Tempo de leitura: 2 minutos

Com oportunidades para vários níveis de escolaridade, as unidades de Itabuna e Jequié ofertam total de 38 vagas de emprego nesta sexta-feira (31). A unidade itabunense têm 35 ofertas hoje, enquanto Jequié disponibiliza outras 3.

Os candidatos precisam apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência para fazer cadastro no SineBahia. Clique em Leia Mais e confira todas as oportunidades para hoje em Itabuna e Jequié.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por 10 votos a 2, o Conselho Municipal de Saúde decidiu que a Prefeitura de Itabuna terá que repassar à Santa Casa de Misericórdia os R$ 25,5 milhões que o Ministério da Saúde enviou para realização de 1.000 cirurgia bariátrica. O governo municipal reteve o dinheiro, prejudicando obesos e a Santa Casa. A manobra motivou denúncia do deputado federal Jorge Solla contra o prefeito Fernando Gomes.

Apesar da decisão do Conselho Municipal desta quinta-feira (30), há resistência do secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, em fazer o repasse integral à Santa Casa. Ele foi o autor de proposta de retear a “bolada”, com a Prefeitura ficando com R$ 17,5 milhões dos R$ 25,5 milhões, deixando apenas R$ 5 milhões para a Santa Casa e outros R$ 3 milhões para a Fundação Fernando Gomes, que mantém a Maternidade Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre).

Cada cirurgia bariátrica custa, em média, R$ 25 mil. A verba foi obtida por um esforço da ONG do Obeso e do médico especialista Fabrício Messias em Brasília. Deputados também se mobilizaram para garantir os R$ 25,5 milhões, ainda no final de 2019. O dinheiro chegou em Itabuna e ficou retido.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Verba foi destinada pelo Ministério da Saúde para cirurgias bariátricas em Itabuna

Por 10 votos a 2, o Conselho Municipal de Saúde decidiu que a Prefeitura de Itabuna terá que repassar à Santa Casa de Misericórdia os R$ 25,5 milhões que o Ministério da Saúde enviou para realização de 1.000 cirurgia bariátrica. O governo municipal reteve o dinheiro, prejudicando obesos e a Santa Casa. A manobra motivou denúncia do deputado federal Jorge Solla contra o prefeito Fernando Gomes.

Apesar da decisão do Conselho Municipal desta quinta-feira (30), há resistência do secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, em fazer o repasse integral à Santa Casa. Ele foi o autor de proposta de retear a “bolada”, com a Prefeitura ficando com R$ 17,5 milhões dos R$ 25,5 milhões, deixando apenas R$ 5 milhões para a Santa Casa e outros R$ 3 milhões para a Fundação Fernando Gomes, que mantém a Maternidade Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre).

Cada cirurgia bariátrica custa, em média, R$ 25 mil. A verba foi obtida por um esforço da ONG do Obeso e do médico especialista Fabrício Messias em Brasília. Deputados também se mobilizaram para garantir os R$ 25,5 milhões, ainda no final de 2019. O dinheiro chegou em Itabuna e ficou retido.

A ideia é que as cirurgias de pessoas vítimas de obesidade – um sério problema de saúde pública – comecem tão logo a verba seja repassada à Santa Casa pela Prefeitura.

Claro, tudo dependerá da ordem do prefeito Fernando Gomes e do secretário da Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento. Pela decisão do Conselho Municipal, o prefeito e o secretário vão incorrer em ilegalidade se não fizer o repasse e optar pela distribuição.

Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes decretou novo reajuste da passagem de ônibus nesta quinta-feira (30). Com o reajuste de 15,5%, a passagem saltará de R$ 3,20 para R$ 3,70. A nova tarifa entrará em vigor em 1º de março.

O decreto do reajuste da passagem já foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, hoje. Há duas semanas, as empresas de ônibus apresentaram estudo da Fipe e pediam reajuste da passagem para até R$ 4,50.

Ainda conforme o decreto assinado pelo prefeito Fernando Gomes, a passagem de ônibus custará R$ 3,60 para quem paga por meio de cartão eletrônico. Neste caso, a compra é feita antecipadamente.

SÃO MIGUEL DE VOLTA

Há pouco, a frota de ônibus da São Miguel voltou a circular. A previsão é de que até as 19h o serviço de transporte público em Itabuna seja regularizado, após 10 dias de greve dos funcionários da São Miguel, que iniciaram a paralisação depois que a empresa não depositou a quinzena do dia 20 de agosto.

A empresa alegou, naquele dia, um suposto erro da agência bancária. Com o passar dos dias, os rodoviários perceberam que a São Miguel não havia feito o depósito e o erro bancário era desculpa para tentar desmobilizar os funcionários.

Tempo de leitura: 2 minutos
Rosivaldo vai retomar programa em novo horário neste sábado

Há mais de dois anos no ar pela Rádio Nacional 870 AM, o programa Ponto de Vista com Rosivaldo Pinheiro vai estrear novo horário a partir deste sábado (1º). O programa irá ao ar das 10h às 12h. Além do horário, o programa ganhará novo formato.

