Tempo de leitura: 12 minutos

Poucos treinadores conquistaram tantos títulos no futebol do interior da Bahia como Beto Oliveira. São seis troféus do Campeonato Intermunicipal, três deles consecutivos (2017-2018-2019), e uma conquista com equipe profissional, no comando do Itabuna Esporte Clube, em 2002, na Segunda Divisão do Baiano.  A equipe conseguiu o acesso invicta depois de 10 anos sem disputar nenhuma competição.

Em entrevista exclusiva ao PIMENTA, o treinador fala do sonho de conquistar um Campeonato Baiano e mais três títulos do Intermunicipal. Ele também comenta sobre o sufoco que passou por conta da desconfiança dos torcedores de Itamaraju durante a temporada passada, quando teve de montar uma equipe completamente diferente da que se sagrou campeã em 2018.

Beto Oliveira afirma ainda que é louco para treinar a Seleção de Itabuna e observa que o Campeonato Interbairros deveria ser no primeiro semestre, não no segundo, como é realizado hoje. O técnico também fala de Pep Guardiola, Abel Braga, Jorge Jesus e do time rubro-negro carioca: “O Flamengo de hoje é encantador”.

Veja a íntegra da entrevista.

Blog Pimenta – Sua carreira começa na década de 80 como jogador. Exatamente quando?

Beto Oliveira- Comecei na base do Itabuna Esporte Clube em 1982 e me profissionalizei três anos depois. Atuei pelo Itabuna até 87. Rodei por algumas equipes profissionais no país. Em 91 voltei para o Itabuna e um ano depois fui para o Grêmio Maringá. Em 93 encerrei a carreira como jogador de futebol e comecei a treinar a divisão de base do Itabuna, em 94, sendo técnico do time que disputou a Copa Rio daquele ano. Fiquei como treinador da equipe por três anos seguidos.

Pimenta- E no futebol profissional?  

Beto – Comecei em 2000, quando treinei o Grapiúna nos últimos quatro jogos da Segunda Divisão do Campeonato Baiano. Vencemos o Astro, Bahia de Feira, Barreiras e Jequié, salvo engano. Uma das equipes utilizou um jogador irregular, houve alteração na classificação e perdemos a chance de disputar o título naquele ano.

Pimenta – Um início de carreira de treinador empolgante, por sinal.

Beto Foi sim. Em 2001, treinei o Grapiúna que disputou a Taça São Paulo de Futebol Júnior. No retorno, voltei à equipe profissional do Grapiúna para, mais uma vez, disputar a Segunda Divisão do Baianão. Ficamos com o vice-campeonato. Perdemos o título para o Palmeiras do Nordeste, então filial do Palmeiras de São Paulo. Eles tinham uma equipe muito forte e subiram.

Pimenta – E o primeiro título na carreira?

Beto Em 2001, fui contratado para treinar a Seleção de Coaraci no Intermunicipal. Ali, ganhei o meu primeiro título. No outro ano, voltei ao futebol profissional para comandar o Itabuna Esporte Clube na Segunda Divisão. A equipe estava há 10 anos sem participar de competições. Conquistamos o título da Série B de forma invicta e garantimos vaga na elite do futebol baiano.

Pimenta – Em 2002 a sua primeira competição nacional. Foi isso?

Beto Sim. Como treinador do Colo Colo no Campeonato Brasileiro da série C. Em 2003 voltei ao profissional do Itabuna e ficamos na terceira colocação no Baianão. Perdemos a semifinal para o Vitória, que estava na série A do Campeonato Brasileiro.

Pimenta – E o seu segundo título no Intermunicipal?

Beto – Foi em 2004, com a Seleção de Itamaraju.

 

 

Já fiz uma análise e cheguei à conclusão de que ainda é cedo para parar. Quero retornar ao futebol profissional e ganhar mais títulos.

 

Pimenta – Rodou muito como treinador…

Beto – Minha carreira foi entre equipes amadoras e profissionais. E o terceiro título no Intermunicipal também foi no extremo-sul do estado. Em 2009 fechei um contrato com a Seleção de Porto Seguro por dois anos. Ficamos em terceiro lugar, mas conquistamos o título, invicto, em 2010.

Pimenta – Sete anos depois mais um título…

Beto Em 2017, com a Seleção de Eunápolis. No ano seguinte retornei à Itamaraju, onde conquistamos dois títulos consecutivos do Campeonato Intermunicipal.

Pimenta – Beto Oliveira foi um bom jogador?

