Comércio de Gandu, município que registrou 3 óbitos pela covid-19 nos últimos dias
Tempo de leitura: 6 minutos

Mais de 2,8 mil casos do novo coronavírus (covid-19) foram registrados nas últimas 24 horas na Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Foram 2.864 casos no período de ontem até as 17h desta quinta (2), com 2.410 curados e 45 óbitos.

No acumulado desde o início da pandemia, o estado possui 79.349 casos confirmados, 53.334 já são considerados curados e 24.068 encontram-se ativos. Segundo a Sesab, 1.947 morreram por causa da covid-19, a maioria diabética.

As confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,09%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.986,24), Gandu (1.897,97), Ipiaú (1.569,55), Uruçuca (1.447,44) e Itabuna (1.291,61), todos do sul da Bahia.

O boletim epidemiológico contabiliza 79.349 casos confirmados, 171.924 casos descartados e 80.085 em investigação. Na Bahia, 9.236 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Na Bahia, dos 2.254 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.476 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 906 leitos exclusivos para o coronavírus, 715 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%.

ÓBITOS

A Sesab contabiliza 1.947 mortes pelo novo coronavírus, 45 registrados nesta quinta (2). Destas mais de 40 vítimas que constam no boletim de hoje, a maioria é de Salvador, além de Itabuna, Gandu, Valença, Lauro de Freitas, Juazeiro, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Confira o histórico de cada uma delas no “leia mais”, abaixo.Leia Mais

Número de casos de dengue dispara em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: 2 minutos

O número de casos de Covid-19 em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, disparou entre o dia 1º de junho e esta quarta-feira (1º). Neste período, a quantidade de infectados passou de 159 para 798. São exatos 639 infectados a mais. Eram 5 óbitos há um mês e hoje são 16, 11 a mais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de pacientes recuperados passou de 494 para 523. Outros 259 ainda apresentam sintomas da infecção e seguem se recuperando (16 internados e 243 em tratamento domiciliar) e 16 pessoas residentes do município foram a óbito.

São 3.979 pessoas notificadas com a Síndrome Gripal/suspeita de Covid-19 e estão aguardando classificação final no e-SUS Notifica. Ainda 3.912 aguardam coleta para exame laboratorial ou possuem critérios para realização do Teste Rápido e outros 67 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.

Do total notificado, 3.296 já se recuperaram da Síndrome Gripal, 668 apresentam Síndrome Gripal leve e seguem em tratamento domiciliar e estão internados 14 pacientes que aguardam investigação laboratorial. Além disso, o caso de um paciente que foi a óbito em domicílio por suspeita de Covid-19 na última quinta-feira (25), ainda aguarda resultado laboratorial.

Leia Mais

Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

O transporte intermunicipal será suspenso em Cotegipe, Igaporã, Itaguaçu da Bahia, Paramirim, Remanso, São José do Jacuípe e Wagner, a partir de quinta-feira (2). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta (1º), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibiquera, Santana, São Domingos e São Gabriel, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Clique em “leia mais” e confira todos os 348 municípios afetados pelo decreto.Leia Mais

Prefeitura anuncia ampliação de reabertura do comércio de Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, anunciou, na manhã deste domingo (28), a reabertura de bares e restaurantes a partir da próxima quinta-feira (2). A decisão foi informada após reunião dos membros do Comitê de Representação Civil e Institucional.

Durante o encontro, os participantes avaliaram dados epidemiológicos de Vitória da Conquista e debateram sobre o Plano de Retomada Gradual das atividades econômicas. Além do Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura e entidades da sociedade civil, o encontro por videoconferência, contou com a participação de representantes da Associação de Bares e Restaurantes de Vitória da Conquista (Abracon) e das academias de ginástica.

Durante o encontro foi apresentada a previsão para abertura do segmento de academias para o próximo 13 de julho, após avaliações dos dados epidemiológicas que serão colhidos durante essa terceira fase.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Vitória da Conquista tem 638 casos confirmados do novo coronavírus e 14 óbitos. Do total de casos confirmados, 463 estão curados da doença e 161 estão se recuperando. Hoje, existem 4.019 casos suspeitos em investigação.

