SineBahia suspende atendimento ao público em todo o estado
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois dos principais municípios das regiões sul e sudoeste do Estado, Itabuna e Jequié, respectivamente, têm oferta de 34 e 4 vagas de emprego nesta quinta-feira (16). As oportunidades são intermediadas pelo SineBahia.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nestes municípios, preferencialmente nesta manhã de quinta. Se ainda não for cadastrado, é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoa com deficiência (PCD) deve apresentar laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
SineBahia tem oferta de 38 vagas de emprego em Itabuna e em Jequié hoje

Dois dos principais municípios das regiões sul e sudoeste do Estado, Itabuna e Jequié, respectivamente, têm oferta de 34 e 4 vagas de emprego nesta quinta-feira (16). As oportunidades são intermediadas pelo SineBahia.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nestes municípios, preferencialmente nesta manhã de quinta. Se ainda não for cadastrado, é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoa com deficiência (PCD) deve apresentar laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os funcionários do Makro da Rodovia Ilhéus-Itabuna, em Ilhéus, foram pegos de surpresa, nesta manhã de quarta-feira (15), ao chegar para trabalhar. Logo no portão da loja, um aviso de que a empresa havia encerrado as atividades na loja sul-baiana.

O Makro inaugurou a loja ilheense em 2010, com cerca de 150 funcionários. A empresa informou aos funcionários que haveria, para quem desejar, a opção de transferência para lojas em Minas Gerais.

No mercado, a informação é de que a estrutura na Rodovia Ilhéus-Itabuna pode ser adquirida por um grupo mineiro que já trabalha no sistema atacarejo, o Mineirão Atacarejo, que já atua no extremo-sul do Estado. Desde o ano passado, o Makro está no alvo do Carrefour, dono do Atacadão, para compra em negócio estimado em R$ 5 bilhões.

OUTRO LADO

O PIMENTA entrou em contato com a assessoria de comunicação da Rede Makro. A empresa ainda deverá se posicionar publicamente quanto ao encerramento das atividades no sul da Bahia.

Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense

 

O governador vai tentar convencer Fernando de que o melhor caminho é um partido aliado do governo. Se o conselho não for seguido, o bom relacionamento com o neoaliado, que chegou até a colocar a estrela do PT do lado esquerdo do peito, tende a se esfriar.

 

O encontro do prefeito Fernando Gomes com o governador Rui Costa, tendo como pauta principal a sucessão de Itabuna, vem provocando uma avalanche de especulações e disse-me-disse.

A decisão do alcaide, que continua sem abrigo partidário, de disputar ou não à reeleição (ou o segundo mandato consecutivo) mexe com todo o pleito para o cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves.

Salta aos olhos, que não precisam ser do tamanho dos da coruja, que o processo sucessório com Fernando Gomes disputando o sexto mandato é um. Sem ele, outro completamente diferente.

As torcidas dos prefeituráveis caminham em sentidos opostos. Cito dois exemplos, sem dúvida os mais interessantes. O grupo de Mangabeira (PDT) quer Fernando como candidato. Já o do Capitão Azevedo (PL) reza todos os dias para que o atual gestor não tenha seu nome nas urnas eletrônicas.

Com Fernando na disputa, as chances do ex-prefeito Azevedo caem abruptamente. Ambos têm os mesmos redutos eleitorais, são políticos que pertencem ao campo do populismo. A polarização com Mangabeira é dada como favas contadas. O voto útil do antifernandismo vai ser direcionado para o pedetista.

Sem o experiente Fernando Gomes, Azevedo passa a ser o maior adversário de Mangabeira, que continua na frente nas pesquisas de intenções de voto e com um baixíssimo índice de rejeição, que, quando comparado aos de Fernando e Geraldo Simões, pré-candidato do PT, quase que não existe.

E a conversa de Fernando Gomes com Rui Costa? Eu diria que o chefe do Palácio de Ondina não anda nada satisfeito com a possibilidade do alcaide ir para uma legenda que não seja da base aliada, como o Republicanos do bispo e deputado federal Márcio Marinho, que apoia o governo soteropolitano de ACM Neto (DEM) e o prefeiturável Bruno Reis, também demista.

No evento que anunciou Bruno Reis como postulante do DEM à prefeitura de Salvador, Marinho afirmou, com todas as letras maiúsculas, que a legenda vai pleitear a vice do democrata. “O Republicanos faz parte da base do prefeito ACM Neto”, disse o parlamentar.

