Ilhéus e Itabuna têm 409 mortes pela Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus confirmou, nesta quarta-feira (15), mais seis casos do novo coronavírus no município. Com isso, subiu para 53 o número de infectados. As pessoas que testaram positivo são três mulheres, de 42, 43 e 61 anos, residentes nos bairros Hernani Sá, Malhado e Nelson Costa, respectivamente, e de três homens com idade entre 28 e 59 anos, moradores do Malhado, Sapetinga e Banco da Vitória.

De acordo com o boletim epidemiológico, o município contabiliza 188 casos descartados, 22 aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), 179 casos suspeitos de síndrome gripal, monitorados pela Central Covid-19. Dos 53 casos confirmados de Covid-19 em Ilhéus, 20 pessoas estão recuperadas da doença.

“A população necessita desenvolver o senso de responsabilidade. Estamos trabalhando dia e noite para tornar essa curva branda e para evitar o colapso no sistema de saúde. Mas dependemos da sua colaboração. Fique em casa. Quando for necessário sair, utilize máscara. Só assim poderemos diminuir as chances de contágio”, enfatizou Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde.

ITABUNA

Em Itabuna, são 29 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. O município anunciou que quatro pacientes estão curados e outros 146 estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar. Além disso, existem 95 pessoas aguardando o resultado de exames.

Kaminsky Mello doa máscaras faciais à Secretaria de Saúde de Itabuna
Tempo de leitura: 3 minutos

A Faculdade UniFTC de Itabuna doou os primeiros lotes de máscaras de proteção facial fabricadas por esta Instituição de Ensino e que serão utilizadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao novo Coronavírus (Covid-19,) no eixo Itabuna-Ilhéus, no sul da Bahia.

O equipamento tem gerado uma demanda reprimida no mercado mundial, diante da pandemia da Covid-19, e grande preocupação dos organismos internacionais diante da urgente necessidade de reduzir o risco de contaminação dos profissionais de saúde.

Os primeiros lotes de máscaras foram entregues à Secretaria de Saúde de Itabuna, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e à Santa Casa de Misericórdia. A previsão da Faculdade é de que na sexta-feira (17) dois novos lotes sejam entregues à Secretaria de Saúde de Ilhéus e à Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB).

Máscaras são produzidas no Espaço UniFTC Maker

A produção deste EPI está sendo feita no Espaço UniFTC Maker, laboratório de fabricação que possui a impressora 3D, utilizada na confecção do equipamento e de outros projetos disponibilizados por diversos Fab labs do Brasil. A iniciativa faz parte das ações do Movimento do Bem desenvolvidas por todas as unidades que integram a Rede de Ensino.

Durante a entrega, os representantes das instituições de saúde puderam conhecer o Espaço Maker e saber detalhes do processo de produção das máscaras, além obter informações sobre a utilização e os manejos para higienização do equipamento pós-uso.

CONTENÇÃO DO VÍRUS

O diretor da UniFTC de Itabuna, professor Kaminsky Mello Cholodovskis, ressaltou que a Faculdade está empenhada em produzir um volume significativo deste equipamentos como uma forma de contribuir com as medidas de contenção na transmissão do vírus, particularmente entre os profissionais de saúde.Leia Mais

Polícia Rodoviária localizada idosa desaparecida em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais resgataram uma mulher de 70 anos que se encontrava desaparecida e em situação de perigo, em Itabuna, no sul da Bahia. Ela estava com aparência cansada e desnorteada, apresentando quadro aparente de confusão mental.

A ocorrência teve início quando uma equipe da PRF foi informada que uma senhora encontrava-se perambulando às margens da rodovia, nas proximidades de um posto de combustível. Os agentes federais fizeram busca pela região e encontram a idosa no Km 501 da BR-101.

Após diligências e consultas aos sistemas da polícia, foi verificado o registro da ocorrência do desaparecimento da mulher na Polícia Civil. Foi feito contato com a filha da idosa, que estava preocupada, pois não sabia do paradeiro de sua mãe desde a manhã de sábado (11).

Os policiais promoveram o encontro da idosa com sua filha. Ela foi recebida com imensa manifestação de carinho e todos ficaram em segurança na residência da família. A filha manifestou gratidão com a atitude da equipe da PRF.

Itapé está entre os municípios com maior incidência de casos da covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia atingiu nesta terça-feira (14) total de 776 pacientes infectados com confirmação laboratorial, representando 7,86% dos casos notificados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Até o final da tarde, eram 26 óbitos confirmados, 5 no sul da Bahia – Ilhéus (1), Uruçuca (1), Itagibá (1), Gongogi (1) e Itapé (1).

Dos 776 casos positivos, 191 pessoas estão recuperadas (cumpriram a quarentena) e 85 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais, observa a Sesab.

