Acossado até pelos aliados, ACM Neto anuncia visitas ao interior no final de maio || Reprodução TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duramente criticado nas últimas semanas por aliados e ex-correligionários pela frieza no trato político, ACM Neto (UB) resolveu reagir e acaba de anunciar série de visitas a municípios baianos em uma agenda para se reposicionar com vistas às eleições de 2026. A agenda será aberta a partir do final de maio, por Ilhéus, no sul da Bahia, administrada pelo prefeito aliado Valderico Junior (UB).

– O ano de 2025 vai ser um ano de articulação política, de conversa com os partidos, com as lideranças e prospecção e identificação de potenciais candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, mas também um ano principalmente de muito diálogo direto com a população e um contato permanente com o cidadão baiano, levando essa mensagem de esperança para o futuro – disse ACM Neto.

O distanciamento de Neto do processo político rendeu críticas de aliados, como o deputado estadaul Paulo Câmara (PSDB) e do primo Luís Eduardo Magalhães, e de ex-aliados, a exemplo do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP).

– Figuras do grupo são mobilizadas para atacar aliados, enquanto ninguém parece ter espaço. Ninguém recebe o que deveria ser o mais simples: uma ligação, um espaço na agenda – afirmou Luís Eduardo na crítica direta ao primo ACM Neto.

A última pesquisa confiável sobre a disputa ao governo da Bahia em 2026, da Quaest, mostrou ACM Neto em empate técnico com o governador Jerônimo Rodrigues (PT): 42 a 38 (relembre aqui). Em 2022, Neto largou com vantagem superior a 60 pontos no primeiro turno, mas viu Jerônimo quase levar no primeiro turno. A disputa foi liquidada pelo petista na segunda rodada.

Governador da Bahia e prefeito de Luís Eduardo inauguraram obras nesta quinta || Foto Adriel Francisco.
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá (PP), surpreendeu o público, nesta quinta-feira (12), ao elogiar as ações do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O prefeito do partido de oposição fez elogios a Jerônimo durante a cerimônia de inauguração das obras de requalificação do Aeroporto do município do oeste da Bahia.

No discurso em evento que reuniu políticos, empresários e população, Junior Marabá falou do trabalho e da parceria com o Governo do Estado. “Estamos vendo em Luís Eduardo Magalhães, que está se destacando na Bahia, o prefeito e o governador trabalhando juntos”, disse o prefeito, antes de ressaltar que o diálogo constrói pontes. “Eu, hoje, sou um admirador do governador Jerônimo Rodrigues, pela sua capacidade de diálogo e de construção”, reconheceu Marabá.

Jerônimo Rodrigues e Júnior Marabá trocam ideias durante cerimônia || Foto Adriel Francisco.

O prefeito Marabá também elogiou a segurança pública no município. Durante seu discurso, ele citou que policiais militares, sob o olhar do Comando Geral da PM e da Secretaria de Segurança Pública, levam tranquilidade ao município. “Promovemos também segurança pública em Luís Eduardo Magalhães “, disse Marabá.

Durante a agenda, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o Aeroporto Ondumar Ferreira Borges e entregou, junto com o prefeito Junior Marabá, o Hospital Municipal Miriam Borges, com novos equipamentos e uma ambulância. Foram anunciadas ainda melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os investimentos do Governo da Bahia em Luís Eduardo Magalhães ultrapassam os R$ 85 milhões.