Ora, o governador, conversando com seus próprios botões, como diria o irreverente e polêmico jornalista Mino Carta, vai dizer mais ou menos assim: Fiz de tudo para alavancar a pré-candidatura dele (Fernando Gomes) e agora ele quer ir para uma legenda que me tem como adversário e que vai apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia na eleição de 2022.

Vale lembrar que Marinho, aqui em Itabuna representado por Lourival Vieira, presidente do diretório local, não cansa de dizer que quer distância do Partido dos Trabalhadores. O bispo da Igreja Universal é adepto fervoroso do “PT nunca mais”. Como não bastasse, já descartou qualquer tipo de aliança com Rui Costa.

O governador vai tentar convencer Fernando de que o melhor caminho é um partido aliado do governo. Se o conselho não for seguido, o bom relacionamento com o neoaliado, que chegou até a colocar a estrela do PT do lado esquerdo do peito, tende a se esfriar. Começam a aparecer as primeiras pulgas atrás das orelhas da autoridade máxima do Poder Executivo estadual.

No mais, esperar o resultado da conversa. Se eu fosse apostar, jogaria todas as fichas que Fernando Gomes não vai para o Republicano.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 3 minutos

Serviço estadual de intermediação de vagas de trabalho, o SineBahia oferta 75 oportunidades nesta quarta-feira (15) nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Teixeira de Freitas.

O maior número de vagas é ofertado em Itabuna (36), seguido por Teixeira de Freitas (16), Jequié (14) e Ilhéus (9).

Os interessados devem procurar o SineBahia nestas localidades, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Necessário apresentar laudo médico se for pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para esta quarta.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Serviço estadual de intermediação de vagas de trabalho, o SineBahia oferta 75 oportunidades nesta quarta-feira (15) nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Teixeira de Freitas.

O maior número de vagas é ofertado em Itabuna (36), seguido por Teixeira de Freitas (16), Jequié (14) e Ilhéus (9).

Os interessados devem procurar o SineBahia nestas localidades, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Necessário apresentar laudo médico se for pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para esta quarta.Leia Mais

Criminosos usaram fardamento escolar para assalto a joalheria em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia ainda tenta prender dois assaltantes que, na manhã desta terça-feira (14), invadiram uma joalheria no centro de Itabuna, renderam os funcionários e fizeram a “limpa” no estabelecimento. A ação dos bandidos foi por volta das 10h. De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram ao local como se fossem clientes, mas logo anunciaram o assalto.

Para evitar uma abordagem, os bandidos usaram farda de um colégio. Depois da limpa nas prateleiras da loja, os assaltantes fugiram numa motocicleta de placa não anotada. Não foi informado o valor do prejuízo. A polícia vai analisar imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os criminosos.

Tempo de leitura: 2 minutos
Motorista do bando dá marcha-à-ré em picape e arromba loja da Tim || Reprodução Pimenta

Câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos flagraram toda a ação dos cinco bandidos que arrombaram a Loja Tim do Centro de Itabuna, na madrugada de terça-feira (14). O quinteto chegou em uma picape VW Saveiro e moto, às 2h20min. A ação durou pouco mais de três minutos.

Os primeiros criminosos chegaram em uma moto e, na sequência, o bandido que dirigia a picape para em frente à loja. Bandidos descem do veículo cerca de vinte segundos depois e analisam a movimentação da rua. Menos de um minuto depois, dois deles estouram cadeado do suporte da vitrine. O motorista fica na picape e outros dão retaguarda e observam a movimentação na rua.

Câmeras flagram bandidos iniciando o arrombamento à loja de telefonia

Um minuto e meio depois, o motorista da picape faz a manobra e dá marcha à ré para arrombar a porta de acesso à vitrine da loja. A ação de arrombamento e “limpa” na loja dura pouco mais de dois minutos. Na sequência, três bandidos fogem na picape e dois na moto. A Polícia Militar foi acionada já na madrugada. Até o momento, ninguém foi preso.

A franqueada Tim não informou qual o prejuízo causado pelos bandidos, que levaram dezenas de celulares e acessórios de telefonia. A loja foi arrombada pela segunda vez. O crime é o primeiro da “Gangue da Marcha à ré” em Itabuna em 2020. Confira, no vídeo abaixo, a ação dos criminosos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Carreta transportava leite e virou na Curva da Pedreira, em Itabuna

O motorista de uma carreta que transportava leite faleceu em acidente na Curva da Pedreira União, trecho Itabuna-Entroncamento de Barro Preto da BR-415. O acidente ocorreu nas primeiras horas da manhã desta terça (14).