Os casos confirmados estão distribuídos por 78 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,77%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 434 (55,93%) são do sexo feminino. A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. Abaixo, confira quadro com número de casos por município:

Fonte Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Floresta Azul e Una acabam de entrar para a lista de municípios do sul da Bahia com casos confirmados de novo coronavírus. As duas pessoas que testaram positivo para a doença são profissionais de saúde, sendo que uma delas trabalha em Itabuna.

Em Una, a profissional infectada pelo novo coronavírus é uma mulher de 39 anos, que está com sintomas leves e é acompanhada, desde a semana passada, pela Vigilância Epidemiológica. Ela está em isolamento domiciliar, conforme informou a Secretaria de Saúde de Una.

A outra profissional de saúde infectada pela doença mora em Floresta Azul, mas trabalha em um dos hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Ela está em isolamento domiciliar desde o dia 4 deste mês e é acompanhada pela Vigilância Epidemiológica do Município.

Outros municípios do sul da Bahia com casos confirmados de Covid-19 são Aurelino Leal (1), Barra do Rocha (3), Camacan (1), Coaraci (2), Gandu (1), Gongogi (1), Ibirataia (3), Ipiaú (12), Ilhéus (45), Itabuna (27) e Itagibá (3).

Além de Itapé (1), Itajuípe (4), Itororó (4), Santa Luzia (1), Ubatã (4)e Uruçuca (12). Esses dados podem ser alterados ainda hoje, com a divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia, no final da tarde.

Sessão com galeria do plenário esvaziada aprovou trabalho remoto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

As sessões por meio remoto (virtuais) foram aprovadas pelos vereadores de Itabuna, nesta segunda (13), por todo o período que durar a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Para o presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), os números divulgados nos últimos dias são de assustar.

O presidente, porém relatou sobre a busca para não interromper as atividades da Casa. “Nós nos reunimos com a Secretaria Parlamentar, o Jurídico e a Controladoria, no sentido de encontrar uma solução para dar continuidade aos trabalhos sem expor os vereadores, servidores e atendendo às recomendações das autoridades de saúde”, esclareceu.

Xavier também apontou que os edis poderão trabalhar em seus respectivos gabinetes, onde serão respeitados os cuidados com a higiene e será admitida a presença de, no máximo, dois assessores. “É desta forma que estamos dando condições de trabalho aos vereadores neste momento tão difícil”, acrescentou, lembrando entre as medidas anteriores a suspensão
temporária do funcionamento e a doação de R$ 150 mil do duodécimo para as ações de combate ao coronavírus.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dados das secretarias municipais e a Estadual de Saúde (Sesab), divulgados no início da noite desta segunda-feira (13), confirmam novos casos de Covid-19 em municípios do sul da Bahia. Em Itabuna, subiu de 22 para 27 o número de casos confirmados. Em Ilhéus, saltou de 40 para 45 a quantidade de pessoas infectadas pela doença. É a cidade que mais preocupa as autoridades, além da vizinha Uruçuca.

Uruçuca e Ipiaú, que não tiveram ocorrências da doença nas últimas horas, empatam em número de casos, 12 cada uma. Porém, Uruçuca registra um óbito, ocorrido na semana passada. O sul da Bahia já registra mais de 100  pessoas infectadas pelo vírus. Ainda no sul da Bahia, mais um município passou a figurar na lista com contaminado pela doença. Itapé tem um caso. A pessoa, uma idosa, faleceu no último final de semana no Hospital Costa do Cacau.

No estado, já são 723 casos confirmados do novo coronavírus, o que representa 7,36% do total de casos notificados. Até o momento, 4.914 casos foram descartados (deram negativo) e houve 22 óbitos, sendo 11 no município de Salvador e 11 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Vitória da Conquista (1).​

Os casos confirmados estão distribuídos entre 74 municípios do estado, com maior proporção para Salvador (53,67% das pessoas infectadas). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 400 (55,32%) são feminino.

A mediana de idade é 42,04 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,63% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (91,56/1.000.000 habitantes), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.​ Atualizado às 19h36min.

Barragem do Colônia, em Itapé, volta a sangrar com período chuvoso
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Barragem Colônia, em Itapé, no sul da Bahia, “sangrou” com o período chuvoso nas cabeceiras dos rios Colônia e Salgado, afluentes do Cachoeira. A barragem, que tem capacidade para acumular mais de 62,6 milhões de metros cúbicos de água, é responsável pelo abastecimento da populçao de Itapé e de parte de Itabuna.

Desde ontem (12), a Prefeitura de Itabuna faz a remoção, no leito do Cachoeira, de baronesas acumuladas na estrutura de sustentação da Ponte do Marabá, que liga o centro aos bairros Góes Calmon e Jardim Vitória, além do Shopping Jequitibá. A barragem em Itapé também regula o fluxo do Cachoeira.

