Zé Raimundo e Marcell, ambos à esquerda, em anúncio de apoio eleitoral
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) decidiu apoiar Zé Raimundo (PT) na disputa à Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O ex-deputado obteve cerca de 10 mil votos na eleição de 2018 em Vitória da Conquista.

O prefeito de Conquista será definido em segundo turno, no próximo dia 29. Do outro lado, está o candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB). Marcel disse que apoiará Zé Raimundo esperando que o petista, se eleito, adote ações pela causa animal.

Marcell fez observação: o apoio vai para o gestor e não o partido. “Tenho divergência com o PT, mas não poderia ser irresponsável e deixar a cidade afundar na mão de um gestor arcaico como Herzem Gusmão, o pior prefeito do Brasil”, disse.

CAUSA ANIMAL

O ex-deputado aproveitou para criticar o prefeito Herzem Gusmão, que, segundo Marcell, não teve ações concretas de atenção aos animais. “Quero o bem para minha cidade, que não pode continuar à mercê desse processo político de retrocesso. Por isso, vou apoiar Zé, que firmou comigo ações concretas em defesa dos bichos, algo que o prefeito atual nunca tirou do papel”, disse Marcell.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nova pesquisa eleitoral em Vitória da Conquista aponta para possibilidade de vitória do deputado estadual Zé Raimundo (PT) ainda no primeiro turno, segundo o Instituto Potencial. Encomendado pelo jornal A Tarde, o levantamento mostra Zé Raimundo com 46% das intenções de voto ante 35% do prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB). O deputado saiu de 34% para 46% em relação à pesquisa de setembro, enquanto o prefeito saltou de 29% para 35%.

David Salomão (PRTB) passou de 9% para atuais 3%. Romilson Filho (PP) e Cabo Herling (PSL) registraram 1% cada, enquanto Maris Stella (Rede) e Professor Ferdinand (PSOL) não somaram, juntos, 1%.

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. Foram realizadas 600 entrevistas presenciais no município, das quais 526 na sede e 74 nos distritos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA 06887/2020.

Na atual rodada, Zé Raimundo tem 48,9% dos votos válidos, o que, combinado com outros dados da pesquisa, lhe dá possibilidade de vitória ainda no primeiro turno, na avaliação do estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa conseguir mais da metade dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

“A pesquisa indica uma vitória de Zé Raimundo, quem sabe ainda no primeiro turno. Se a abstenção e votos brancos e nulos aumentarem um pouco, a tendência é que ele ganhe no primeiro turno”, afirma Martins. Nulos e brancos somam 6%. Os indecisos são 7%.

Ainda de acordo com o diretor da Potencial, a simulação de segundo turno entre Zé Raimundo e Herzem corrobora a vantagem do petista. “Herzem cresce pouco. Vai de 35% para 38%”, destaca. No cenário descrito, o candidato do PT venceria o do MDB por 51% a 38% dos votos válidos.

Em outra simulação, desta vez do petista contra Salomão, a vantagem favorável ao ex-prefeito seria ainda maior: 59% contra 22%. Confira a íntegra.

Policiais federais cumprem mandados em Ilhéus e em Vitória da Conquista, na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Duas operações da Polícia Federal foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (4) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e Ilhéus, sul do estado, com a finalidade de combater fraudes na obtenção do benefício do seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. Juntas, as fraudes totalizam quase R$ 300 mil de prejuízo, informa o G1-BA.

Ambas as operações estão sendo deflagradas de forma simultânea, já que, segundo a PF, alguns investigados são suspeitos de participação nos dois esquemas criminosos.

No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca, todos em Jequié, sudoeste da Bahia, além de medidas cautelares diversas e do bloqueio de R$ 94 mil em bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pelas Varas da Justiça Federal de Jequié e de Ilhéus.

Em Vitória da Conquista, foi deflagrada a Operação Demissio, que apura as fraudes no seguro-desemprego.

