Tempo de leitura: 2 minutos

Nova pesquisa eleitoral em Vitória da Conquista aponta para possibilidade de vitória do deputado estadual Zé Raimundo (PT) ainda no primeiro turno, segundo o Instituto Potencial. Encomendado pelo jornal A Tarde, o levantamento mostra Zé Raimundo com 46% das intenções de voto ante 35% do prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB). O deputado saiu de 34% para 46% em relação à pesquisa de setembro, enquanto o prefeito saltou de 29% para 35%.

David Salomão (PRTB) passou de 9% para atuais 3%. Romilson Filho (PP) e Cabo Herling (PSL) registraram 1% cada, enquanto Maris Stella (Rede) e Professor Ferdinand (PSOL) não somaram, juntos, 1%.

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. Foram realizadas 600 entrevistas presenciais no município, das quais 526 na sede e 74 nos distritos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA 06887/2020.

Na atual rodada, Zé Raimundo tem 48,9% dos votos válidos, o que, combinado com outros dados da pesquisa, lhe dá possibilidade de vitória ainda no primeiro turno, na avaliação do estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa conseguir mais da metade dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

“A pesquisa indica uma vitória de Zé Raimundo, quem sabe ainda no primeiro turno. Se a abstenção e votos brancos e nulos aumentarem um pouco, a tendência é que ele ganhe no primeiro turno”, afirma Martins. Nulos e brancos somam 6%. Os indecisos são 7%.

Ainda de acordo com o diretor da Potencial, a simulação de segundo turno entre Zé Raimundo e Herzem corrobora a vantagem do petista. “Herzem cresce pouco. Vai de 35% para 38%”, destaca. No cenário descrito, o candidato do PT venceria o do MDB por 51% a 38% dos votos válidos.

Em outra simulação, desta vez do petista contra Salomão, a vantagem favorável ao ex-prefeito seria ainda maior: 59% contra 22%. Confira a íntegra.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *