Tempo de leitura: 2 minutos

Salto para 640 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Bahia, segundo novo boletim epidemiológico divulgado no final da tarde deste sábado (11) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Depois de duas semanas, Porto Seguro voltou a registrar novo caso de coronavírus, agora com total de 11 pacientes positivados para a Covid, dos quais 10 já recuperados. Itabuna saiu de 19 para 20 pacientes infectados. A vizinha Ilhéus manteve os 29 registrados ontem.

Segundo a Sesab, os 640 casos positivos representam apenas 6,82% do total de casos notificados. Outros 3.405 deram negativo (descartados), porém a fila de exames aguardando resultado é alta. São 5.337 testes à espera de resultado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Há, até aqui, o registro de 21 óbitos, o último deles em Lauro de Freitas, hoje, município que registra duas mortes por covid-19 (veja mais abaixo). Os demais ocorreram em Salvador (11), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Dos casos confirmados, 66 são profissionais de saúde

Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 60 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais, até as 17h de hoje.

(Clique para ampliar)

SALVADOR CONCENTRA 55,16% DOS CASOS

Os casos confirmados estão distribuídos em 70 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,16%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 340 (53,12%) são do sexo feminino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,59% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (8,13/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

Tempo de leitura: 2 minutos

Profissionais em saúde da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna registraram, nesta Sexta-Feira Santa (10), mais uma vitória na dura batalha contra o novo coronavírus. Vitória contra um inimigo pouco conhecido e contra o qual, até aqui, existem poucas armas. Hoje, ocorreu a primeira alta hospitalar de um paciente vítima da Covid-19 internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. O paciente estava na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho desde a terça (7).

Ao chegar à unidade médico-hospitalar, o paciente de 34 anos apresentava alguns dos sintomas conhecidos da covid-19 — dor de cabeça, febre, tosse seca, perda do olfato e paladar, além de desconforto respiratório. Já positivado para Covid-19 e em isolamento domiciliar desde há uma semana, o paciente de 34 anos – que não teve a identidade revelada, não apresentava nenhuma outra comorbidade e não fazia parte de nenhum grupo de risco.

O médico intensivista e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Júnior, falou do esforço dos profissionais auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos, além do administrativo. “ É a nossa primeira alta de um paciente com Covid-19 e representa o resultado do esforço de toda equipe da Santa Casa de Itabuna, assistencial e administrativa”, disse ele em nota distribuída pela instituição.

DESAFIO

O provedor ressalta que o esforço inclui desde as reuniões para o planejamento, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), preparo de área exclusiva e treinamento, até o manejo clínico dessa patologia tão nova para todos. “Estamos dando o nosso melhor para garantir a recuperação de todos os pacientes nesse momento tão difícil”, afirma.

Apesar de apresentar melhora e ter recebido alta hospitalar, o paciente seguirá agora em isolamento domiciliar, com monitoramento da Vigilância Epidemiológica de Itabuna até a coleta de material para novos exames, “respeitando o prazo que indicará se ele está curado ou não da Covid-19.

Secretário de Saúde da Bahia e juzía do trabalho são os entrevistados deste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O aumento exponencial de casos de Covid-19 nos municípios do sul e baixo-sul da Bahia e as relações entre patrões e empregados no Brasil com o advento do  novo coronavírus  são  destaques do Bom Dia Bahia deste sábado (11).

O programa irá ao ar a partir das 8h pela Rádio Difusora de Itabuna/AM-640.  E vai entrevistar, ao vivo, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a juíza Eloina Machado, titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna.

Fábio Vilas-Boas e Eloina Machado serão entrevistados pelo jornalista Ederivaldo Benedito (Bené) e o advogado Andirlei Nascimento. O secretário de Saúde fará um balanço das ações do Governo do Estado no sul da Bahia, com destaques para o risco de surto nos municípios da região e importância do isolamento social.

Já a juíza do Trabalho vai esclarecer dúvidas sobre audiências, prazos processuais, negociação coletiva, suspensão de contato, teletrabalho e home office. O programa “Bom Dia Bahia” vai ao ar aos sábados, das oito às dez e meia da manhã, pela Rádio Difusora de Itabuna AM-640. Acesse aqui o link da emissora.

Camacan registra o terceiro óbito pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24h, saltou de 568 para 616 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) na Bahia. A doença se espalhou pelo estado e atinge total de 67 municípios com pacientes infectados pela covid-19 com diagnóstico laboratorial, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Na lista de novos municípios com pacientes que deram positivo para a doença está Camacan, no sul da Bahia. Também na região, surpreende o número de casos confirmados em Uruçuca, município de 20,5 mil habitantes, mas com 1 óbito e 9 pacientes infectados.

No sul da Bahia, a cidade com o maior número de casos é Ilhéus, com 29, seguido de Itabuna, 19, e Ipiaú, com 12. No estado, Salvador lidera, com 341 casos positivos, seguido por Feira de Santana (41). Ilhéus é o terceiro, seguido de Itabuna e Lauro de Freitas, este com 17.

Fonte: Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem de 71 anos e com histórico de diabetes faleceu nesta sexta-feira (10), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. O óbito foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) há pouco. De acordo com a Sesab, o idoso, residente em Gongogi.

A vítima foi internada em estado grave, na última segunda (6), no Calixto Midlej Filho, onde faleceu hoje. Com esta confirmação, subiu para 20 o número de óbitos causados pela doença na Bahia.

Ilhéus e Itabuna têm 409 mortes pela Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde liberou mais R$ 4 bilhões extras para estados e municípios reforçarem suas ações de combate ao coronavírus. De acordo com portaria publicada na quinta-feira (9), no Diário Oficial da União, Itabuna recebeu R$ 8.909.188,80 para ações de enfrentamento à doença.

Para Ilhéus, foram repassados exatos R$ 3.268.956,97. Outros municípios do sul da Bahia  também receberam dinheiro extra para o combate à covid-19: Camacan (R$ 79.930,00), Ibicaraí (R$ 157.167,99), Ibirataia (R$ 340.457,35), Itacaré (R$ 115.761,80) e Una (R$ 81.430,00).

De acordo com a portaria, todos os municípios brasileiros receberam recursos extras para o enfrentamento da doença. O dinheiro pode ser usado para a aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos nesse período de pandemia.

O valor destinado corresponde a uma parcela mensal do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária. Os municípios que recebem recursos para média e alta complexidade terão direito a uma parcela mensal extra, em igual valor. Os que não recebem, terão direito ao valor repassado para a atenção primária, também em igual quantia. Acesse aqui o Diário Oficial da União.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de decreto, o governo baiano determinou a suspensão de transporte intermunicipal em mais quatro localidades. O decreto publicado no Diário Oficial desta sexta (10) amplia a suspensão de 69 para 73 municípios. Hoje, foram incluídos Itapebi, Ituberá, Santa Luzia e Ubatã, todos no centro-sul do Estado.

O decreto proíbe a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário. Isso vale para modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Nos quatro municípios incluídos agora, a determinação vale a partir deste sábado (11).

OS 73 MUNICÍPIOS

A medida preventiva do governador Rui Costa passa a abranger 73 cidades baianas. São elas Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju e Itororó.

O decreto também afeta Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité, Utinga, Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama, São Francisco do Conde, Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim e Serrinha.

Em algumas cidades sem casos confirmados de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Secretária de Saúde de Santa Luzia testa positivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Santa Luzia e Ubatã entraram para a lista de municípios com casos confirmados do novo coronavírus no sul da Bahia. Um dos pacientes com teste positivo é a secretária de Saúde de Santa Luzia, Evilane Viana, que está em isolamento domiciliar.

Em Ubatã, foram confirmados quatro casos. De acordo com a Sesab, o município está na área de risco de alta transmissão da doença, juntamente com Ubaitaba, Uruçuca, Itabuna, Ilhéus e Ipiaú. Este último município tem seis servidores da saúde infectados. Cinco estão em isolamento domiciliar e um está internado no Hospital Geral de Ipiaú. O município tem 12 casos confirmados, segundo a Sesab.

No sul da Bahia, já são 90 casos confirmados do novo coronavírus. Ilhéus registra 27 e Itabuna 19. Itajuípe também confirmou mais uma ocorrência nas últimas horas e passou a somar quatro pacientes que testaram positivo para a doença.

Em Uruçuca, são oito casos do novo coronavírus confirmados e uma morte registrada. Os demais casos da doença no sul da Bahia foram registrados em Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Itagibá e Itororó.

Cidade ganha túnel de desinfecção em central contra a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para 568 o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) que deram positivo para a doença em testes feitos em laboratório, segundo boletim informativo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O número de positivos, porém é maior. Ilhéus aparece no boletim com 25 confirmados, mas o município informou que já são 27 casos (veja post abaixo). Itajuípe confirmou o quatro caso de paciente infectado.

Dos casos confirmados pela Sesab, 312 ocorreram em Salvador e 39 em Feira de Santana. Até o momento, 3.404 casos foram descartados e houve 19 óbitos- 11 no município de Salvador e oito nos municípios de Lauro de Freitas (1 óbito), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1).

Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais até as 17h de hoje (9).

Confira aqui o boletim epidemiológico

Os casos confirmados estão distribuídos em 63 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,93%). A média de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,99% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (7,34/100.000 hab) , indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

Ilhéus confirma 27 casos da Convid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus confirmou, na tarde desta quinta-feira (9), o 27º caso de paciente que testou positivo para o novo coronavírus. Hoje, o município registrou a primeira morte causada pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Leia nota.

Os novos casos confirmados são três mulheres, de 65, 56 e 25 anos, moradoras no Nelson Costa, Residencial Sol e Mar e Banco da Vitória, respectivamente, e de um homem, de 65 anos, do Salobrinho, além de uma menina de quatro anos.

O município contabiliza 144 casos descartados, oito sob investigação – aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)- 204 casos suspeitos de síndrome gripal, monitorados pela Central Covid-19, além de seis curas clínicas do coronavírus e uma morte.

Itabuna é outro município do sul da Bahia que confirmou novos casos da doença nas últimas horas. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os infectados são uma criança de dois anos e outra pessoa de 35 anos, que estão em isolamento domiciliar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo coronavírus causou a morte de 19 pessoas na Bahia, mas o estado já apresenta total de 146 pacientes recuperados, segundo informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O boletim parcial do início da tarde revela confirmação de 559 casos por meio de exame laboratorial e total de 51 pessoas internadas, 26 delas em UTI.

Até o momento, foram descartados 3.404 exames (deram negativo). Dos óbitos registrados, a maioria ocorreu em Salvador (11), seguido com oito outros casos em Lauro de Freitas (1 óbito), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quinta-feira (9). Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado às 17h de hoje.

Jairo Araújo: do título de cidadania ao bloqueio nas redes do governador || Foto Chaparraus
Tempo de leitura: 2 minutos

O vereador Jairo Araújo (PCdoB) foi bloqueado nas redes sociais do governador Rui Costa, ontem (8), após cobrar do gestor medidas contra o novo coronavírus (covid-19) e a manutenção da Central de Regulação de Leitos do SUS em Itabuna. Jairo foi o autor da proposta de concessão de título de cidadania a Rui. A honraria foi entregue em mãos numa AABB lotada em julho de 2017.

O vereador levou “toco” em, pelo menos, uma das redes sociais do governador, o Instagram. O bloqueio ocorreu após uma postagem de Jairo em que cobrava atenção de Rui Costa para dois assuntos.

“Chamo atenção do governador @ruicostaoficial , que tenha sensibilidade com o itabunense. Sem regulação e sem atendimento para o Covid-19, nosso povo vai sofrer ainda mais o efeitos dessa crise sanitária”, diz a postagem.

O bloqueio ocorreu logo na sequência. Ao repórter Andreyver Lima, Jairo se disse surpreso com a reação do governador:

– Ele usa muito as redes sociais. Era de se esperar que permitisse que o debate político fosse feito através delas, mas preferiu ignorar quem quis ajudar.

A postagem em que vereador cobrava o governador Rui Costa
E a reação de Rui Costa foi o bloqueio para Jairo

OUTRO LADO

Até o momento, a assessoria do governador não se pronunciou quanto ao bloqueio contra Jairo. O fato repercute, negativamente, nas redes sociais no sul da Bahia.

Minas Aço vê desmonte de estrutura do SUS na região
Tempo de leitura: 2 minutos

A presidência do Diretório do PP de Itabuna emitiu nota pública, nesta quarta (8), em que se posiciona contra o fechamento da Central de Regulação de Leitos do SUS no município sul-baiano. Numa nota assinada pelo presidente do diretório, o empresário Roberto Minas Aço, disse que o partido se solidariza com a equipe de regulação. Sediada em Itabuna, a CRSul abrange 89 municípios do Litoral Sul e parte das regiões extremo-sul, sudoeste e baixo-sul.

– Fomos surpreendidos com a informação do seu fechamento pela Secretaria Estadual de Saúde. Conhecendo o seu funcionamento e o comprometimento do seu corpo funcional, pedimos ao governador Rui Costa que mude essa decisão. A mudança se faz necessária diante do respeito aos territórios e à manutenção da vida dos residentes do interior – diz Minas Aço, que alerta para o desmonte da estrutura e pede fortalecimento da estrutura de combate à covid-19 no sul da Bahia.

Confira a íntegra da nota abaixo.

NOTA PÚBLICA

O diretório do Progressistas, por entender a gravidade por que a Bahia e todo o mundo passam no enfrentamento ao novo coronavírus, se posiciona contrário ao fechamento da CRSul e se solidariza à equipe de regulação de urgência e emergência estadual que responde pelos fluxos regulatórios em 89 cidades, situadas nas regiões Litoral Sul, Extremo Sul e em parte do Sudoeste e do Baixo Sul, sediadas em Itabuna.

Fomos surpreendidos com a informação do seu fechamento pela Secretaria Estadual de Saúde. Conhecendo o seu funcionamento e o comprometimento do seu corpo funcional, pedimos ao governador Rui Costa que mude essa decisão. A mudança se faz necessária diante do respeito aos territórios e à manutenção da vida dos residentes do interior.

O momento exige o fortalecimento dessa importante estrutura de saúde pública e não o seu desmonte. Exige também a melhoria da nossa rede de acolhimento aos pacientes da Covid-19 com investimentos em UTIs e respiradores, uma vez que Salvador e o seu entorno concentram 60% da estrutura disponível para todo o estado, demonstrando que existe necessisade de descentralização dessa realidade e não concentrá-la ainda mais na capital.

De público e com os devidos respeitos institucionais, o Progressistas pede cautela e discernimento ao senhor Governador e ao secretário de Saúde, certos de termos nossas vozes ouvidas e respeitadas.

Roberto Minas Aço Presidente do Progressistas Itabuna

Município tem mais 27 curados da doença, segundo a Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto
Rosemberg: aprovação de Decreto Legislativo

Os projetos de Decreto Legislativo do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) que atestam estado de calamidade pública nos municípios de Ilhéus, Itororó, Itajuípe, Floresta Azul, Santa Inês, Santa Bárbara, Santa Luzia, Itambé, Iguaí, Almadina e Itacaré em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), foram aprovados, via votação remota, por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quarta-feira (8).

A decisão flexibiliza a execução orçamentária das prefeituras e dispensa as limitações de empenho estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para destinar recursos para combater o avanço da doença coma ampliação de investimentos em atendimento médico-hospitalar e na área social.

O estado de calamidade de Ilhéus é válido até o dia 31 de dezembro. Já nos demais municípios, a validade será de 90 dias, prorrogáveis por mais 90. “Com o decreto, o prefeito Marão [Mário Alexandre, de Ilhéus] e todos os outros gestores poderão criar ações efetivas para o enfrentamento da pandemia, tanto na área da saúde, como econômica e social”, destacou Rosemberg.

Itabuna agora tem 178 casos de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Itabuna, atualizou o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) e já com confirmação laboratorial. São quatro novos casos e um total de 16 infectados no município sul-baiano, conforme a Secretaria.

As vítimas são uma criança de 3 anos e outra de 8 anos de idade e dois adultos, de 52 anos e de 31 anos. Um quinto caso foi coletado pela Vigilância Epidemiológica, mas paciente é de Gongogi e está internado, segundo a Secretaria de Saúde.