudido efusivamente pelos torcedores de sua equipe e xingado pela torcida adversária. Se não foi feliz na sua intervenção, “a casa cai” e imediatamente ganha, no mínimo, a alcunha de frangueiro e perde a admiração da torcida e a confiança do treinador e dos cartolas do clube, mesmo sendo o petardo disparado pelo adversário indefensável.

Neste domingo (26), Dia do Goleiro, fiz questão de homenagear o arqueiro Manga, que sabia se colocar em frente da trave como ninguém. No Botafogo foi Campeão Carioca em 1961, 1962, 1967 e 1968, Taça Brasil de 1968, Rio-São Paulo de 1962, 1964, 1966. Já que falei de estatística, pelo Botafogo jogou 442 partidas e sofreu 394 gols. Também jogou 12 partidas pela Seleção Brasileira.

Manga em ação defendendo o Botafogo (RJ)

Pelo Botafogo passaram grandes goleiros, com os quais me identifiquei bastante, mas Manga sempre foi especial pela sua presença e firmeza na pequena área e impunha respeito ao abrir “as asas” e deixar o atacante perdido, sem saber o que fazer. Melhor, ainda, quando o próximo jogo era contra o Flamengo e ele não perdia a esportiva ao dizer que tinha recebido o “bicho” pela vitória antes mesmo do jogo.

Já Maurício Duarte, ex-jogador profissional de grandes equipes brasileiras (Botafogo, inclusive), radialista, comentarista de futebol, amigo de excelente caráter, homenageou o goleiro Laércio, do Itabuna. E a homenagem foi prestada em tempo certo a uma pessoa que não mais se encontra entre nós e fez história no Itabuna Esporte Clube e em Itabuna, chegando a ser o xodó da torcida pelas grandes atuações dentro e fora do campo.

Itabuna sempre foi pródiga em bons goleiros desde os tempos do futebol amador – Fluminense, Flamengo, Grêmio, Janízaros, Bahia, Itabuna, Corinthians e Botafogo, este com um fato inusitado: o goleiro Danielzão mais tarde trocou de posição e passou a jogar como centroavante. Esses mesmos goleiros dos clubes defenderam com mãos de ferro a Seleção de Itabuna, vencedora do Intermunicipal por oito anos seguidos: Octacampeã.

Desfilaram em baixo dos três paus da seleção itabunense os goleiros Carlito, Asclepíades, Ivanildo, Plínio, Luiz Carlos, Betinho, dentre outros, que escreveram seus nomes da história do futebol itabunense. Goleiros que defendiam bolas impossíveis e se atiravam nelas como um esfomeado em busca de um prato de comida, para não deixar de citar a rica e bela gíria futebolística, além dos altamente técnicos.

É uma justa homenagem a um profissional – antes amador – que destoa dos colegas de equipe desde pequeno, por ser raro os que têm o sonho de ser goleiro e lutam para isso nos babas e escolinhas de futebol. Não raro, os goleiros são descobertos por serem aqueles que não têm talento para jogar na zaga, meio do campo e ataque e são escalados nos babas como goleiro, posição pouco disputada nos campinhos.

Por isso e tudo isso, minhas homenagens aos goleiros do Brasil e do mundo. Vai que é sua, Tafarel!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Itabuna agora tem 178 casos de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24 horas, Itabuna registrou apenas oito novos casos da Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta quarta-feira (29).  O número de infectados passou de 170 para 178 de ontem para hoje. O boletim traz ainda 14 casos de outros municípios, totalizando 192.

Itabuna tem um total de 948 casos notificados, com 401 descartados e 355 aguardando resultado.  A Vigilância Epidemiológica está monitorando 700 pessoas, e 19 pacientes com os sintomas da Covid-19 estão internados em hospitais. O município registra ainda cinco mortes e 29 curados da doença.

COARACI, ARATACA, MARAÚ E ILHÉUS

O número de casos disparou, nos últimos dias, em Coaraci. Saltou de três para 19 infectados em menos de 15 dias.  O município mantém 1.177 pessoas em monitoramento e aguarda o resultado de exames de 10 pacientes que apresentaram os sintomas da doença.

Outros municípios que registram avanço da doença são Canavieiras (12), Itajuípe (12), Ibicaraí (7) e Uruçuca (30). Já Arataca e Maraú entraram hoje para lista de localidades baianas com infectados.

Em Ilhéus, pelo menos, nesta quarta-feira, não houve registro de casos do novo coronavírus. O município segue com 193 casos contabilizados até ontem e quatro mortes.  Até o início da noite, nove pessoas estavam internadas na Unidade Terapia Intensiva (UTI).

Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia atingiu, nesta quarta-feira (29), 100 mortes causadas pelo novo coronavírus. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde de hoje ainda não traz duas mortes registradas, nesta semana, em Itabuna, nem o primeiro óbito confirmado ontem pela Prefeitura de Buerarema.

De acordo com dados da Sesab, subiu para 2.676 o número de casos confirmados de Covid-19 na Bahia. O estado tem 564 pacientes recuperados e 2.012 pessoas com os sintomas da doença são monitoradas.