Segundo Rosivaldo Pinheiro, o Ponto de Vista manterá a pauta de opinião sobre assuntos do cotidiano e da política, que é o carro-chefe do programa, aliado ao entretenimento com músicas e participações dos ouvintes. Agora, diz o apresentador, contará também com a presença em estúdio de Leandro Viana, como noticiarista, e a atuação dos repórteres plantonistas Carlos Barbosa, Fábio Ferreira, Hélio Fonseca e Wagner Mendes.

– É um momento novo do Ponto de Vista, com novas ideias e novo conceito, sem deixar a essência de um programa de opinião. Esse time que vem agora comigo certamente vai entregar as notícias mais apuradas que a cidade quer e precisa ouvir. Informação é a chave para uma sociedade evoluída e nós apostamos nisso. Agradeço aos meus ouvintes pela fidelidade ao longo desses dois anos e meio e sei que muitos outros estão chegando para somar e serão muito bem-vindos – destacou Rosivaldo Pinheiro.

Rosivaldo Pinheiro diz que o programa continuará sendo semanal, sempre aos sábados. “As mudanças na grade de programação da emissora fazem parte do novo momento da Rádio Nacional, agora sob a direção-geral de Juliana Oliveira”, reforça.

Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes decretou novo reajuste da passagem de ônibus nesta quinta-feira (30). Com o reajuste de 15,5%, a passagem saltará de R$ 3,20 para R$ 3,70. A nova tarifa entrará em vigor no dia 1º de março.

O decreto do reajuste da passagem já foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município. Há duas semanas, as empresas de ônibus apresentaram estudo da Fipe e pediam reajuste da passagem para até R$ 4,50.

Ainda conforme o decreto assinado pelo prefeito Fernando Gomes, a passagem de ônibus custará R$ 3,60 para quem paga por meio de cartão eletrônico. Neste caso, a compra é feita antecipadamente.

SÃO MIGUEL DE VOLTA

Há pouco, a frota de ônibus da São Miguel voltou a circular. A previsão é de que até as 19h o serviço de transporte público em Itabuna seja regularizado, após 10 dias de greve dos funcionários da São Miguel, que iniciaram a paralisação depois que a empresa não depositou a parte do salário referente à quinzena do dia 20.

A empresa alegou, naquele dia, um suposto erro da agência bancária. Com o passar dos dias, os rodoviários perceberam que a São Miguel não havia feito o depósito e o erro bancário era desculpa para tentar desmobilizar os funcionários.

Tempo de leitura: 3 minutos

Com vagas em três municípios do sul e um do sudoeste do Estado, o SineBahia tem total de 48 ofertas de emprego nesta quinta-feira (30). São 36 oportunidades de trabalho com carteira assinada em Itabuna, 8 em Ilhéus, 2 em Jequié e 2 em Gandu.

Os candidatos precisam fazer cadastro no SineBahia nestes municípios, preferencialmente pela manhã, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoas com deficiência (PCD) precisam de laudo médico. Clique em Leia Mais para conferir todas as vagas disponíveis.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Super Férias com oficinas gratuitas de linguagem, matemática e coordenação motora

O Shopping Jequitibá em Itabuna promove, a partir desta quinta-feira (30), a última etapa do Projeto Super Férias, destinado ao público infantil de toda a região. As atividades serão encerradas pela Escola Kumon, uma das mais tradicionais da cidade, com foco no ensino de Matemática.

Até o próximo sábado (1º de fevereiro), ocorrem a Oficina de Linguagem, com orientações sobre expressão oral e o uso correto das palavras, a Oficina de Coordenação Motora, com ações lúdicas, e a Oficina de Matemática, disciplina desafiadora e fascinante.

Oficinas envolvem linguagens, além de coordenação motora

Durante todo este mês, o Projeto Super Férias do Shopping Jequitibá realizou atividades como a Oficina de Emoções, com a psicóloga infantil Thainara Santos, e ateliês sensorial e de eco arte, na confecção de brinquedos, massa sensorial e fantoches e de contos infantis, além do Cantinho do Bebê, com atividades selecionadas para a faixa etária de 7 meses até 2 anos, com a Oficina Catavento. O projeto tem reunido centenas de crianças, num espaço seguro e confortável.

As atividades do Projeto Super Férias são gratuitas e acontecem das 15h às 19h, no Mall Calixto Midlej, em frente a C&A, no Shopping.

Tempo de leitura: 3 minutos

Municípios do sul, extremo-sul e sudoeste do Estado estão com oferta de 56 vagas de emprego pelo SineBahia nesta quarta-feira (29). São 36 vagas em Itabuna, 6 em Jequié e 14 em Teixeira de Freitas. A lista, que você pode conferir mais abaixo, no link “leia mais”, foi divulgada pelo SineBahia.