Jequié registra 151 óbitos por Covid-19.
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está enviando recomendação para que as 417 prefeituras baianas regularizem a contratação de cooperativas para prestação de serviços. Esta modalidade apresenta, segundo levantamento feito pelos procuradores do órgão, o maior número de demandas ao MPT no campo das fraudes na administração pública.

Municípios baianos como Jequié, Vitória da Conquista, Barra do Choça, Livramento de Nossa Senhora, Itororó, Mortugaba, Urandi, Encruzilhada e Irajuba estão entre os que têm contratos apontados como irregulares com cooperativas falsas.

As recomendações são resultado da articulação com outros órgãos de controle, como Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Púbico da Bahia, Superintendência Regional do Trabalho e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb). O MPT tem hoje pelo menos 12 inquéritos e oito ações judiciais relativos a fraudes na contratação de cooperativas de trabalho em andamento na Bahia.

“Combater a intermediação de mão de obra através de cooperativas de trabalho é fundamental para evitar fraudes na administração pública. Isso é ainda mais importante neste momento de pandemia em que as contratações do poder público estão sendo acompanhadas com atenção pela sociedade”, afirmou a procuradora Verena Borges.

O documento estabelece prazo de 90 dias para que todos os municípios notificados apresentem um relato de quais contratos mantêm com cooperativas e que medidas estão adotando para se adequar às normas expressas na recomendação.  O documento também alerta os gestores que o descumprimento das normas acarreta responsabilidades civis, administrativas e penais.

Leia Mais

Vitória da Conquista, Covid-19, casos confirmados, óbitos.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais 26 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus em Vitória da Conquista. O município do sudoeste da Bahia já registra 599 casos confirmados desde quando foram iniciadas as testagens, no fim do mês de fevereiro.

O número de pacientes recuperados subiu para 437 e outros 148 seguem em recuperação, ainda apresentando sintomas da infecção, sendo que nove deles estão internados e 139 em tratamento domiciliar. São 14 óbitos.

Neste momento, 52 pacientes estão internados nos leitos clínicos e de UTI da rede SUS destinados, exclusivamente, ao tratamento da Covid-19. Os pacientes internados são de Vitória da Conquista e de outros 17 municípios.

Os pacientes internados de fora de Conquista da Conquista são moradores de Livramento de Nossa Senhora, Ituaçu, Jaguaquara, Nova Canaã, Iguaí, Malhada de Pedras, Brumado, Ilhéus, Itambé, Potiraguá, Luís Eduardo Magalhães, Itapebí, Prado, Cândido Sales, Tremedal, Jordânia e Sussuarana.

MP-BA recorre à justiça para fechar comércio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com ação civil pública na 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista, no  sudoeste da Bahia, pedindo o fechamento do comércio da cidade. Na peça, o promotor Guiomar Miranda de Oliveira  aponta o aumento no número infectados pelo novo coronavírus e mortos no município. Foram 32 novos casos da doença somente nas últimas 24 horas.

Vitória da Conquista registra, até esta segunda-feira (22),  523 casos de novo coronavírus. Desse total, 401 pessoas estão curadas, 109 estão em recuperação e 13 morreram.  Metade dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está ocupada e quase 33% dos leitos de enfermaria têm pacientes internados, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

PMs promovem São João surpresa para idosos de abrigo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares promoveram uma noite especial para os idosos do Abrigo Lar Terceira Idade e da Casa do Amor, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os velhinhos receberam, na sexta-feira (19), a visita de policiais do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) para o evento “São Lidário”, festejo junino antecipado com caráter solidário.

Idosos de abrigo caem na folia promovida pela PM

O trio Sertânia tocou clássicos do forró e fez os idosos dançarem acompanhados de vassouras produzidas para a ocasião pelos policiais da Patrulha Solidário, ao redor da fogueira. “As vassouras serviram para respeitar o distanciamento social e manter acesa a vontade de um dia estarem juntos novamente”, contou o comandante do CPRSO, coronel Ivanildo da Silva.