Hospital Costa do Cacau tem 57 funcionários infectados pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, terá ala exclusiva para tratamento dos pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) com total de 58 leitos, dos quais 28 de enfermaria e 30 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo anúncio feito pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O hospital será referência em covid-19 para região de, aproximadamente, 2 milhões de habitantes.

Segundo o diretor assistencial do Costa do Cacau, Almir Gonçalves, os novos leitos usados para pacientes com a covid-19 eram voltados para cirurgias eletivas.”Continuaremos a ofertar atendimentos essenciais, de urgência e
emergência, para portadores de outras patologias (doenças)”, explicou ele.

O diretor assistencial repete que o mais adequado no tratamento do novo coronavírus está sendo feito no Costa do Cacau, atendimento a pacientes em unidades separadas para evitar infecção de outros pacientes. Assim, o hospital passa a funcionar como se fossem dois hospitais, um para urgências e emergências de outras doenças e traumas e outro exclusivo para pacientes do novo coronavírus.

– Os infectados com o novo coronavírus ficarão em isolamento em um outro local específico para seu atendimento, e assim vamos evitar riscos de contaminação cruzada – esclareceu.

O médico reforça que na prática, o HRCC será dois hospitais, um exclusivo para tratamento do Covid-19. “Todo o fluxo de pacientes, toda equipe assistencial, todos que forem lidar com essa situação, nós teremos um outro espaço de circulação, outro ambiente de alimentação, outro local de vestuário, vão ser fluxos totalmente separados, com o intuito de prevenir a infecção cruzada”, diz ele, o que significa mudar a estrutura que funcionava até a semana passada. A mudança protege pacientes, visitantes e os colaboradores do hospital (médicos, enfermeiros e auxiliares).

Grande movimentação de pessoas no centro de Itabuna nesta segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda-feira (13) está sendo com chuva e grande circulação de pessoas no centro de Itabuna. Em certos períodos da manhã, o movimento na Avenida do Cinquentenário, principal artéria comercial da cidade, parecia dos dias antes das restrições impostas pelo município para evitar a disseminação rápida do novo coronavírus.

Houve aglomerações em vários pontos da avenida, principalmente nas imediações das agências bancárias e casas lotéricas. Centenas de pessoas enfrentaram filas longas desde as primeiras horas do dia.

Embora os bancos tenham limitado o número de pessoas no interior dos estabelecimentos, em muitos momentos, houve aglomeração de pessoas querendo informações sobre os serviços disponibilizados. No Banco do Brasil, por exemplo, está sendo liberada a entrada de 10 pessoas, mas, a todo instante, muita gente, ao mesmo tempo, dirigia-se a um guarda para pedir informações e a distância mínima não era respeitada.

Poucos também eram as pessoas nas filas, do lado de fora, que respeitavam o distanciamento. Isso ocorreu tanto nas lotéricas quanto nos bancos. Pouca gente também usava máscaras. A reportagem do PIMENTA flagrou um grande número de idosos, considerados grupo de risco pelo Ministério da Saúde, sem o equipamento de proteção.

Médicos no sul da Bahia fazem campanha pelo isolamento social contra a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 50 médicos que atuam no eixo Itabuna-Ilhéus deixaram mensagem em uma campanha pelo isolamento social como uma das principais armas contra o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Os dois municípios sul-baianos têm 61 casos confirmados da covid-19, segundo o boletim mais recente das secretarias de Saúde de Ilhéus e de Itabuna, além de mais de duzentos pacientes em isolamento domiciliar ou monitorização.

O vídeo é aberto por um dos mais renomados cardiologistas da Bahia. Jairo Xavier diz que em quase 40 anos de Medicina este é o cenário mais preocupante já visto por ele:

– Tenho 36 anos de formado e nunca vi em minha vida de médico uma situação tão catastrófica como essa pandemia. Meus irmão, quero pedir, encarecidamente, que fiquem em casa. É a única maneira que temos de evitar mortes, muitas mortes – afirma.

Confira a íntegra do vídeo com os mais de 50 médicos fazendo um apelo: #fiqueemcasa!

Ilhéus agora tem 39 casos, 10 a mais em relação a ontem (11)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Saltou de 29 para 39 o número de pacientes com exames positivos para o novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus em apenas 24 horas, segundo o boletim detalhado da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado às 18h. Já no final da manhã, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, havia feito alerta para a subida assustadora, na definição dele, do número de casos em Ilhéus e na região. Uruçuca saltou de 9 para 12 casos positivos. Itabuna saiu de 20 para 21.