A vítima do acidente, Agelson Martins, tinha 55 anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. A pista chegou a ficar interditada para retirada do corpo da vítima. Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado.

Tempo de leitura: 3 minutos
Grupo Educacional agora vai se chamar UniFTC para marcar nova fase e movimento de expansão

O grupo educacional FTC divulgou sua nova marca. Agora, como UniFTC e com uma identidade gráfica mais dinâmica e acolhedora, a Instituição passa a comunicar também em seu logotipo a expansão e as mudanças que já eram vivenciadas por seus colaboradores e alunos.

“Após 20 anos de história, nos transformamos muito. E acreditamos que esse nosso movimento de transformação – tão constante e presente em nosso DNA – precisava de uma nova representação gráfica. Carregamos no nome o início de um novo ciclo, um movimento para o futuro, mas também o legado que já está atrelado à sigla FTC”, afirma Milena Oliveira, vice-presidente de Marketing e Relacionamento da UniFTC.

O novo nome UniFTC foi inspirado, explica, justamente no credenciamento das unidades Paralela, Feira de Santana e Vitória da Conquista como Centro Universitário. Aplicada às demais unidades do Grupo, a nova marca receberá o descritivo “faculdade”. “A marca representa o nosso posicionamento: sempre em movimento”, destaca Milena.

A nova identidade visual foi desenvolvida tendo como premissa as ideias de dinamismo, jovialidade, inovação e acolhimento – características apontadas como sendo parte da identidade da FTC quando da realização das dinâmicas de percepção da marca. Todo o processo de mudança de marca foi conduzido pela equipe de Marketing da Instituição com contribuição de uma consultoria externa de branding.

Para o presidente da UniFTC, William Oliveira, a nova marca traduz um movimento para o futuro e foco que a Instituição tem dado à inovação em prol da Educação e da formação dos profissionais do futuro. E é justamente nessa seara que estão concentrados muitos dos investimentos que a Instituição fez ao longo destes 20 anos e todo o investimento já projetado para este novo ciclo. “A UniFTC está começando uma nova era em sua história”, assegura o Gestor.

Neste novo momento, a UniFTC traça um sólido plano de expansão que já começa a ganhar forma em 2020 com a chegada da Unidade em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Mais que uma nova instituição de ensino, a Faculdade UniFTC de Camaçari representa uma verdadeira inovação no ensino de Direito. Até o final do ano estão previstos os lançamentos de mais quatro unidades localizadas nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará.

20 ANOS DE MOVIMENTO

Além do lançamento da Faculdade UniFTC Camaçari, o Grupo Educacional fechou 2019 com muitas outras conquistas. Os avanços começaram já no primeiro semestre, com a chegada de dois institutos inéditos no Norte-Nordeste e que foram instalados dentro da Unidade Paralela: o de Odontologia das Américas (IOA), voltado para a prática dos procedimentos da Odontologia; e o de Treinamento em Cadáveres (ITC), primeiro do Brasil a oferecer a metodologia americana de treinamento de técnicas cirúrgicas em cadáveres frescos, método que preserva as características do corpo humano vivo, o que permite aos estudantes treinarem situações muito próximas da realidade do dia a dia.

Em agosto passado, a UniFTC adquiriu a Unesulbahia, faculdade com 20 anos de trajetória em ensino no extremo-sul baiano. A nova unidade, localizada entre as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, recebeu investimentos robustos em modernização das estruturas e capacitação de docentes. A Unesulbahia acaba de receber a visita do Ministério da Educação (MEC), que avaliou o campus da Instituição e todo o projeto de abertura do seu curso de Medicina. A faculdade conquistou a nota máxima na avaliação do MEC e aguarda autorização para receber sua primeira turma de médicos em formação.

A educação médica na UniFTC galgou mais um degrau ao conquistar a liberação de quatro programas de residência em Medicina. Os cursos foram autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação e a expectativa da Instituição é receber a primeira turma de residentes já em março de 2020.

Ao todo, serão ofertadas 23 vagas fazendo da UniFTC a IES privada a oferecer mais programas e vagas de Residência Médica na Bahia. Todos os residentes receberão bolsas no valor de R$ 3.300,00 e estarão inseridos na Pós-graduação da instituição, gozando de seus benefícios e oportunidades.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Criminosos arrombam loja da Tim no cruzamento da Adolfo Maron com a Cinquentenário

Criminosos arrombaram uma franquia da operadora de telefonia Tim, no Centro de Itabuna. O crime foi cometido na madrugada desta terça-feira (14) por, pelo menos, cinco assaltantes, conforme informações preliminares. Os bandidos teriam chegado em uma picape VW Saveiro, arrombado a porta da loja pela Rua Adolfo Maron e levado acessórios de telefonia e dezenas de celulares.