Sessenta máscaras e 30 cobertores foram distribuídos para aquecer a noite dos idosos que curtiram o evento com comidas e bebidas típicas do período junino. Um policial animou a todos declarando cordéis e casos.

“Também tivemos fogos de artifícios para encerrar a festa”, contou o comandante, após frisar que todas as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus foram tomadas durante o São João Solidário.

Tempo de leitura: 3 minutos

Os municípios Andorinha, Antônio Gonçalves, Belo Campo, Biritinga, Catolândia, Cravolândia, Itambé, Itapebi, Lapão, Nova Ibiá, Nova Redenção, Paratinga e Quijingue terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (17).

A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (16). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Araçás, Caraíbas, Érico Cardoso, Ibipeba, Ituaçu, Malhada de Pedras, Ourolândia, Pedro Alexandre e Rodelas, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira a lista completa no “leia mais”.

LISTA DE MUNICÍPIOS

A Bahia possui 325 municípios com transporte suspenso. São eles: Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Amélia Rodrigues, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Aracatu, Araci, Aramari, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barrocas, Barro Preto, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brejões, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candeias, Candiba, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capim Grosso, Caravelas, Cardeal da Silva, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Cordeiros, Coronel João Sá, Correntina, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D’Ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira de Santana, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Governador Mangabeira, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibotirama, Igrapiúna, Iguaí, Inhambupe, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna e Itacaré.

A restrição também inclui Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Ituberá, Iuiu, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguaripe, Jaguaquara, Jandaíra, Jequié, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jeremoabo, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedão, Lamarão, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Madre de Deus, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Manoel Vitorino, Mansidão, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Viçosa, Nova Redenção, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Rio Real, Ruy Barbosa, Santanópolis, Salinas de Margarida, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória e Santa Inês.

Estão com restrição no transporte ainda Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Domingos, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanquinho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Terra Nova, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Vitória da Conquista tem mais de 700 casos confirmados de dengue
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, registra 712 casos confirmados de dengue, do total de 3.284 pessoas notificadas com suspeita. O município tem 1.562 pessoas aguardando resultado de exame, 121 tiveram resultados descartados e 886 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença. Além disso, três pessoas morreram por dengue grave hemorrágica.

ZIKA E CHIKUNGUNYA

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, foram feitas 521 notificações de pessoas com suspeita de zika. Na última semana o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) não divulgou nenhum novo resultado laboratorial dos casos suspeitos da doença.

São sete pessoas que testaram positivo, 37 que tiveram resultados negativos e 103 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença. Outras 374 pessoas seguem aguardando resultado laboratorial.

O município também registra 346 casos suspeitos de chikungunya, além de 14 casos confirmados para esta doença. Existem 332 pacientes aguardando o resultado laboratorial.

Leia Mais

MP-BA recorre à justiça para fechar comércio
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, anule artigos de decreto municipal, publicado em 31 de maio, que autorizaram a reabertura das atividades comerciais não essenciais a partir de 1º de junho.

A promotora de Justiça Guiomar Miranda Melo orientou que a prefeitura determine novamente o fechamento do comércio considerado não essencial até que haja um cenário epidemiológico favorável à reabertura, o que ainda não ocorreu segundo dados apresentados na recomendação.

Segundo o documento, desde a reabertura, em 1º de junho, até o último dia 10, houve um salto de 159 para 313 casos confirmados de Covid-19, um aumento de 96% em apenas nove dias. A promotora de justiça destacou que o próprio protocolo para reabertura, elaborado pelo comitê local de gestão de risco, prevê o retrocesso das medidas de flexibilização adotadas se o crescimento de novos casos confirmados superar a taxa de 20%.