Beto Tenho uma família de atletas. Danielzinho começou a carreira no Itabuna e passou por equipes como Palmeiras (na base) e Bragantino, na década de 80. Guiovaldo também tem passagem pelo Itabuna, futebol de Portugal e várias equipes no Brasil. Acho que fui um bom jogador sim. Comecei como volante e depois fui atuar como zagueiro. Nas décadas de 80 e 90, tínhamos muitos craques. Era muito difícil para o profissional do interior ser contratado por um time grande do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais ou Sul do País.

Pimenta – Já pensou em parar?

Beto Já fiz uma análise e cheguei à conclusão de que ainda é cedo. Quero retornar ao futebol profissional e ganhar mais títulos.

Pimenta – Já recebeu propostas para trabalhar neste ano?

Beto Recebi uma proposta de um dos times da Primeira Divisão do Campeonato Baiano, mas não possível o acerto por questões financeiras. Ofereceram um valor menor do que eu ganhava no Intermunicipal. Entendi ser uma desvalorização muito grande. Para trabalhar no profissional, na elite do Baiano, o técnico merece ter uma remuneração melhor.

 

 

Tenho algumas propostas. Provavelmente em março, estarei treinando uma equipe da Segunda Divisão do Baiano.

 

 

Pimenta – Você não estaria em uma vitrine melhor?

Beto No futebol profissional a cobrança é muito maior. Todos da cidade exigem uma campanha excelente. A expectativa gira em torno de vencer Bahia e Vitória e conquistar o título de campeão. Tenho algumas propostas. Provavelmente em março, estarei treinando uma equipe da Segunda Divisão do Baiano.

Pimenta – Qual foi a conquista de Campeonato Intermunicipal mais fácil e a mais difícil?

Beto Não existe conquista fácil, ainda mais em se tratando do Intermunicipal, que é disputado por 64 equipes. É uma competição que dura seis meses. Enfrentamos muitas dificuldades. Às vezes, perda de jogadores importantes no decorrer da competição.

Pimenta – O título mais marcante, então?

Beto O mais prazeroso foi primeiro, conquistado com a Seleção de Coaraci. Embora tivesse sido vice-campeão da segunda divisão com Grapiúna, chegamos sem muito conhecimento sobre o Intermunicipal, que é uma competição totalmente diferente. Peguei uma seleção formada basicamente por ex-jogadores profissionais e vividos na competição e eu sem experiência.  Achei um pouco mais difícil para impor a minha metodologia de trabalho, mas tudo deu certo.

Clique em leia mais, abaixo, e confira a íntegra da entrevista.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Profissionais de vários níveis de escolaridade podem consultar, nas unidades do SineBahia, ao menos 96 vagas de emprego nesta segunda-feira (17) em municípios do sul e sudoeste do Estado. São 63 oportunidades em Itabuna, 28 em Ilhéus e 5 em Jequié.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia, preferencialmente nesta manhã, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Vagas para pessoas com deficiência (PCD) exigem apresentação de laudo médico. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as oportunidades para hoje (17).Leia Mais

Fernando diz que foi mal interpretado sobre reabertura do comércio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, Ulysses Maynard Salgado, condenou o prefeito Fernando Gomes (sem partido) a suspensão dos direitos políticos. O magistrado acatou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que acusa o prefeito de ato de improbidade administrativa.

A sentença foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário

Além da suspensão dos direitos políticos,  o juiz determinou que Fernando Gomes pague, no prazo de 15 dias, a partir da notificação, uma multa pelas irregularidades cometidas. Em caso de descumprimento da decisão, o político terá que pagar 10% a mais, com recursos próprios, e poderá ter bens penhorados pela justiça. O magistrado ordenou a inclusão do nome do prefeito no Cadastro Nacional de Condenados Por Atos de Improbidade Administrativa.

A sentença de Ulysses Maynard foi publicada no Diário Poder Judiciário da Bahia, na edição do quinta-feira (13). O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública determinou ainda que o teor da decisão seja informado ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O prefeito de Itabuna pode recorrer para tentar reaver os direitos políticos.

Keila, ao centro, atravessava a rua quando foi atropelada
Tempo de leitura: < 1 minuto

O motorista do caminhão de lixo que atropelou e esmagou uma mulher, na manhã deste sábado (15), na rua Maria Oliveira, no bairro Santo Antônio, em Itabuna, vai responder por homicídio culposo (quando não tem intenção de matar). O funcionário da empresa Bio Sanear e outros dois colegas foram ouvidos pela Polícia Civil e liberados. Testemunhas do acidente também foram ouvidas.A empresa emitiu nota lamentando o acidente e se solidarizando com a família (veja nota abaixo).