Os casos confirmados ocorreram em 134 municípios do estado. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ilhéus (1.188,96), Uruçuca (1.023,44), Itabuna (769,15), Coaraci (765,02) e Salvador (570,61).

A Sesab informou que a Bahia possui 785 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19 e  que 276 pacientes estão  internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%.

MORTES

As mortes ocorreram em Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (2); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (62); Uruçuca (4); Utinga (1); e Vitória da Conquista (3).

HISTÓRICOS DOS ÚLTIMOS ÓBITOS

98º óbito: Homem de 67 anos, com histórico de hipertensão e AVC. Admitido em hospital filantrópico de Salvador em 10 de abril, vindo a óbito no último dia 27.

99º óbito: Homem de 43 anos, com histórico de hipertensão e diabetes. Admitido em Unidade de saúde de Salvador em 23 de abril, vindo a óbito no último dia 25.

100º óbito: Mulher de 55 anos, com histórico de hipertensão e Câncer do Colo do Útero. O óbito foi registrado no último dia 23.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) cobrou da Prefeitura de Itabuna informações sobre o plano de ação para assistência hospitalar de vítimas da Covid-19 no município. Ontem, Itabuna atingiu 170 casos confirmados do novo coronavírus e 5 óbitos causados pela doença.

“Números amplamente divulgados registram que a cidade conta apenas com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria contratados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para tratamento de pacientes da Covid-19”, observa a defensora Laís Santos Oliveira. Os leitos foram contratados à Santa Casa de Itabuna.

A Defensoria quer detalhes da estratégia de internamento intensivo ou regular, além de dados de compra e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a serem utilizados pelos profissionais de saúde e demais funcionários dos hospitais e unidades de saúde do município.

A defensora Laís Santos Oliveira também solicita da prefeitura divulgue informações oficiais a respeito do número de contaminados, casos que aguardam confirmação, recuperados, suspeitos, internações hospitalares, óbitos, dentre outros dados relevantes, em seu site na internet.

O ofício encaminhado à Prefeitura é assinado pela defensora pública Laís Santos Oliveira. Atualmente, estes dados são divulgados em redes sociais, mas não no site do município, assim como ocorre também na vizinha Ilhéus.

Comerciantes fazem campanha para arrecadar donativos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha de arrecadação solidária para ajudar famílias de Itabuna, neste período de pandemia, ganhou a adesão de panificadoras que integram o Núcleo de Padarias da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). A entidade é uma das realizadoras do projeto, juntamente com o Programa de Qualificação Social e o Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação.

Os estabelecimentos serão pontos de coletas de doação de alimentos como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, café, macarrão, fubá, biscoitos doces ou salgados. Os comerciantes também estão arrecadando produtos de higiene e limpeza como sabão em pedra, creme dental, sabonete, papel higiênico e detergente.

As doações podem ser feitas na Padaria Primus, no bairro Mangabinha; Panificadora Bom Jesus, no Centro da Itabuna; Padaria Martins, no Fátima; Esquina Portuguesa, no Jardim Vitória; Panificadora Santa Rita, no São Caetano; Panificadora Vitória, no Santo Antônio; e Mercado e Padaria Pão Nosso, no bairro Califórnia.

As doações podem ser entregues também na empresa Módulo Rural, na avenida Juca Leão, nº 217, no Centro Comercial. Quem quiser ajudar sem sair de casa,  pode ligar para o telefone (73) 99177-8908.

Justiça suspende aplicação de provas de seleção para a Zona Azul
Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, Ulisses Maynard, suspendeu as provas da segunda fase do processo seletivo para contratação de monitores e supervisores da Zona Azul. As provas seriam aplicadas nesta quarta (29) e nesta quinta (30).

O município se manifestou em curto comunicado confirmando a suspensão das provas, atendendo à ordem judicial. “A Prefeitura de Itabuna esclarece que não havia recebido qualquer manifestação até a noite desta terça-feira (28), quando o juiz Ulisses Maynard proferiu uma decisão suspendendo a realização do Processo Seletivo”.

Na decisão, o magistrado concedeu prazo de oito meses ao município para a aplicação das provas e observou que a pandemia do novo coronavírus retira a urgência realização da segunda fase do processo seletivo da Zona Azul. A Prefeitura de Itabuna pretendia aplicar questionário para cerca de 700 candidatos hoje (29) e amanhã (30), no Colégio Imeam.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios de Ilhéus e de Itabuna possuem mais de 370 casos confirmados do novo coronavírus nesta terça-feira (28), conforme números divulgados pelas departamentos de Vigilância Epidemiológica das secretarias de Saúde locais.

Ilhéus saltou de 178 para 193 pacientes com infecção por covid-19 confirmada por meio de teste no intervalo de 24 horas.

Itabuna tinha 172 casos ontem. Hoje, subiu 180, mas 10 destes casos são de pacientes que residem em outros municípios.

Os números apresentados pela Secretaria de Saúde de Itabuna diferem do constante no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No boletim estadual, o município aparece com 159 casos e 3 óbitos.