De acordo com a recomendação, dados extraídos da calculadora de pressão hospitalar da Organização Mundial de Saúde (OMS) projetam que o pico da contaminação de Covid-19 na região sudoeste da Bahia ocorrerá em 21 de julho.

Guiomar Miranda argumentou que projeções apontam a total saturação dos leitos clínicos no final do mês em Vitória da Conquista, um polo regional de saúde que recebe pacientes de vários municípios, e que o índice de isolamento social da cidade é atualmente de 42,8%, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), quando o ideal para se adotar a flexibilização é o patamar de 70%.

O prefeito Herzem Gusmão afirmou que não vai acatar a recomendação da promotora de justiça. “Não vamos acatar esse pedido”, disse em entrevista à Rádio Clube de Conquista, um dia depois de receber o documento do MP-BA. O prefeito conta com apoio dos comerciantes para manter o funcionamento das atividades no município do sudoeste da Bahia.

Eunápolis tem 100% leitos de UTI ocupados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de casos de novo coronavírus disparou em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, nos últimos 10 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eram 190 infectados pelo vírus no dia 3 deste mês. Hoje, conforme boletim epidemiológico, são 400 casos. São 210 pessoas que testaram positivo nos últimos dias.

O número de óbitos também disparou. Eram dois no dia 3. Esse número chegou a sete, sendo que o último ocorreu na sexta-feira (12). A vítima foi um homem de 59 anos, que possuía histórico de hipertensão. Ele estava internado no Hospital Regional de Eunápolis .

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 21 casos da Covid-19. Agora, Eunápolis contabiliza 400 infectados pelo coronavírus, com 93 recuperados, 278 em isolamento domiciliar e 22 internamentos.

Os pacientes confirmados com a covid-19 neste sábado são uma criança (1 ano), 12 mulheres (22, 24, 27, 29, 29, 35, 39, 37, 41, 44, 44 e 54) e oito homens (25, 26, 29, 34, 42, 51, 51 e 60 anos), que encontram-se em isolamento domiciliar com sintomas leves.

Os 22 pacientes internados com o novo coronavírus estão no Hospital Regional em Eunápolis (6), Hospital AMES (9), Hospital Ramos (1), no Hospital Luís Eduardo Magalhães (4), em Porto Seguro, e Vitória da Conquista (2).

Vitória da Conquista, Covid-19, casos confirmados, óbitos.
Tempo de leitura: 2 minutos

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia,  confirmou 118 casos do novo coronavírus na última semana. A prefeitura alega que o aumento ocorreu por causa da ampliação da testagem rápida. De 31 de março, data em que foi confirmado o primeiro caso no município, até sexta-feira (12), o número de infectados chegou a 341.

Neste sábado (13), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o perfil dos pacientes que testaram positivo. O perfil mostra que há uma maior prevalência da infecção em pessoas do sexo feminino, com 192 casos confirmados. Enquanto 149 pacientes são do sexo masculino. Dentre essas 341 pessoas infectadas, 117 são trabalhadores da saúde.

O número de curados subiu de 188 para 282 durante a última semana. Ainda estão com o vírus ativo 54 pacientes que seguem em recuperação (seis deles estão internados e 45 em tratamento domiciliar) e outros cinco pacientes residentes do município faleceram, entre 13 de abril e 25 de maio, por agravamento de sintomas da Covid-19.

JOVENS INFECTADOS

Quase metade dos casos confirmados é de pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, que somam 150 pessoas infectadas. Seguido do número de 126 casos confirmados entre pessoas entre 40 a 59 anos e mais 43 casos em pacientes com mais de 60 anos. Além disso, foram registrados 17 casos confirmados em pessoas na faixa etária de 6 a 19 anos e outros cinco casos em crianças de 0 a 5 anos.

107 pacientes relataram alguma comorbidade relacionada (quando há duas ou mais doenças preexistentes) como Hipertensão (63), Diabetes e doença cardíaca (16), Diabetes (23), Obesidade (15), Doença Hepática (3), Doença Pulmonar (21), Neoplasia (7), Doença Reumática (2), Doença Neurológica (3) e Doença Renal (1). Os outros 234 pacientes negaram ter alguma comorbidade.