A loja fica localizada na esquina da Adolfo Maron com a Avenida do Cinquentenário. Até o momento, não há informações da polícia se algum dos autores do crime foi preso. Pelas características, os bandidos teriam repetido o ocorrido no ano passado, quando uma quadrilha arrombava as portas das lojas usando veículos em marcha à ré.

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem procura emprego em três dos municípios do sul e do sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (14), tem, ao menos, 50 vagas de oportunidades com intermediação do SineBahia. Itabuna tem oferta de 34 vagas, Ilhéus 9 e outras 7 em Jequié.

O cadastro é feito nas unidades do SineBahia, com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para esta terça em Itabuna, Ilhéus e Jequié.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem procura emprego em três dos municípios do sul e do sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (14), tem, ao menos, 50 vagas de oportunidades com intermediação do SineBahia. Itabuna tem oferta de 34 vagas, Ilhéus 9 e outras 7 em Jequié.

O cadastro é feito nas unidades do SineBahia, com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para esta terça em Itabuna, Ilhéus e Jequié.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Definido o esquema de segurança do carnaval de Itabuna|| Foto Waldir Gomes

Foi definido, nesta segunda-feira (13), o esquema de segurança para o carnaval antecipado de Itabuna, que será realizado de 6 a 9 de fevereiro. Os detalhes para garantir a tranquilidade no circuito da folia foram debatidos por representantes da Comissão Organizadora, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal (CGM).

Durante a reunião, ficou definido que a Polícia Militar colocará cerca de 300 homens no circuito da folia e a guarda Civil Municipal outros 210. A festa será aberta no dia 6, uma quinta-feira, com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico. Nos dias seguintes, os foliões poderão ir atrás dos trios elétricos nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, a expectativa é que a folia conte com sete grandes atrações cedidas pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia(Bahiatursa). Além disso, a festa contará com artistas locais que serão contratados pelo município.

Participaram da reunião Fernando Vita (vice-prefeito); Jorge Vasconcelos (secretário de Sustentabilidade Econômica);  Daniel Leão (presidente da Fundação de Cultura e Cidadania); Ricardo Delmondes (CGM); Danilo Labussière (PRF); major Manfredo e tenente Nascimento  (4º GBM); major Penalva  e capitão Casteano (15º Batalhão da Polícia Militar).

Tempo de leitura: 2 minutos
Nota Premiada vai sortear um milhão para 91 consumidores

O primeiro sorteio de 2020 da Campanha Nota Premiada Bahia (NPB) vai contemplar 91 sortudos com R$ 1 milhão em prêmios. No próximo dia 22, os 530 mil baianos cadastrados no site da campanha irão concorrer. O resultado será divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) no dia seguinte.

De acordo com o coordenador de Educação Fiscal da Sefaz, Luís Henrique Brandão, mesmo se o cidadão não ganhar neste primeiro sorteio, ainda há chances de concorrer ao prêmio especial de R$ 1 milhão. “Quem concorre agora em janeiro são os consumidores que informaram o CPF em compras feitas em dezembro último. Está previsto mais um sorteio especial com prêmio milionário para junho. Todos que são cadastrados e fizerem compras de maio de 2019 até lá estarão concorrendo”, informa.

Assim como ocorreu em dezembro de 2019, quando o número de sorteados passou a ser maior, aumentando em 810% a chance dos participantes, o primeiro sorteio de 2020 será composto por 90 com prêmios de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. Antes, os sorteios regulares contemplavam apenas 10 pessoas com prêmios de R$ 100 mil para cada.

“Como o número de ganhadores aumentou, o tempo de validação da relação de ganhadores também cresceu, fazendo com que a homologação e a divulgação dos nomes fosse feita no dia seguinte ao sorteio”, explica Brandão.

OBJETIVOS 

Criada no início de 2018, com o objetivo de reduzir a sonegação fiscal e ampliar a arrecadação estadual, a NPB já distribuiu prêmios para 313 pessoas, sendo 203 da capital e 110 do interior. Destes, dois felizardos faturaram o prêmio especial de R$ 1 milhão, em junho de 2018 e março de 2019.

Para concorrer, além de realizar cadastro no site da campanha, é necessário incluir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) nas compras realizadas em estabelecimentos emissores de notas fiscais eletrônica e do consumidor de todo o território estadual.

Leia Mais