Secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas diz que reabertura do São Lucas ficou inviável
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse ao que o governo desistiu de instalar a Central da Covid-19 no Hospital São Lucas, em Itabuna, porque só a reforma, fora investimento em equipamentos, custaria R$ 12 milhões. Na avaliação do governo, a estrutura física do hospital está muito deteriorada e a reforma demoraria tempo maior que a urgência por instalação de leitos de internação para casos menos complexos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além do tempo curto para reforma mais demorada, o secretário disse que o custo inviabilizou a reabertura do hospital privado. “O orçamento para reabrir o São Lucas, só de obras, chegou a R$ 12 milhões. O orçamento mais barato era R$ 6 milhões com área diminuída para reabertura, fora equipamentos. Então, é absolutamente inviável.

De acordo com o secretário, o governo estadual optou em pegar uma ala inteira do Hospital Costa do Cacau, na Rodovia Ilhéus-Itabuna, e abrir 30 leitos de UTI para a região, mais 20 no Hospital de Ilhéus. O Costa do Cacau, que é da rede pública, será referência tanto para Ilhéus como Itabuna.

UTIs NA SANTA CASA DE ITABUNA

O secretário também afirmou que os leitos de UTI para pacientes da covid-19 em Itabuna serão instalados ou ofertados no Hospital Calixto Midlej Filho, com 10 para adultos, e no Manoel Novaes, com 3 leitos de UTI pediátrica. Os dois hospitais são da Santa Casa de Misericórdia. Uma ala do Hospital de Base de Itabuna deverá ser reservada apenas para casos da covid-19.

Ilhéus registra mais três óbitos pela Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O novo coronavírus ganhou maior capilaridade na Bahia e, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), já possui casos confirmados em ao menos 51 municípios até as 17h desta segunda (6), com 59,95% dos casos concentrados em Salvador. No sul da Bahia, subiu para 14 o número de pacientes infectados em Ilhéus. São 8 em Itabuna, além de 6 em Ipiaú (veja quadro abaixo).

São 437 casos confirmados até aqui, o que representa apenas 6,7% dos casos notificados. Há ainda 3.571 casos em investigação (54,78%) das amostras e 2.511 descartados (38,52%). Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI.

Até aqui, houve dez óbitos, sendo 8 no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), 1 óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e 1 em Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

A media de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,77% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

Moradores do Jardim Vitória sofrem com infestação de caramujo africano
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma infestação de caramujos africanos está preocupando moradores das ruas Paraíba e Pernambuco, no bairro Jardim Vitória, em Itabuna. O problema, segundo eles, vem de um terreno baldio na entrada do bairro. Toda vez que chove, os moluscos saem desse terreno e invadem a vizinhança.

Somente na manhã desta segunda-feira (6), uma moradora recolheu mais de 40 deles na garagem de casa. Uma vizinha também retirou uma sacola cheia de caramujos, após a noite de domingo chuvosa.

Além do incômodo de ter que retirar dezenas de moluscos toda vez que chove, os moradores se preocupam com a saúde, já que os caramujos africanos podem transmitir verminoses.

Caramujos em calçada de residência no Jardim Vitória

PODE CAUSAR MORTE

Ele é hospedeiro intermediário da meningite eosinofílica, causada por um verme que passa pelo sistema nervoso e se aloja nos pulmões, e da angiostrangilíase abdominal, que pode se tornar grave e levar ao óbito se o verme, que se aloja no intestino, causar a perfuração do órgão. O site não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um profissional de saúde é o oitavo caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna, conforme a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município. A vítima tem 36 anos de idade e trabalha em hospitais de Ilhéus e de Itabuna, conforme nota da Vigilância Epidemiológica emitida nesta segunda (6). É o segundo caso de profissional da área de saúde infectado em Itabuna.

Há pouco, a Secretaria de Saúde de Itabuna reforçou pedido para que a população permaneça em isolamento social. A cidade tem enfrentado aglomerações de pessoas em agências bancárias, casas lotéricas e outros ambientes comerciais. O desrespeito ao isolamento se agravou nos 10 últimos dias.

Acusado morre em confronto com a polícia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem acusado de chefiar uma quadrilha de traficantes de drogas foi atingido durante uma operação de policiais militares, no loteamento Gegéu Rocha, no bairro Fonseca, em Itabuna. Arlen Barreto Clímaco Júnior chegou a ser socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.

O confronto ocorreu no final da tarde deste domingo (5). “Bochecha”, como era conhecido o suspeito, tinha várias passagens pela polícia. Ele era acusado de tráfico de drogas, assaltos e homicídio, segundo investigações da polícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste domingo (5), a Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou o sétimo caso do novo coronavírus no município. É uma mulher, de 31 anos, que teve contato com um familiar que chegou recentemente de São Paulo.

A Secretaria não deu mais informações sobre o estado de saúde da paciente, porém reforçou a necessidade de a população permanecer em isolamento social para “evitar uma disseminação descontrolada da doença” em Itabuna. O comunicado da Vigilância Epidemiológica foi emitido no início desta manhã.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dados divulgados, na tarde deste sábado (4), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) mostram o avanço do novo coronavírus para todo as regiões do estado. No sul da Bahia, já são 29 casos da doença confirmados e milhares de pessoas com sintomas da doença aguardando resultados do exame feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia, em Salvador.

O boletim epidemiológico da Sesab de hoje coloca mais dois municípios do sul da Bahia com casos confirmados com o coronavírus. Os novos casos da doença foram confirmados em Uruçuca e Gandu, com uma ocorrência cada.

Outros municípios do sul da Bahia com casos de coronavírus são Coaraci (1), Gandu (1), Ilhéus (10), Ipiaú (1), Itabuna (6),  Itajuípe (3), Itororó (4), Uruçuca (1) e Itagibá (2).

BAHIA

Bahia registra 336 casos confirmados do novo coronavírus, o que representa 5,17% do total de casos notificados. Até o momento, 1.913 casos foram descartados e houve sete óbitos, sendo cinco em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (4). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 33 encontram-se internadas, sendo 18 em UTI.

Municípios com casos confirmados

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 50,89% são do sexo masculino. A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,30% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (4,18/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos

Pães são doados a quem precisa em padaria no Conceição, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

“Se acabou seu dinheiro e está sem trabalhar, favor pegar um desses pacotes de pães!”. Com esse aviso, a Padaria Santa Fé, no bairro Conceição, em Itabuna, convida aos desempregados e aos que perderam sua renda devido às medidas de isolamento vividas pela população local.

“Repartir o pão” em um local onde o produto é comumente vendido chama a atenção dos clientes, que também se mobilizaram e compraram produtos para complementar o café e a ceia de quem necessita. “Temos aqui muito leite e outros produtos doados por clientes. Então, quem estiver necessitando pode vir buscar seu alimento”, avisam as balconistas.

As funcionárias dizem que o pão oferecido será sempre fresquinho. Elas pedem a quem conhecer alguém necessitado informar sobre o ponto de doação. “A procura ainda está baixa, porque as pessoas não sabem, mas esperamos que essa informação se espalhe com rapidez”, apelam. Leia a íntegra n´O Trombone.

Itabuna agora tem 178 casos de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou, no início da noite desta sexta-feira (3), o sexto caso de novo coronavírus no município. Trata-se de uma enfermeira de 37 anos que, provavelmente, contraiu a doença de um médico de Ilhéus, que testou positivo.

A profissional passou a sentir os sintomas da doença dias depois de ter contato com o médico, que segue em isolamento domiciliar e passa bem. A mulher também está em isolamento sendo acompanhada pela Vigilância Epidemiológica do Município.

Também nesta sexta-feira (3) foi coletado material do marido da bancária que teve o caso confirmado na noite de ontem. O resultado do exame deve sair na próxima semana.

Além dos seis pacientes que deram positivo, Itabuna conta com outros 127 em isolamento social. O município tem ainda 13 casos aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e outros 86 já foram descartados.

Número de casos salta de 267 para 282 em 24 horas na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registra 282 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) até as 12h desta sexta (3). Até o momento, 17.63 casos foram descartados e houve cinco óbitos, todos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Dentre os novos casos registrados, está o quinto ocorrido em Itabuna, uma bancária de 51 anos de idade. Ela passa bem, conforme a Secretaria de Saúde de Itabuna.

Ao todo, 63 pessoas estão curadas e 35 encontram-se internadas, sendo 17 em UTIs. Não houve registro de casos positivos em novos municípios na data de hoje. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os novos casos serão detalhados somente às 17h de hoje com a divulgação do boletim epidemiológico pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Comércio de Itabuna será reaberto na quinta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito em exercício de Itabuna, Fernando Vita, baixará novo decreto, nas próximas horas, prorrogando por mais 15 dias o fechamento do comércio. A medida apenas não atinge serviços considerados essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias, distribuidoras de água e lojas de materiais de construção.

A decisão de prorrogar o decreto foi tomada durante reunião da Comissão de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19). Havia pressão de setores para que houvesse ainda maior flexibilidade, com o comércio sendo aberto e funcionando em horário restrito, das 9h às 15h.

A pressão não foi adiante diante da nova realidade da doença no mundo, no país e em Itabuna, que confirmou, ontem à noite, o primeiro caso de transmissão comunitária da covid-19 (veja mais abaixo). Transmissão comunitária é quando não se consegue identificar a origem da doença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna deverá intensificar ainda mais as medidas de proteção contra o novo coronavírus após a confirmação do primeiro caso de transmissão comunitária da doença. Segundo o secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento, trata-se de uma paciente de 52 anos. O resultado do teste foi informado na noite de ontem (2) e divulgado há pouco pelo secretário.

A mulher passa bem, de acordo com a autoridade em saúde, apresenta sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar. “A população deve manter o isolamento social, sair de casa quando realmente necessário, evitando, de todo modo, ambiente com aglomerações e se proteger fazendo uso de máscaras”, afirmou o secretário de Saúde.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Transmissão comunitária é quando não se pode identificar a origem da transmissão da doença, o que reforça, ainda mais, a necessidade de a população da localidade adotar medidas de proteção. Até aqui, as mais eficazes, além daquelas de higiene – como lavar as mãos sempre -, é o isolamento social, manter-se a, pelo menos, 1 metro e meio de outras pessoas, evitar aglomerações e idas à rua sem maior necessidade.

O isolamento social, o popular “fique em casa”, é medida para evitar que várias pessoas sejam contaminadas ao mesmo tempo e várias necessitem de internamento, principalmente se necessitar de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até agora, Itabuna somente conta com leitos do Hospital de Base (SUS) e Calixto Midlej Filho (planos particulares de saúde). O município é referência para o sul da Bahia e deve levar, ainda, mais 20 dias para abertura de leitos específicos para casos mais graves da doença.

Município registra 33 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública em Itabuna. O decreto é assinado pelo prefeito em exercício, Fernando Gomes Vita, em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Publicado no Diário Oficial nesta quinta (2), o ato é datado de 1º de abril.

O prefeito em exercício converteu a situação de emergência em calamidade pública por causa de medidas restritivas e de outras adotadas para atender à demanda de investimentos públicos, principalmente na rede de saúde.

O decreto tem validade de 180 dias, mas ainda precisa ser votado e aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na última quarta (1º), o legislativo baiano aprovou estado de calamidade em 20 municípios.

DISTRIBUIÇÃO DE LEITE

A Prefeitura também anunciou a distribuição de leite em creches e escolas da rede municipal. A entrega será feita semanalmente, segundo a diretora do Departamento de Combate à Pobreza, Carol Suzart.

Haverá rodízio entre 32 escolas e creches da rede e a distribuição beneficiará famílias que tenham crianças com até 6 anos de idade, desde que estejam cadastradas e matriculadas na rede.

Cada família recebe de 3 a 5 litros de leite. A distribuição do produto é garantida pelo Infoleite, programa federal de segurança alimentar e nutricional para o público infantil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente na manhã desta quinta-feira (2), na BR-101, na altura do KM 480,  em Uruçuca, no sul da Bahia, resultou em três mortes e deixou três feridos. Entre as vítimas está o médico Paulo Afonso Mendes Dias, de 65 anos, que morreu no local da colisão entre uma ambulância de Itabuna e um carro de passeio.

Os feridos foram levados para o Hospital de Base de Itabuna. Já os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT). O médico foi único ocupante da ambulância que não resistiu aos ferimentos. Os outros dois mortos viajavam em um veículo de passeio e ainda não foram identificados.

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informaram ao PIMENTA que a ambulância seguia no sentido de Itabuna. Uma enfermeira da equipe do médico sofreu ferimentos leves.  Ela foi medicada e liberada. De acordo com a PRF,  o motorista do carro de passeio perdeu o controle do veículo, que rodou na pista e atingiu a ambulância.

Município tem mais 27 curados da doença, segundo a Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher é a sétima pessoa infectada pelo novo coronavírus em Ilhéus. O teste dela, que se encontra em isolamento social, deu positivo para a doença. O município é o líder no sul do Estado em número de casos do coronavírus, seguido por Itabuna, com 4, e Itajuípe, com 3.

Há pouco, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) divulgou o boletim epidemiológico diário. Agora, são 246 casos confirmados da covid-19 no Estado até as 17h desta quarta (1º).

Fonte Sesab

Salvador tem o maior número de casos que deram positivo para covid-19, num total de 153. A capital baiana também foi onde ocorreram os dois óbitos causados pelo vírus no Estado. Na sequência, vêm Feira de Santana (18 casos), Lauro de Freitas (11) e Porto Seguro (10). Ilhéus é o quinto, com os 7 casos já anunciados, o último deles hoje.

HOMENS SÃO MAIORIA

Diferentemente do que ocorria até aqui, com os dados de hoje, 52,03% dos testes com resultado positivo são do sexo masculino. Antes, a maioria era feminina. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,44), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos, aponta a Sesab.