Keila Rodrigues Oliveira, de 39 anos, foi atropelada quase na porta de casa, na manhã deste sábado (15). Ela tinha ido até a padaria e voltava com uma sacola de pães para o café da família, quando o acidente aconteceu. O corpo de Keila Rodrigues será sepultado às 9h deste domingo (16), no cemitério campo santo, em Itabuna.

BIO SANEAR LAMENTA

Por meio de nota, a Bio Sanear informa que lamenta, com profundo pesar, o acidente ocorrido neste sábado. “Manifestamos nossa solidariedade à família, vizinhos e amigos, reforçando nosso apoio nesse momento de luto, colocando-nos à inteira disposição para toda assistência necessária”.

A empresa destaca que, em 20 anos de existência, sendo sete anos com serviços prestados à cidade de Itabuna, tem especial preocupação no cumprimento de todos os padrões de segurança e prevenção de acidentes. “Incluindo aí um rigoroso programa de manutenção preventiva dos seus veículos e equipamentos, treinamentos dos motoristas e demais funcionários. Infelizmente ocorrências como essa de hoje são passíveis de acontecer e todo esforço possível será feito com o objetivo de apurar as causas”.

A empresa encerra o comunicado lamentando, mais uma vez, o ocorrido. “Direcionamos nossos sentimentos e orações a toda a família que passa por este momento de dor, rogando a Deus para que possa confortar os corações de quem sofreu tamanha perda”, finaliza.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Cabe a todos, inclusive ao eleitor, a valorização de um novo modo de administrar, rompendo com os vícios que nos aprisionam ao longo das décadas.

 

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

As necessidades apresentadas pelos munícipes derivam de longos ciclos de gestores que administram nossos territórios como se estivessem gerindo uma propriedade que herdaram e que, portanto, supostamente, deveria servir aos interesses pessoais. O passar do tempo demonstra que a administração pública vem sofrendo transformações e seguindo rumo a um melhor controle social, impondo a necessidade de se desenvolver gestões inovadoras.

Essas mudanças são impostas pelas legislações e atuação mais sistematizada dos órgãos de controle. É visível a melhoria da consciência crítica. Essa constatação é perceptível de forma crescente e tem como uma das variáveis mais importantes o amplo acesso às informações por parte de camadas cada vez maiores da população.

Esse novo tempo obriga aos gestores se esforçarem para reduzir os conflitos existentes na espacialidade urbana, afinal, parafraseando o geógrafo Milton Santos, a cidade é o espaço dos conflitos onde os fixos determinam os fluxos.

Assim sendo, cabe aos gestores adotarem ferramentas que reduzam a distância entre a cidade virtual e a cidade real. A cidade virtual é aquela que se apresenta nos mapas de arquivo e que, quase sempre, norteiam as decisões nos “quadrados do poder”, enquanto a cidade real se apresenta no ir e vir dos cidadãos, na ocupação do espaço urbano e na sua funcionalidade, influenciando diretamente na qualidade de vida de todos.

É ponto passivo a necessidade de enfrentamento dos problemas na cidade real, buscando superar as dificuldades que se apresentam. Esse esforço precisa ser exercido cotidianamente pelos que gerenciam as “engrenagens públicas”, por meio da otimização dos recursos existentes e captação de novos e da apresentação de ações que dotem as cidades de mecanismos de controle capazes de melhorar o seu modelo, por consequência, o nível de vida da sua população.

Temos em Itabuna e Ilhéus um conjunto de células de conhecimento que podem ajudar as cidades-pólo e, por conseguinte, o conjunto regional. Essas células precisam ser chamadas para dentro das administrações públicas, com o propósito de, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, ajudarem o desenvolvimento regional: Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, faculdades privadas, Institutos de Educação, Sistema S (Sebrae, Sest Senat, Senac), CEPLAC, Instituto Biofábrica da Bahia e ONGs – com especial destaque para o “Sul da Bahia em Ação”.

Enfim, pelo elenco de instituições, podemos presumir os mecanismos que podem ser desenvolvidos para a construção dos “saberes” que podem ajudar as administrações municipais, possibilitando expertise para alterarmos qualitativamente as características, como diria o saudoso Eduardo Anunciação, do nosso “Planeta Cacau”. A sociedade regional exige essa mudança de olhar e direção na busca por melhor condição de vida. Cabe a todos, inclusive ao eleitor, a valorização de um novo modo de administrar, rompendo com os vícios que nos aprisionam ao longo das décadas.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Corpo de Ivan Filho foi encontrado na tarde desta sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia confirmou, nesta sexta-feira (14), a morte de Ivan Seara Filho, que estava desaparecido desde a semana passada, quando fez o transporte de mercadorias  para o circuito do carnaval de Itabuna e, em seguida, teria aceitado um frete na região do bairro Santa Inês. O corpo de Ivan Filho foi encontrado em um matagal perto de uma estrada vicinal de acesso à BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna.