Os casos confirmados são de pacientes residentes de 53 localidades do município: Alto da Boa Vista (3), Alto Maron (19), Aparecida (3), Ayrton Sena (2), Bateias (4), Bela Vista (1), Boa vista (25), Boa Esperança (1), Brasil (24), Campinhos/Loteamento Jatobá (1), Candeias (47), Centro (14), Cidade maravilhosa (2), Cidade Modelo (2), Conveima (3), Cruzeiro (6), Felícia (11), Flamengo (2), Guarani (10), Ibirapuera (6), Povoado do Iguá (1), Inocoop (2), Ipanema (1), Iracema (5) e Jardim Guanabara (2).

Além de Jardim Sudoeste (1), Jardim Valéria (6), Jatobá (2), Jurema (8), Kadija (7), Lagoa das Flores (15), Miro Cairo (7), Morada dos Pássaros (8), Nova Cidade (1), Patagônia (12), Pedrinhas (1), Petrópolis (2), Primavera (12), Recanto do Vale (1), Recreio (10), Santa Cecília (3), Santa Cruz (2), São Pedro (2), São Vicente (3), Senhorinha Cairo (2), Sumaré (2), Universidade (1), Urbis II (5), Urbis V (5), Urbis VI (9), Vila América (4), Vila Serrana (7) e Zabelê (6).

Mulher transportava mochila receada de cocaína
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta sexta-feira (12), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, 12 quilos de cocaína. A droga estava na mochila de uma mulher, que acabou presa. O flagrante ocorreu no KM 830 da BR 116.

A droga era transportada em um ônibus que seguia de São Paulo (SP) com destino a cidade de Natal (RN). Os policiais desconfiaram da mulher depois que ela apresentou nervosismo. Ela apresentou informações desencontradas sobre o destino e motivo da viagem, o que levou a equipe a aprofundar a fiscalização no ônibus.

Durante os procedimentos de fiscalização no compartimento de bagagens foi encontrada uma mochila “lotada” com 12 tijolos da substância entorpecente. Após checagem dos tíquetes de bagagens, a passageira de 30 anos, foi identificada como responsável pelo transporte da cocaína.

Aos policiais, a passageira relatou que foi interpelada no estado de São Paulo (SP) e convencida a realizar o transporte da droga até a cidade baiana de Itatim. Informou ainda que receberia R$ 2 mil. A mulher, que trabalha como garçonete, foi apresentada a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista.

Vitória da Conquista divulga perfil de infectados pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou, nesta quarta-feira (10), reabertura dos templos religiosos de qualquer credo. De acordo com o Decreto Municipal nº 20.338, para funcionar, os espaços devem obedecer às orientações dispostas no protocolo de segurança, como forma de prevenção ao novo coronavírus.

O decreto determina que a ocupação máxima do templo, por exemplo, deverá ser limitada a 4 m² por pessoa. As celebrações devem ter duração máxima de 1h15min. Nos assentos dos templos, deve ser respeitado o distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, bem como entre as fileiras de bancos.

Os fiéis devem usar máscara – o uso é obrigatório – e ter acesso aos produtos de higiene, como o álcool em gel, ou ao lavatório com sabonete líquido e papel toalha para higienização das mãos. Na entrada do templo, deve ser colocado um tapete com pano umedecido com hipoclorito de sódio ou água sanitária para a higienização da sola dos calçados.

CASAMENTOS E VELÓRIOS SEGUEM SUSPENSOS

Já as programações de eventos, como catequeses, reuniões, casamentos, batizados e cultos fúnebres, que aglomeram grande número de pessoas permanecem suspensas.

Mesmo com a autorização para reabertura dos templos,  o município recomenda que a população realize seus atos religiosos em seus lares, de forma individual, ou em família, de maneira virtual, sempre que possível. O município já tinha autorizado a reabertura do comércio.