De acordo com a PF, o grupo investigado simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS), bem como inseria anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bolsas com até 100% são oferecidas em vestibular online

Faltam apenas dois meses para que o ano de 2020 chegue ao fim e, geralmente, esse período costuma ser uma ótima oportunidade para quem tem planos de iniciar o curso superior dos sonhos já no primeiro semestre do ano seguinte. Para dar um incentivo nessa virada de chave, a Rede UniFTC disponibilizará a segunda edição do Vestibular Super Bolsa – uma iniciativa que consiste na oferta de 300 bolsas de estudos para os cursos de nível superior, disponíveis em todas as unidades do grupo educacional, exceto para o curso de Medicina.

Serão disponibilizadas bolsas para todo o período do curso, com descontos que podem chegar a 100%, de acordo com a pontuação e colocação dos candidatos no processo seletivo. Os regulamentos estão disponíveis nos sites vestibular.uniftc.edu.br e vestibular.unesulbahia.com.br.

Para concorrer a uma das bolsas, os interessados devem se inscrever gratuitamente para o vestibular até o dia 07 de novembro (sábado). A prova será aplicada, pela internet, no dia 08 de novembro (domingo), às 13h. As informações de acesso serão enviadas por e-mail aos inscritos e o resultado será divulgado até o dia 12 de novembro.

Taxista é preso com cocaína em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na  manhã deste sábado (19), 14 quilos de cocaína em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O flagrante ocorre no momento em que uma equipe da PRF realizava fiscalização em frente a unidade policial, no Km 830 da BR-116.

A droga era transportada num táxi Chevrolet/Spin, conduzido por um homem de 47 anos, que demonstrou um nervosismo injustificado quando questionado sobre a viagem que fazia. As informações desencontradas e o comportamento anormal elevou o grau de suspeita, resultando em uma busca detalhada no veículo.

Ao averiguar o interior do táxi foram localizados os tabletes de cocaína, escondidos atrás do banco traseiro e sob o banco dianteiro. A pesagem totalizou 14 quilos da cocaína.

TRANSPORTADA PARA SALVADOR

O taxista do táxi afirmou que recebeu a droga em Vitória da Conquista e pretendia levá-la para Salvador. Relatou ainda que os demais ocupantes do automóvel não tinham envolvimento com o ilícito, apenas eram passageiros de uma “corrida” de táxi que se iniciou em Cândido Sales até Vitória da Conquista.

O motorista não disse para quem a droga seria entregue na capital baiana. O preso, o veículo e a droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista, onde foi lavrado o flagrante.

Vitória da Conquista tem 4.990 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vitória da Conquista confirmou, nesta quarta-feira (26), mais três óbitos por complicações do novo coronavírus. As vítimas são dois dois homens, um de 85 anos, do bairro Ibirapuera, outro de 69, de anos, do bairro Candeias, além de uma mulher de 74 anos, moradora do bairro Urbis VI.

De acordo com o Boletim epidemiológico de hoje, foram diagnosticados 155 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. O município tem 4.990 casos de Covid-19 confirmados, sendo 4.391 de pessoas já recuperadas da doença. Outros 503 pacientes permanecem em recuperação – 38 internados e 465 em tratamento domiciliar. O município registra 96 óbitos.

Quanto ao estado de saúde desses pacientes que esperam classificação, 3.780 recuperaram-se da Síndrome Gripal, 1.003 estão com sintomas leves e permanecem em tratamento domiciliar, 13 pacientes estão hospitalizados e dois foram a óbito por suspeita de contaminação pela Covid-19 – casos aguardam resultado da investigação laboratorial.

Neste momento, a rede SUS do município conta 168 leitos (98 de enfermarias e 70 de UTI) para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Estão internados, nesta quarta (26), 78 pacientes de Vitória da Conquista e de outras 22 cidades baianas.

Mulher e filho ofereceram R$ 40 mil aos policiais para não serem presos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública, equipes do Esquadrão de Motociclistas Falcão da PM, alcançaram uma dupla de traficantes que fugia da abordagem policial, em Vitória da Conquista. Mãe e filho – ele com passagem por tráfico de drogas em janeiro deste ano – foram encontrados com drogas e R$ 11 mil em espécie, na tarde de segunda-feira (3).

Segundo contou o comandante da unidade, major Carlos Elder Coelho de Abreu, as informações apontaram movimentação suspeita do veículo modelo Corolla, placa NTQ-9G01. “Cercamos o carro e conseguimos fazer a abordagem. Quando eles perceberam que seriam conduzidos, a mulher ofereceu R$ 40 mil reais para que fossem liberados, o que é inadmissível”, disse.

A dupla ainda informou aos PMs que, em sua residência, havia uma outra quantidade de drogas escondidas. “Ela autorizou a nossa entrada no local onde, após revista, encontramos 40 papelotes de cocaína, três tabletes da droga, 15 trouxinhas de maconha, um caderno contendo anotações do tráfico de drogas, comprovantes de depósito além de celulares, notebook e uma balança”, explicou o oficial.

Os criminosos foram encaminhados para a sede da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), juntamente com o material apreendido. Na Delegacia, os criminosos negaram a autoria dos materiais apreendidos mas, segundo o plantonista da unidade, delegado João Carlos Silva Pierote Moreira, “a dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e corrupção ativa por conta da tentativa de suborno”, contou.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dentre os nossos atrasos históricos, torna-se cada vez mais necessário superar os passivos social, urbanístico e ambiental. Isso exige novos olhares, união de esforços e objetivos, modernização da máquina pública, definição de prioridades e atração de novos investimentos.

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

Nossa cidade completa hoje 110 anos de emancipação política, trazendo consigo a marca do empreendedorismo e da ousadia em desbravar horizontes. Sua gênese se deu pelo trabalho de sergipanos que por aqui chegaram em 1867. Dois deles: Felix Severino do Amor Divino e José Firmino Alves. Antes, em 1857, surgia o arraial de nome Tabocas, ponto de apoio aos tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista.

Nesses 110 anos de emancipação política, passamos por uma verdadeira transformação no aspecto urbano, tendo sua maior expansão no período da crise da vassoura-de-bruxa, agravada na década de 1990, quando chegaram milhares de trabalhadores expulsos do campo, em busca, no solo local, de uma alternativa para sobrevivência, impactando os serviços públicos e exigindo de toda a sociedade adaptação a essa nova realidade que se estabelecia.

Se, por um lado, essa expansão representou pressão sobre a zona urbana e os serviços públicos, fazendo aparecer a escassez de recursos para salvaguardar direitos constitucionais, por outro deu à cidade um aumento populacional e a motivação para que os seus atores principais, públicos e privados, passassem a compreender a necessidade de superação da crise imposta pelo modelo agropastoril exportador para um novo, no qual comércio e serviços ganharam nova dinâmica e foi dado início a uma embrionária industrialização.

Do lado público, nossa cidade tem tido, ao longo desse mais de um século, poucas inovações. Sua principal característica, politicamente falando, foi ser gerida de forma populista, perdendo, por diversas vezes, o protagonismo regional devido a essa postura administrativa. Isso impactou negativamente, inclusive, na busca por novas receitas e no equilíbrio fiscal do município.

Dentre os nossos atrasos históricos, torna-se cada vez mais necessário superar os passivos social, urbanístico e ambiental. Isso exige novos olhares, união de esforços e objetivos, modernização da máquina pública, definição de prioridades e atração de novos investimentos. Essas conquistas só serão factíveis se adotarmos mecanismos de gestão levando em consideração a incorporação de novas tecnologias e elaboração de projetos para financiamento dessas ações.