Os interessados devem procurar uma das unidades do serviço nestes municípios, apresentando carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoa com deficiência (PCD) deve apresentar, também, laudo médico. Clique em Leia Mais, na sequência, e confira todas as oportunidades para esta quarta.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna e de Jequié ofertam total de 36 vagas de emprego nesta terça-feira (28). São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, dentre as quais analista de desenvolvimento de sistemas, esta para Itabuna.

Os interessados nas vagas devem procurar o SineBahia nestes municípios, preferencialmente pela manhã, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas pessoas foram baleadas na Avenida J. S. Pinheiro, em Itabuna, na tarde desta segunda-feira (27). De acordo com as primeiras informações, os  suspeitos são menores, que  haviam acabado de praticar assalto e estavam fugindo numa motocicleta, mas teriam sido perseguidos por um homem num carro de placa não identificada. Eles foram alcançado entre a agência central do Correios e uma empresa de telemarketing. Acabaram atingidos com vários disparos.

Curiosos se aglomeram em volta do corpo de menor morto

Um dos baleados foi identificado como Gabriel Nunes Silva, de 17 anos, que seria morador do bairro São Lourenço. Ele ainda teria tentado sacar a arma, mas acabou caindo da moto, que é roubada. A arma foi encontrada ao lado do corpo de Gabriel. O outro suspeito ainda tentou fugir com a motocicleta, mas acabou preso. Baleado, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para Hospital de Base de Itabuna. Já o corpo de Gabriel foi removido para o Departamento de Polícia Técnica.

Tempo de leitura: 3 minutos

O SineBahia está com oferta de 50 vagas em três dos principais municípios das regiões sul e sudoeste do Estado nesta última segunda-feira de janeiro. São 41 vagas de emprego em Itabuna, 6 em Ilhéus e 3 em Jequié.

O cadastro é feito pessoalmente nas unidades do SineBahia nestes municípios, com apresentação de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso seja pessoa com deficiência, também é necessário laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis para hoje.Leia Mais

UFSB abre vagas para ingresso em cursos de graduação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está com inscrições abertas em Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto.São ofertadas 10 vagas para as cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

As oportunidades são para graduados em Letras, Medicina, Ciências Agrárias, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências ou Licenciatura em Matemática.Alguns cargos exigem do candidato especialização ou residência.As vagas podem ser para o regime de trabalho de 20 horas ou 40 horas semanais, a depender da área escolhida.

A remuneração pode chegar a R$ 4.058,48, incluindo auxílio alimentação. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês, pela internet. O valor é de R$ 100,00, podendo ser solicitada a isenção de inscrição. O processo seletivo é composto da prova didática e a prova de títulos. A aplicação da prova será dia 12 de fevereiro. Acesse aqui o edital. 

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, Capitão Azevedo, disse que entrou para valer na disputa pela principal cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves. E avisa que não aceita disputar a vice. “Não abro mão da cabeça de chapa”. Desde a semana passada, o nome do ex-prefeito é ventilado como possível candidato a vice de Fernando Gomes (sem partido) ou de Antônio Mangabeira (PDT), possibilidades que ele descarta.

Azevedo concedeu entrevista exclusiva ao PIMENTA na última quarta (21). A íntegra será publicada neste sábado (25). O pré-candidato a prefeito fala de erros e acertos do período em que governou Itabuna (2009-2012) e porque, na visão dele, as chances de vitória eleitoral hoje são maiores que em 2016, quando terminou a disputa pelo comando do Centro Administrativo Firmino Alves em quarto lugar.

Ele ainda aborda sua relação com o presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, e com o governador Rui Costa. E repete o que tem se tornando um mantra nesta pré-campanha, quando afirma que foi o prefeito que mais captou recursos para Itabuna em toda a história. Também fala de projetos e composição de governo.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rosivaldo Pinheiro ladeado pelo deputado Rosemberg Pinto e o governador Rui Costa

Rosivaldo Pinheiro, economista e ex-secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, recebeu convite de quatro partidos para concorrer a mandato de vereador em 2020 – PT, PSD, Avante e PSB -, mas ainda não decidiu a qual partido se filiará e se entrará na disputa. Deixou para tomar decisão após as férias com a família. Hoje, embora não fale, o destino mais provável seria o PSB.

Ao PIMENTA, Rosivaldo disse que as consultas à família, apoiadores e ao deputado estadual e líder do Governo Rui Costa na Alba, Rosemberg Pinto (PT), serão decisivas. Rosivaldo foi dos principais apoiadores de Rosemberg em Itabuna em 2018 e integra o time de assessores do parlamentar no sul da Bahia. O deputado está entre os maiores incentivadores da candidatura do economista e ex-secretário.

– Rosemberg tem lugar de fala na minha decisão. Compartilho com ele meus posicionamentos e graças ao mandato do deputado tenho conseguido algumas conquistas para a cidade – diz Rosivaldo, que aponta, dentre as conquistas, a recuperação do Semianel Rodoviário de Itabuna e a reforma do Centro de Cultura Adonias Filho.