Morador do bairro Califórnia, Ivan Seara era dono do Ford F-1000, vermelho, de placa JLH-1283, que  ainda não foi localizado. Era com esse veículo que o homem fazia transporte de carga e sustentava a família. Mas na sexta-feira (7) foi chamado para a “corrida da morte” e seu corpo só foi encontrado hoje, numa plantação de cacau,  por trabalhadores rurais, que acionaram à polícia. Dois capacetes foram encontrados perto da cova.

Depois de ser reconhecido pela família, o corpo do Ivan Seara foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica. Agora, a polícia vai em busca de imagens de câmera de segurança para tentar descobrir quem são os assassinos do trabalhador, que era muito querido na região do bairro Califórnia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no final da tarde de ontem, na BR-415, em Itabuna, um veículo roubado e prendeu dois suspeitos de receptação. O flagrante ocorreu durante fiscalização em um trocho urbano da rodovia no município do sul da Bahia. Os policiais descobriram que o Hyundai HB-20 havia sido roubado, no início deste mês, em Salvador.

A apreensão do veículo e prisão dos suspeitos ocorreram por volta das 17h5min, no KM 53 da BR 415. Durante  uma abordagem de rotina, os dois ocupantes do carro apresentavam informações desencontradas. Os policiais fizeram a checagem e descobriram que o automóvel trafegava com placas adulteradas.

A irregularidade era utilizada na tentativa de burlar as fiscalizações, uma vez que as placas originais do veículo possuíam registro de roubo no último dia 3 ,na capital baiana. O condutor de 21 anos e o passageiro de 41 foram levados, juntamente com o veículo, para o Complexo  Policial de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sérgio Velanes: debater altos índices de criminalidade em Itabuna

Diante da onda de assaltos e arrombamentos registrados nas principais vias do comércio central e nos bairros da cidade de Itabuna, representantes da classe empresarial estarão discutindo, na próxima terça-feira, 18, medidas para combater tais delitos. A reunião deverá ocorrer na sede da Associação Comercial de Itabuna (ACI), às 16h30min, com a presença de autoridades municipais e da segurança pública.

De acordo com o presidente da ACI, Sérgio Velanes, o encontro é uma solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL) e do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna (Sindicom).

O presidente da CDL, Carlos Leahy disse que uma atitude precisa ser adotada. “O nosso papel é a cobrança para que venha combater a prática de roubos e arrombamento, e cobrar dos órgãos uma ação mais efetiva dos poderes responsáveis”, enfatizou.

Confira mais de 20 vagas de emprego para esta segunda (2) em Itabuna e Jequié
Tempo de leitura: 3 minutos
Vagas de emprego nas áreas de varejo, saúde e serviços nesta sexta (14)

Com vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior completo, o SineBahia abre total de 77 oportunidades de emprego em dois dos principais municípios do sul e do sudoeste do Estado. A unidade de Itabuna abre nesta sexta com 74 vagas de emprego, enquanto as de Jequié têm 3.

O cadastro no SineBahia exige apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoas com deficiência (PCD) devem portar laudo médico. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis nesta sexta em Itabuna e em Jequié.Leia Mais

Tempo de leitura: 5 minutos

Quatro dos principais municípios do interior do Estado ofertam total de 155 vagas de emprego com intermediação do SineBahia nesta quinta-feira (13). São 97 vagas em Itabuna, mais de 70 delas para supermercado, 34 em Ilhéus, 17 em Jequié e 7 em Feira de Santana.

Os interessados devem apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de renda e de escolaridade. Pessoas com deficiência (PCD) devem ter laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis para esta quinta.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Orelhão no centro foi consertado

Pouco mais de um mês após o PIMENTA denunciar a falta de manutenção dos orelhões em Itabuna e Ilhéus, a concessionária Oi se moveu. Pelo menos um aparelho está, agora, em boas condições de uso. O que fica no Calçadão da Ruy Barbosa em Itabuna foi substituído.

O aparelho está conservado e limpo. Ah, com ruído para discagem DDD. Porém, faltam locais de venda dos cartões. Mas faz chamada a cobrar, bastando ligar 9090 operadora + código de área e telefone da pessoa com quem se deseja falar.