Apesar de registrar quase 700 casos até aqui, a Bahia já apresenta número de 148 pessoas recuperadas da doença até as 17h deste Domingo de Páscoa (12). Até o momento, 4.916 casos foram descartados e 66 pessoas encontram-se internadas, sendo 28 em UTI, conforme a Sesab.

SALVADOR CONCENTRA MAIORIA DOS CASOS

Os casos confirmados estão distribuídos em 71 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,16%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 365 (54,23%) são do sexo feminino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos.

A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,93% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (8,68/100.000 habitantes), indicando o maior risco de adoecer.

Confira vídeo com o alerta feito pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, hoje (12).

ATUALIZAÇÃO: A Secretaria de Saúde de Ilhéus deu números mais atualizados da covid-19 do que o do Boletim da Secretaria Estadual (Sesab). Conforme o município, já são 40 os infectados pela doença no município. Eram 29 até ontem. Ou seja, são 11 novos casos.

Canal de macrodrenagem não é limpo há mais de 4 anos
Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores do Bairro Santo Antônio, em Itabuna, cobram a manutenção do canal de macrodrenagem que corta o bairro. Com as chuvas dos últimos dias, aumentou ainda mais o drama dos moradores de áreas próximas ao canal, que, em boa parte, ainda está descoberto, principalmente na região mais povoada, nas transversais da Avenida Itajuípe no trecho mais próximo da BR-101.

– Estamos com problema em nossas residências pelo canal cheio de mato e sem manutenção – narra uma moradora, que reside numa das transversais da Avenida Itajuípe.

Com boa parte da rede de esgoto entupida por falta de manutenção do canal, os moradores se veem em situação ainda mais dramática. “Quando chove, além de ratos, cobras e baratas, temos que lutar com o avanço do esgoto em nossas casas. É uma situação lastimável e que nos tira a dignidade”, relata uma enfermeira, desesperada.

Ao longo das transversais e na própria Avenida Itajuípe, trecho próximo à Unidade de Saúde do bairro, a água não tem como escoar e, a exemplo do esgoto, torna ainda mais dramática a situação de moradores em tempos chuvosos. “Temos moradores de todas as idades e donas de casa que já são idosas. Quando a prefeitura vai olhar por nós?”, questiona a dona de casa Maria José Santos.

Última limpeza do canal foi feita em 2016 || Foto Gabriel Oliveira/Arquivo

SEM MANUTENÇÃO HÁ 4 ANOS

Uma manicure enfrentou problemas de saúde ao fazer a limpeza de casa depois de ter a residência invadida pelo esgoto. Teve complicações numa das pernas. “Dói que a Prefeitura não faça nada aqui, apesar da gente morar ao lado de um posto de saúde”, narra uma técnica em enfermagem. A última vez que o canal passou por manutenção e limpeza foi em março de 2016. “São quatro anos no abandono, moço”, relata uma idosa que preferiu não se identificar para a nossa reportagem.

Os moradores não escondem o medo com a possibilidade de o canal levar mais doenças para a comunidade devido à falta de manutenção. Doenças como dengue e zika vírus estão entre as preocupações dos moradores, aliadas ao novo coronavírus. Água acumulada e o avanço do mato ao longo do canal representam focos de proliferação de arboviroses como a dengue, a chikungunya e zika vírus.

OUTRO LADO

O espaço está aberto para que as secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano de Itabuna informem quais soluções podem apresentar aos moradores de áreas ao longo do canal do Santo Antônio.

Vilas-Boas diz que houve subida assustadora de casos de covid-19 na região
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, fez um segundo alerta para o surto do novo coronavírus (covid-19) na região sul da Bahia. O alerta em vídeo chama a atenção para um aumento acelerado de casos no sul da Bahia, principalmente no trecho entre Ipiaú, com 12 casos, e Ilhéus, que registrava 29 até o final da tarde de ontem (11).

O apelo do secretário é para que a população fique em casa e, caso saia, use máscara. Vilas-Boas também pede que os comerciantes forneçam máscaras aos funcionários e, também, aos clienes que chegarem aos estabelecimentos comerciais.

– Os números de Ilhéus subiram assustadoramente. Fique em casa, não vá à praia. Lave as mãos. Vamos combater o coronavírus! – disse ele, há pouco, por meio do Twitter, horas antes da divulgação do novo boletim epidemiológico da Sesab.

Confira o vídeo com o alerta feito pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Deu negativo para o novo coronavírus o exame feito em um idoso de 72 anos que faleceu na última quinta (9), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. A vítima residia num dos bairros mais populosos de Itabuna, a Califórnia.

A coleta de material para teste do novo coronavírus foi feita devido ao resultado apontado em tomografia. A vítima tinha diabetes. O resultado do exame foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), em Salvador.