RECUPERADOS

Se há o que comemorar, é o aumento do número de pacientes recuperados da covid-19 em Ilhéus, num total de 64. Em Itabuna, são 24, mesmo número de ontem. Mais populosa, Itabuna também é a cidade com maior registro de óbitos pelo novo coronavírus (5). Ilhéus, a exemplo de Uruçuca, tem 4.

Bahia registra mais de 3,7 mil casos de coronavírus
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou mais 10 mortes, nas últimas 24 horas, de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Com isso, chegou a 93 o número de óbitos causados pela doença no estado,  segundo dados divulgados no início da noite desta terça-feira (28).

De acordo com a Sesab, a Bahia tem 2.564 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 522 pacientes estão recuperados. Há ainda 1.949 pessoas com os sintomas da doença sendo monitoradas pela vigilância epidemiológica no estado.

Os dados indicam também que 275  infectados pelo novo coronavírus estão internados, sendo 89 em UTIs. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.638 notificações em toda a Bahia. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

MORTES

A Sesab contabiliza 93 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2), Ilhéus (4) e Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana.

Registra mortes também em Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (56); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até ss 17h horas desta terça-feira (28). Leia abaixo os históricos dos últimos óbitos.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano ampliará de 30 para 41 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, segundo anúncio feito pelo secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. “A região Sul da Bahia vive uma situação muito preocupante, com um taxa de contágio muito maior que no resto da Bahia”, disse ele em entrevista.

Além do Hospital da Costa do Cacau, a estrutura de atendimento da região conta com 10 leitos de UTI no Hospital de Ilhéus, da rede privada. Em Itabuna, a Santa Casa de Misericórdia oferece dez leitos adultos no Hospital Calixto Midlej, três leitos infantis de UTI no Hospital Manuel Novaes; além de 40 leitos clínicos.

Ilhéus aguarda ainda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Já Itabuna, terá a habilitação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que poderá ofertar até 21 leitos de UTI e 38 clínicos.

Comércio foi o setor que mais abriu vagas em Itabuna || Foto arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de nota, o Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna informou que, mesmo os estabelecimentos comerciais considerados essenciais não funcionarão na próxima sexta-feira, 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Ainda conforme a nota, o feriado é válido, também, para trabalhadores de supermercados, seguindo o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho dos Empregados no Comércio de Itabuna.

Há mais de 30 dias, apenas segmentos do comércio e de prestação de serviços considerados essenciais (farmácias, supermercados, distribuidoras de águas e bebidas e pet shops, dentre outros) estão funcionando em Itabuna. A restrição aos demais segmentos ocorre devido à pandemia do novo coronavírus. O município já tem 164 casos confirmados da doença, segundo a Vigilância Epidemiológica de Itabuna.

Vane foi internado após complicações provocadas pela covid-19 || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Claudevane Leite (Vane do Renascer) fez uma transmissão ao vivo pela internet (live) de mais de uma hora, na noite desta segunda (27), e assumiu a pré-candidatura a prefeito de Itabuna. Ele deixou o PRB e se filou ao PROS.

O ex-prefeito de Itabuna (2013-2016) e ex-vereador abriu a live em tom messiânico, falando de pandemia e espiritualidade. Na sequência, disse que está conversando com outros pré-candidatos a prefeito, dentre eles Dr. Isaac (Avante) e Júnior Brandão (Rede).

Vane afirmou que, se eleito, quer o médico Paulo Bicalho à frente da Secretaria de Saúde de Itabuna.

– Se depender de mim, ele será meu secretário de Saúde – prometeu o ex-prefeito ao responder a pergunta de um internauta.

O apelo por Bicalho é grande. O médico é considerado o melhor secretário de Saúde da história de Itabuna. Assumiu a pasta em duas ocasiões – na segunda metade da gestão do ex-prefeito Geraldo Simões (PT), no início dos anos 2000, e no final de 2015, na gestão de Vane.

LIXO E TRANSPORTE PÚBLICO

Vane ainda afirmou que no diálogo com outros pré-candidatos tem dito que dois dos seus compromissos são com a limpeza pública e o transporte público. “É um absurdo o que se paga hoje [de limpeza pública]”, afirmou. O contrato mensal beira os R$ 2 milhões. Vane cita que em sua gestão o serviço era executado por R$ 600 mil.

O outro compromisso, apontou, é com a execução integral do contrato de concessão do transporte coletivo. “Em quatro anos de prefeitura, dei um aumento apenas [de ônibus]”, apontando que a licitação do serviço previa construção de 2 estações de transbordo, o que até hoje não saiu do papel.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para 164 o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em Itabuna, segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica do município divulgado nesta noite de segunda (27). Hoje, o município registrou, também, o 5º óbito causado pela doença. Ontem, Itabuna tinha 152 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Há, conforme a Vigilância Epidemiológica, 24 pacientes curados e outros 24 internados em hospital. São 330 pessoas em monitoramento e isolamento social. De acordo com o município, 156 pacientes aguardam resultado de exame para covid-19.