Precisamos agir para incrementar políticas reais e alterar o nosso perfil de desenvolvimento local. Tal sinergia exigirá, em doses cada vez maiores, um entrelace do setor público com os setores privados e toda a sociedade para, por meio dessa perspectiva, dotar a nossa cidade de condições melhores para a nossa convivência. Precisamos de um novo pacto social local.

Rosivaldo Pinheiro é economista, comunicador e especialista em Planejamento de Cidades.

Polícia Rodoviária apreende supermaconha
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um passageiro flagrado transportando “skunk” dentro de bagagem em ônibus foi preso, na tarde desta terça-feira (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante aconteceu no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

O homem que transportava droga em um ônibus de turismo que seguia de São Paulo com destino a Natal (RN). Os policiais rodoviários federais apreenderam 11 tabletes de skunk, que totalizou 27, 448 kg escondidos no compartimento de bagagem externo.

O responsável pela droga foi identificado e localizado via tíquete de bagagem. Ele informou para os policiais que ganharia 4.000 reais para fazer o transporte da droga que saiu de Florianópolis (SC) com destino a Natal (RN).

O motorista e a passageira foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária, pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão.

O skunk é uma droga produzida em laboratório feita através de vários cruzamentos de tipos de maconha, chegando a ser considerada como uma “supermaconha”. Por ser feita a partir da própria maconha, a droga possui os mesmos efeitos, porém potencializados: palidez, excitação, risos, depressão ou sonolência, aumento de apetite por doces, olhos avermelhados, dilatação das pupilas e alucinações.

Em 24 horas, Vitória da Conquista registra 6 óbitos causados pela covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, registrou recorde negativo de óbitos causados pela covid-19 em um período de apenas 24 horas. Seis pessoas morreram e o município tem, até agora, 33 óbitos devido a complicações do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o 28º óbito foi um homem, de 30 anos, do bairro Lagoa das Flores, portador de asma, doença cardiovascular, hipotireoidismo e obesidade. A vítima estava internada desde a sexta (17) e faleceu ontem (18). Morador do povoado do Capinal, um homem de 79 anos, com doença cardiovascular e hipertensão, estava internado no Hospital São Vicente há 11 dias e faleceu neste domingo.

A 30ª vítima, de 75 anos, morava no bairro Alvorada. A mulher tinha problemas cardíacos e hipertensão. Estava internada desde 26 de junho no Hospital São Vicente, onde faleceu neste sábado. Também do sexo feminino, a 31ª vítima tinha 83 anos, morava na Cidade Maravilhosa, era portadora de diabetes e hipertensão. Faleceu neste domingo (19), 11 dias depois de internada no Hospital da Clínicas de Conquista (HCC).

Outras duas mortes registradas hoje, também provocadas pelo vírus, foram um homem de 43 anos, morador do bairro Patagônia, que não tinha comorbidades e estava internado no HCC desde o dia 23 de junho e outro de 66 anos, morador do bairro Brasil, que estava internado no Hospital Geral há 15 dias.

De acordo com a SMS, Vitória da Conquista confirmou, até hoje, 1.620 casos de infecção pela Covid-19 no município. Há 377 pacientes em recuperação, dos quais 30 internados e 347 em tratamento domiciliar. Segundo o município, existem 4.737 casos de pessoas notificadas com Síndrome Gripal que aguardam classificação final no sistema e-SUS Notifica.

Vitória da Conquista tem 4.990 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de casos  de novo coronavírus em Vitória da Conquista subiu para 1.524 nesta sexta-feira (17). O município registra um total de 1.171 pessoas recuperadas da doença. Outros 328 pacientes permanecem em recuperação (27 internados e 301 em tratamento domiciliar) e 25 pessoas morreram.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 4.830 casos de pessoas com os sintomas aguardam classificação final no e-SUS Notifica. Destes, 4.119 possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 711 pacientes aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.

Quanto ao estado de saúde desses casos sob investigação, 1.586 apresentam sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar e 3.213 recuperaram-se da Síndrome Gripal. Outros 30 pacientes estão hospitalizados aguardando resultado de análise laboratorial e um foi a óbito por suspeita de contaminação por Covid-19.

LEITOS

Nesta sexta (17), foram disponibilizados mais seis leitos clínicos, aumentando para 101 leitos disponibilizados pela rede SUS do município para tratamento da Covid-19, sendo 51 enfermarias e 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Neste momento, 73 leitos estão sendo ocupados por pacientes de Vitória da Conquista e outros municípios baianos.

Transporte intermunicipal é suspenso em mais de 350 cidades no estado
Tempo de leitura: 3 minutos

Arataca e Contendas do Sincorá terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (15). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Abaíra, Baianópolis, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Boninal, Coribe, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibipitanga, Jacaraci, Nova Redenção, Rodelas e Tabocas do Brejo Velho, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira a lista no “leia mais”, abaixo.Leia Mais

Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

Barra do Rocha, Caturama, Ituaçu e Novo Horizonte terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (11). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Lajedão e Malhada, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira, no “leia mais”, os 378 municípios com restrição.Leia Mais

Azul volta a operar frequência Salvador-Ilhéus em janeiro || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Jornal Bahia Online

A Azul deve operar 303 voos diários em agosto. Com o incremento de frequências, oito cidades no país voltarão a receber voos da companhia, duas delas estão na Bahia (Vitória da Conquista e Ilhéus). A venda de passagens já começou nos canais oficiais da companhia.

A partir do dia 3 de agosto, Vitória da Conquista terá voos diretos para Campinas, em São Paulo, com frequências às segundas, quartas, sextas e domingos. Já Ilhéus terá voos às terças, quintas, sextas e sábados para Belo Horizonte, Minas Gerais, a partir de 18 de agosto. Essas operações serão cumpridas com aeronaves modelo Embraer E1, com capacidade para até 118 clientes.

Além das duas cidades baianas, outras seis bases serão reabertas, as de Dourados (MS), Presidente Prudente (SP), Campina Grande (PB) e Governador Valadares (MG), no dia 3, Juiz de Fora (MG), dia 17, e Joinville (SC), no dia 18 de agosto. Clique e confira a íntegra no JBO.

Vitória da Conquista divulga perfil de infectados pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista divulgou, neste final de semana, informações sobre o perfil dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. O detalhamento inclui 253 novos casos de pessoas diagnosticadas com a doença entre os dias 27 de junho e 3 de julho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte dos pacientes que se infectaram com o vírus é do sexo feminino, o que corresponde a 488 casos confirmados. Enquanto que 396 pacientes são do sexo masculino. Os profissionais de saúde somam 168 infectados pela Covid-19.

Foram registrados 29 casos de pacientes com idade entre zero e 5 anos e outros 52 entre 6 e 19 anos. A infecção tem acometido, em maior número, pacientes na faixa etária de 20 a 39 anos, correspondendo a 362 casos confirmados até sexta-feira (3). O segundo grupo com maior número de infectados tem entre 40 e 59 anos, com 320 casos registrados. Outros 121 pacientes possuem mais de 60 anos de idade.

COM OUTRAS DOENÇAS

Dos 884 pacientes diagnosticados com Covid, 503 negaram ter alguma comorbidade e os demais relataram possuir alguma doença preexistente como Hipertensão (128), Diabetes e doença cardíaca (25), Diabetes (43), Obesidade (22), Doença Hepática (4), Doença Pulmonar (36), Doença Neurológica (3), Neoplasia (9), Doença Reumática (6) e Doença Renal (4).

As localidades com maior quantidade de infectados em Vitória da Conquista são Candeias (92) Boa vista (55),Alto Maron (54), Brasil (44), Patagônia (40), Primavera (36),Centro (33), Recreio (30), Ibirapuera (28), Felícia (27) e Urbis VI (25).