Tempo de leitura: 2 minutos
Vereador Cavalcante emite nota dura contra comandos nacional e estadual do MDB

Vereador e presidente do Diretório do MDB de Itabuna, Antônio Cavalcante comunicou a saída da presidência e do partido nesta manhã de quarta-feira (12). Cavalcante disse ter assumido o MDB “no momento mais turbulento do partido na Bahia”, mas que existem “donos da legenda”. E apontou forma ditatorial na condução do partido diretórios nacional e estadual, que manobram para que a vereadora Charliane Sousa, hoje no PTB, ingresse no MDB e dispute a Prefeitura de Itabuna.

– Salientando que os desgastes do partido, não partiu por conta de comportamentos dos membros de Itabuna e sim da estadual e nacional, tive a coragem de assumir a presidência, fui fiel ao mesmo em todos os sentidos, porém existem pessoas que se acham dono da legenda, estarei anunciando a minha saída do partido, não por ter nada contra a chegada da vereadora, mas por discordar da forma ditatorial na condução do partido, tanto na estadual, como na nacional, que apesar de escrever uma coisa pratica outra – disse em nota.

O vereador terminou a mensagem em tom irônico ao dizer que deseja sucesso a quem assumir a direção do MDB local. “Entregarei o partido totalmente legalizado e não terá intervenção, até porque nenhum filiado que sempre respeitou e que se respeita, não tem interesse em assumir o diretório”. Cavalcante ainda não informou o destino partidário. Confira o comunicado do vereador e agora ex-presidente do MDB de Itabuna.

COMUNICADO

Diante de alguns comentários, que o diretório municipal do MDB, perdeu a queda de braços. Não acredito em queda de braços, diante dos acontecimentos e do desrespeito do diretório estadual, ninguém queria assumir o partido em Itabuna, no momento mais turbulento do partido na Bahia. Salientando que os desgastes do partido, não partiu por conta de comportamentos dos membros de Itabuna e sim da estadual e nacional, tive a coragem de assumir a presidência, fui fiel ao mesmo em todos os sentidos, porém existem pessoas que se acham dono da legenda, estarei anunciando a minha saída do partido, não por ter nada contra a chegada da vereadora, mais por discordar da forma ditatorial na condução do partido, tanto na estadual, como na nacional, que apesar de escrever uma coisa prática outra. Desejo sucesso a todos e estarei sempre aberto para qualquer dúvida, entregarei o partido totalmente legalizado e não terá intervenção, até porque nenhum filiado que sempre respeitou o e que se respeita, não tem interesse em assumir o diretório.

Tempo de leitura: 5 minutos

Em Itabuna, são mais de 100 vagas em novo supermercado
Um novo supermercado na região de Itabuna está abrindo mais de 100 vagas de emprego. A seleção das vagas está sendo feita com intermediação do SineBahia. Os interessados devem se apresentar nesta quarta-feira (12), com carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Também é necessário apresentar laudo médico se for pessoa com deficiência (PCD).

Hoje, a unidade itabunense do Sinebahia, que funciona no primeiro andar do Shopping Jequitibá, oferece total de 150 vagas. A de Ilhéus, oferta outras 33 vagas. Em Jequié, no sudoeste do estado, são mais 2. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis nesta quarta.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Abastecimento de água começará a ser regularizado na quarta-feira

Uma adutora que abastece bairros da região do São Caetano, em Itabuna, rompeu nesta terça-feira (11). O rompimento ocorreu na cabeceira da ponte Governador César Borges, que liga o Centro e São Caetano.

A previsão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) é de que o serviço seja concluído até o final da tarde de hoje. Os bairros que seriam abastecidos hoje devem ter serviço regularizado somente na noite de amanhã (12).

Segundo levantamento da Emasa, o rompimento da adutora afetará o abastecimento nos bairros São Caetano, Banco Raso, Sarinha Alcântara, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Vila Anália, Núcleo Habitacional da Ceplac e Pedro Jerônimo (parte baixa), além do Loteamento Luís Eduardo Magalhães, próximo ao Complexo Policial.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dois dos principais municípios do sul e do sudoeste do Estado, Jequié e Itabuna reservam total de 38 vagas de emprego com intermediação do SineBahia nesta segunda-feira (10). São 36 oportunidades em Itabuna e 2 em Jequié.

Os interessados devem procurar unidades do SineBahia nos dois municípios e apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Ainda é exigido laudo médico, se for pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.Leia Mais